
Os elogios do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro sobre a gestão da Amazônia foram “uma afronta aos brasileiros que lutam para proteger a floresta tropical”, segundo análise da Human Rights Watch.
O primeiro encontro entre as autoridades ocorreu na última quinta-feira (09/06) durante a Cúpula das Américas.
Em artigo, a diretora do escritório brasileiro da HRW, Maria Laura Canineu, e a pesquisadora Luciana Téllez Chávez, lembram que o governo Bolsonaro “sabotou as agências de aplicação da lei ambiental do Brasil, ao mesmo tempo em que afastou a sociedade civil da formulação de políticas”.
Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente.
Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn
Além disso, “dezenas de milhares de hectares” de floresta foram destruídos desde que Jair Bolsonaro tomou posse em 2019 – e essa destruição inclui a invasão a vários territórios indígenas por madeireiros ilegais e garimpeiros.
E as ações contrárias à proteção do meio ambiente tiveram grande impacto, levando o país a registrar “o maior desmatamento anual da floresta amazônica brasileira nos últimos 15 anos”, segundo dados do próprio governo.
“A destruição ambiental é acompanhada por um aumento de 138% nos casos de invasão de terras indígenas e o maior número de conflitos fundiários desde 1985, segundo as organizações nacionais Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e Comissão Pastoral da Terra (CPT). Além de divorciada da realidade, a declaração de Biden é notavelmente surda”, ressalta a HRW.
Leia Também
Tentando reatar relação com os EUA, Bolsonaro chega à Califórnia para Cúpula das Américas
Não aposte em pouso suave pós-pandemia, diz Nouriel Roubini

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.