25 de junho de 2026

OAB pede que Moraes revise decisão de multar usuários do X por utilizarem VPN

Ministro fixou multa de R$ 50 mil para quem tentar burlar bloqueio de plataforma. Para o Conselho da OAB a medida é desproporcional
O ministro Alexandre de Moraes (STF). | Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) solicitou neste sábado (31) que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes reconsidere a decisão de multar usuários por usarem o VPN para acessar o X, suspenso no Brasil.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Ontem (30), Moraes decidiu suspender a rede social em todo país, após a empresa do bilionário Elon Musk insistir em descumprir uma série de decisões judiciais. Segundo o magistrado, o bloqueio valerá até que a plataforma cumpra as ordens, pague as multas já aplicadas e indique um representante legal no Brasil.

Moraes também fixou multa diária de R$ 50 mil para quem tentar burlar a decisão fazendo o uso de VPN, ou Rede Virtual Privada, que tem como  principal função a transmissão de dados de forma anônima em redes públicas, dificultando o rastreio do Endereço de Protocolo da Internet  (IP) do dispositivo conectado que de fato está executando a ação.

A aplicação da multa diária no valor de R$ 50 mil às pessoas naturais e jurídicas de forma ampla e generalizada representa grave afronta aos direitos fundamentais consagrados na Constituição Federal“, argumentou a OAB, no pedido encaminhado ao ministro.

O documento, assinado por 32 advogados, ressalta que Moraes promoveu uma “proibição genérica e indeterminada“. “Uma decisão judicial não pode criar um ato ilícito e nem prever a punição correspondente“, diz o texto.

Frente à relevância das questões em análise nos presentes autos, o Conselho Federal da OAB requer a reconsideração ou o esclarecimento do trecho da decisão que determina a aplicação de multa de R$ 50 mil a todas as pessoas físicas e jurídicas do país que usarem VPN ou outros mecanismos para acessar a plataforma X, também conhecida como Twitter, na medida em que a aplicação de multa ou de qualquer outra sanção de forma genérica e abstrata revela-se medida desarrazoada e desproporcional“, completam os advogados.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fábio de Oliveira Ribeiro

    1 de setembro de 2024 7:39 am

    O Google amanheceu hoje zombando do conflito entre o pombo careca do STF e o Twitter-X de Melon Eusk. 😱😱😂😅
    https://www.facebook.com/photo/?fbid=8553243141366105&set=a.345737828783385

Recomendados para você

Recomendados