Operação Raízes do Cedro: décimo voo chega ao Brasil

Com novo desembarque, é alcançado a marca de mais de 2 mil repatriados do Líbano

Aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira, tem sido utilizada nos voos de repatriação. | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O décimo voo da Força Aérea Brasileira (FAB), parte da Operação Raízes do Cedro, trouxe de volta ao país 213 brasileiros e quatro animais de estimação, nesta terça-feira (5). A aeronave KC-30 pousou na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, por volta das 4h06, finalizando o resgate do grupo de repatriados no Líbano pelo governo federal, que foi iniciado em 2 de outubro.

Com esse voo, a operação alcançou um total de 2.072 pessoas e 24 animais repatriados do país que sofre com confronto entre Israel e o Hezbollah. Além das repatriações, a missão levou ao país árabe 27,3 toneladas de doações de itens essenciais, reafirmando o apoio humanitário do Brasil ao povo libanês.

A Operação Raízes do Cedro, segue uma linha de trabalho de logística com aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) unida com os trabalhos oferecidos pelo Itamaraty. Com uma comunidade de aproximadamente 20 mil brasileiros no Líbano, a medida foi intensificada pelo governo do presidente Lula (PT) para que os resgates acontecessem desde que o conflito territorial se agravou .

A atual situação no Líbano é uma extensão do que vem acontecendo na Faixa de Gaza, desde o dia 7 de outubro de 2023. Os confrontos contra os israelenses tem sido protagonizados pela união de sete grupos político-militares liderados pelo Hezbollah, chamados de “resistência libanesa”. O movimento de solidariedade ao território palestino acompanha uma série de represálias de milícias de países como Iêmen, Iraque e Irã, que também realizaram ações contra Israel e seus aliados.

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador