Três lágrimas, por Wilson Ramos Filho, Xixo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Três lágrimas
 
por Wilson Ramos Filho, Xixo
 
O padre, depois de anos de sacerdócio, se convence de que Deus não existe. Foi assim mesmo. De uma hora para outra, de repente. Chocado, vai à sacristia e tem vontade de quebrar tudo. Contém-se. Percebe que o ódio que o corrói não será aplacado com a destruição dos símbolos da mitologia que por tantos anos impôs aos fiéis. Sua raiva, na verdade, é contra si mesmo. Permanecesse crente talvez conseguisse dominar sua fúria com o silício. Mas já não. Nem na auto-punição purificadora acreditava mais. Chorou, chorou, chorou. Catou o vinho e se recolheu. 
 
Não encontrou a paz esperada no fundo da garrafa. A epifania o devastava. Como se olharia no espelho doravante? Diria para as beatas e para os diáconos, a verdade? Contaria que deus não existe? 

 
Foi ao bispo logo cedo. Olheiras, algo desgrenhado, e sem medos relatou sua conclusão racional. Esperava, lá no fundo de sua subjetividade, ser punido. Desejava-a. Tinha sido cristão até ontem, não conseguiria jamais afastar-se da culpa que estrutura os mitos da cristandade inventada. Ansiava pela pesada pena em face da admissão da apostasia.
 
Encontrou um meio sorriso no rechonchudo rosto episcopal. Surpreendeu-se. Queria uma bofetada e recebeu um carinhoso “meu filho, e isso é importante?”
 
Desconcertado, hesitou. Não tinha mais nada a perder e arriscou perguntar ao bispo se também ele chegara à mesma conclusão. A confirmação que em outros tempos talvez servisse de alento, doeu como os cravos devem ter doído na fronte do aluado que há dois milênios alegava ser filho daquele que – agora sabia – não existia. 
 
Ficaram em silêncio, olhos nos olhos. Não se viam, cada qual estava mirando para si, cegos para o entorno. Uma lágrima escorreu, lenta, involuntária. Como que em resposta, outra lágrima surgiu na face do mais velho. Duas lágrimas, só duas, ocuparam o que poderia ter sido uma áspera carraspana ou uma alongada peroração. 
 
Pense nos fiéis, meu filho. Você quer que eles sofram o que você sente agora? Eles já têm tão pouco, vai tirar-lhes a fé? Seja generoso! A mentira faz bem a eles. Sem ela como reagiriam? Para a preservação das relações sociais, meu filho, para que tudo continue como sempre foi, não podemos permitir que eles, nosso amado rebanho,  saibam o que racionalmente concluímos. 
……
 
O Direito e a Justiça não subsistem depois do Golpe de 2016. Nunca existiram sob o capitalismo? Existiram, sim! Existiram como mito, tanto quanto o unicórnio, as teorias constitucionais existem sim. Existiram e subsistem o deus do padre e o deus do bispo. E com as mesmas funções. 
 
O unicórnio haverá de prevalecer?
 
Wilson Ramos Filho, Xixo, doutor em Direito, professor na UFPR, presidente do Instituto Defesa da Classe Trabalhadora
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cartas de Pasárgada.

    Senhores passageiros aqui fala sua comissário de bordo:

    – Por favor preencham suas declarações sobre posse de itens animais, vegetais, e sobre bens.

    – Por favor certifiquem as autoridades que não portam a presunção de inocência (em Pasárgada chamada de não-culpabilidade).

    Inocência, como sabemos, é uma droga pesada e não deve ser tolerada, nem entre os inocentes.

    Sim, eu Nender, o canarada Arkx, e a proscrita Hydra e tantos outros fomos exilados para Pasárgada justamente por termos perdido a inocência.

    Há tempo dizemos que não existe sistema jurídico no Capitalismo, ao menos não na forma idealizada pelos que também acreditam em outro mito, a Constituição Cidadã, ladeado por outro, as chamadas “instituições democráticas”.

    Juntos, Constituição, sistema jurídico e “instituições” seriam o Cérbero da atualidade, a vigiar a entrada do Reino de Hades?

    Quem sabe?

    Aqui em Pasárgada estamos bem, sem inocência e com pouca fé, mas estamos bem.

    Para os que vão a Hades, favor não esquecer as duas moedas para o barqueiro.

  2. Eu pensei que fosse a musica… O texto é genial!

    Santo Agostinho em muitos momentos de sua vida teve crises terriveis sobre a existência divina. Provavelmente morreu sabendo que nada havia… Tal qual Lula sabe que não existe Justiça sob esta Terra. O que temos é uma pseudo-justiça para que possamos passar por essa existência crendo que se mal houver, justiça sera feita. Por isso tenho receio por aqueles que dizem “quem não deve, não teme”.   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador