Deputados fecham acordo e retiram distritão da reforma eleitoral

Em troca, acordo estabelece volta das coligações nas eleições proporcionais; segundo Freixo, volta é um “instrumento de redução de danos”

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Jornal GGN – Os líderes dos partidos fecharam um acordo na noite desta quarta-feira (11/08) para retirar a mudança do formato das eleições para o chamado distritão da proposta de reforma eleitoral em discussão na Câmara dos Deputados.

Após a fase de discussão, a relatora da matéria, deputada Renata Abreu (Podemos-SP), e o vice-líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE), anunciaram um acordo entre a maior parte dos partidos para aprovação de um destaque que retire do texto o sistema “distritão” nas eleições de 2022 para deputados.

Como esse ponto já está no texto da comissão especial, deverá haver um número menor de 308 votos a favor desse trecho para retirá-lo.

Clique aqui e veja como apoiar o jornalismo independente do GGN

Segundo a Agência Câmara, o líder da oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), afirmou que o “distritão” é o “pior sistema eleitoral” e, por isso, os deputados estariam dispostos a admitir a volta das coligações nas eleições proporcionais. “Se esse for o preço para derrotarmos o ‘distritão’, vamos defender a volta das coligações. O objetivo é chegar a um acordo para evitar um mal maior”, disse.

Para o líder da Minoria, deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), a volta das coligações é uma mediação e um “instrumento de redução de danos”. “É um acordo para que a gente possa fortalecer a democracia e evitar que hajam 513 partidos aqui dentro”, disse.

Após o fechamento de tal acordo, deputados usaram as redes sociais para destacar a retirada do distritão do texto principal, como é possível ver a seguir

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador