
O ministro Luis Roberto Barroso foi eleito, nesta quarta-feira (9), novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O mandato é de dois anos e a posse deve ocorrer no dia 28 de setembro. O vice-presidente da Corte no período será o ministro Edson Fachin.
No STF, a sucessão do comando segue a ordem da antiguidade. Sendo assim, os ministros escolhem o mais antigo integrante do tribunal que está há mais tempo sem exercer a Presidência. E, nessa linha, o segundo mais antigo passa a ser o vice.
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”
Atual vice-presidente do Tribunal, Barroso foi eleito por 10 votos contra um, destinado a Fachin. Ele também será o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante o biênio.
Já para a vice-presidência, Fachin também foi eleito com 10 votos. Enquanto o ministro Alexandre de Moraes recebeu um voto.
O resultado foi proclamado pela atual presidente do STF, Rosa Weber, que se aposenta em outubro, quando completa 75 anos. Ela desejou “uma gestão profícua, muito feliz e com todo o êxito” aos eleitos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.