A ‘nova política’ não mostra mudanças reais no Congresso

Única medida efetiva conduzida em 2019 teve responsabilidade de parlamentares mais experientes

Prédio do Congresso Nacional/Cúpula da Câmara e do Senado - Foto: Rodolfo Stuckert

Jornal GGN – As eleições de 2018 levaram novos parlamentares para Brasília, mas levantamento sobre o primeiro ano de legislatura mostra que as coisas não mudaram tanto assim na Câmara ou no Senado.

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, os deputados federais apresentaram 5.386 propostas de alteração da Constituição, projetos de lei ou projetos de lei complementar até o dia 20 — alta de 24% em relação a 2015, o primeiro ano da legislatura anterior. Porém, a tradição se confirmou e poucas decisões conseguem ser colocadas em vigor.

De todas as propostas apresentadas, 26 superaram todo o rito até virar lei, sendo que 14 foram de iniciativa do Poder Executivo, sendo 11 medidas provisórias e a PEC (proposta de emenda à Constituição) de reforma da Previdência. Apenas quatro das 12 propostas restantes possuem congressistas de primeiro mandato como autores, individual ou coletivamente.

Outro sinal de pouca mudança na rotina do Congresso é o raio-X de quem manda: embora a Câmara dos Deputados tenha tido a mais alta taxa de renovação desde as eleições de 1998, todos os integrantes da Mesa da Câmara são políticos com mais de um mandato.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Brasil pode ter 1 milhão de mortes por COVID-19, diz estudo

1 comentário

  1. Então fica claro a República dos Feudos do Coronelismo Tosco de Estado Ditatorial Absolutista Caudilhista Assassino Esquerdopata Fascista. O Articulista faz uma análise daquilo que não muda e continua prosperando sua podridão. Mas com isto, também mostra que o atual Governo tanta mudar realidade tão medíocre. Se está havendo a impossibilidade de mudança de tal realidade, o problema já está revelado. E ter consciência do problema é o primeiro e mais importante passo para exterminá-lo. Então NÃO !! As coisas não continuam iguais. Já se alteraram. Já sabemos onde está o cancro da Velha Política doutrinada por longos e intermináveis 90 anos. Este lixo que era a tal propagada Redemocracia? Pobre país rico. Mas de

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome