Um paralelo entre o Podemos, um dos “derrotados” na Espanha, e Ciro Gomes, por Alberto Almeida

Para cientista político e especialista em pesquisas de opinião pública, o Unidos Podemos "traiu a esquerda" na última eleição e, agora, para o preço

Por Alberto Almeida

O Unidos Podemos irá cair de 71 para 42 deputados. O PSOE conseguiu barrar seu crescimento por meio de várias medidas, dentre as quais a renovação do partido incorporando mais mulheres em seus quadros.

Na Espanha, como o sistema eleitoral é proporcional com voto em lista, eles colocam alternadamente homens e mulheres. Todos os partidos fazem mais ou menos isso. Assim, a tendência tem sido de uma representação com mais de 40% de deputadas mulheres.

Se Pedro Sanches formar maioria, o que é muito provável, será o primeiro Primeiro-Ministro do PSOE, eleito, que não é advogado. Ele precisará se unir com o Unidos Podemos e os partidos regionais da Catalunha. Na oposição ficarão o PP, Ciudadanos e Vox.

Os líderes do PP espanhol – o PSDB de lá – admitem publicamente que o partido foi o grande derrotado.

O Unidos Podemos – uma espécie de Ciro Gomes partidário na Espanha – também sofreu uma grande derrota. Talvez o motivo tenha sido a viagem à Paris deles: não apoiar o PSOE e permitir que o PP formasse o governo anterior.

É claro que o Unidos Podemos é mais à esquerda que o Ciro. Releiam minha comparação, tem a ver com se sentir “gostosão”, salto alto. Não apoia o partido tradicional da esquerda em uma eleição e é destroçado na seguinte. Foi o que ocorreu com o suposto charme do Unidos Podemos.

O Unidos Podemos teve uma atitude vergonhosa ao não formar o governo com o PSOE em 2016. Está pagando por isso. Juntos tinham 156 cadeiras e o PP tinha apenas 137. Neste aspecto, o Unidos Podemos e o Ciro Gomes se irmanaram sim. Ambos traíram a esquerda.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

78 comentários

    • Centro-esquerda. Assim como Marina.
      Já o velho Lula, há certo tempo já disse que esse negócio de esquerda é meio coisa de adolescente. Não se identifica mais. E, bem….eu devo concordar com ele. Taí uma perda de tempo e de energia ENORME.

    • Ciro é de Ciro e apenas de sua ideia fixa, quem o nutre e apoia são intelectualóides conservadores no íntimo mas envergonhados de confessa-lo no público, sabedores de que ser conservador em um país tão desigual é ser escravocrata e isso não pega bem no séc XXI.

  1. Vocês petistas deviam tomar vergonha na cara, quem elegeu Bolsonaro foi vocês, quem perdeu foi vocês, se tivessem apoiado o Ciro, nada disso teria acontecido, agora não adianta espernear

    • Exato…
      Eu sou petista, filiado ao partido desde sua criação, so tenho roupas vermelhas, meu carro e casa também são vermelhos, meus amigos são cubanos, venezuelanos e baianos. Sou até canhoto!
      Eu votei Bolsonaro…

      Ai ai, …, meu tempo de jogar xadrez com pombos já passou!

    • A sua lógica é que se o PT que teve mais votos desistisse em favor do Ciro, então ele, que teve menos votos ganharia. É isso mesmo? Você não tem vergonha de escrever uma asneira dessas?
      Sua ilusão de que o Ciro receberia mais votos da direita porque ele tem menos rejeição na direita do que o PT esbarra no fato que ele não receberia todos os votos que o PT recebeu, justamente porque ele tem mais rejeição na esquerda do que o PT.
      Então talvez seu raciocínio passe pela idéa de que o PT não faria o papelão nojento que o Ciro fez, sumindo no segundo turno, vindo a aparecer apenas na útima hora com um pronunciamento que só ajudou o Bolsonaro. Ou seja, Ciro teria mais chance de ganhar porque o PT não seria tão canalha e traidor quanto ele foi.
      Que palhaçada!

    • Quem foi para o segundo turno aqui no Brasil foi Ciro ou Haddad (PT)? Quem viajou pra Paris foi Ciro ou Haddad? Responda a estas perguntas e faça a crítica sem paixão em cima da matéria.

      • Manoel, não importa quem viajou. O que importa é que o próprio Haddad sabia que não tinha chance. O próprio Haddad pediu a Lula que permitisse ser vice de Ciro pq assim garantiriam a vitória. E foi a única coisa que ele pediuz e Lula negou, segundo palavras do próprio.

        E tem outra coisa: Ciro já havia dito que não apoiaria o PT no segundo turno, a cúpula do PT reagiu dizendo que não precisava contar com o apoio “insignificante” dele. Qd chegou na hora, a afirmação tomou outra forma e virou ‘culpa’. Sentiram que realmente iriam ser derrotados e transformaram o argumento de que ele era insignificante em ‘foi culpa dele’.
        Haddad foi o único que não entrou na onda, por que já sabia que aquilo não fazia sentido, já que ele tb já sabia que não venceria nem com apoio do Ciro ANTES de tudo isso. Com ou sem a manobra candidatura falsa de Lula, que foi o principal motivo de Ciro se afastar de vez do PT.

        Praticamente 99% dos votos no Ciro foram transferidos pro Haddad. O resto dos votos de outros candidatos foi em maioria pra nulo ou pro Bolsonaro… E não por causa de Ciro, mas por causa da própria imagem do PT. Não reconhecer o partido em frangalhos é pedir pra continuar afundando.

    • Poxa Felipe, me economizou 10min de digitação na qual não teria paciência para ser tão claro.

      PTistas estão tão lunáticos quanto bolsonaristas. Negam fatos e declarações, exploram acontecimentos políticos com pesada carga de desonestidade intelectual, espelham-se na perturbada coordenação de seu partido.

      Mesmo sem nunca ter votado no Lula, defendi ele, frente ao discurso antiptista, até o início das últimas eleições.

      Lula tem mais culpa do bozo estar no poder do que o próprio. Não perceber a lógica disso é tratar política como religião.

    • Pois é.
      O PT nos deu a Dilma de presente.
      Depois nos deu o Temer de presente.
      Finalmente nos deu o Bolsonaro de presente.
      Só os petistas não conseguem ver isso.

  2. Viajando na maionese! Nem o Podemos sofreu a derrota que ele pensa, nem a comparação com o PDT-Ciro e Brasil faz algum sentido. Totalmente esdruxulo e fora de proposito. Nível “papo de bar”.

  3. Estou com Ciro, se for para não ter projeto de país, se for para desistir do Brasil só para continuar com a hegemonia das esquerdas é melhor se afastar o máximo possível do PT e construir algo novo.

    • Eita anônimo! Calma com andor que o santo é de barro. Chá de cidreira é bom para nervos abalados. Em especial para curar esse tipo de síndrome de cirista ressentido.
      Quem foi mesmo que se “evadiu” do país na véspera do segundo turno? Hum? De biquinho porque não foi o ungido do Lula, merce de não passar dos 12%? Hum?
      Ademais, quem elegeu o BOZO foram os eleitores deles. Se o gogó de ouro teria o condão de mudar o resultado, aí não sei.

  4. Quem vota em Ciro vota num projeto político, econômico desenvolvido junto com a ciência. Não adianta atacar o Ciro o PT entregou o Brasil a Bolsonaro

    • As *Ciriguetes estão com dor de cotovelo… coitadas ! O nome de Ciro sequer foi citado na entrevista de Lula, alias que ja é disparado a entrevista mais vista e comentada do ano mundo afora. Mônica Bergamo preferiu indagar sobre coisas mais relevantes no momento; tipo quem lava as cuecas de Lula…

      Ciro Gomes, candidato a presidente que nunca ninguém viu em um comício. O candidato que perde a eleição e a mulher mas não perde a piada machista (ver: Ciro vs P. Pilar). Atualmente sobrevive do ódio da esquerda a ele. Muito bom em atacar presos políticos (tipo Lula) que não podem responder a ele. Cada dia mais gordo e descontrolado: serà o efeito dos anti-depressivos e do ostracismo ?

      *Ciriguete : tipo de coxinha que se reputa gourmet e não se considera coxinha. Geralmente preferem destinos turiscos como Paris ou Orlando. Tendo estudado ou não, a ciriguete gosta de pensar dentro dos esquemas superficiais e pseudo-intelectuais que monta a partir das paginas traduzidas via google translate do Times, The Economist etc. Sendo assim, a tipica ciriguete geralmente tem solução pra tudo, quando fala sozinho. Na pratica, sao pessoas descontroladas, pouco lucidas e covardes. Geralmente, são ressentidas e maledicentes na terceira idade.

  5. Excelente comparação.O destino dos traidores da democracia, ainda que enrustidos sob discursos virulentos sempre será a lembrança daquilo que deve ser evitado.Ciro virou um pulha e vai ser esquecido na história.

  6. O cara afirmou que o fato do podemos impedir a vitória do PSOE é comparado ao Ciro Gomes não ter apoiado o Haddad no segundo turno kkkkkk a eleição foi decidida no primeiro turno e agradeçam ao Ciro por haver um segundo turno kkkkkkkkkkk querem enfiar por guela abaixo a responsabilidade pela vitória do Bolsonaro para cima do PDT, porém não assumem o fato de o candidato do PT só ter ido para o segundo turno por causa de um presidiário, candidato esse que, empossado, perdeu no primeiro turno a prefeitura de São Paulo.

  7. PT prefere perder pro fascismo do que entregar a hegemonia política da esquerda para outro. Nunca apoiaram ninguém além de si mesmos. Foi assim com Leonel Brizola nos anos 80-90, e será assim com Ciro Gomes. De acordo com os petistas, temos que ficar calados com um partido conivente com o rentismo parasita e que coloca um vagabundo feito Michel Temer na sucessão da presidência.

    • Ciro Gomes entrou para a esquerda quando? Para quem exige honestidade, essa é a primeira fraqueza dos que defendem Ciro e seu projeto. Ciro está, no espectro político, localizado exatamente no centro, com forte tendência à direita. Direita liberal, evoluída, apesar dos tiques coronelistas. Nunca esteve à esquerda e ponto final. O fato de estar no PDT no momento, não muda sua trajetória pessoal, inclusive porque ele pode deixar o partido quando lhe “der na telha”. No fundo, creio que o PSDB nunca saiu de Ciro, embora Ciro tenha saído do PSDB.

  8. Meu deus do céu, continuam com isso? Ficarão os próximos 4 anos com mimimi a respeito de Ciro? Se os petistas querem assumir o suposto papel de líderes da esquerda, já não está na hora de começarem a se articular com as outras vertentes de esquerda contra os crimes que estão sendo cometidos por Bolsonaro?

  9. Ciro OBVIAMENTE fez o certo!
    O PT é um lixo hospitalar!
    O Bolsonaro é um lixo atômico!
    Esse negócio de esquerda é MUITO BOM pra quem mama nas tetas de governos de esquerda!
    Esse negócio de direita é MUITO BOM pra quem mama nas tetas de governos de dereita!
    NEM ESQUERDA NEM DIREITA!
    CENTRO E AVANTE BRASIL!!!!
    CIRO 2022!!!!!!!!

  10. Pura falácia petista. O que foi feito pelo PT nesta eleição não cabe em nenhum lugar no mundo. Vender um inelegível como solução e, aos 45 da segunda etapa para o pleito, entubar um super derrotado como alternativa. Gosto muito do Haddad, mas o que foi feito com o povo não se sustenta. Ciro tem personalidade objetividade, e o PDT nunca largou os ideias brizolistas, mesmo após tantas mazelas impostas por Lula e cia à esquerda brasileira.

  11. A unica salto alto do Brasil é a atual presidente do PT é a cúpula do partido que além de tentar colocar um fixa suja ainda quis colocar de guela abaixo o pior prefeito São Paulo.Jaques Wagner diz que Ciro seria candidato ‘mais aguerrido.
    O PT quer ser chapa como o PSOL mais os olhos brilham quando escuta, Poder…

    https://oglobo.globo.com/brasil/jaques-wagner-diz-que-ciro-seria-candidato-mais-aguerrido-23125804https://epoca.globo.com/jaques-wagner-diz-haddad-que-articula-para-ser-vice-de-ciro-caso-candidatura-de-lula-seja-impedida-22942988

  12. Tenha dó Nassif. Qual o projeto de pais do PT? Respeito a força do partido, mas é óbvio que o PT não tem um projeto. Lula fala que o Brasil precisa de liderança estilo Brizola e Ulisses, mas o partido não permite que nenhum cresça, vide a neta do Arraes. O PDT e Ciro estão arejando a nossa política

  13. Texto fraco e muito mal intencionado, enfim, só quem tem uma venda nos olhos e se preocupa apenas com quociente eleitoral e fundo partidário pode pensar assim. Aliás já notório, que o fracasso pestista perdurará como está sendo de 2016 até agora, mesmo após a entrevista do “DEUS” Lula que disse……. – LULA : o ÚNICO partido Politico do BRASIL é o PT o “RESTO” é sigla de INTERESSES ELEITORAIS – Acho ótimo que ele tenha dito isso e que PSB, PCdoB, PSOL e PDT vejam isso – ….. estão se enfiando num buraco enorme , destroçou a esquerda, e destruirão o País para manter uma falsa aliança estruturada na mentira e na sabotagem…. O problema sempre está nos outros: No Ciro, na Marina, no Eduardo Campos, na Katia Abreu, no Marcio Lacerda, no PDT, no PASB, no PCdoB, no PSDB, no FHC, na elite, na mídia, no Moro, no Dallagnol, no TRF-4, só não tá no PT, lá não, lá nunca…..que segue sendo incontestavelmente o fio condutor das lutas dos oprimidos ( sarcasmo)….
    Megalomania 10/10 do Lula hein…..

  14. Sem noção completamente.
    Engraçado como certos canais e colunistas passam mais tempo falando mal de quem não apoia o PT do que do desastre que é o governo bolsonaro. Depois acusam ciro gomes de se afastar da esquerda, e pela derrota nas eleições. Lunáticos. Não desmamam da figura de Lula.

  15. Quem elegeu Bozonaro ???
    Os Eleitores de Haddad/PT, que elegeram Bozonaros ???
    Ora,ora, ora…….

    Cirão da massa em 18, teve a mesma votação que tivera em sua participação anterior, Eleições/2002, e teve agora os mesmos 12% de votos que teve no1° turno/2002……em quase 20 anos, Cirão manteve se no mesmo lugar eleitoralmente, isso quer dizer que está se derretendo politicamente, igual a Marina……..
    Ciro, de novo fez a escolha errada……

  16. Com ctz o Ciro iria reverter + de 70% dos votos pro Bolsonaro em SP, MG, RJ e nos estados do sul. Foi….foi O Ciro que fez a população ter esses votos contra o PT, é isso aí, tem toda razão. Sinceramente, tenha Santa paciência.

  17. De repente até faz algum sentido acabar com os Cursos de Sociologia!!!
    Por que? Nunca vi tanta besteira escrita por pessoas que se denominam sociólogos.
    O caro amigo verificou o reposicionamento dos atuais partidos da Espanha? Fez alguma análise comparativa entre as situações política e as evoluções políticas da Espanha e o Brasil? Qual é a similaridade dos dois processos políticos?
    O caro sociólogo simplesmente acha certo comparar a perda de eleitorado de um candidato mais a direita, no caso o Ciro Gomes, com um partido mais a esquerda, como é o caso do Unidos Podemos?
    Meu caro, não sou sociólogo, nem historiador, mas pelo menos quando faço uma análise, de minha total e completa responsabilidade, procuro antes de começar a escrever o centro da discussão, faço algumas análises e utilizo outras informações para depois emitir algum juízo de valor que é sujeito a chuvas e trovoadas.

    • Atenção: Este comentário trocou de lugar, era um comentário sobre o mesmo assunto, que em outro site fazia uma comparação semelhante a esta.
      Saí para almoçar e quando voltei postei sem cuidado, imperdoável de minha parte, parece que o alemão está chegando com a idade.

  18. A análise erra, quem ajudou a forma o atual governo foi o PT. Quem não tinha candidato e ficou mudando até a última hora foi o PT.

    Se existe paralelo é com o PDT, nunca com o Ciro.

  19. O articulista parece não ter entendido que o motivo da eleição do Bolsonaro foi justamente o antipetismo e por tal motivo se aliar ao PT seria assim como não é a melhor estratégia. A esquerda precisa de uma nova sigla para servir de liderança, pelo menos por enquanto.

  20. O PT e sua velha mania de terceirizar a culpa deles, agora dizem que perderam para o bozo porque o Ciro viajou antes do segundo tudo, claro, o ciro em 15 dias iria convencer 11 milhões de bolsonaristas a votar no candidato do lula só porque ele tá dizendo, detalhe, sem tempo de TV. Quem traiu a esquerda foi o Lula e o PT.

  21. É natural ver o PT atacar o Ciro Gomes, já que não possuem nenhuma liderança capaz de conduzir um projeto político para o país. Lula está preso e ele mesmo considera que só existe o PT no Brasil. Então, para os apaixonados no petismo o defeito será sempre o outro, nunca eles. Tiveram 14 anos de poder, tiveram a oportunidade. Preferiram as reeleições a um projeto de país e agora estão pagando o preço por isso. O antipetismo continua sendo a maior força política no espectro e, ao invés de assumirem os erros cometidos, descerem do salto, terem a humildade de

  22. O PT traiu o país e agora tenta culpar Ciro Gomes pela derrota de Haddad, que já era prevista e contada por todos. Ciro é o líder natural da esquerda para as próximas eleições. Mas o PT vai seguir sua política de minar os possíveis presidenciáveis da esquerda que não estejam sob as bençãos dos petistas. O PT elegeu Bolsonaro. E agora tenta empurrar a culpa pra cima de Ciro. O PT traiu Ciro. Já havia traído Marina. E trairá Boulos e quem mais se levantar fora de seus quadros.

  23. Os proselitistas petistas continuam em seu fantástico mundinho hegemônico…o Bozo tá aí por causa desse pensamento mesquinho de vcs… não queiram colocar a culpa no Ciro pq ele não t sangue de barata… UNIÃO BOA é aquela q coloca o PT acima de todos… ninguém mais presta..CHEGA!

  24. Que comparação sem sentido, o próprio admite que o Ciro não é do mesma espectro político que o Podemos, nas eleições espanhola o Podemos poderia ter formado um governo e se negou, aqui essa possibilidade nunca existiu, ou o autor realmente acha que a participação dele nos palanques do PT iria virar os 70% que o Bolsonaro teve em SC e outros estados? Duvido que seja tão infantil, creio que seja má fé mesmo. E por último se presta a fazer futurologia já que compara a derrota do Podemos nessas Eleições com a (de acordo com o autor) certa derrota que o PDTista vai sofrer mais pra frente. É pra levar o artigo a sério msm?

  25. Que comparação sem sentido, o próprio admite que o Ciro não é do mesma espectro político que o Podemos, nas eleições espanhola o Podemos poderia ter formado um governo e se negou, aqui essa possibilidade nunca existiu, ou o autor realmente acha que a participação dele nos palanques do PT iria virar os 70% que o Bolsonaro teve em SC e outros estados? Duvido que seja tão infantil, creio que seja má fé mesmo. E por último se presta a fazer futurologia já que compara a derrota do Podemos nessas Eleições com a (de acordo com o autor) certa derrota que o PDTista vai sofrer mais pra frente. É pra levar o artigo a sério msm?

  26. Esse Alberto morre de inveja do Ciro.
    Não sei se por que é um lulista desavergonhado, ou pq como cientista político ele não manja 1/1000 do que manja Ciro, que já é vive a ciência da coisa na prática há tantos anos.

    Alias, ele me parece mais do tipo polemista do que acadêmico. Ele meio Pondé…. Mais comentarista bloggeiro do que de fato um expertise no assunto.
    Longe de ser um Jessé Souza ou um Cortella, que ambos não sendo cientistas políticos, fazem o trabalho melhor do que ele.

  27. Vamos ver então se o PSOE consegue maioria sem o Podemos…..

    A Presidente do PT fala que o Ciro nem com reza brava. E depois ficam chorando pela ausência do Ciro. Esquece o Ciro.

    Pergunto: Porque tiraram o Lula da campanha no segundo turno? Porque tiraram a cor tradicional vermelha do PT no segundo turno? Perceberam que naquele momento fazia perder voto? Foi o pragmatismo? “É nosso grande líder, mas aqui no segundo turno é melhor escondê-lo”. Foi isso? Pensaram assim?

    O PT tem errado feio na política……O Haddad (que é um excelente quadro, mas ainda em formação) teve menos votos no primeiro turno do que os tradicionais 30% que o PT sempre tem. O segundo turno foi o voto do não quero o outro.

    Mas deixa pra lá. O Ciro já passou. Dificilmente Ciro, Alckmin, serão candidatos novamente. Mesmo o Lula já passou. Tinha que ter focado em formar um outro grande nome. Não quis.

    Dilma foi um fiasco. O movimento fora Dilma começou com o PT propondo, na surdina, a substituição da Dilma pelo Lula na eleição de 2014. Os políticos reeleitos no Congresso sentiram o cheiro de sangue na água. E até hoje o Lula não explicou a razão da Dilma. Porque Dilma? A gerentona, mãe do PAC, não política (olha aí o mote do Dória).

  28. Quem traiu a população brasileira foi o PT, com essa excrescência chamada dívida pública. Lula assumiu o governo em 2003 com a dívida no valor de R$ 600 bilhões. A Dilma Rousseff foi impeachada com a dívida pública na casa dos R$ 3 trilhões…PT entregou o povo brasileiro nas mãos dos rentistas e ajudou a enterrar a indústria brasileira favorecendo o agronegócio e exportação de commodities.

    Conta outra história… Ninguém é idiota pra cair no conto do lulismo de vocês.

  29. O sistema espanhol é parlamentarista, o sistema brasileiro é presidencialista.

    Só aí, morre a comparação.

    O Podemos não se dispôs a compor um governo com o PSOE. Há bons motivos para isso; o PSOE foi responsável pela implantação de medidas neoliberais na Espanha; abandonou suas tradições para surfar na onda da “terceira via” blairista. O Ciro Gomes se recusou a apoiar uma candidatura presidencial no segundo turno, apoio que não lhe exigiria de forma alguma o desgaste de participar de um governo. Poderia ter apoiado e depois ter ido para a oposição.

    Hoje, o PSOE, depois de ter re-radicalizado o discurso, aparece como o grande vencedor das eleições. É mais aparência do que verdade; quem ganhou politicamente foi a extrema-direita. Foi o crescimento da extrema-direita que destroçou o PP, não o modesto crescimento do PSOE. Mas o partido já hesita novamente. Para formar uma maioria pela esquerda, precisa do Podemos e de vários agrupamentos regionais – o que indica um governo instável. Ao passo que uma aliança com o neoliberal Ciudadanos lhes daria uma maioria sólida. Haja agora pressão das bases para evitar que a cúpula siga essa rota suicida.

    Então não vamos comparar as situações. Elas são radicalmente diferentes, não somente por que o Podemos está à esquerda do PSOE, enquanto Ciro Gomes está à direita do PT. São diferentes por que o sistema parlamentar exige dos partidos comportamentos diferentes dos necessários num sistema presidencial. São diferentes por que a trajetória do PSOE não é comparável à do PT. São diferentes por que a extrema-direita espanhola é muito mais fraca que a brasileira. São diferentes por que não compor um governo de esquerda, permitindo que a centro-direita governasse, é diferente de não apoiar uma candidatura presidencial, sem nenhum outro compromisso, com isso permitindo a vitória da extrema-direita bolsonarista (e não do PP ou o que quer que se equivalha no Brasil (mais o DEMO que o PSDB, aliás)).

    Enfim, o artigo é mais bile do que ciência. O Ciro gostaria muito de ser nosso inimigo – mas o nosso inimigo não é o Ciro, é o bolsonarismo. E não devemos arredar pé disso; o Ciro que se construa, se quer ser alguma coisa no cenário político brasileiro. Não é nosso papel dar pedal para ele, aceitando essa falsa polarização.

  30. O artigo trata especificamente de uma comparação entre Ciro Gomes e o Podemos espanhol e em nenhum momento o autor cita o PT. No entanto, todos os comentários só falam do PT. Que coisa mais doida! Ou esse pessoal é apaixonado pelo PT, ou confundem Ciro e Podemos com PT, ou não entenderam nada do que leram. Santa ignorância!

    • Ora, Edison. Se o Ciro Gomes “traiu a esquerda”, só pode ter sido por que traiu… o PT. O artigo pode não usar a sigla, mas todos nós entendemos o que ele quer dizer. Nesse aspecto, os ciristas têm razão: é disso que se trata. Onde eles estão errados – assim como o artigo – é em acharem que essa briga faz sentido hoje. A luta é aqui e agora, e não é contra Ciro ou contra o PT. Quem não entender isso vai quebrar a cara. O Ciro parece que já decidiu não entender. É problema dele, não nosso.

  31. Ciro 2022! Candidato mais bem preparado, mas disparado. Pena que os petistas insistiram em Haddad (que por sinal gosto muito dele) porém levando consigo uma rejeição enorme do partido e já se prenunciava esta derrota.

  32. Estou vendo o retrato da esquerda direitinho:um querendo comer o outro, enquanto os déspotas desfrutam do poder.
    A 1a vez que vi o filme de Ghandy sofri esta mesma decepção. Houve uma luta, uma vitória. Depois ninguém queria dividir os louros. Sou testemunha q aconteceu com. o PT, que para se manter teve de se ligar com o lixo. Toda a esquerda não se preocupou com as forças cooptadas do imperio (policiais , religiosas, etc) no sentido de entende-las filosoficamente, para capta-las na prática . Acharam que eram deuses.
    Estemos por isso, nesta sinuca de bico, onde semialfabetizados assumirame o poder!
    Continuem com esse complexo de escorpião!

    • Palmas para você!! Os Petistas jamais acolheram as críticas como uma oportunidade para fazer mudanças de rumo positivas! Sempre tacaram pedra em quem não os elogiasse ou falasse exatamente o que estava na cartilha deles, tratando como iguais os queriam uma melhora dos rumos e os que sempre vão querer se promover esculhambando os outros. Não foi por acaso que o anti-petismo cresceu ao ponto de chegarmos à um boçal na presidência. Eles (petistas) não reconheceram o que é o “novo” que o povo anseia na política, o que justamente foi usado como apelo para Dória e Bozó ganharem… e ainda batem o pé, orgulhosos depois de perderem, quase dizendo que fariam tudo igual a antes e que a culpa é da Globo. Não que a Globo não tenha feito seu papel sujo, mas o velho ditado ainda vale: os derrotados sempre arrumam uma desculpa para esconder a própria incompetência. De qual incompetência estou falando? A de não reagir à altura aos fatores mídia/judiciário, cujo cenário já se desenhava na época do mensalão. Foram pro abate como cordeirinhos reclamões ao invés de reagir e virar o jogo. Não tiveram nem criaram a permeação na sociedade, tipo o que as igrejas crentes tem e usam espertamente disso para fazer a lavagem cerebral necessária ao projeto de poder deles. Com a máquina na mão, os petistas não criaram os meios de se contrapor à uma tempestade que já dava sinais há anos antes do desfecho.
      Sem o povo junto, esquece todo o benefício social que o PT trouxe, todo o desenvolvimento e distribuição de renda, tudo será tirado. Digo isto com dor no coração e nenhum tipo de revanchismo contra o PT. Preferia mil vezes estar errada nas minhas críticas, baixar minha cabeça, a ver o desenrolar da desgraceira que acompanho nos noticiários.
      E agora ainda se “acham” com autoridade moral para bater no Ciro, como SÓ ele merecesse a forca pelos próprios erros. Se olhassem para o próprio rabo ao invés do dos outros, teriam a chance de melhorar alguma coisa.

  33. ciro,liderança de esquerda? fiquei surprêsa com tantos cirista aqui,antes do segundo,qdo aventávamos a possibilidade de ciro ir par a o segundo turno,no nosso grupo,a maioria iria votar em ciro,mas meio desconfiada,muito bravateiro,no começo apoiou o lula,defendeu a inocência,falou da falta de provas,qdo começou o desenrrolar da campanha mudou de rumo e começou a atacar o PT,não vi em nenhum momento o Haddad atacar o Ciro,sempre agiu com elegância,Ciro não aceitou ter perdido,voluntarista, se mandou para Paris e torceu para o PT perder,as declarações dele são um desastre,como disse o presidente Lula,ele não está fazendo mal ao PT,faz mal a ele mesmo, está se desconstruindo,se mostra um politico personalista,com um ego inchado.Meu voto ele ñ mais terá.

  34. Que interessante o texto!
    Vamos agora escrever 1 texto sobre as tracanices e picaretagens do PêTê unido com o PCdoB…
    Que tal começar por algo sobre o marketing político vigarista, hein?

    “Me engana, que eu compro.”

  35. A presunção petista não tem limites. O grande vencedor das eleições na Espanha foi o Partido Socialista, o PDT espanhol. O PT sempre morreu de inveja pelo fato de Brizola e o PDT serem os únicos representantes da esquerda brasileira a serem filiados à Internacional Socialista e pelo fato de líderes históricos como François Mitterrand, William Brand, Felipe Gonçalves e Mário Soares, os nomes mais importantes líderes da esquerda europeia idolatraram Brizola, então vice-presidente da Internacional Socialista e jamais deram bola para o ex-operário. Basta o Ciro, como Brizola, ter luz própria, e o petisco histérico – que elegeu Bolsonaro- ataca ferozmente para, à beira de sua morte pós-Lula, manter a hegemonia e ambição pelo poder.
    Ora, Ciro Gomes está hoje à esquerda do PT. Até Paulo Guedes tirou onda ao lembrar que o PT passou 14 anos no poder e foi uma tchutchuca com os banqueiros e o cartel do sistema financeiro sem jamais taxar a riqueza.
    Henrique Meirelles, banqueiro tucano, Ministro da Fazenda de Temer foi presidente do BC de Lula. Joaquim Leve, do Brades, ex-secretário da Fazenda de Sérgio Cabral, amigo de Lula, pasmem, é o presidente do BNDES do governo Bolsonaro. Essa é a diferença. Ciro ataca ferozmente o câncer desse país, o cartel da especulativo do sistema financeiro de quem Lula e o PT tiveram financiamento de campanha e sempre foram tchutchucas. Como dizia Brizola, o PT. é como galinha de quintal, cacareja para a esquerda mas põe ovos para a direita.

  36. A presunção petista não tem limites. O grande vencedor das eleições na Espanha foi o Partido Socialista, o PDT espanhol. O PT sempre morreu de inveja pelo fato de Brizola e o PDT serem os únicos representantes da esquerda brasileira a serem filiados à Internacional Socialista e pelo fato de líderes históricos como François Mitterrand, William Brand, Felipe Gonçalves e Mário Soares, os nomes mais importantes da esquerda europeia idolatrarem Brizola, então vice-presidente da Internacional Socialista e jamais deram bola para o ex-operário. Basta o Ciro, como Brizola, ter luz própria, e o petismo histérico – que elegeu Bolsonaro- ataca ferozmente para, à beira de sua morte pós-Lula, manter a hegemonia e ambição pelo poder.
    Ora, Ciro Gomes está hoje à esquerda do PT. Até Paulo Guedes tirou onda ao lembrar que o PT passou 14 anos no poder e foi uma tchutchuca com os banqueiros e o cartel do sistema financeiro sem jamais taxar a riqueza.
    Henrique Meirelles, banqueiro tucano, Ministro da Fazenda de Temer foi presidente do BC de Lula. Joaquim Levy do Bradesco, ex-secretário da Fazenda de Sérgio Cabral, amigo de Lula, pasmem, é o presidente do BNDES do governo Bolsonaro. Essa é a diferença. Ciro ataca ferozmente o câncer desse país, o cartel especulativo do sistema financeiro de quem Lula e o PT tiveram financiamento de campanha e sempre foram tchutchucas. Como dizia Brizola, o PT é como galinha de quintal, cacareja para a esquerda mas põe ovos para a direita.

  37. Vamos ver!!!! O PT fez sempre tudo certo né…Com Color perdedram….Depois de 12 anos..não souberam nem nomear Ministros do STF..Querem o que…

  38. Ótima comparação. Ciro é um menino mimado, que brinca de ser Deus.
    Lula Magno é o grande nome da busca pelo igualitarismo no Brasil. Afinal de contas, o governo dele foi, de longe, o melhor do Brasil desde a década de 50 do último milênio.

  39. O Podemos está bem à esquerda do Ciro, o que qualquer um pode, não só o Podemos. Mas a análise não passa por aí, e sim pelo aspecto principal: como cada eleitorado reage à trairagem. O brasileiro, por ter menos vivência e até mesmo apetência política, vai no improviso. Já um eleitorado mais estudado, como se espera do espanhol, vê na traição aos princípios políticos uma fuga das bandeiras do eleitorado. Aqui no Ceará, terra do verboso Ciro, teve um fenômeno eleitoral, há uns vinte anos; portador de necessidades especiais, elegeu-se Antônio, o Deficiente Eficiente. Uma vez no poder, esqueceu os cadeirantes, sua plataforma. Fez proselitismo, nepotismo e todos os ismos da “velha política”. Não se reelegeu e ainda obteve votação pífia. Recado claro. O velho Brizola sempre dizia que o eleitor convive com a traição mas repele o traidor. Só um detalhe: Ciro não é um traidor. Ele é claramente um demagogo.

  40. A análise MAIS RASA que li sobre as eleições vitoriosas da esquerda na Espanha. A simplicidade em atribuir a derrota de Unidos Podemos ao fato de não ter formado governo com o PSOE é atroz!
    Compara o PP ao PSDB? O PP é o partido que defende com unhas e dentes o Franquismo!
    Não sei de onde o GGN tirou esse senhor e em qual faculdade se formou em Ciências Políticas.
    Um artigo que desmerece este site!

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome