PGR quer conter atuação da Defensoria Pública

Objetivo de ação impetrada por Augusto Aras é retirar dos defensores a possibilidade de pedir documentos para autoridades e agentes do Estado

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O procurador-geral da República, Augusto Aras, apresentou ação junto ao Supremo Tribunal Federal que pode comprometer o trabalho da Defensoria Pública.

Segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, Aras pediu para que os defensores não possam mais solicitar para autoridades e agentes do Estado documentos como certidões e perícias, que seriam usados para seus processos.

De acordo com o PGR, a prerrogativa de pedir exames, vistorias, diligências e outras informações para autoridades “fere os princípios da isonomia, do contraditório e do devido processo legal”.

Aras ressaltou que as defensorias possuem dispositivos que “desequilibram a relação processual” ao garantir “poderes exacerbados a apenas uma das partes”.

O acesso à Defensoria Pública da União (DPU) é garantido aos cidadãos com rendimento bruto familiar de até R$ 2 mil, ou que não podem arcar com os honorários advocatícios.

O presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (Anadef), Eduardo Kassuga, sinaliza uma disparada dos casos na Justiça se o pedido de Aras for atendido.

O caso será analisado pela tribuna virtual do STF.

Leia Também

Governo federal desvia verbas e pode acabar com combate ao trabalho escravo

STJ anula todas as decisões contra Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se ele está tão preocupado com “isonomia” entre as partes, por que não começa pedindo o fim das garantias e privilégios do MP? Este, afinal, não se comporta cada vez mais como mera parte no processo, sem qualquer compromisso com a verdade e a justiça? Para começo de conversa, tinha que parar imediatamente com essa de se sentar em lugar privilegiado nos julgamentos, como se magistrado fosse. Disparidade de armas, não?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador