22 de maio de 2026

Tribunal Penal Internacional arquiva acusações contra Bolsonaro

"As informações serão mantidas em nossos arquivos, e a decisão de não proceder (as investigações) pode ser reconsiderada caso (haja) novos fatos", diz a Corte

Do Conjur

Tribunal Penal Internacional suspende investigação contra Bolsonaro

Em despacho enviado a entidades brasileiras que denunciaram o presidente Jair Bolsonaro ao Tribunal Penal Internacional, o chefe do Departamento de Informações e Evidências, Mark P. Dillon, afirmou que as investigações contra o mandatário brasileiro foram arquivadas.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

“As informações enviadas serão mantidas em nossos arquivos, e a decisão de não proceder (as investigações) pode ser reconsiderada caso novos fatos ou evidências providenciem uma base razoável (de evidências) para acreditar que um crime sob a jurisdição da Corte foi cometido”, afirma no documento.

Uma das denúncias contra Bolsonaro foi ajuizada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Na peça, o partido lista uma série de episódios em que Bolsonaro ignorou recomendações da Organização Mundial de Saúde e do próprio Ministério da Saúde. Estão listados vários episódios de comparecimento a manifestações e declarações contra o isolamento social — entre elas a que o presidente chama a Covid-19 de “gripezinha”.

Além do PDT, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), a Comissão Arns e o Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (CADHu), por incitação a genocídio indígena; a entidade internacional Uni Global Union e sindicatos de profissionais da saúde também apresentaram denúncias.

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

4 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Somebody

    16 de setembro de 2020 11:42 am

    Enquanto Trump continuar no poder os aliados dele (e vassalos como Bolsonaro) irão continuar sendo protegidos das consequências dos seus crimes.

    1. sonharsonhos

      17 de setembro de 2020 10:15 am

      pensei a mesma coisa !

  2. Israel Just da Rocha Pita

    16 de setembro de 2020 1:32 pm

    A justiça lá é como a daqui só protege BANDIDO, TALKEY?

  3. valdir carrasco

    16 de setembro de 2020 6:46 pm

    Esse tribunalzeco de araque merece a seguinte consideração: o pior cego é aquele que não quer ver. Não querem ver que temos uma justiça parcial (e por isso cheia de cafajestes ganhando muito para mentir muito) Não querem ver as perseguições políticas dessa injustiça maldita. Sabem que foi pedido que não interditassem Lula eleitoralmente e que, por isso, por terem-no interditado, o cafajeste maior não é penalizado pelos seus crimes que os cegos não querem ver. Fechem essa joça, ora bolas!

Recomendados para você

Recomendados