PEC Kamikase não garante vitória a Bolsonaro, diz consultoria

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Impacto eleitoral das medidas será pequeno, e população que será favorecida é a mais leal ao ex-presidente Lula

Foto: Agência Câmara

A aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos benefícios sociais, também conhecida como PEC Kamikase, não deve gerar o efeito esperado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em relatório, o cientista político Christopher Garman, diretor-geral para as Américas do Eurasia Group, diz que os brasileiros favorecidos pelos programas de transferência de renda são os eleitores mais leais ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além disso, se viu uma defasagem de três meses entre o aumento dos índices de aprovação de Bolsonaro e o lançamento de novos benefícios sociais.

Diante desses fatores, Garman acredita que a PEC Kamikase geraria um aumento de até três pontos percentuais, no máximo, ao atual presidente, o que não é suficiente para reverter as chances de 70% projetadas pela consultoria para a vitória de Lula em outubro.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia o pagamento de benefícios sociais voltou a tramitar na Câmara dos Deputados após aprovação pelo Senado Federal.

O texto prevê o uso de R$ 41,25 bilhões, que não vão precisar observar o limite do teto de gastos, a regra de ouro nem os dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal que exigem compensação por aumento de despesa e renúncia de receita.

Os recursos serão usados para expansão do Auxílio Brasil e do vale-gás de cozinha; e para a criação de auxílios aos caminhoneiros e taxistas.

Pelo texto, os recursos também vão financiar a gratuidade de transporte coletivo para idosos e compensar os estados que concederem créditos de ICMS para o etanol, reduzindo a carga de tributária sobre o biocombustível.

O texto ainda destina para reforçar o programa Alimenta Brasil, que adquire alimentos de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais.

Todas as medidas têm duração prevista somente até o final do ano de 2022 – o que explica a PEC também ser conhecida como PEC Kamikase.

Com informações do Correio Braziliense

Leia Também

Senado aprova PEC do estado de emergência, que permite a Bolsonaro inflar programas sociais

Bolsonaro não impedirá levante de bolsonaristas em derrota nas eleições

Bolsonaro agora diz que seu governo não tem ‘corrupção endêmica’

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador