Vencimento de títulos coloca governo e mercado em alerta

Diante da desconfiança em torno das contas públicas, Tesouro Nacional terá de resgatar R$ 643 bilhões apenas nos primeiros quatro meses de 2021

Jornal GGN – O Tesouro Nacional terá de lidar com uma fatura de R$ 643 bilhões em dívidas do governo federal com vencimento programado entre janeiro e abril de 2021. O valor é mais do que o dobro da média resgatada nos últimos cinco anos.

Em quatro meses, o Tesouro terá de pagar o equivalente a 15,4% da dívida interna brasileira no momento em que cresce a desconfiança sobre como a equipe econômica vai lidar com a sustentabilidade das contas públicas. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, o Banco Central deu um nome para o tamanho desse nó: choque fiscal.

Por conta da pandemia do coronavírus, o governo precisou gastar mais e a dívida pública deve fechar o ano em cerca de 100% do PIB – o que seria contornável se os investidores vissem uma perspectiva de reversão no médio e longo prazo, mas existe o temor de que o presidente Jair Bolsonaro lance mão de medidas populistas para garantir sua reeleição.

O receio com a piora das contas faz com que o Tesouro tenha dificuldades em vender títulos de longo prazo, passando a priorizar a venda de títulos com prazo mais curto enquanto precisava financiar um déficit maior – o que levou a uma concentração de vencimentos nos primeiros quatro meses de 2021. E esse valor pode ser ainda maior, já que o Tesouro continua a buscar dinheiro por meio de títulos com prazos curtos.

 

 

Leia Também
Transparência Internacional denuncia retrocessos de combate à corrupção em governo Bolsonaro
Estudo aponta retomada desigual da economia no Brasil
68% querem extensão do auxílio emergencial para 2021, mostra pesquisa
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador