O flerte de Ciro com o Partido Militar, por Luis Nassif

Até agora, seu discurso era para uma militância cuja belicosidade ele alimenta com sua retórica inflamada.

Murilo Silva/CAPOL

Encontre o erro no parágrafo seguinte:

Se Ciro pretende disputar o centro-esquerda com Lula, qual a razão de insistir nas denúncias de corrupção, avalizar os procedimentos da Lava Jato? – depois de um período em que garantia que se a Lava Jato invadisse sua casa seria recebida a bala. Seria tão primário a ponto de não perceber que essa campanha lavajatista contra Lula o faria perder completamente o apoio da centro-esquerda?

O erro está no seguinte: Ciro não está falando para o público de centro-esquerda, mas para a direita militar que estava sendo preparada e, agora, emerge com o tal Projeto de Nação.

Os sinais estão claros para quem quiser ver.

Até agora, seu discurso era para uma militância cuja belicosidade ele alimenta com sua retórica inflamada. Mas Ciro é um autocrata sem chance no campo democrático, por várias razões.

A primeira é a falta de votos.

A segunda é a correlação de forças. Lula trabalha fundamentalmente para montar um arco de apoios. É a maior ou menor abrangência desse arco que permitirá avançar mais ou menos em reformas fundamentais. Ciro radicaliza. Propõe medidas (necessárias) contra a financeirização da economia, o poder dos bilionários, com propostas absolutamente inviáveis sem uma costura política cuidadosa. Antes, imaginava-se que seu antilulismo extravagante visava enrolar a terceira via e disfarçar seus projetos, bem mais radicais que os de Lula. Na live com Gregório Duvivier assegurou que a anulação dos processos contra Lula apenas conferia a ele a presunção da inocência, mas não o livrava da acusação de corrupção – tudo na mesma frase, sem a menor preocupação com a lógica..

Houve quem enxergasse em Ciro a aliança disfarçada com o bolsonarismo, já que seria impossível, com esse discurso, conquistar o público de Lula.

Engano! O público visado por Ciro – desde o início de sua campanha – é o militar, expresso no tal Projeto de Nação. E o plano dos militares não é a continuidade com Bolsonaro, mas algum evento que permita, a partir de 2022, os 15 anos de poder para preparar o país para o suposto futuro promissor. Em vários trechos, o tal Plano salienta a relevância de fugir da radicalização de esquerda e direita. Claramente pretende dissociar-se do bolsonarismo.

Assim como as propostas de Ciro, é um plano tecnocrático, que não inclui sociedade civil, movimentos, associações, partidos políticos, mercado etc.

Ambos – Ciro e o tal Plano – miram os mesmos inimigos: a intelectualidade de esquerda (que enxergam na educação e, especialmente, nas universidades) e os “globalistas”, o clube dos bilionários que, segundo o Plano, controla a mídia internacional e a local, o Poder Judiciário. Segundo o Plano, os globalistas impedem a exploração da Amazônia, usam os indígenas como álibi para impedir a expansão da agricultura e da mineração na região.

Até agora, Ciro não tinha entrado nessa seara. As críticas aos globalistas concentravam-se no seu poder na definição de políticas econômicas. No debate com Duvivier rasgou a fantasia e defendeu a mineração em terras indígenas.

Outro ponto relevante do debate foi a defesa enfática que fez de Aldo Rebelo, ex-PCdoB, que certamente teve papel central na definição deste Plano militar, especialmente na aposta do agronegócio como aliado preferencial dos militares. Desde que deixou o Ministério da Defesa, Aldo empenhou-se em cultivar relações com militares e ruralistas, montando grupos de estudo para discutir, justamente, projetos de país. E, dado seu passado político, provavelmente recebeu a incumbência de atrair quadros políticos e civis para um projeto eminentemente autoritário.

Recentemente, Ciro enveredou pelos temas morais, criticando Lula por ter defendido o aborto, o que ia contra as tradições culturais e morais do país. Não por coincidência, o Projeto militar defende o “conservadorismo evolutivo”.

 Em 2010, criticou acerbamente a “mistificação em torno do aborto”: “Os aiatolás, os talibãs e os seus afins não permitem a liberdade de imprensa, não permitem que as mulheres tenham liberdade. É isso que estamos querendo trazer para o Brasil? É violar essa conquista centenária do povo brasileiro, por oportunismo?” 

A parte mais preocupante nessa história, porque fundada em questões reais, é a aposta que o Projeto – e Ciro –  fazem na incapacidade da democracia de resolver os dilemas nacionais. E aí, Ciro e o tal Plano têm concepções idênticas: as soluções no país só sairão com mão de ferro, que se sobreponha à atoarda de interesses menores em que a democracia enredou o país.

No caso do Plano, seria um Centro de Governo (CdG) incumbido de garantir os princípios do plano, o mais relevante dos quais é a guerra ideológica na educação e, especialmente, contra as universidades e contra as regulações civilizatórias.

Mais do que nunca confirma-se que Lula é a última esperança de retorno e consolidação da democracia no país. 

Luis Nassif

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ele com certeza é linha auxiliar do bolsonarismo,vi até jornal da tv fazendo propaganda do canal dele, deu na cara,Lulao vai rapar os votos trabalhistas do pdt, só falta o PT convencer os médios e pequenos empresários q suas políticas econômicas fora bom pra todos,mas a mídia nazista perseguidora já fizeram lavagem cerebral nessa classe,precisa de um jeito de “deslavar”suas mentes com a realidade e aos mais cultos com a história e estórias recentes(até do nazismo alemão e sua sociedade perseguidora)!

  2. Ciro Gomes retornou ao berço. Ele nasceu na política como filhote da ditadura. Ele vais e aposentar sentado no colo de um general golpista.

  3. O desespero do Gabinete do ódio petista está grande, estão a pleno vapor estes dias, rs. Já descontruíram a biografia de Marina Silva, de Heloísa Helena, esqueceram o companheiro Palocci fez, e agora tentam descontruir a de Ciro.

  4. O triste fim de um líder sem nunca ter sido.
    O cara é um poço de mágoa, rancor e ódio. Atira para todo o lado, pois é um ególatra, quer por que quer ser o líder que vai nos conduzir a remissão. Não consegue ver o seu próprio tamanho, que aliás era pequeno e saiu miúdo depois de um embate com Duvivier, nem precisou se esforçar para desconstruir tal figura, pois ela fez o favor de se descontruir sozinha.
    Só chega lá em uma ruptura institucional. Pelo voto nunca. Nem ontem, nem hoje e nem amanhã. Não sabe construir pontes, antes disto só pensa em dinamitá-las.
    As orelhas lhe caem aos olhos por isto não enxerga o óbvio. Quer ganhar voto batendo no Lula, quando deveria estar tentando tirar votos do Bolsonaro. O Lula está consolidado. Ele tem os votos do PT que chegam a 25% do eleitorado e mais votos de outros segmentos por saber agregar e não ser da situação que ai está. Quer ganhar votos mire no curral da boiada de bolsonaro. Ali dá para tirar votos é só bater certinho nas condições economicas, sociais, saúde, educação … atuais. Mas Ciro é Ciro, não tentem dialogar com ele. Só aceita elogios e bajulação. Para contestação ele tem a resposta pronto: “tão tentando me desconstruir para ajudar o Lula”. É uma fixação tamanha.

  5. Cirão cuidado com as costas. Não quer continuar na Quadrilha virou Inimigo. Sabe muito bem como funcionam os Justiciamentos. Segura o bombardeiro de antigos Aliados. Mira em Celso Daniel ou Toninho do PT. A Cleptocracia destes 92 anos não aceita Desertores. Já está até virando Parceiro de Militar??!! Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

  6. Que covarde é este tal zésergio minusculo! Reage com uma hidrofobia risível, mas nem assume no seu face. Tipo cafajeste covarde. Tinham de deletar ser tão despresível e subréptil

  7. O Ciro Gomes é um ARENISTA/ UDENISTA de origem, travestiu-se de Progressista/Desenvolvimentista, usufruiu de alguma credibilidade por algum tempo, porém, as raízes calam profundamente e o retorno DELE ao berço foi inevitável. E nota-se que aquela FUGA VERGONHOSA E TRAIÇOEIRA para PARIS afetou muito o seu comportamento, tornando-o uma pessoa amarga e agressiva ao estilo do ASSASSINO GENOCIDA CORRUPTO que por ora “preside” o país. 2023, LULA LÁ NO PALÁCIO DO PLANALTO.

  8. https://www.poder360.com.br/eleicoes/bolsonaro-tem-todas-as-caracteristicas-do-anticristo-diz-ciro/ A imprevisibilidade é a única coisa consensual neste ano que marca o bicentenário da nossa Independência. Exceto talvez o trabalho do competente técnico Abel Ferreira. Acho que a esquerda se precipitou, movido pela compreensível ansiedade destes tempos, em forçar pela retirada da candidatura CG. Aliás, ele seria o vice ideal de Lula. Pode ser que o Partido Militar seja atraído para CG, bem como o eleitorado evangélico (vide Daciolo).

  9. Gostaria de saber onde e em qual época o sr Ciro Gomes lecionou direito, já que ele quando quer se auto afirmar sempre invoca esse assunto. (Sou professor de Direito). Como, se até ele é torto?

  10. Luiz Nassif admiro muito seu jornalismo. Mas acho que é uma análise parcial que o Ciro só bata no Lula, tem batido e muito no Bozo também. Os apoios que o Ciro têm nas Universidades também não o colocam como inimigo delas, pareceu meio forçado o argumento. Infelizmente a Dilma e o PT entregaram no segundo mandato o governo aos bancos e não seguiram com os dois bons primeiros mandatos de Lula. Acho que há um grande conchavo da mídia contra o Ciro. Sonho que possamos ver o Lula e o Ciro num segundo turno debatendo os reais caminhos para o Brasil.

  11. Ciro Gomes é um Bolsonaro “inteligente”. É aí que mora o perigo. O homem é uma metralhadora giratória, com viés autoritário (fascista?), nada democrático!

  12. Como editor do Jornal da Ciência resolvi tentar ajudar nosso Brasil a evitar o colapso que se aproxima , com previsões de até uma possível guerra civil , que alguns analistas experientes apontam.

    Aqui no jornal fizemos uma matéria que conta nosso encontro com Ciro e como isso nos convenceu a defendê-lo https://posgenomica.wordpress.com/2022/06/05/para-a-ciencia-e-educacao-voltada-para-resolver-problemas-quem-e-o-melhor-candidato-a-presidente-ciro-gomes-lula-ou-bolsonaro/

    O STF parece que agiu como um escritório de advocacia do Lula, o livrando das condenações permitindo sua reeleição. Fora isso PT ajuntou muito dinheiro e configura uma religião política e uma funcionária do PT me informou que doava 30% do seu salário ao partido e que isso era uma prática comum lá, se isso for verdade são 3 vezes mais fiéis que religiosos que dão apenas o dízimo (10%) .

    Diante do fiasco do governo Bolsonaro ameaçando sem parar de golpe militar para estabelecer uma ditadura , como é o seu sonho desde alhures, nada mais óbvio que o STF tentar se proteger e proteger a ” democracia “. Mas porque o STF usaria uma figura manchada pela corrupção e mais que provada pelo Juiz Sérgio Moro ( mesmo tendo sido parcial no processo o que permitiu a anulação da sentença )?

    Lula é amado pela população cega , pelos estudantes e professores , pelos pobres e o como diz a Bíblia ” o amor perdoa tudo” , não ocorre o mesmo com os seguidores de Bolsonaro ?

    Lula indicou o atual STF, e como papa do PT detem férreo poder , muito dinheiro e influência , está agora com dominio majoritário nas universidades e em seus 50 hospitais das clínicas que executam ensaios clínicos para laboratórios estrangeiros e quase nada para o Brasil , desviando assim trilhões com “t” de nossos recursos . Se só uma pessoa , o tesoureiro do PT , Palloci , devolveu suavemente 100 milhões roubados aos cofres públicos , calcula o que o PT tem em caixa ?

    Dizem que Ciro foi ministro de Lula e pertence também a mesma corrupção que Lula se enfiou , mas devemos lembrar que por ele ser muito capacitado para entender e resolver questões públicas e econômicas , Ciro era desejado como ministro , ou como deputado que foi 3 vezes , por muitos partidos e outros presidentes , não foi só pelo Lula . O saudoso Presidente Itamar , presidente Fernando Henrique , também o contrataram e desejaram sua ajuda . Grandes empresas o contratam para ser consultor . Suas ideias são constantemente roubadas e repetidas até por inimigos políticos.

    Depois de ajudar o plano real , quando governador do Ceará, propiciando diversas reuniões e estudos com grupo de economistas (o que nos salvou do tormento da inflação) , Ciro recusou ser ministro, abnegou poder em troca de preparo e conhecimento, e preferiu ir pra Harvard ( a mais relevante universidade do planeta junto com Stanford) onde ficou um ano e meio aprendendo humildemente a consertar o Brasil ; ele queria entender melhor os mecanismos da economia, educação , tecnologias e funcionamento dos valores que se operam no mundo , essa decisão foi depois de ter sido governador , prefeito , ministro da fazenda, deputado federal e estadual .

    Agora calcule o potencial de sabedoria que uma pessoa experiente como ele , teve , ao ir se atualizar em Harvard tendo essa bagagem toda…fazendo grandes amigos influentes no mundo e chegou até escrever livros com professor de Harvard como Mangabeira Unger .

    Suas palestras e livros demonstram cabalmente que Ciro pode muito bem ajudar o Brasil, mas será que nós vamos continuar a deixar nosso país na mão do sindicalista negociador Lula, da máfia do poderoso eendinheirado PT ou da milícia do Bolsonaro doido pra arregimentar exército e voltar com a ditadura ?

    Um participante muito inteligente e bem informado chamado Marcelo Villas Boas ao ser confrontado por Sr. Helio Silvalibertus , havia alegado que Lula elevou o Brasil a sexta potência mundial, respondeu:

    “1) Quem elevou o país a sexta economia não foi o Lula foi a CHINA que pressionou o preço das commodities comprando tudo e como Brasil tava exportando bastante commodities entrou bastante dinheiro, mas o credcimento médio foi de 2,1% e a industria caiu de 23% pra 15% do PIB, essa que paga os melhores salários.”…

    “3) Pagou o FMI que cobrava 4% de juros na dívida gerando dívida com INTERNA com os bancos pagando juros de 19% e entregou o país com a dívida record… praticamente DOBROU a dívida pública.

    4) Não reduziu a pobreza, ele indicou a presidente de um orgão da ONU um suposto “especialista” que mudou os parâmetros que definem a pobreza, ele rebaixou a linha que delimita a miséria e pagando bolsa família de 80,00 subiu todo mundo da miséria pra pobreza, o resto é propaganda enganosa “marketing”

    Eu não odeio o Lula só não acho certo colocar ladrão em todos os cargos do governo e nas estatais e ele fez isso e quer fazer de novo..”

    Depois outro participante de debates , o Dr. Rogério Duarte assim se expressou sobre os feitos de Ciro :

    ” Ajudou a estabelecer a melhor educação pública do país no Ceará, ajudou na estabilização da moeda e fim da inflação, canal do trabalhador, transposição do são francisco, participaçao do trabalhador nos lucros das empresas, cobrança de imposto sobre lucros e dividendos, sanou as contas do seu estado, tjlp, o simples fato de nos permitir discutir saídas para a crise brasileira neste mar de personalismo raso já é um grande feito.”

    Precisamos portanto analisar bem nossos candidatos , não agir como boiadas , gados , manadas , que seguem carismáticos e não a racionalidade . Não podemos empregar desqualificados como presidentes da república , movidos por sentimentos e não por critérios de RH (Departamento de pessoal , de recursos humanos que avalia currículos de candidatos a emprego).

    Será que eleger um militar aposentado sem qualificação alguma para o cargo ou Lula que mergulhou o Brasil nos mensalões, petrolões, negociando com Alckmin, Temer, num mar de corrupções denunciadas principalmente por Palloci que devolveu 100 milhões da roubalheira será um bom negócio para o Brasil ?

    #CiroÚnicaOpção

  13. Como editor do Jornal da Ciência resolvi tentar ajudar nosso Brasil a evitar o colapso que se aproxima , com previsões de até uma possível guerra civil , que alguns analistas experientes apontam.

    Aqui no jornal fizemos uma matéria que conta nosso encontro com Ciro e como isso nos convenceu a defendê-lo https://posgenomica.wordpress.com/2022/06/05/para-a-ciencia-e-educacao-voltada-para-resolver-problemas-quem-e-o-melhor-candidato-a-presidente-ciro-gomes-lula-ou-bolsonaro/

    Precisamos portanto analisar bem nossos candidatos , não agir como boiadas , gados , manadas , que seguem carismáticos e não a racionalidade . Não podemos empregar desqualificados como presidentes da república , movidos por sentimentos e não por critérios de RH (Departamento de pessoal , de recursos humanos que avalia currículos de candidatos a emprego).

    Será que eleger um militar aposentado sem qualificação alguma para o cargo ou Lula que mergulhou o Brasil nos mensalões, petrolões, negociando com Alckmin, Temer, num mar de corrupções denunciadas principalmente por Palloci que devolveu 100 milhões da roubalheira será um bom negócio para o Brasil ?

    #CiroÚnicaOpção

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador