De última hora, reforma eleitoral abre caminho para partidos políticos regionais

Relatora fez "um ajuste de última hora para revogar o artigo da Constituição que trata do caráter nacional dos partidos políticos."

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

Jornal GGN – A comissão especial que trata da reforma eleitoral cujo relatório é da deputada federal Renata Abreu foi surpreendida, na noite de segunda (10), quando, “de última hora”, a parlamentar decidiu inserir uma brecha para acabar com o caráter nacional dos partidos políticos, viabilizando os partidos regionais.

“Atendendo o princípio geral de liberdade de criação de partidos, entendemos que os partidos regionais têm um papel importante a desempenhar na democracia brasileira”, justificou Abreu, segundo informações da Agência Câmara de Notícias. Segundo o portal, Abreu “fez um ajuste de última hora para revogar o artigo da Constituição que trata do caráter nacional dos partidos políticos.”

AJUDE A MANTER O GGN NA TRINCHEIRA DA LIBERDADE DE IMPRENSA E LUTA PELA DEMOCRACIA. CLIQUE AQUI

O relatório, aprovado por 22 votos a 11, também desagradou a oposição ao governo Bolsonaro em outro quesito: na aprovação do chamado “voto preferencial” para presidente da República, que é um gatilho para acabar com o segundo turno da eleição.

A eleição se torna muito mais barata. Trouxemos o que tem de maior inovação na política no mundo, mas tomamos o cuidado de não aplicar nas próximas eleições exatamente para não acharem que é um casuísmo”, afirmou Abreu.

Para o deputado federal Ivan Valente, o voto preferencial vai confundir o eleitor diante da profusão de candidatos à Presidência. Na corrida de 2018, foram 13 postulantes, no total. “Isso é uma vergonha e um escárnio. O que está acontecendo aqui são parlamentares e partidos que estão pensando na sua reeleição e não na ideia de uma democracia e de uma disputa de ideias e projetos de Nação”, avaliou.

Leia mais aqui.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador