STF irá decidir substituto de Dallagnol nesta sexta-feira (9)

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

O julgamento será pelo plenário virtual do Supremo

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir, nesta sexta-feira (9), quem será o substituto do deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) na Câmara dos Deputados.

Seguindo a determinação da presidente da Corte, ministra Rosa Weber, o julgamento acontecerá no plenário virtual. A votação começa a 0h e finaliza às 23h59. 

Os decanos devem analisar a decisão do ministro Dias Toffolli, que acolheu um recurso apresentado pelo Podemos, em caráter liminar, a respeito da vaga aberta. 

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

Segundo o partido, Dallagnol deve ser substituído pelo ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, que disputou uma cadeira na Casa nas últimas eleições e obteve cerca de 11 mil votos.

A decisão liminar, no entanto, vai contra o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que chegou a diplomar Pastor Itamar Paim (PL) à vaga, sob o argumento que nenhum candidato do Podemos atingiu os 10% do quociente eleitoral necessários em 2022. 

Toffoli justificou, no entanto, que “a preservação da decisão impugnada enfraquece o sistema proporcional, ao afastar a representatividade da legenda, cujo candidato teve o pedido de candidatura indeferido após a eleição”.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador