Genial/Quaest: Bolsonaro avança, mas Lula ainda lidera em Minas Gerais

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Lula soma 42% das intenções de voto, contra 33% de Bolsonaro, no segundo maior colégio eleitoral do país

Fotos: Divulgação

Novo documentário do Jornal GGN denuncia ameaça de golpe eleitoral de Bolsonaro e os esquemas da ultradireita mundial. Apoie o lançamento: WWW.CATARSE.ME/XADREZ-ULTRADIREITA

A pesquisa da Genial/Quaest divulgada na madrugada desta sexta-feira (12) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda é o preferido dos mineiros para assumir o Planalto em 2023. No entanto, a vantagem do petista sobre Jair Bolsonaro (PL) reduziu no segundo maior colégio eleitoral do país. 

De acordo com os dados da pesquisa estimulada, quando é apresentada uma lista de candidatos aos entrevistados, Lula soma 42% das intenções de voto, contra 33% de Bolsonaro. 

Na pesquisa anterior, realizada e divulgada em julho, o ex-presidente liderava com 46% das intenções de voto, ante 28% do atual chefe do Executivo.

Ainda, segundo o último levantamento, feito entre 6 e 9 de agosto, Ciro Gomes (PDT) tem 6% das intenções de voto em Minas Gerais. Já os demais candidatos somam 3% das intenções de votos no estado, ficando dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos. 

Segundo turno

Bolsonaro vem se recuperando após a liberação de medidas eleitoreiras, como o Auxílio Brasil. 

Na simulação de um possível segundo turno, Bolsonaro está há 12 pontos percentuais de Lula. Em julho essa diferença era de 25 pontos percentuais. 

Há um mês, Lula somava 55% das intenções de voto no segundo turno, diante dos atuais 49%. Já Bolsonaro saiu de 30% para 37%.

Preferência sobre Bolsonaro avança

Segundo a Quaest, a preferência sobre Bolsonaro saltou de 38% para 50% entre os eleitores mais ricos, que ganham mais de cinco salários mínimos. Já neste grupo, Lula oscilou negativamente de 34% para 31%.

Entre os evangélicos, Bolsonaro também cresceu e passou de 39% para 48%. Lula caiu de 36% para 30%. No eleitorado católico, Lula foi de 50% para 46% e Bolsonaro de 24% para 29%.

No eleitorado feminino Lula mantém a liderança com 45% a 27%. Entre os homens, Bolsonaro está à frente com 41% a 39%.

Avaliação do governo também sobe

A avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro cresceu sete pontos percentuais em Minas Gerais. Hoje, 39% dizem que o governo é ruim, 34% avaliam como bom e 25% como regular. 

No mês passado, 46% dos eleitores do estado avaliaram negativamente a gestão de Bolsonaro.

O levantamento

A pesquisa da Quaest Consultoria, contratada pela Genial Investimentos, ouviu 2.000 eleitores de forma presencial, entre 6 e 9 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Leia também:

Bolsonaro recupera arrependidos e empata tecnicamente com Lula em São Paulo

Márcio França lidera com folga disputa pelo Senado em São Paulo

Forasteiro, Tarcísio empata com Garcia em SP; Haddad lidera a disputa

As peças do Xadrez da Ultradireita

O pacto de Bolsonaro com militares e a morte de Marielle

A formação das milícias bolsonaristas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador