Ciro, um crítico dignificante ou um polemista nato? Por André-Kees Schouten

É esse tipo de "crítica [que] permite uma boa discussão sobre a viabilidade de um projeto nacional dentro de um modelo democrático brasileiro"?

Por André-Kees Schouten

Comentário ao post Xadrez do Consórcio Nordeste e o pacto nacional pós-libertação de Lula, por Luis Nassif

Em entrevista à BBC, como exemplo das estratégias equivocadas do “hegemonismo petista”, Ciro Gomes disse que Marcia Tiburi teve um desempenho pífio nas eleições no Rio de Janeiro porque ela “faz apologia do cu na televisão”:

“Quantos votos teve a candidata a governadora do Rio de Janeiro nas eleições passadas? Você tem ideia? Rio de Janeiro é a maior concentração de artista por metro quadrado, intelectuais, engenheiros, do Brasil. É a sede da Globo, da ABI, enfim, de tudo o que é progressista. Sabe quantos porcento PT tirou lá? Dois por cento. Porque a Marcia Tiburi, que é uma figura respeitável, queridíssima e tal, faz apologia do cu na televisão. Eu tenho até vergonha de citar e isso não quer dizer que não haja uma grande interessante questão nesta tese da Marcia Tiburi, mas foi o que dominou o debate no Rio de Janeiro. Você quer uma governadora que faz apologia?”(leia a entrevista aqui).

É esse tipo de “crítica [que] permite uma boa discussão sobre a viabilidade de um projeto nacional dentro de um modelo democrático brasileiro”? É isso um polemista nato? Para mim, Ciro de muito já não passa mais de um boquirroto amargurado que abriu mão de seu compromisso com a democracia. Agora parece querer disputar espaço com Olavo de Carvalho.

Na entrevista com Lula, Mino Carta afirmou que cultivou um “ódio sublime” de Haddad quando esse, numa entrevista cheia de cascas de banana para ele escorregar, elogiou a Lava Jato. Mas não me lembro dessa indignação quando Ciro diz que Lula não é um preso político, além de um caudilho latino-americano corrupto e traidor.

“Até quando eu vou ter que engolir em nome de uma pseudounidade que essa gente se aproprie o país, roube feito um condenado, se acostume com a vida e as frivolidades da burguesia? O que aconteceu com o Lula? O Lula se corrompeu. Desculpa, é doído dizer isso, mas o Lula se corrompeu. Ele virou sabe o quê? Um caudilho sul-americano. É o culto à personalidade. Toda a agenda do país agora é refém do egoísmo do Lula.” (leia a entrevista aqui).

Sei lá… Não entendo como jornalistas tarimbados, tão críticos com relação ao PT e sua direção, fechem os olhos para estes comportamentos nada dignificantes de Ciro Gomes. Sinceramente.

Redação

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ciro é como aquele centroavante que tem bons recursos técnicos mas não tem sangue-frio, provoca os zagueiros sem parar mas não sabe aguentar a provocação de volta e acaba sendo expulso. Dois fatos deixam isso claro = a ida dele a Paris para não dar apoio a Haddad. Um ato político de gerico, pois se indispõe com o eleitorado de Lula e do PT em troca de nada, pois naquele momento do segundo turno já se tinha por certo que a chance do PT voltar ao poder era mínima. O episódio recente com a Tabata Amaral. Vira e mexe usa um trecho da música do Djavan (desgosto de filha) para criticá-la. Mais uma vez o centroavante pavio curto entrou em campo. Se eu fosse ele, não falaria em expulsão ( o que não irá acontecer, pois é só prejuízo pro partido, no caso, o PDT, e vantagem do expulso, que sai como vítima – vide Alexandre Frota). Eu iria propor que ela iria ser mandada até a Vila Missionária, bairro pobre de São Paulo onde nasceu e, acho, mora ainda sua mãe, e explicaria pro senhor Pedro e a Senhora Ana que o fim da aposentadoria deles é necessário pro futuro do país. Acho que depois de umas reuniões em que ela sairia protegida pra não ser agredida, Tabata teria como caminho ou deixar o partido por decisão própria ou mudar de opinião sobre as questões previdenciárias.
    Enfim, Ciro não é solução pro país. Pra mim, se houvesse agora eleição pra presidente, votaria em Flavio Dino, mas infelizmente sua força eleitoral é muita baixa hoje pra chegar lá – começa por estar num partido pequeno e que ainda tem comunista no nome – palavra que causa espasmos em parte da população que nem sabe direito do que se trata. Somos o país mais anticomunista do mundo sem nunca ter vivido num tal regime, mas sim no capitalismo que faria os primeiros capitalistas ingleses parecerem gente civilizada. Palmas pra nossa elite atrasada que criou milhões de pobres de direita. Isso não é pra qualquer elite não.

  2. O Ciro de duas, uma: Ou está desorientado, ou faz o jogo da direita.
    Prefiro achar que ele esteja desorientado, porque fazer o jogo da direita, vestido de cordeirinho
    é meio assustador, pela falsidade.
    O Lula está preso, não se pode dizer essas agruras contra ele enquanto o Aécio Neves
    está solto, por exemplo, enquanto os Bolsonaros se blindam por todos os lados e jeitos das investigações.
    Além disso, Lula claramente é inocente. Jamais se provou nada contra ele, não se encontrou
    dinheiro nenhum. Apenas bagatelas e mixarias, bestas sem a menor importância econômica
    (com no caso do irmão Frei Chico, uma tremenda maldade do seus inquisidores). Tudo contra
    Lula são acusações muito levianas.

    Ao contrário disso tudo. Todos os atos de Lula foram de enorme valor para o povo brasileiro.
    De grande valor para a República do Brasil, como nunca vimos antes.
    ESTAMOS COM UM BRUTAL DÉBITO COM LULA, ISSO SIM. DEVEMOS MUITO A ELE. E NÃO
    SABEMOS COMO PAGÁ-LO POR TAMANHA INJUSTIÇA.

  3. Sinhozim Ssiru é cria da Ditadura Militar e afilhado de Tasso Jerissati. É um menino mimado que quer ser o centro das atenções. Poderia juntar ele, Cristovam Buarque, Marta Suplicy, Paulo Plim-Plim Bernardo e o ex-Ministro da Justiça, Zé Cardoso, e fundarem o partido dos traidores .
    Dá nojo!!!

  4. Quem desrespeita Lula não merece respeito. Ciro já era. A cada entrevista perde milhares de votos da esquerda (esquerda mesmo, não alienada) e ganha algumas dezenas da direita. Não vem que não tem.

  5. Mais uma vez, a lógica me escapa completamente: como o cara quer apoio do PT, PT, PT proferindo, uma por uma, todas as pérolas do antipetismo?

    Querem é que o Partido dos Trabalhadores saia de campo pra eles jogarem; querem é que ele se jogue da ponte pro guarda da cancela dar passagem pra eles.

    Não sei se Ciro Gomes é pior que FH. Falar em “hegemonia” de um partido que jamais teve sequer 1/6 do Parlamento e sempre teve a mídia toda contra pega mal até pra ex-sociologo, que dirá pra pretenso estadista.

  6. Ciro é um obcecado pelo poder, que no momento já mira a eleição, sobre a qual tem uma opinião bem definida. Só será boa se ele for eleito. Devido a conjuntura do nosso imaginário social, Ciro vai trabalhar todas as quimeras inventadas pela mídia. Vai bater em Haddad, pois tem medo e vai destilar o fel quando se trata de Lula, pois sempre se achou mais competente. Não o vejo falar nada sobre propostas para a economia, embora tenha todos os dados na cabeça. E se acusa Lula por fazer pactos para poder implementar políticas de inclusão e de desenvolvimento, tenho certeza que uma vez no poder as fará. Uma vez no poder, tentará concentrá-lo, e por isso já começa a ter um discurso midiático autoritário e semi bolsonaresco. Carrega nas tintas e já absorve termos Olavianos em suas críticas. Ciro quer enfrentar Dória ou Hulk, mas para isto precisa como a LavaJato destruir Lula e PT. Conseguirá??
    Não creio. Mas vai amealhar seguidores. No momento ele está amealhando bolsonaristas e golpistas arrependidos, com estes ataques ao PT e Lula. Mas Ciro fala de uma radicalidade que não tem e parece cada vez mais Fernando Collor na busca pela presidência. O discurso inflamado esconde o passado quando era aliado de Jereissati. Ao falar disto fala de uma aliança devido a conjuntura da época, mas quando fala de Lula esquece a conjuntura nos governos Lula.

  7. Caro Andrés, ao meu ver, tudo isso está acontecendo em razão do Lulismo, diante de seus erros políticos, econômicos e sobretudo morais, após tanto tempo transcorrido. ter se negado a tão necessária e vital auto-crítica pública.
    A grande pergunta sobre a moral política, que o Lulismo deveria responder sem mais delongas é se os fins justificam os meios.

    1. Concordo, os fins justificando os meios foi a prática do governo petista, em pleno desacordo com as teses do partido. Lembro que discutiamos ética na política com base num vídeo de Marilena Chauí, afirmando que política e ética, mesmo em campos distintos (privado e público) tem uma base em comum. Hoje, com excessão de poucos, como Aldo Fornazieri, leio escritores no GGN fazendo ginásticas conceituais para justificar a caída do PT na governabilidade do dinheiro, de mãos dadas com Gedel Vieira et caterva. Ciro Gomes tambem falou sobre Palloci, 14 anos no poder e homem de confiança de Lula e Dilma, corrupto confesso de 100 milhões (palavras de Ciro). Logo, percebo uma hipocrisia petista (sou filiado desde 1980), quando o assunto é ética e política. Ninguém, nem Maquiavel nem Spinosa, nem Kant quando trataram o assunto e separaram os campos consideraram a corrupção como normal, ao contrário, eram republicanos. O anti petismo que perdura, no meu modo ver é fruto desta incapacidade de tratar o assunto. Corrupção não é tema dos tolos, nem é balela como se referiu Jessé de Sousa.

      1. Não defendo a Lava Jato, mas da mesma forma que Lula defendo a manutenção do combate a corrupção nas vias legais, sem partido. Existe um crime na legislação, o de peculato. Quem é a favor? E existe outra corrupção no Brasil que são os privilégios. Nunca tivemos República e democracia num país país tão desigual é impossível. Sem entrar em outros temas, a grande corrupção dos poderosos do mercado financeiro. O PT empobreceu demais no nível do debate.

    2. Se você defende a lava jato, sua pergunta está respondida.
      Para Ciro, o lulismo é um problema mesmo, já que não haverá cirismo. Não enfeite, rapaz, Ciro está apenas fazendo cálculo político, o mesmo cálculo que ele critica em Lula e no PT. O futuro mostrará se Ciro sabe calcular ou não.

    3. Queria que me mostrasse uma auto crítica de qualquer partido publicamente,outra Ciro só tem um projeto ser Presidente a qualquer custo,poderia ter sido,se tivesse aceitado ser vice de Lula em 2018,mas o preconceito e o orgulho de Ciro não permitiu,Lula seria retirado da eleição ,como de fato foi,quem ficaria de candidato seria Ciro,e com certeza teria o apoio de Haddad ,Gleisi etc…,porque atacar Gleisi agora demonstrou que é machista ou misógino,Como disse um comentário aqui,Ciro é um Tucano sem Ninho,porque chamar Haddad de fraude?Ciro é muito ignorante,porque chamar Lula de ladrão?mas nunca vi ele chamar FHC,Aécio,Serra,Alckmin de ladrões,interessante e nem pede publicamente a prisão dos mesmos.Nunca vi também Ciro fazer autocritica publicamente também.Ciro é uma fraude,veio para dividir a esquerda.

  8. Em meu modesto entender, nem uma coisa nem outra. Ciro Gomes já mostrou ao país que é uma pessoa que não sabe criticar e nem sabe receber críticas. E nesse aspecto, o Brasil – da extrema direita à extrema esquerda – o Brasil está repleto de Ciros Gomes. A essa altura da História do Brasil, sobretudo na sua contemporaneidade, Ciro não faz falta nenhuma. Seria interessante que ele começasse a enfiar a viola no saco, como diz um famosos anexim…

  9. Ontem tivemos duas manifestações muito lúcidas e comprometidas com a Democracia e a Liberdade que estão dia-a-dia sendo corrompidas pelo neofascismo que alastra-se e captura as instituições.
    A primeira é uma análise fundamentada de Ricardo Cappelli: “Lados opostos, mesma estratégia”. Ali está explicitada a razão do PT não participar de qualquer Frente Ampla, em condições de igualdade. E também que está tacitamente combinada a polarização Bolsonaro-Lula pras eleições de 2022.
    A segunda manifestação foi a entrevista de Rui Costa, governador da Bahia, assumindo uma divergência com a direção do PT e apresentando-se como candidato a Presidência.
    Imediatamente, os aliados da direção do PT acionaram os B52 pra bombardear Ciro Gomes ! Teve até a baixaria do DCM que noticiou: Ciro janta com namorada 20 anos mais nova e toma vinho de R$ 290. Esse Ciro é um sujeito criminoso, imoral e… [espaço aberto aos fanáticos].
    Até o GGN, com muito mais sutileza e elegância, tomou lado contra Ciro.
    Duas questões estão camufladas e escondidas: (1) por que ninguém refutou a análise de Ricardo Cappelli ? (2) por que o governador da Bahia assumiu essa posição e deu entrevista justamente pra Veja (revista odiada pelo Lula) ?
    Intuo que está em processo uma aglutinação de forças políticas que é indesejável ao projeto de poder do PT. A ordem é “matar no ninho”. Mas isso é só minha intuição…

    1. É muita teoria da conspiração, hein? Quer dizer que democracia é cada um emitir sua opinião, usar as armas que quer e não ser contestado? Ou democracia é só criticar e xingar o PT?

    2. Mas, o amigaço dos coronéis cearenses, tucano enrustido, outrora viajante-fujão é um boquitoro contumaz ou não é?

      Ou seriam os fanáticos que lhe poem as palavras na boca?

  10. O tal ciro gomes é um idiota, a ponto de dizer que a globo é progressista. Se o Rio de Janeiro é tão progressista assim, por que elegeu a família bolsonaro? Por que elegeu wtizel e crivela? O grande problema de ciro gomes é querer ser presidente com 12 milhões de votos.

  11. E por falar em caudilho, ele bem sabe o que é isto. Coronelzinho frustrado do Ceará…
    Nunca foi democrata. Sempre foi oportunista, covarde e camaleônico.
    Como o “coiso”: tirado a machão, mas só tem bravata.

  12. Esqueceram-se que o partido dele apoiou o impeachment?

    Apostaram no quanto pior melhor, afiançaram o temer, esperando que em 2018 as eleições lhe caissem no colo….se f……..

    O PT foi traido primeiro e Lula preferiu a solução caseira, estava certíssimo……Lula já tinha dado uma chance para esse senhor quando, eleito, deu-lhe um cargo de ministro, depois da traição contra Dilma, o PT sabe que confiar novamente seria estupidez……é o que penso….

  13. Destarte teremos:
    o medico desistir da cura do paciente
    o engenheiro não enfrentar os desafios
    o bombeiro ficar longe dos acidentes
    etc.
    Ciro na próxima eleição será feita uma previa para você, aprovado como o vencedor vamos referendar o teu nome sem delonga.
    Covarde é o perdedor que não luta até o fim, o outro mesmo segundo em peleia aberta e limpa é vencedor.

  14. Claro que Lula cometeu equivocos e não foram poucos.Entendo que acertou mais que errou.Seu maior acerto foi,é e será de jamais,em tempo algum,apoiar a candidatura de Ciro Gomes,o maior camaleão da política brasileira,a Presidente de qualquer coisa,até da Presidência dos Pracinhas da Segunda Guerra Mundial.Ciro sabe disso e daí o ódio e o desespero.O resto,inclusive certos comentários daqui,que guarda verossimilhança com os rascunhos da Bíblia Sagrada,é falta de ter o que fazer.Aos que não sabem,que fiquem sabendo:A única pessoa que conhece os humores de Lula mais do que o acima assinado,era Dona Mariza Letícia,que já saiu desta para uma melhor.

  15. Send Ciro to putaqueparriu … 🙂
    A sra Tiburi defendeu num artigo quase acadêmico uma lógica do assalto , no Rio de Janeiro , deu no atual governador.

  16. Cara, a coisa tão simples: Ciro é só um mané, um baita arregão, como mostrou sua fuga junto às galinhas ao fim do primeiro turno nas últimas presidenciais.
    Enfim, mais um rato que ruge.

  17. Uma lástima os comentários abaixo dos compatriotas. Sempre votei no PT, mas no dia que a Dilma VETOU a auditoria da dívida pública eu chorei e prometi nunca mais votar no PT. Realmente e infelizmente Ciro tem razão, PT é de centro direita. Estive na Confecon, apoiando Lula pela democratização dos meios de comunicação, mas Lula amarelou e assim os golpistas ganharam forças para derrubar e liquidar o PT para SEMPRE. O PT precisa ter humildade e não querer ser a única voz de oposição. Cadê os projetos do PT para o país para contrapor ao da situação ? Ciro tem. Estive na Paulista em frente ao palanque (cara a cara) com Gleisi e Hadad, mas não tiveram coragem de falar dos erros do PT. Populares começaram gritar em coro “AUDITORIA DA DÍVIDA JÁ” mas os que estavam no palanque em frente a FIESP (inclusive Boulos) não tiveram culhão para bater de frente com banqueiros. E assim o PT continua a enganar os menos informados e a dividir a esquerda. PT tem que largar o osso se quiser ganhar alguma coisa em um futuro distante, pois o estrago da lava jato vai ficar na memória popular por no mínimo 12 anos.

  18. Ciro Gomes conseguiu o que queria: Trazer os holofotes para si. Afinal, apesar de condenado e preso, todos falam no Lula! E Ciro Gomes so é noticia quando faz o quê xinga o PT e chama Lula de corrupto! E ainda usa a Marcia Tiburi para fazer valer sua tese de que cansaram do PT e da falta de moral dos petistas. Ora, poupe-me!

  19. Ciro está certo! A blogsferinha está insandecida. Quem quer ouvir um candidato a governador falar umas bobagens dessas? Nós erramos FEIO na comunicação. Fomos humilhados na eleição. Tiburi levou 2%. A fala do cu foi apenas um exemplo caricatural da bizonha estratégia (se há) de comunicação com o povo.

  20. As declaraçoes de Ciro não são feitas impensadamente. Ele precisa cavar espaço junto ao centro e à direita para ser viável eleitoralmente. Caso se confirme a reabilitação de Lula, teremos um super candidato a dominar o expectro centro esquerda/esquerda. A única chance de Ciro nesse contexto seria um segundo turno com Lula. Assim ele seria apoiado, mesmo que a contragosto, pela direita brasileira, a mesma que deu sinais que votaria nele no segundo turno da eleição passada, se fosse o caso.
    Claro que essa conta toda é muito difícil de fechar, o jogo é duro e Ciro terá que mostrar que Doria, Luciano Huck, Moro e Bolsonaro são despreparados e ele poderia ser muito melhor que eles. Vamos ver o que acontece.

  21. O Ciro – tem potencial – mas se comporta como um Bolsonaro da esquerda. É mal educado e irreflexivo. Tal e qual o Bozo, apenas não cultura o matador de ursos e também não tem filhos trambiqueiros que vão ao hospital armado.

    Com a bocarra que tem, dá a entender que todo mundo é inimigo. Se comporta como um sujeito que esbraveja aos quatro ventos para esconder sua insegurança. Tem medo de quê? Às vezes, o óbvio, para ele, não é tão óbvio assim.

  22. Eu passei a admirar o Ciro durante o ano de 2018, mesmo sabendo do que ele fez com o PSB do ceará quando eu ainda era filiado ao partido. Considero pragmática a posição dele de catalisar o anti-petismo, na minha opinião, ele tem boas chances em 2022 se continuar nesse pique. A direita se desfazendo ao reboque do bolsonarismo e lavajatismo, e os dissidentes descobrindo no Ciro, o anti-petista ideal. Que tem grandes semelhanças com o PT em termos de visão de país, e está totalmente vacinado do Lulismo. Quem é contra o Ciro deveria me responder estou inteiramente à disposição para o debate. Afinal, a política sem polêmica é a arma das elites

  23. Como tem comentário sem sentido. O Ciro está cansado das mesmas coisas que eu e que, provavelmente, todos vcs estão. O Lula é preso político, não deveria estar lá, deveria ser presidente do país, pela lógica de antes do golpe. Depois dele, tudo mudou. As forças democráticas enfraqueceram e a despeito de tanta coisa errada do passado, as forças neofascistas cresceram. A corrupção no tempo do PT foi grande, mas não maior do que a de todos os governos anteriores. No entanto, a população está ferida pela hipocrisia. O PT sempre “combateu” a corrupção enquanto oposição. Assumiu o poder e não conseguiu se afastar das tentações. Se misturou com gente da pior espécie num governo de coalizão. Se lambuzou. Lula fez os melhores governos até hoje no Brasil, mas precisamos de mais. Muito mais, aliás. Mas o único cara que apresentou um programa de governo decente bem alicerçado e com todas as pontas amarradas foi Ciro Gomes. O que vcs se esquecem é que Lula poderia ter apoiado Ciro para vencer a barbárie que à porta batia. Em em sua vaidade, de igual modo a que se deu em 89 quando não apoiou Brizola, nos deixou nessa estrada esburacada, cheia de curvas e lombadas. Espero que cheguemos ao final dela o quanto antes e sem muitos prejuízos. Mas daí a dizer que Ciro não tem razão em suas falas é realmente muito grave. Assistam aos vídeos do Ciro e suas palestras para analisar o todo. É muito fácil pegar uma frase e desconstruir tudo em cima dela. Ciro é uma figura esquentada e fala bobagem sim, mas prefiro muito mais alguém falando bobagem do que fazendo e isso ele parece não fazer. Saudações a todos!

    1. O que vocês, admiradores de Ciro Gomes, também parecem não entender é que Lula e Haddad quiseram sim apoiá-lo, mas ele se recusou a aceitar os termos do apoio, afinal, era Ciro quem precisaria dos votos do PT, não o contrário, como demonstrou a própria eleição, pois não? É isso que dizem Lula e Haddad. Ou você dirá que é mentira? Só é verdade aquilo que Ciro, no seu destempero, diz? “Apoio incondicional ao líder”… Onde foi mesmo que eu ouvi isto recentemente?
      E essa de comparar com o Brizola, como também Ciro faz por vezes, é de uma canalhice sem tamanho. Também Ciro certa vez negou, a pedido de Brizola, retirar sua candidatura e apoiar Lula. Veja aqui o que relatou Fernando Brito em seu Tijolaço, onde também se reproduz um texto do falecido PHA: http://www.tijolaco.net/blog/ciro-ouca-paulo-henrique-amorim/

  24. O Sinhô-moço Ciro Gomes, como todo filhote de “coroné” revela-se muito malcriado e grosseiro.
    Esses tipos, via de regra, ao serem contrariados costumam reagir com pedradas e desaforos. Quando impedidos por colidir com oponente mais forte, desespera-se e passa a incorporar um “espírito de porco” doentio, prenhe de ressentimento.

    Infelizmente! Este é o nosso Ciro Gomes atual. Diria o povo: o “homi” está até aqui! Um poço de mágoa, de ira e ódio.”
    Persistindo nesta trilha, ficará atolado numa atrofiadora sede de vingança.

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador