Xadrez do PSDB no 2o tempo do golpe

Peça 1 – o fator Alexandre de Moraes

Analise-se, primeiro, a ficha de Alexandre de Moraes:

1.     Suspeitas de captar clientes entre grupos beneficiados por ele enquanto Secretário de Administração da gestão Gilberto Kassab na prefeitura de São Paulo.

2.     Estimulador da violência inaudita da PM paulista contra estudantes secundaristas, inclusive permitindo o trabalho de grupos de P2 contra adolescentes.

3.     Autor de um plano de segurança condenado unanimemente por todos os especialistas no tema.

4.     Acusação de plágio em suas obras e uma resposta ridícula, na sabatina do Senado: a de que manifestações em sentenças de Tribunais superiores (no caso, da Espanha) não contempla direito autoral. Ora, ele copiou as manifestações sem aspas – isto é, apropriou-se do texto copiado.

5.     Nenhuma dúvida sobre a parcialidade com que irá se conduzir no Supremo Tribunal Federal (STF).

O que explicaria, então, a quantidade de apoios que recebeu de entidades e juristas, quase tão expressivo quanto as manifestações de indignação.

Peça 2 – os apoios a Alexandre de Moraes

O que o Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados, a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), o Ministro Celso de Mello, o diretor da Escola de Direito da FGV-SP Oscar Vilhena, a OAB nacional, a Associação dos Juízes Federais (AJUFE), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Gilmar Mendes, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima e a Procuradoria Geral da República (PGR) tem em comum, a ponto de hipotecar apoio à indicação de Moraes?

1.     São radicalmente antipetistas e tiveram papel no movimento de deposição de Dilma Rousseff.

2.     Compõem uma frente informal de apoio ao PSDB.

O apoio dado à indicação de Alexandre de Moraes inaugura o segundo ciclo da Lava Jato, de partidarização maior ainda do Judiciário, que será a grande marreta sobre a cabeça do lulismo.

Entra-se, agora, no segundo tempo do golpe, com a tentativa de institucionalização do protagonismo do Judiciário e do ataque final à candidatura de Lula em 2018

Peça 3 – como será o segundo tempo

As características do segundo tempo estão dadas.

Em breve, haverá a explosão das delações da Odebrecht, de alto impacto, mas sem foco definido devido à extensão das denúncias. Durante algumas semanas se ouvirão os ecos da bomba. Depois, volta-se ao dia a dia da Lava Jato.

O fluxo de fatos e factoides surgirá de dois centros: o TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4a Região), julgando as sentenças de Sérgio Moro; e o Supremo Tribunal Federal (STF), analisando as denúncias de Rodrigo Janot.

No inferno, os réus sem prerrogativa de foro; no purgatório, alguns caciques do PMDB; no paraíso, o PSDB.

Com a garantia do voto de Alexandre de Moraes pela prisão após a confirmação de sentença em 2a instância, e sabendo-se de antemão do posicionamento político dos desembargadores do TRF4, se terá a cada semana uma prisão nova a ser celebrada.

Já o ritmo das denúncias dos políticos com foro privilegiado dependerá exclusivamente da PGR que já demonstrou à farta seu jogo, cuidando de asfaltar as estradas que o levam ao PSDB ao indicar como vice-procurador José Bonifácio Borges de Andrada, umbilicalmente ligado ao PSDB de Aécio Neves.

Janot é todo-poderoso, porque suas armas são fundamentalmente subjetivas – isto é, dependem exclusivamente de sua vontade.

Bastará acelerar as ações contra o PMDB e segurar as denúncias contra o PSDB para promover a cristianização final do PMDB (de Cristiano Machado, candidato a presidente abandonado por seus correligionários). Ou basta produzir uma denúncia inepta para assegurar a blindagem do réu.

Tem-se, então, todos os pontos críticos sob controle:

1.     Na PGR, Janot e Bonifácio.

2.     No Supremo, Gilmar, Toffoli, Alexandre, Barroso.

3.     No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar, possivelmente Alexandre e novos Ministros nomeados por Temer.

4.     No Ministério da Justiça, alguém da confiança de Temer.

5.     Na PGR e na Polícia Federal, uma frente política cerrada contra o PT.

Peça 4 – a força tarefa da Lava Jato

A força tarefa da Lava Jato – juiz, procuradores e delegados – praticamente dá seu trabalho por encerrado. Agora, é apenas aguardar a confirmação das sentenças de Sérgio Moro e correr para o abraço.

Como profissionais aplicados, em todo caso, deixaram lotadas as estantes das delações, permitindo boa margem de manobra para a PGR. E continuarão trabalhando incessantemente para encontrar algo que inviabilize a candidatura de Lula.

A cada dia que passa fica mais nítida a semelhança da Lava Jato com o DOI-CODI: autonomia política, autonomia financeira, operações combinadas e, juntos, investigação, denúncia e julgamento. E, agora, começam a expandir a atuação em uma espécie de Operação Condor atualizada, tenho como fonte de informação a parceria com o FBI e a DEA visando a desestabilização das experiências progressistas na América Latina.

Peça 5 – a dificuldade do jogo de cena

Aí se entra em um terreno complexo: como administrar a malta, a opinião pública sedenta de sangue?

Na bomba Odebrecht, o sistema Globo e os jornalões certamente focalizarão preferencialmente no PT e no PMDB. Mas não haverá como esconder os malfeitos dos tucanos.

O jogo do PGR e da mídia é fundamentalmente hipócrita. Mas não há hipocrisia que resista à luz do sol. A cada Novo movimento, mais nítida fica a parcialidade da mídia e de Janot. A recuperação de parte da popularidade de Lula é a prova mais significativa.

Com as revelações da Odebrecht, o leão se contentará apenas com a carne de petistas ou irá querer carne nova?

Novos veículos vêm se somar aos trabalhos pioneiros dos blogs, aplicando um dos princípios básicos do jornalismo: revelar o lado oculto da notícia. Há tempos a imprensa internacional rompeu a dependência dos órgãos de imprensa nacionais. É BBC, El Pais, Washington Post, New York Times, Guardian, todos de olho em um jogo de cartas marcadas.

Quanto tempo a hipocrisia nacional resistirá a essa devassa?

145 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O mais presciso e conciso de

    O mais presciso e conciso de todos os Xadrez ja produzidos.Apenas ressaltar e reafirmar,prepare-se Luis,a hora da verdade esta batendo as nossas portas,e voce tera o mais longo,doloroso e tortuoso trabalho de sua carreira jornalistica,e se firmara definitivamente como o mais brilhante jornalista de sua geracao.

      1. Engano seu meu caro Eduardo
        Engano seu meu caro Eduardo #¥£#£₩^#.Quem lhe disse que so um santo desconfia?Meu sobrenome e Santos Lopes Junior.Nem conhece meu nome e sobrenome,e a intimidade chega na frente.

    1. Ciume de mulher e uma
      Ciume de mulher e uma infelicidade,de homem uma desgraca,reza a lenda.A inveja tem como sua principal csracteristica a de corroer o individuo por dentro.

  2.   “Quanto tempo a hipocrisia

      “Quanto tempo a hipocrisia nacional resistirá a essa devassa?” Sinto em sua pergunta uma imensa, gigantesca esperança e penso em suas filhas e netas … e sinto muito por ser da sua idade e ver que o mal aqui está sempre ganhando. Quase desisto, mas por pessoas como Nassif e grande parte dos comentaristas daqui ainda, ainda, não joguei a toalha. É cansativo, desgastante e humilhante mas me agrupo e vou continuar a me expor. Abraço!

  3. E saber que tudo isso

    E saber que tudo isso começou, ou se viabilizou, como a recusa de Dilma em assumir de maneira real o segundo mandato. Deixar o Cunha em Brasília durante o recesso de dois mil e queinze-dois mil e dezesseis foi crucial para que se amarrasse tuda essa nojeira que virou o brasil dos tempos atuais. a creditou demais no republicanismo dessa instituições mafiosas do pais. Escalou horrivelmente o ministério e ainda se cercou  de inimigos por todo lado, da procuradoria geral ao stf. Evitou, por excesso de personalidade, qualquer ministro como força o suficiente para denunciar o golpismo descarado depois de reeleita. Um  Requião, um Ciro eram apostas totalmente descartadas. Quando convençeu o Lula depois de tanta teimosia no erro, já era tarde demais. Agora é colocar nas mãos de Deus e esperar que Ele aja, porque só ele pode salvar essa pátria do fascismo generalizado e oficializado.

    1. Creio haver engano em sua

      Creio haver engano em sua afirmação. A Dilma, desde 2012, assumiu verdadeiramente a função de limpar a política brasileira: fechou as torneiras de tal forma que obrigou os golpistas a sairem das tocas-ratazanas-que-são. Ela não abriu em hipótese alguma, apenas, não soube transmitir à mídia (alternativa, claro, que a mérdia sempre usou e abusou do dinheiro público) a limpeza que estava fazendo. Por isso, e antes que qualquer outro aparecesse, o dito Moro se “valeu” do mesmo Youssef de sempre para desencadear a vaza-jato. Fosse outro o juiz (não natural da causa) e os ladrões-de-cartola-global estariam amargando cadeia sem delações. O jogo – sujo – foi esse: criminalizar o PT e a presidência da Dilma através dos desMoronados da vida (tão ou mais coniventemente-golpistas que todos), baseando-se no que vemos “avançar”: moraes, gilmares, fuxes, pgrs et caterva. Lembremos que a Dilma até tentou o GOLPISTA como interlocutor político e o que ela declarou depois? Que o GOLPISTA só a procurava para abrir “brechas” pros “angorás”. Então, dizer que ela não soube ser política eou que não se assumiu como poder é, apenas em parte, verdade, pois, a contaminação do parlamento, dos desgovernadores estaduais, dos desprefeitos por aí a fora, já havia “parido” o acunhado de merda. Não houve, em momento algum, condições para que ela efetivamente governasse, anexe-se ao GOLPE, obviamente, a subserviência dos associados togados, como no exemplo do estafeta walendovski servindo cafezinhos aos renans. Saúdo o republicanismo da Dilma.

      1. Pelo amor dos seus
        Pelo amor dos seus filhinhos,se os tiver por obvio,meu caro,deixe a Presidenta Dilma e todo seu staff,incluindo esse tal de republicanismo,fora disso.Perdemos o Pre-Sal por culpa dela,e por gananciosos da terra do emperucado exotico,que por coincidencia ou nao,teem seu nome ou sobrenome.

      2. Isso, Schell!

        Schell, vc é mulher? 

        É que vejo tanto sexismo nessa mania de culpar Dilma pelo golpe… Será que esse pessoal não vê que, em boa parte, o golpe se deu pelas virtudes e não pelos defeitos de Dilma?

        Tô cansada, sabe? 60 anos, uma artrose que me obriga a conviver constantemente com a dor, perda da perspectiva de uma aposentadoria que seria daqui a dois anos e traria algum repouso a meu corpo desgastado. Ao meu redor, tudo desmoronando. Uma hora a coisa vira, eu sei. Mas eu já estarei morta ou demente. E no momento não sinto mais forças para lutar. Gostaria de ter morrido em 2015 ou antes. Não queria testemunhar o que estou testemunhando sem um pingo de esperança. E ainda tenho de aguentar esse papo de “a culpa é de Dilma”. Tá puxado demais.   

  4. Some-se a todo esse jogo de cena para incriminar o PT…

    Some-se a todo esse jogo de cena para incriminar o PT e proteger o PSDB a ofensiva aos direitos sociais e aos interesses nacionais e o recrudescimento da crise econômica com o aumento do desemprego. Também, seguem as reformas explosivas da previdência e trabalhista com alta octanagem. 

    Isso significa que dificilmente os golpistas conseguirão manter essa paz de cemitério que reina atualmente. Pode parecer que não, mas o povo brasileiro está assistindo a tudo isso de forma perplexa e impaciente. Mais cedo ou mais tarde isso tudo vai estourar.

     

     

    1. Não vai estourar. Somos um
      Não vai estourar. Somos um país de ignorantes, bunda moles e covardes. Vamos tomar uma trolha e ainda ficar quietos
      . como já disse a filósofa marta suplici: relaxa e goza.

  5. O combate final entre o Golpe e a resistência popular.

    Será a sociedade de controle.

    Quando o controle da sociedade pela mídia falha, vem o controle “tradicional” simplesmente pela coerção.

    Os trabalhadores ainda estão prostrados, tentando administrar a sua sobrevivência em tempos de desemprego em massa causado pela famigerada “Operação Lava-Jato”. Enquanto isso, o golpista e seus asseclas aceleram a retirada de todos os direitos sociais, trabalhistas e políticos da população.

    É um caso clássico de aplicação da “doutrina de choque”, teorizada pela jornalista canadense Naomi Klein.

    Resta aos democratas tentar alertar a população que a luta pela sobrevivência inclui a luta pela manutenção e expansão de direitos. Elas são conectadas, e não desconectadas como a prática do “choque” tenta induzir.

    A coerção é simbolizada por Alexandre de Moraes, e ela (a coerção que virá) fará o STF ter dias piores ainda do que aqueles no qual acabou com a presunção da inocência e chancelou o Golpe de Estado contra o governo petista.

    A vitória do embate entre o Golpe e a população será de quem estiver mais resoluto a lutar.

    Para vencer, o povo vai precisar de Maquiavel, Clausewitz e muita garra.

  6. Brilhante analise

    Mas creio num ponto não mencionado, Temer nunca permitirria o PSDB dominando o Judiciario sem que houvesse a reciproca conveniencia de não tocar nele e nos caciques do PMDB, talvez alguns bois de piranha do PMDB irão cair mas os caciques e os que sabem muito irão ser preservados, vai sobrar muito chumbo pro PT e oposiçao, Parabens Nassif

  7. Espero que a vergonha tome

    Espero que a vergonha tome conta das famílias que apoiaram o golpe, principalmente das famílias pobres, mas que ainda tem o pão na mesa. E quando não tiver mais pão? como será? 

    P.S.: sabemos reconhecer o republicanismo de Dilma, e sabemos reconhecer os traidores. Só espero que os progressistas aprendam e deixem de ser ingênuos no poder novamente.

  8. Gostei da “cristianização” e fui ver como aconteceu

    Azedo entra nos detalhes da história:

    http://blogdoazedo.blogspot.com.br/2014/01/a-ameaca-de-cristianizacao.html

    Um trecho:

    O desfecho foi este: nas eleições de 3 de outubro de 1950, a chapa Cristiano Machado–Altino Arantes (PSD-PR) concorreu com as de Eduardo Gomes–Odilon Braga (União Democrática Nacional) e Getúlio Vargas–João Café Filho (PTB-PSP), que voltou ao poder pelo voto popular. A transferência dos votos de Cristiano para Vargas, que teve 3.849.040 votos, 48,7% do total dos válidos, foi um “case” de esvaziamento eleitoral, que ficou conhecido no jargão político como “cristianização”. Eduardo Gomes recebeu 2.342.384 votos, 28,6% do total; e Cristiano Machado, 1.697.193, 21,5%. 

    1. Boa!

      Questão de tempo, apenas. Pode até ser que meu humilde e desimportante ser pessoal não chegue a ver esse dia mas, oras… a vida não é uma corrida de 100 metros rasos, é uma de passar o bastão e o mais legal, que não tem lugar de chegada, tudo é construção, tudo está sempre sendo construído. Sabe aquela história árabe de plantar tamareiras? Você planta e essa árvore leva 100 anos até dar os primeiros frutos… Mas se não plantar, aí é que não tem fruto mesmo.

      A afirmação soberana, independente e próspera do nosso país pode demorar mais do que o que a gente quer mas virá antes do que imaginamos.

  9. Lombroso tinha razão….

    Olhando essas fotos que ilustram o post, eu cada vez me convenço mais que, embora os cientistas não concordem, Lombroso sabia o que estava falando. Certas deformidades aparecem na cara….

  10. E a reinstitucionalização da

    E a reinstitucionalização da República de Itu segue de vento em popa. Não deu por completo em 1889; menos ainda em 1932; raspou o travessão em 1954; tiveram que negociar situações pontuais em 1964; perderam o controle total em 2002 (que susto!); mas agora é por W/O.

    A São Paulo, tudo! Ao resto? A liberdade de bajular a oligarquia paulista.

    Bem, como sempre, o preço é certas concessões aos estrangeiros em troca de apoio.

    1. e.u.a.

      por isso sou absolutamente favorável às leis de posse e porte de armas dos e.u.a.

      não é para se defender, o cidadão, de ladrãozinho no metrô, mas dos grandes bandidos que se aboletam na máquina do estado.

  11. O segundo tempo do golpe é o fim da democracia de 1988

    Estou ficando chato e monocórdio ao falar disso, mas o segundo tempo do golpe necessariamente levará ao fim da democracia de 1988 e sua substituição por algum regime que, mantendo a forma democrática, garanta que não hajam mais surpresas ao grupo que se aboletou do poder, com a garantia e proteção das Forças Armadas na repressão, nas ruas e nas redes (hora de aprender criptografia, VPN etc).

    Não é questão de quererem dar outro golpe. É questão de que não terão como não dar outro golpe. O destino histórico de qualquer movimento golpista é dar golpes atrás de golpes até que se esgote em si mesmo. Não ficarão 2 anos e 6 meses para devolver o poder de graça e sem luta a quem foi derrubado. E, aos poucos, isso vai ficando claro, basta ver o texto do Paulo Moreira Leite no Brasil 247 que foi linkado hoje neste GGN.

  12. Liberdade de imprensa nos tempos de internet

    Nassif,

    A cada dia que passa, novos veículos vêm se somar aos trabalhos pioneiros dos blogs, aplicando um dos princípios básicos do jornalismo: revelar o lado oculto da notícia. Há tempos a imprensa internacional rompeu a dependência dos órgãos de imprensa nacionais. É BBC, El Pais, Washington Post, New York Times, Guardian, todos de olho em um jogo de cartas marcadas.

    Pode anotar aí: vão começar a não só aplicar o famigerado artigo 222 da Constituição de 1988 (que é respeitada quando interessa à tchurma) para impedir que os órgãos de imprensa estrangeiros entrem no Brasil, mas também começarão a encontrar jeitos e maneiras de bloquear acesso a estes sites.

    1. Eles não tem como impedir que

      Eles não tem como impedir que domínios registrados fora do Brasil e com servidores no estrangeiro publiquem paǵinas em português. O máximo que podem fazer é tentar criar embaraços econômicos para estes sites na tentativa de conseguir financiamento local.

      1. Sim, bfcosta, é possível. Um

        Sim, bfcosta, é possível. Um exemplo:

        – qualquer veículo de comunicação que noticie para o Brasil precisa ter controle nacional;

        – esses veículos são controlados por estrangeiros, logo não podem ser visíveis do território nacional;

        – os provedores devem cumprir a ordem de bloquearem o acesso a estes veículos.

        Tem o Marco Civil. Ah, o Marco Civil. Essa coisa que incomoda porque entende a rede como neutra, livre e incontrolável…

  13. Moais e Andrada do Aécio

    É a máfia que apoia Temer colocando todos os seus Capos nos pontos estratégicos. O PSDB é figura central, é ele que é o Poder Judiciário, o mais forte dos poderes, que pode fazer o que bem quiser. Esta máfia já matou o Teori, o único homem sem preço do xadrez da atual crise difícil de ser arranjada. Olhando a minha frente, na mesa de minha cozinha, penso: que armas tenho contra tudo isso? Vejo uma faca da ponta fina, só isso. E vejo que sem cortes de facas, furos de balas e estouros de mísseis o nosso querido, amado e idolatrado Brasil vai para o fundo do poço, pior do que ser uma colônia dos EEUU. Um inferno de território do mal, sem solução. Ainda pulso! Não morrerei sem antes pegar em minha reluzente faca. A faca da consciência!

  14. Nassif, isto nunca passará de uma tramoia marginais.

    Algumas articulações feitas ao arrepio de qualquer moralidade, de qualquer decência, fora do interesse comum  podem chegar a algum exito temporal. Mas só. Duram pouco. A história garante seu destino e de seus artífices um lugar no lixo da civilização.

  15. Faz 15 dias, que ao avaliar a

    Faz 15 dias, que ao avaliar a movimentação do regime golpista, com a indicação do Alexandre para STF, criação de um foro privilegiado para Moreira Franco, suspeitei do sepultamento da lava jato para o PMDB e PSDB. Janot como já bem demonstrado nunca irá oferecer denuncia contra um tucano, a minha dúvida ainda era a delação do cunha, apostei que o STF iria solta-lo. Mas está claro que com moro blindando o Temer isso não é necessário, E alertei que para conterem a malta e passar falsa sensação de justiça …o risco eminente para a prisão do Lula, para saciar os ensandecidos….de resto a globo e as redes sociais mercenárias ….cuida de imbecilizar e anestesia..qualquer um que teime em acordar do coma.

    E o treinamento que estão dando para o judiciario entreguista é a Escola das Amériacas, lembram? onde se treinava torturadores na operação Condor.

  16. Força

    O que nos leva a manter a esperança é ainda saber que temos muitas mentes abertas, que nos dá a possibilidade de pensar em um Brasil melhor, quando vejo senadores do PT viajando para Israel, a falta de combatividade de muitos politicos de esquerda, apoiando tucanos em SP, penso que a maior força somos nós nestes debates e torcer para que LULA aguente firme, mesmo depois de perder a sua companheira.

    Mas quando o jogo virar, espero que ninguem vá fritar Ovo na Globo, nem sentar com Bonner no JN, mesmo a batalha perdida o foco é esta rede que todos os dias vomita inverdades nos cérebros de muitos brasileiros e como diz um grande amigo meu, devemos todos os internautas ativos definir como 01/04/2017 o dia nacional desta rede e celebrar aos 4 ventos  e isto pode começar desde já.

  17. Nassif, diante de tanta

    Nassif, diante de tanta pilantragem institucional  , um dia poderemos conhecer aquilo que os franceses conheceram em 1790: muito guilhotina para muita gente! 

  18. Nassif, enfim venceram os

    Nassif, enfim venceram os tucanos e seu jurássico modelo econômico excludente! Não é possível tudo isso acontecer tão de graça. 

  19. O primeiro a ser comido…

    Mineirinho, manobrou de todas as formas e consegue emplacar o MP, o STF e deve ter miríades de fans na PF…

    O passado deve ser muito sujo, para se resguardar desta forma!

    Pode não virar presidente, mas nunca será alcançado pela justiça do brasil…

  20. Voto popular para o STF

    A ação dúbia de Janot em relação aos processos de partidos políticos expõe, a meu ver, apenas, sua inabilidade jurídica, além do mais, quem está no comando é o grupo Lava Brasil do Paraná e correlatos de outros estados, estes têm como juramento processar figuras super-midiáticas do meio político empresarial, como Lula, Eike, Cabral e Aécio. Salvo exceções, exemplo maior, o de São Paulo, que o pacto dos agentes públicos blindam os grandes figurões há muito tempo, lá estabelecidos. A seguir, as delações de Marcelo Odebrecht comprovarão que todos os governos se valiam do mesmo abuso de poder, no entanto, dizer que o STF irá enquadrar quem exigia para si próprio dinheiro ilícito, aí é acreditar de mais em indicados a um cargo com um eterno conforto financeiro, sem o crivo do voto popular.

    1. Deus me livre!

      Voto popular pro STF? Deus me livre! Já pensou Sarney, Renan, Aloysio Nunes, Bostanaro filho, Jader Barbalho, e outros quetais formados em Direito, eleitos pro STF?

  21. Não montei nenhum esquema em

    Não montei nenhum esquema em power point, não sou evangélica e sei que a corrupção vai muito bem graças às manobras golpistas, mas de uma coisa eu sei: José Serra inventou Kassab e kassab inventou Alexandre Moraes. Serra é mais profissional do que o frio Eduardo Cunha. Agora, todos os bandidos estão nas mãos do’cérebro’. Ele dominou o mundo brasileiro. Sua filha em breve deverá ser o talento mais rico do mundo.

  22. O golpe se consolida e a ditadura se apresenta

    Este análise do Nassif faz uma importante síntese dos últimos acontecimentos e deixa claro que o golpe caminha para o seu final e posteriormente a ditadura que será civil e jurídica, com amplo apoio da mídia conservadora. Como o golpe 64 e a ditadura militar, este precisa ser legitimado pelo judiciário para aparentar legal e a imprensa conservadora faz o papel de fazer a propaganda para legitimá-lo.

    Ao que tudo indica, os atos finais serão a prisão do Lula, Dilma e outras lideranças sociais e dos partidos de esquerda. Neste grupo, incluo Gleise Hoffman, Linderberg Farias, Jacques Wagner, Jandira Fegali, Ciro Gomes, Boulos e outros mais. Além disso, o PT deverá ser definitivamente fechado. Acredito que o PCdoB também irá no pacote.

    Com isso, estará consumado o golpe. Talvez possa ocorrer eleições em 2018, porém, com partidos de oposição bastante controlada e com um judiciário ativo para evitar quaisquer efeitos não esperados. Depois, é só garantir as prisões com novos processos e julgamentos tendeciosos.

    Com os acontecimentos de hoje o golpe caminha a passos largos para a ditadura. O que pode mudar este cenário são os movimentos sociais que não são totalmente controlados. Porém, eles depois de não conseguirem ampliar com novos grupos participantes, ainda refluiu. Ao que tudo indica, teremos um ditadura neoliberal.

  23. “EU JÁ NEGOCIEI COM BANDIDOS”
    Essa afirmação do golpista “pangavare” tá explicada com a nomeação de mais um para a Suprema Hipocrisia Federal, ou seja, cada vez mais as facções se estabelecem em todos os podres poderes. A negociação se explica em ceder para tentar se manter obcecada e insanamente no cargo totalmente ilegítimo!
    Só uma pergunta: de quem é carga do hélicoca? Será do coitado do funcionário que pediu a aeronave emprestada para um passeio…

  24. Lula 2018, fusão do STF e STJ

    Lula 2018, fusão do STF e STJ para criar uma corte puramente constitucional, que é assunto de interesse nacional, e pode diluir esse estrago da composição Mendes, Moraes, Tofoli, Mellos e Barroso, e limitar severamente o poder desses tribunais analisarem todos os casos indistintamente, vetando reanálises de fatos que já foram julgados em duas instâncias. É preciso haver critérios objetivos que limitem casos que chegam aos tribunais superiores, e dos poucos que chegarem as questões jurídicas devem ser muito bem limitadas. Fora isso serão 20 anos de trevas. 

    E para ontem a esquerda precisa se inspirar no Bobbio, que foi um gigante pensador da esquerda acadêmica, mas que se meteu na vida prática até o pescoço como senador e ensaísta em jornal. Precisa impulsionar coisas que atinjam a massa jurídica como o Justificando, e achar seu caminho para uma política jurídica séria, com formação de pensadores e atuação prática. Estrelas solitárias já temos muitas.

    É preciso abdicar de dar corda a oportunistas procurando uma vaga em gabinete. Deixar a coisa à deriva e só parar para pensar quando o Lula decidir composição de tribunal está de matar, como se fosse moeda de troca. Abrir mão de uma consciência jurídica nacional é assinar a sentença de morte.

  25. Antes Tem Que “Remover” Rui Falcão, Presidente do PT.

    Todas essa peças estão sob controle do adversário, que deveríamos estar combatendo sem tréguas, mas o pior nisso tudo, a peça que deveria estar sob nosso controle e sendo empregada no combate ao inimigo, em conjunto com as demais forças de esquerda, como peça chave da resistência, o Partido dos Trabalhadores,  está travado e travando a luta, nas mãos de Rui Falcão e o que representa, o aparelhismo a enésima potência, as lutas intestinas por cargos e a conciliação com o “status quo” inimigo, como se adversário fosse, para manter às mãos as migalhas de cargos em mesas legislativas pelo Brasil afora.

    Inexplicável permitir-se isso, levando-se em conta tudo que ocorreu, sobretudo graças a omissão dessa gente, antes de qualquer outra coisa que se faça. Os 54 milhões de votos não foram para o PT, Dilma/ Mercadante/Zé das Couves ou Falcão e Cia, foram à causa defendida por todos na mesma luta e portanto não poderiam se comportar como se comportaram e como continuam a se comportar, sendo os representantes da mesma. 

    Ou tiramos Falcão e o que representa da frente do PT ou não chegaremos sequer a esquina, e não adianta imaginar que dá para ir à frente sem o PT e sua militância, pois o PT está nas cabeças e corações desse povo, maioria entre os brasileiros que estão na mesma jornada para derrotar o inimigo e se não for retomado o partido para esses, a luta não ganha as ruas, pois o desânimo nessa gente calará fundo e sem essa militância consciente motivada e engajada, não haverá aglutinação e resistência suficientes à luta. 

    Esperar que Falcão tome alguma atitude digna, per si e pelos que representa, é sonho de verão, é morrer na praia.

    Falcão e o que representa está travando a mais importante estrutura e militância  para organizar-se a resistência e se não conseguirmos tirar o dito do caminho, imagine então o verdadeiro inimigo, a tal “hipocrisia nacional”, conforme Nassif?

    Falcão tem que ser pressionado para “desocupar a moita”, ir escrever suas notas à “porca mídia” em outra freguesia, parar de frear a história. 

  26. Enquanto tudo isso acontece,
    Enquanto tudo isso acontece, o PT faz auto-crítica nas páginas amarelas da Veja e fala em esquecer o “discurso do golpe”. É uma vergonha.

  27. Queremos saber mais
    Parceria da Lava Jato com FBI e DEA é crime de alta traição em qualquer lugar no mundo. Um atentado à Segurança Nacional, pq urdido sem o conhecimento do governo brasileiro (Dilma).

    O Golpe de Estado se encaminha para um ditadura. O STF não se rebaixa à presença de Moraes porque, como artificie do Golpe, o STF é da mesma estatura de Moraes. Unha e carne.

  28. Quanto pior está ficando,

    Quanto pior está ficando, mais vejo que a queda posterior será grande. Não há manter-se no poder um grupo que fez o jogo da conspiração. Quando começar a cair será em cadeia. Quando isso acontecer não haverá quem diga que apoiou o golpe. 

     

  29. Sobre Cristianos e picanhas

       Com o controle juridico assegurado, blindado nas instancias superiores, somado ao esquema midiático, as possiveis delações da Odebrecht e demais ( incluindo os Cunhas e Eikes ), serão selecionadas de acordo com os interesses envolvidos, sempre tendo como referencia as futuras eleições, portanto vai ter muita picanha para ser servida, sempre em pratos “a la carte “.

        Já quanto ao PSDB , pode-se aguardar uma luta interna séria, dossiês vão pular para todos os gostos e intenções, delações serão utilizadas neste embate interno, portanto podemos esperar alguns ” Cristianos” a serem escolhidos entre os “tucanos” e seus aliados de ocasião.

         2018 será o “canto de cisne” das prerrogativas dos MPs e do PGR , o PODER destas instancias em futuro próximo será apenas uma lembrança, será até “poético” assistir in loco, que o maior momento de poder, até discricionário, destas instituições, terá sido o maior responsavel por sua queda.

  30. Pau que bate em Chico não bate em Francisco

    Fachin é derrotado e STF diz que Moro não pode investigar Sarney. Só Lula

     

    http://www.tijolaco.com.br/blog/fachin-e-derrotado-e-stf-diz-que-moro-nao-pode-investigar-sarney-so-lula/

    sarneysideibem

    A 2ª Turma do STF acaba de impor uma derrota acachapante ao novo relator da Lava Jato, Luiz Edson Fachin.

    Contra seu relatório, quatro ministros decidiram que o ex-presidente José Sarney não pode ser julgado por Sérgio Moro, porque a delação de Sérgio Machado tem dois investigados, Renan Calheiros e Romero Jucá, com foro privilegiado.

    Fachin, seguindo a linha de Teori Zavascki, queria que o processo corresse em Curitiba, com Sérgio Moro, com o compartilhamento das provas, já que Sarney não tem privilégio de foro.

    Nananinanão, disseram Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandovski e Celso de Melo.

    Sérgio Moro é só para Lula.

    Ele não é “gente fina”, Sarney é.

      

     

    1. Isso tem nome: republicanismo

      Isso tem nome: republicanismo de lula/dilma.

      Se a dupla tivesse nomeados um gilmar e uma alexandre de moraes, estavam dormindo tranquilos…

      Mas….parece que vão aprender na cadeia, infelizmente.

    2. E se Moro investigasse, você acha que daria alguma coisa?
      Nicas de pitibiriba.
      O Moro só é forte com os fracos, isto é, com os pretos, pobres, putas e petistas.
      Se é a Casa Grande que atira as migalhas do seu banquete a esse cachorro, você acha que ele vai morder a mão que o alimenta?
      No máximo, ele ia latir.

  31. De fato se define a ditadura

    De fato se define a ditadura da hipocrisia, do arcaico compadrio, da mediocridade e da canonização dos tucanos via Lava Jato. Só que golpistas e apoiadores podem ser derrotados pelo efeito das epidemias de vírus, que o PIG agora esconde debaixo do tapete, pela revolta das mães que não conseguem creche ou escola pública para os filhos, pelos desempregados desesperados e humilhados, pelos doentes que sentem na carne o desmonte do SUS. Minha única certeza é que a reação do povão é imprevisível.

  32. O Novo PRI

    O PSDB está se anunciando como a oligarquia mais bem sucedida da nossa história, que é uma história de oligarquias.

    Ele está prestes a conseguir o que nenhuma oligarquia jamais logrou: a unanimidade e a pacificação definitiva entre os oligarcas.

    Vejam a docilidade do PMDB.

    Depois de tantas derrotas eleitorais, quando se esperava que o partido assimilasse os sucessos lulistas e andasse para a frente, ele fez o que parecia inesperado, mas que, pensando bem, é o que corresponde à sua vocação (oligárquica, repito), e deu uma bela de uma pirueta, para trás e para CIMA: especializou-se como nenhum outro grupo político da nossa história nas articulações corporativas, midiáticas e palacianas com o objetivo de nunca mais deixar o poder.

    É óbvio que a inépcia inaudita de Dilma contribuiu não pouco para o sucesso do plano deles. Mas não devemos menospreza-los: em todos esses anos alijados, eles aprenderam como fazer.

    Já eram bons; se tornaram craques.

    O domínio que adquiriram – não menos que ABSOLUTO – sobre a mídia e o judiciário é algo simplesmente assustador.

    Com a consumação desse golpe, que é um golpe tucano de cabo a rabo, da revolta anti-democrática de Aécio, passando pela imbecil do impiti, até o aparelhamento do Estado pela LavaJato, está anunciado o surgimento de um novo PRI, a ditadura mais perfeita que já existiu.

    Os caras são foda. Trouxas somos nós.

  33. O PSDB e o drible da vaca

    Vocês já ouviram falar no drible da vaca ?. Eu já, mas até hoje não descobri porque o drible da vaca se chama de “o drible da vaca”.

    Também nunca ouvi falar que vaca dava drible.

    Trata-se do drible em que o jogador de futebol lança a bola pelo lado esquerdo (ou direito) do adversário que tem pela frente e contorna esse adversário pelo seu lado direito (ou esquerdo) e pega a bola lá na frente e se põe a correr em direção ao gol.

    É tão desconcertante que os adversários abandonam o combate e deixam o jogador praticamente fazer o gol.

    Também já ouviram falar do sujeito que, em uma disputa, faz cabelo, barba e bigode do outro ?.

    Pois é, foi o que o PSDB, aliado ao Poder Judiciário, STF, MP e PF, sob o comando de instituições do Estado norte-americano, fez  com a esquerda nacional, o PMDB e o povo brasileiro  (barba, bigode e cabelo).

    O golpe é tão perfeito que o povo brasileiro vai sendo tosquiado  e, pasmem, apoiando aqueles que o levam ao curral e depois ao cadafalso. Se não os apoiam totalmente, veem a banda passar  com aquele olhar de pasmaceira que dá inveja ao bicho preguiça. É a ignorância, estúpido !  É o novo normal, fruto da pós verdade e dos fatos alternativos.

    O PSDB e seus capitães-do-mato do Poder Judiciário  conseguiram  fazer do PMDB o partido mais otário da face da terra em toda a história da humanidade, desde que a história começou com o surgimento da Revolução Cognitiva realizada pelo homo sapiens, na África Oriental, há 70.000 anos.

    Com a promessa de dar ao PMDB o comando do governo federal, o PSDB atraiu os trouxas do PMDB para o golpe, instigando aquele talento animal dos políticos do Partido para a traição e, aos poucos, depois do golpe, vai devorando-os um a um.

    O trouxa-mor, Eduardo Cunha, está penando na cadeia até hoje.. O todo poderoso ex-Presidente da Câmara dos Deputados ainda não sabe quem de fato o colocou na prisão de Curitiba. É de tal envergadura a idiotice do elemento que ele permanece fazendo chantagens contra os seus ex-aliados de partido, enquanto os verdadeiros inimigos dele riem às gargalhadas de sua parvoice.

    PSDB e aliados conseguiram  do STF que ele só seria preso após a definição do impeachment de Dilma Roussef e prometeram ao elemento que ele seria blindado após entregar  o serviço sujo. Eduardo Cunha acreditou, tadinho, pois  nunca imaginou que havia um escorpião mais venenoso do que ele.

    Depois usaram um dos seus (o ex-Ministro da Cultura) para devorar o novo homem forte do governo Temer e engoliram-no com vatapá e bobó de camarão. Não adiantou Geddel chorar desesperado pelos corredores do Palácio do Planalto, o PSDB emplacou  Imbassahy  como Ministro Chefe do Governo, o  Kojak como Ministro do Supremo e o Bonifácio de Andrade como o novo Procurador Geral da República em setembro.

    Falta agora o PSDB definir o novo Ministro da Justiça. Seria o cheque mate final ?  Nada. Com a promessa de blindar  os políticos do PMDB no STF, o PSDB promete vender terrenos em Marte.e o PMDB acreditou.

    Na verdade, a tarefa imposta ao PMDB ainda não terminou. O PSDB não quer sujar as mãos com a PEC dos Gastos, reforma da Previdência, reforma trabalhista, venda de terras aos estrangeiros, entrega do pré-sal, venda da Petrobrás, ajuste fiscal dos Estados, doação de patrimônio público às teles, terceirização, nova CPMF, instalação de uma base militar norte-americana em Alcântara etc. O PSDB manobra para que o PMDB faça toda a sujeira por ele.

    Depois de cumprida a missão suicida, o PMDB será extinto, como foram extintos pelo homo sapiens as cinco espécies de humanos  que conviveram com ele.

    Vi hoje a sabatina de um dos chefes dos escorpiões, que deve ser incrustado no STF. Aquela piscadinha de olho do Moraes para  o senador Lobão, ao término da sessão, demonstrando cumplicidade e lealdade, foi o verdadeiro beijo da morte.

    Tantos anos de experiência política, servindo sempre a dois senhores e o PMDB vai morrer na praia em 2018. Triste destino.

    Quanto às esquerdas só falta pregar o último prego do caixão e encontrar um cemitério que as aceite. Bem feito ! Morreram pelo excesso de estupidez. Quem não sabe jogar o jogo do poder não deveria arrastar o povo, prometendo-lhe o paraíso..

    Elas até que chegaram perto com Lula e Dilma, criando as condições objetivas para o pleno emprego mas, depois, não tiveram a coragem de enfrentar os inimigos do povo: os 0,1% que compõem a classe dominante.

    O PSDB deu um tríplice drible da vaca.

     Jogada de mestre.

    A jogada de mestre perfeita do PSDB é destruir os inimigos fazendo-os jogar em favor dos interesses do próprio PSDB mas fazendo-os acreditar, inocentemente, que jogam em favor de seus próprios interesses.

    Quando os inimigos abrirem  o olho já estarão mortos, mas com um sorriso de felicidade irradiando pelos seus rostos parvos.

    1. Concordo mas com uma

      Concordo mas com uma ressalva: Os membros do partido PSDB são incompetentes demais para elaborarem um plano desses (eu sei, eu tenho conhecimento de causa nesse ponto). Tal plano foi dado para eles.

      1. Mais ou menos o que eu disse

        “Tal plano foi dado para eles.”

        Mais ou menos o que eu disse, releia:

        “Pois é, foi o que o PSDB, aliado ao Poder Judiciário, STF, MP e PF, sob o comando de instituições do Estado norte-americano, fez  com a esquerda nacional, o PMDB e o povo brasileiro  (barba, bigode e cabelo)”.

        Também conheço as cobras criadas de ambos os partidos.

        Com o MDB trabalhei no período ditatorial e com o PSDB de Mario Covas no período pós ditadura.

        Sono tutti buona gente mas obedecem ao capo de tutti capi.

        Quanto à incompetência de políticos de ambos os partidos ? Sei não, viu, ali só tem malandro escorpião com mais de trinta anos de praia. Alguns vieram da antiga Arena, outros legitimaram a ditadura concordando em participar do Congresso bipartidário, outros até lutaram em armas contra a ditadura civil-militar de 1964. Ambos dividiram e somaram-se no poder até o PT chegar.

        Uns sabem muito bem onde querem chegar, outros estão sem alternativa. Ou dá, ou desce.

        Se vão conseguir é outra conversa, pois a história, nos curto e médio prazos, é bastante imprevisível.

          1. Alegoria

            Muito bom. Dei boas risadas. A alegoria é ótima.

            Entretanto, a situação nacional não está nada engraçada.

            Se o povo não reagir, há grande chance de o Brasil deixar de existir como nação soberana e independente.

            Pode até ocorrer fragmentação do território nacional.

  34. É a pergunta que me faço todo

    É a pergunta que me faço todo dia: quanto tempo a Globo conseguirá segurar o golpe e a explosão social que se avizinha? Acho que por muito tempo. Neste país de estúpidos analfabetos só se faz o que a Globo manda. Corações e mentes estão sob controle da Globo e não adianta ter ilusões.

    Observe-se bem o que ocorre: apesar de todos os desmandos e da crise em que esses imbecis nos lançaram, cadê os marchadeiros? Cadê os paneleiros? Cadê os indignados? São estúpidos demais para agir por conta própria. Burros demais para pensarem sozinhos.

    Em contrapartida pergunto: cadê aqueles que foram beneficiados com as políticas petistas?

    É certo que a insatisfação existe, mas quem a canalizará? E como?

     

    1. USP

      “Prof. Dr. Alexandre de Moraes

      Departamento de Direito do Estado
      Professor Associado

      Doutor em direito (USP, 2000)Livre-Docente em Direito Constitucional (USP, 2001)Docente na USP desde 2002Professor Associado desde 2002

      Como ele chegou a professor da USP? Quem de dentro terá dado a senha para a falsificação do currículo? Existe neste sistema solar outro ser que conseguiu os titulos de Doutor e Livre Docente em apanas tres anos? Quem é o padrinho?

      Quem responderá pela fraude?

      “Ingressou nos quadros da Universidade de São Paulo em 2002,[19] após concurso público decorrente da aposentadoria da Professora Anna Cândida da Cunha Ferraz, ex-Procuradora do Estado de São Paulo. Atualmente é professor associado (livre-docente), tendo sido Chefe do Departamento de Direito do Estado no biênio 20122014, além de ser Professor Titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde leciona desde 1998, e professor da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, desde 1998, e da Escola Paulista da Magistratura, desde 2000.[20]

  35. Armas, literalmente.

    Por mim, isso tudo já deveria estar sendo combatido com armas, literalmente.

    Mas o povo brasileiro é uma pusilanimidade só.

    1. Há diversos tipos de armas

      Há diversos tipos de armas  ..fora que nos faltam causas  ..e GENERAIS em quem se poderia confiar

      ..o pior de tudo que foi feito foi se criminalizar toda a política  ..tratar apoio LICITO e JUSTO, como propina

      ..mitificar o “toma lá da cá” existente tem os primórdios do tempo (fruto inclusive de negociação madura entre os seres)

      ..chegam hoje a condenar o apoio na defesa de interesses, idéias e simpatias ..então pra que partidos ?

      A próprio esquerda CRIMINALIZOU a doação voluntária particular  ..agora quero ver quando a direita ficar com a maior fatia das verbas oficiais pra camapnha, e ainda se perpetuar com grana da viuva

      Acredite, se o POVO percebe-se como eles são POUCOS essa estoria terminaria rapidinho ..e com fuga das galinhas..

      ,,ou vc acha que um “homem” do tipo de José Montgomery Burns Serra aguenta um sopro ?

    2. Frouxidão

      Concordo plenamente ! O povo brasileiro é essencialmente covarde já que não pega em armas e derruba esta corja. Mas se há um consolo, é este : a classe média coxinha vai empobrecer horrivelmente e não terá a quem apelar …

      1. Covardia à brasileira

        A covardia brasileira não é a literal, daquelas que levam os covardes à execução em campos de batalhas, por medos paralisantes.

         A covardia à brasileira deriva de um senso de oportunismo à individualidade que lhe impede de agir para não ter que arriscar nenhuma perda material.

        Os adeptos vão só até aonde não haja riscos de se perder absolutamente nada!

        é falar em cortar o ponto e a debandada é geral..

        Muitos até se dispõem à luta, desde que não corram mínimos riscos de se perder nada.

        Enfrentar o Estado, então, com possibilidade de repressão, nem pensar.

         

         

         

        1. Porém…

          Quem não corre riscos não tem coragem; quer coragem de sofrer fisicamene, quer coragem para renunciar a privilégios… Seja como for, somos então duplamente covardes …

      1. Arsenal?

        Os arsenais ficam em todos os Estados.

        Não é difícil ter acesso a eles

        Um movimento bem articulado com as polícias militares e (civis) nesta fase da crise poderia trazer muitos soldados, cabos, sargentos e até oficiais para o nosso lado.

        O descontentamento é geral, e bastariam alguns ensinamentos básicos de sociologia para a tropa.

        Na Espanha, em 1936, e na Hungria, em 1956, foi assim…

        As polícias e parte do exército distribuiu o arsenal para a população civil.

        Acho que governos como o do Maranhão, do Ceará, de Minas Gerais,  facilitariam o acesso da população às armas.

        Mas a frouxidão aqui é tamanha… ninguém deseja morrer por uma causa que não existe para a maioria, de ignara, manipulável e alienada para outros interesses.

  36. DOMINÓ do PSDB no segundo

    DOMINÓ do PSDB no segundo tempo do Golpe

    – Fica patente que eles NÃO tem candidatos palatáveis para a presidência

    – Ainda é incerta a reação do POVO diante da impunidade dos piciformes que fica cada vez mais patente

    – O papel na participação da mídia alternativa será decisivo pra levar à população um retrato mais fiel e ÈTICO da situação

    – Pesará pros bicudos as eternas comparações entre governos (de THC x LULA e de DIlma x Temer/Serra por ex), fora as avalanches de obras de impacto secular que começarão a ficar prontas e que trarão à lembrança do Povo a verdadeira dimensão de LULA (Belo Monte, Jirau, Sto Antonio, Transposição e a própria pré sal que representa 50% da produção Nacional por ex)

    – O enigma “RUIM com LULA pior com CIRO”, ou com qq outro preposto, tb fará com que os movimentos políticos dos GOLPISTAS se tornem mais cautelosos

    – e a tudo isso, e mais um BUZILHÂO de imponderáveis, tem-se a tradição de Banania em tentar advinhar qual será o papel das Forças Armadas  ..se progressista, entreguista ou sebastianista

     https://www.youtube.com/watch?v=MU6HFbCBUws

    1. acho que

      se a Dilma não tivesse ido pro segundo turno em 2014, o Aécio não teria ganho nem com reza brava; pq evidentemente os petistas anulariam ou votariam na Marina; acho que em 2018 teremos um outsider

  37. Observa-se que a

    Observa-se que a paulistização da política nacional segue seu curso, todos os postos chaves do país estão ou estarão em breve ocupados por pessoas de confiança da turma do golpe porque o que importa não é decência e ética mas evitar a qualquer custo a volta da esquerda ao poder.

    É um esquema bem conhecido do tipo maçônico em que a rede formada baseia-se na solidariedade de seus membros enquanto a globo e cia. se encarrega de ‘naturalizar’ a desfaçatez.

    Resumindo: os 1% do poder real comandam o país contra os 99% restantes cujo o único poder é o voto.  

  38. Quando a tirania oprime, a resistência se levanta…

    Quando a tirania oprime, a resistência se levanta…

    O que falta no país e na esquerda brasileira são lideranças que tomem a dianteira da resistência popular. Qualquer reação à ofensiva da direita depende de líderes que tomem a iniciativa de questionar e mobilizar o povo.

    Iniciativa como a do MTST liderada pelo Guilherme Boulos deveria se multiplicar pelo país inteiro. Movimentos sociais, partidos de esquerda, estudantes, feministas, lgbts, artistas, ambientalistas, enfim a sociedade organizada devem tomar a dianteira da resistência popular.

    A responsabilidade agora recai sobre os ombros das nossas lideranças!

    1. Cada pessoa deve liderar a si própria

      Será que nunca conseguiremos nos livrar dessa necessidade de verticalismo na condução dos nossos destinos?

      São justamente os líderes que impedem a horizontalidade.

      1. É justamente isso que as oligarquias esperam das pessoas…

        É justamente isso que as oligarquias esperam das pessoas…

        Quanto mais individualista e pulverizada estiver a população mais fácil a dominação. Ou seja , dividir para dominar. E é justamente isso que está acontecendo com o povo brasileiro, está todo mundo liderando a si próprio. É o trinfo do individualismo e do liberalismo que tem impedido a resistência ao golpe e a perda de direitos.

        1. Camarada Wilton, tenho respeito e admiração por você. Pero…

          Acho equivocado o seu ponto de vista de achar que somos um rebanho e devemos ser conduzidos por um pastor.

          O fato de cada pessoa liderar a si mesma nada tem a ver com individualismo e pulverização.

          Sugiro a você que (re)leia um pequeno texto do Engels intitulado Sobre a Autoridade.

          Valeu, Hermano!

          1. Eu, de velho, Wilton

            Luto por um mundo sem líderes nem liderados

            Para que não haja individualismo nem pulverização na sociedade tem que haver necessariamente líderes e liderados?

            Acho que você não vai mais voltar aqui.

            Mas fica registrado.

  39. Xadrez do PSDB no 2o tempo do golpe

    Estarrecedor que a sociedade, em que pese todo o ódio que embota o pensamento crítico, permita tamanha parcialidade daqueles a quem cabe, dentro das possibilidades, julgamentos isentos.

    A mídia e os Poderes cospem na cara da população diuturnamente toda a desfaçatez dos jogos de interesse. Parte dessa população acata os discursos de maneira acrítica fazendo com o que cilco de ódio dê mais uma volta e se retroalimente em um looping incessante. A outra parte assiste imóvel e incapaz. Enquanto uma outra infinitesimal se insurge e é massacrada, seja pela violência policial, seja pela violência do descrédito jogada aos ventos por aquela mesma mídia que se refestela nos jogos de interesse.

    A desesperança cresce. O desemprego cresce. A informalidade cresce. Mas, pior de tudo, em escala geométrica, diminui qualquer possibilidade de que haja espaço para intervenções democráticas.

    Ao fim e ao cabo perdemos todos!

  40. O brasil dá nojo. Parcela

    O brasil dá nojo. Parcela considerável do povo é burra, ignorante, preconceituosa e é levada no bico facilmente pela mídia. Felizmente, pela média de expectativa de vida dos brasileiros, não vou passar mais muito tempo nesta merda de país. Quem for mais jovem, arrume uma maneira de cair fora. O brasil não vale o sacrifício de ninguém. 

  41. O xadrez do acomodamento do PT

    Nassif, é hora de encarar com seriedade o papel do PT na institucionalização do golpe. É óbvio, certo, que Lula será impedido de concorrer. Então, qual é a jogada? Esperar pela “sangria” do traidor até 2018 (e o povo que se f…. no meio do caminho)? Esperar pelo moralismo oportunista do PSol? Esperar que o eleitor compreenda o messianismo progressista de Ciro Gomes? Pois é… Humildemente recomendo esse breve texto de um professor na UnB:

    http://www.brasil247.com/pt/colunistas/luisfelipemiguel/281356/Qual-%C3%A9-o-jogo-do-PT.htm

     

     

     

  42. e o pt no congresso?

    turismo em israel; mordomias etc, totalmente divorciados da base do partido.

    passou da hora de uma grande articulação para uma frente de esquerda sem o protagonismo do pt por faltar-lhe um mínimo de credibilidade.

    o partido dos trabalhadores foi aparelhado por oportunistas.

    acabou a democracia no brasil e a culpa do pt é tão grande quanto a dos golpistas, uns mequetrefes ordinários.

  43. Quanto tempo a hipocrisia

    Quanto tempo a hipocrisia nacional resistirá a essa devassa?

    Minha aposta é mais uns 500 anos.

    Nenhuma elite dura mais que mil anos, logo, lá por 2.517 ele deve ser substituída por outra. Vamos torcer que essa seja um pouco mais altiva e perspicaz.

  44. Se terá a cada semana uma prisão nova a ser celebrada

    “Teve na semana passada, e esta semana vai ter mais, podem ficar tranquilos. Quando vocês me virem esta semana, vão se lembrar de mim”. Alexandre de Moraes, antecipando a prisão do Palloci

  45. Aterradora possibilidade

     

    …”A cada dia que passa fica mais nítido a semelhança da Lava Jato com o DOI-CODI: autonomia política, autonomia financeira, operações combinadas e, juntos, investigação, denúncia e julgamento. E, agora, começam a expandir a atuação em uma espécie de Operação Condor atualizada, tenho como fonte de informação a parceria com o FBI e a DEA visando a desestabilização das experiências progressistas na América Latina.”…

    O sistema capitalista, desenganado no leito de morte, principalmente por conta do insolúvel gigantesco desemprego tecnológico tomando conta do mundo, já iniciou uma bizarra tentativa de continuar vivo por mais algum tempo. Para o desespero da “competente direita tupiniquim” já estão distribuindo bolsa família no primeiro mundo:

    no jornal inglês, “The Guardian”:   “Is Finland’s basic universal income a solution to automation, fewer jobs and lower wages?”

    Já passa da hora de admitir a crua verdade sobre a estonteante evolução da tecnologia da inteligência artificial, da robótica e outras mais na maior segurança e desenvoltura do mundo, ocupando os mais diversos espaços do trabalho humano, braçal e intelectual, com grandes vantagens para os patrões e para os consumidores. Deslumbre total.

    Mas nessa deslumbrante rota, a tecnologia vai demitindo milhares e milhares por todo o Planeta. Muito possivelmente, todos os jovens que deveriam entrar no mercado de trabalho agora em 2025, não encontrarão emprego nem trabalho, por mais capazes que sejam. Sem chance alguma de concorrerem com a inteligência artificial, com a robótica e outras inacreditáveis soluções tecnológicas rapidamente tomando conta dos mercados. Gigantesco desemprego global a caminho. Acreditem.

    Com milhares de desempregados e de trabalhadores ganhando pouco por conta da tecnologia, o outrora gigantesco potente polo consumidor, vai ficando cada dia mais fraco devido ao baixo poder médio de consumo, rumando para inviabilizar o gigantesco polo produtor de riquezas global do sistema capitalista. Empurrando o capitalismo para inevitável ruptura mundial. Global e derradeira.

    Nesse perigoso final do sistema, a cúpula pensante dos EUA, nada a ver com o politicamente abestalhado povão, sabe muito bem da gravidade do estado de saúde da economia capitalista. E, na desesperada crença de ganhar sobrevida a qualquer preço, tudo indica que estariam acreditando na importância de manterem total controle político e militar de toda a América Latina, especialmente do Brasil, possuidor de vasta terra produtiva, muita água doce, gigantescas reservas minerais, inclusive de petróleo, e minerais raros e estratégicos, além de outras mais incontáveis riquezas. Trágico.

     

  46. “4.     No Ministério da

    “4.     No Ministério da Justiça, alguém da confiança de Temer.

    5.     Na PGR e na Polícia Federal, uma frente política cerrada contra o PT.”

     

    O fato é o seguinte: o PT não soube lhe dar com o poder. Tem um  leque de assessores medíocres, uma visão de poder quase infantil, não soube se “armar” juridicamente, vide pgr e ministro do stf, e o resultado está aí para todo mundo ver. O poder não perdoa os amadores. Se vc é amador não deve nem entrar na política. Fique de fora. O jogo aqui(na política) é só para os mais adaptados, os mais resistentes e acima de tudo, é para os que tem visão ampla sobre o que é poder.

    Como disse o delcidio, o senador cassado, essa turma aí não é amadora, são todos muitos profissionais. E digo mais, eles vão agora pra cima desses delatores, vão acabar com esses benefícios e poderão voltar para a cadeia…observem bem isso…

    O jogo pesado ainda nem começou…quem viver verá…

    Lula 2018, esqueça!

  47. Sem ilusões.

    Nassif, agora sim, o Xadrez definitivo, não há mais como negar a consolidação do golpe. Compartilho da opinião do Somebody, o PSDB não tem capacidade para conceber tal plano. Foi forjado em círculos mais altos, tanto internos quanto externos . O Doi-Codi do PSDB em  SP e GO evidenciou, na repressão aos secundaristas, que não haverá limites na repressão aos movimentos sociais. O Estado brasileiro perdeu a soberania e a liberdade está por um fio. No limite, caso a sociedade civil se rebele, os militares darão o golpe final.  

    1. O CONSORCIO UNIVERSAL DA GOVERNANÇA.GLOBO,MP,STF E POLICIA.

      Penso assim também, o PSDB não tinha essa capacidade sozinho, principalmente moral e ética, da forma como está sendo feito e na velocidade que está sendo feita, agregando o partido ao sistema jurídico como espectro partidário levou a nossa justiça, polícia e MP para a lama da história. Não tendo como democraticamente serem escolhidos ou referendados pelo povo, midiatizou-se se tornou um poder universal sobre a sociedade, onde corruptos, bandidos de toda ordem manipulam o que querem, sempre disse que o PSDB era a GLOBO e a GLOBO era o PSDB, agora digo mais o nosso SISTEMA JURÍDICO É A GLOBO e a GLOBO é o nosso SISTEMA JURÍDICO. O STF se tornou um faz de contas na história do BRASIL ao aceitar toda essa imoralidade manipulada como impoluta e explicita diuturna e em tempo real pela mídia de tal forma que as pessoas estão aceitando passivamente toda essa “SURUBA” como disse o JUCÁ, o mesmo da gravação com um tal MASCHADO que iria estancar essa “PORRA” e que o judiciário protetor da constituição queria a deposição da PRESIDENTA. Completa-se um ciclo que eu definiria como o fim da tentativa de sermos uma nação democrática e passamos agora para a nação da BARBARIE DO PODER. Que a partir de agora engulamos toda essa GOSMA RUIM ‘ESTANCADA” e que fiquemos calos e subjugados diante do CONSORCIO do MAL que apoderou de tudo e que os tratemos agora como o PODER DA GOVERNAÇA UNIVERSAL no junta junta da GLOBO/JUSTIÇA/MP/POLICIA/PSDB. VIVA ESSA “PORRA ESTANCADA” VIVAAAAAA.

    2. O CONSORCIO UNIVERSAL DA GOVERNANÇA.GLOBO,MP,STF E POLICIA.

      Penso assim também, o PSDB não tinha essa capacidade sozinho, principalmente moral e ética, da forma como está sendo feito e na velocidade que está sendo feita, agregando o partido ao sistema jurídico como espectro partidário levou a nossa justiça, polícia e MP para a lama da história. Não tendo como democraticamente serem escolhidos ou referendados pelo povo, midiatizou-se se tornou um poder universal sobre a sociedade, onde corruptos, bandidos de toda ordem manipulam o que querem, sempre disse que o PSDB era a GLOBO e a GLOBO era o PSDB, agora digo mais o nosso SISTEMA JURÍDICO É A GLOBO e a GLOBO é o nosso SISTEMA JURÍDICO. O STF se tornou um faz de contas na história do BRASIL ao aceitar toda essa imoralidade manipulada como impoluta e explicita diuturna e em tempo real pela mídia de tal forma que as pessoas estão aceitando passivamente toda essa “SURUBA” como disse o JUCÁ, o mesmo da gravação com um tal MASCHADO que iria estancar essa “PORRA” e que o judiciário protetor da constituição queria a deposição da PRESIDENTA. Completa-se um ciclo que eu definiria como o fim da tentativa de sermos uma nação democrática e passamos agora para a nação da BARBARIE DO PODER. Que a partir de agora engulamos toda essa GOSMA RUIM ‘ESTANCADA” e que fiquemos calos e subjugados diante do CONSORCIO do MAL que apoderou de tudo e que os tratemos agora como o PODER DA GOVERNAÇA UNIVERSAL no junta junta da GLOBO/JUSTIÇA/MP/POLICIA/PSDB. VIVA ESSA “PORRA ESTANCADA” VIVAAAAAA.

    3. “e a liberdade está por um

      “e a liberdade está por um fio”

      Correção, a liberdade no Brasil já acabou. Se não acreditar em mim basta que você se reúna com um grupo razoavelmente grande e peçam juntos a renúncia de Temer e a prisão dos conspiradores para ver o que irá acontecer. O Brasil já é uma ditadura não declarada aonde vocês já não têm o direito de divergir (toda manifestação contra os conspiradores é ridicularizada e atacada pela polícia), não têm mais o direito de escolher quem vocês querem para presidente (Lula irá ser preso por mais absurdas e rídiculas que sejam as acusações que estão inventando contra ele) e para completar a humilhação agora vocês terão que pagar por uma aposentadoria que vocês não terão.

      A democracia no Brasil acabou. O país agora é mais uma república bananeira africana que só é democrática no nome.

  48. PSDB, burocracia estatal e ACI: três faces da trama golpista.

    Análise sobre o PSDB no 2º tempo do golpe

    Prezado Jornalista Luís Nassif, prezados leitores do GGN.

    Há algum tempo tenho dito e escrito sobre as dificuldades e riscos que corremos quando nos propomos desafios como o de fazer análises prognósticas ou escrever e descrever fatos históricos ao mesmo tempo em que eles ocorrem. Se os riscos e possibilidades de erro são maiores, muito maiores são os méritos de quem os corre, quando acerta. Luís Nassif é Jornalista e Analista que se dispõe a correr esses riscos. Erra de vez em quando, mas acerta na maioria das vezes.

    Nesta série de crônicas encampadas pelo título geral “O xadrez do golpe”, Luís Nassif não apenas analisa fatos ocorridos, descrevendo e traçando as nuances e perfil da trama golpista; ele vai mais longe e costuma antecipar lances que depois se confirmam. Sendo um Jornalista profissional, com décadas de experiência, claramente identificado com as idéias de uma Esquerda progressista, nacionalista e desenvolvimentista, Luís Nassif muitas vezes precisa adotar uma postura prudente, já que para denunciar ações ilegais ou criminosas de determinadas pessoas – sobretudo aquelas encasteladas na burocracia estatal, com destaque para a PF, MP e PJ – é preciso ter provas muito robustas e cabais; indícios fortes e provas fracas já renderam processos contra o Jornalista, além de injúrias, difamações e calúnias não apenas por parte das autoridades denunciadas (sejam elas da direita política – criminosa e golpista – sejam elas da burocracia estatal) como de profissionais de mídia que fazem o chamado ‘JP’, ou seja, o jornalismo patronal, de puro puxa-saquismo, de que Merval Pereira, Ricardo Noblat, Míriam Leitão e quejandos são exemplos.

    Corajoso, navegando contra a corrente, Luís Nassif demonstrou que o chamado ‘mensalão do PT’ foi uma farsa; o dinheiro da VISANET não era público e foi, de fato, usado em campanha publicitária para divulgar um cartão de crédito; Henrique Pizzolato, sòzinho, não tinha poder para liberar recursos para campanhas publicitárias, sendo necessárias assinaturas de dois superiores hierárquicos dele; esses dois diretores eram polìticamente identificados como PSDB e jamais foram convocados pela PF, pelo MP ou pelo PJ para dar explicações. Nas milhares de páginas que compõem os processos e o acórdão daquele farsesco e midiático julgamento da AP-470 JAMAIS ficou provada a compra de apoio parlamentar por meio de pagamento de mensalidades a deputados ou senadores. NENHUMA prova concreta foi apresentada contra José Dirceu e José Genoíno; João Paulo Cunha foi condenado pelo fato e sua esposa ter sacado R$50 mil da SMP&B, do publicitário Marcos Valério. Como sempre declarado pelos acusados, o que houve foi um esquema de caixa 2, para pagamento de dívidas de campanha. Esse caixa 2 atingiu diversos partidos – inclusive o PSDB – precursor do esquema, que já em 1998 alocou milhões para a campanha de Eduardo Azeredo (então governador de MG) à reeleição; o mesmo Marcos Valério e a mesma agência SMP&B estavam envolvidos nesse esquema de caixa 2 do PSDB, que ficou conhecido como ‘mensalão tucano’ ou ‘mensalão mineiro’. Diferentemente do que ocorreu com o ‘mensalão do PT’, o do PSDB não resultou em nenhuma condenação que tenha levado à efetiva prisão de políticos graúdos. Hoje não há mais NENHUMA dúvida de que a farsa do ‘mensalão do PT’ foi a primeira tentativa de golpe, para derrubar Lula e criminalizar o PT e a Esquerda.

    Conforme eu e muitos outros já mostramos – por meio de artigos, análises, ensaios e depoimentos/entrevistas – Lula e o PT sempre foram combatidos e sabotados, desde que o retirante nordestino presidia o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista. A sórdida campanha anti-Lula e anti-PT na eleição presidencial e 1989 e a criminosa manipulação daquele debate pela TV Globo mostram como as oligarquias plutocráticas, o braço armado e repressor do Estado, o capital nacional e internacional SEMPRE trabalharam para impedir que um líder operário fundador de um partido de Esquerda chegasse à presidência da república. Até mesmo Itamar Franco, que assumiu a presidência da república após a deposição de Collor, foi ridicularizado e massacrado  pelo PIG/PPV, pelas oligarquias e pelo grande capital. Homem íntegro, Itamar foi traído por FHC e pelas raposas do PMDB, que ‘fecharam em copas’ com o filho bastardo, o PSDB, impedindo que fosse ele, Itamar, o candidato do PMDB na eleição de 1994. Embora sem nenhum conhecimento profundo em economia, FHC foi nomeado ministro da Fazenda por Itamar. Mas, ao contrário do que diz o PIG/PPV, não foi FHC quem arregimentou a equipe que elaborou o Plano Real, com os grandes defeitos e poucas qualidades que teve. Na onda populista de um plano econômico (mais um), o PIG/PPV e as oligarquias plutocráticas não tiveram dificuldades em eleger FHC no 1º turno.

    Em 1997, penúltimo ano de mandato de FHC, a plutocracia e o PIG/PPV começaram a ficar incomodados com a possibilidade de Lula se candidatar no ano seguinte e vir a ser eleito presidente. Naquela época, FH e sua turma não haviam implementado, da forma como pretendiam, o desmonte do Estado Brasileiro, com a avassaladora privataria. Para demolir o Estado Brasileiro e sepultar a era Vargas, as oligarquias plutocráticas e a direita privatista e entreguista que FHC representava precisariam de mais um mandato. Foi nesse ano que se deu mais um golpe, com a compra de votos no Congresso Nacional, para aprovação de emenda constitucional que permitiu a FHC concorrer a um 2º mandato. O proponente e relator dessa PEC foi o então jovem deputado Mendonça filho, esse mesmo colocado pelo golpista Michel Temer como ministro da educação; um ministro que diz coisas do tipo “haverão mudanças…” ou “houveram mudanças…”. Em maio daquele ano, a partir de denúncias da CNBB durante a tramitação da PEC, o jornal Folha de São Paulo publicou reportagens mostrando que houve escancarada compra de votos para aprovação da PEC da reeleição. O jornalista Fernando Rodrigues pediu ao Sr. X (o ex-deputado federal pelo Acre, Narciso Mendes) que gravasse conversas que costumava ter com deputados daquele estado, sobre o esquema da compra de votos na Câmara Federal, para aprovar a PEC da reeleição. As várias fitas com registros das negociatas estão em poder do jornalista e da FSP; parte delas foi divulgada, embasando a reportagem de 1997. Mas não foi Fernando Rodrigues quem revelou a identidade do Sr. X; foi o jornalista Palmério Dória, no seminal livro “O príncipe da privataria” quem deu nome aos bois e revelou o ‘segredo de polichinelo’ que Fernando Rodrigues e colegas da imprensa mantinham, sob a justificativa de ‘manter o sigilo a fonte’. A propósito desse assunto, sugiro aos leitores do GGN que assistam à reportagem/documentário produzido pelo DCM, que por meio do repórter Joaquim de Carvalho entrevistou Narciso Mendes, João Maia, Ronivon Santiago e Chico Brígido, então deputados que confessaram ter vendido o voto, para aprovar a PEC da reeleição. Canalha e covarde como sempre se mostrou, FHC não atendeu ao pedido da reportagem e se negou a comentar o assunto.

    O golpe de Estado, ainda em andamento no Brasil, teve início naquelas manifestações de 2013, como eu e muitos outros analistas mostramos. Luís Nassif, Alberto Dines, outros jornalistas e analistas experientes, líderes políticos de certa ‘esquerda’, como alguns do PSOL e PSTU, embarcaram na onda, seja por oportunismo, seja por auto-engano. Em ensaio que escrevi no ano passado, publicado aqui no GGN (que vocês podem ler acessando https://jornalggn.com.br/noticia/a-logica-e-as-forcas-externas-que-comandam-o-golpe-de-2016-por-joao-de-paiva-andrade) é mostrada toda a lógica do golpe de Estado e os principais atores envolvidos. O grupo político que tem a confiança do alto comando internacional é o do PSDB. Os caciques do PMDB, de onde provém o PSDB, se anteciparam às manobras finais do golpe e tomaram frente; mas o máximo que figuras como Renan Calheiros, Romero Jucá, Eliseu Padilha, Moreira Franco, Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha e quejandos podem conseguir é sobreviver à Fraude a Jato, sem condenação ou prisão. Polìticamente essas figuras estão liquidadas e provavelmente não conseguem mais sequer um mandato para deputado federal.

    Para mim está nítido que todo o aparato de Estado (Polícia Federal, Ministério Público da União e nos estados, Poder Judiciário, Forças Armadas), midiático (PIG/PPV) e político (Congresso Nacional corrupto, fisiológico, plutocrata, cleptocrata, privatista e entreguista), além das quadrilhas políticas que tomaram de assalto o Executivo Federal, após a deposição da Presidenta Dilma Rousseff, tendo à frente as do PSDB e do PMDB, está ordenado para que a direita política com certa ‘finesse’ e ‘classe’ tenha o comando do País nos próximos anos. O velho e superado neoliberalismo da década de 1990 e do consenso de Washington é apresentado como a mais modernosa ‘novidade’, a ‘maior inovação’, a ‘última bolacha do pacote’. É a quadrilha política do PSDB a representante política legítima dessa direita oligárquica, plutocrática, escravocrata, cleptocrata, privatista, entreguista e vira-lata. É para colocar essa quadrilha no poder e se apoderar das nossas riquezas e setores estratégicos (petróleo, minerais, energético em geral, eletro-nuclear, aero-espacial, de defesa, terras agricultáveis, reservas de água doce, etc.) que o alto comando internacional do golpe (que fica nos EUA) cooptou a burocracia do Estado (PF, MP, PJ) e as Forças Armadas.

    As verdadeiras quadrilhas, os bandos, as ORCRIMs estão hoje no comando do País; a Fraude a Jato é a mais acintosa delas; o STF tem agido como uma ORCRIM institucional. As quadrilhas da política, com destaque para as do PSDB e do PMDB, dispensam comentários mais detalhados. A cumplicidade e conivência criminosas mostradas pelas FFAA – como demonstra o edificante diálogo entre Romero Jucá e Sérgio Machado – com a trama golpista, a infiltração de P2 do exército em manifestações contra o golpe e pela democracia, o uso das PMs para reprimir e massacrar estudantes, professores e trabalhadores, a passividade em relação ao desmonte da Petrobrás, dos setores eletro-nuclear e de defesa, tudo isso mostra que as FFAA são parte do golpe, garantindo que os braços armados e repressores do Estado estão alinhados com as quadrilhas políticas que o encabeçam em Brasília e submissos e servis ao alto comando internacional.

    Como mostrei na crônica intitulada “Escárnio (ou Carta Aberta a Cármen Lúcia e colegas ministros do STF)”, a nomeação de Alexandre de Moraes, um plagiador vulgar, um criminoso bruto e sem escrúpulos, primeiro para ministro da justiça e depois para ministro do STF é o máximo escárnio, uma cusparada, uma defecada sobre todos os brasileiros. Poucos dias antes da ‘sabatina’, Alexandre de Moraes se reuniu num barco-motel, de propriedade do senador goiano Wilder Morais, testa-de-ferro de Carlinhos Cachoeira e herdeiro da vaga deixada pelo ‘ínclito’ Demóstenes Torres, paladino da justiça que foi cassado por corrupção e quebra do decoro. 

    Três dias após a homologação das delações feitas por executivos da Odebrecht, em que Moreira Franco é citado pelo menos 34 vezes e Michel Temer pelo menos 43 vezes, além de outras figuras que ocupam o 1º escalão do governo golpista, ‘MT’ inventou um ministério e nomeou o ‘Angorá’, de modo  a protegê-lo com foro por prerrogativa de função. Continuando o escárnio, as cusparadas e defecadas sobre os cidadãos o STF, por meio do ministro Celso de Mello – aquele mesmo a quem o jurista Saulo Ramos chamou de “um juiz de merda” – referendou a nomeação de Angorá. 

    Mas em março de 2016, em decisão monocrática, Gilmar Mendes impediu que o Ex-Presidente Lula (que não era citado em nenhuma delação, não era denunciado e muito menos réu em ação penal) por meio de liminar; até hoje o plenário do STF não apreciou a decisão de GM. É esse STF imundo, podre, golpista de quatro costados, criminoso e estuprador da CF que jurou guardar, esse tribunal que julga de acordo com as conveniências políticas e midiáticas, a suprema trapaça federal, que dá ares de legalidade ao mais vagabundo e canalha dos golpes de Estado perpetrados no Brasil. 

    Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Celso de Mello, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Rosa Weber formam a bancada tucana no STF, sendo os dois primeiros verdadeiros pitbulls, como era Sérgio Motta. Pusilânimes, Luiz Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski demonstram covardia e mediocridade, cedendo às pressões do PIG/PPV e às chantagens. Marco Aurélio Mello é o pavão-mor, o ególatra cuja vaidade e necessidade de aparecer se sobrepõem a qualquer conhecimento jurídico ou acadêmico. MAM é capaz de proferir um voto dissonante, apenas para criar polêmica e atrair os holofotes e microfones; foi assim que ele tomou a monocrática e inconstitucional decisão de afastar Renan Calheiros da presidência do Senado. MAM sabia que sua decisão era inconstitucional e seria derrubada pelo plenário (afinal MAM integra o STF e sabe muito bem que todos ali estão ‘fechados em copas’ com a trama golpista), mas fez uma média com a parcela manipulada da chamada ‘opinião pública’, atraiu holofotes e teve o ego massageado por milhões de brasileiros e por colegas de côrte, que lhe dirigiram salamaleques, embora votando contra a decisão monocrática do colega. 

    O golpe de 2016-2017, que alguns chegaram a classificar de sutil e sofisticado, foi desmascarado, desnudado, antes mesmo de se consumar. Todo o aparato de Estado está com os golpistas, mas a verdade histórica e factual não. A narrativa do golpe foi derrotada em termos da imprensa internacional. Na área acadêmica e científica mais do  que convicção existe a certeza de que houve um golpe de Estado no Brasil. Cientistas sociais e políticos, historiadores dignos desse nome, analistas, jornalistas e intelectuais dignos de assim ser chamados denunciaram e continuam a denunciar toda a trama e crimes perpetrados pelas quadrilhas golpistas. O desespero dos golpistas pode ser visto na manchete diversionista do jornal ‘O Globo’ de hoje; por não ter qualquer notícia positiva sobre o governo golpista e para se esquivar de destacar todas as sórdidas operações que ocorrem em Brasília – como a farsesca sabatina de Alexandre de Moraes e os subornos e negociatas para aprovar as emendas constitucionais que desmontam a Previdência Social e a CLT – estampa na 1ª página: “Conta de luz barata de Dilma pode custar R$61 bi ao consumidor”.

  49. 64 x 2016

    Golpe é golpe porém há uma diferença muito grande entre o golpe de 64 e o de agora. Em 64 o inimigo eram os comunistas. No de hoje o inimigo são os mais pobres. Em 64 os militares trataram de unir o Brasil através de uma campnha massiva de mídia com as famosas frases BRASIL AME-O  OU DEIXE-O, BRASIL CONTE COMIGO quem não se lembra? No de agora os golpistas dividem o país jogam o que restou de nacionalismo na lama. Em 64 os militares defenderam com unhas e dentes a soberania nacional e implementaram uma política desenvilvimentista e educacional muito grandes, fortaleceram o ensino público. No golpe de hoje a saúde, a educação o desenvolvimento e a soberania nacional foram pro brejo. O nosso atual presidente nem sequer fala o nome Brasil, não tem projetos e é um dos maiores entreguistas que se tem notícia. Até nos esportes o Brasil foi grande. No futebol nem se fala, no tenis, no basket na Fórmula 1 no boxe, no atletismo. Hoje somos uma nação à deriva, sem rumo e sem esperanças governado por uma quadrilha que se apoderou do poder com o respaldo do judiciário e do legislativo. Assombroso.

  50. Só não vê quem não quer…

    Há um conluio da justiça com a desigualdade social.

    Por que fechar os olhos diante de leis que agravam a situação dos menos favorecidos ou da sociedade como um todo, reduzindo a esperança de futuro melhor – é apoiar indiretamente o aumento da violência…

    Isso favorece a bandidagem, isso a reforça…

    E friamente falando –  a bandidagem, não só a do psdb, mas todos já conseguem ver brechas que estão sendo abertas na justiça!

    Houve e continuará aumentando as agressões aos direitos dos cidadãos!

    Nunca vi um investimento tão grande em bandidos como agora!

    É de deixar o queixo caído…

    Até a OAB indiretamente favorece o crime ao se alinhar com os golpistas…

    Os bandidos não se guiam pelo editoriais dos jornalões, mas já enxergam que justiça é um lugar onde a vontade deles pode ser exercida, não precisa ser mais justa!

    Verdade e justiça estão deixando de ter parecência…

    Não apontam mais para um mesmo destino…

    Basta que tenham alguma forma de pressão sob um juiz ou que tenham um juiz simpatizante.

    Sarney tem foro, o LULA não!

    O sarney acusado de receber 25 milhões por correligionário e o LULA um triplex já desmentido por 65 testemunhas, inclusive as solicitadas pela acusação!

    Se houve algum tipo  de acordo com o PCC, o PCC está sabendo, e isso para eles é o que basta!

    E isso será repassado a todos os bandidos – não vão contar à folha ou ao estadão…

    Se o Morais mentiu, as consequências existirão e alcançarão todo o país!

    Isso favorece os bolsonaros em detrimento dos pentecostais…

    Para os golpistas, para o PIG, a direita é burra e mais fácil de controlar –  as pentecostais já têm mídia…

  51. Tem que sair do quadrado..
    .. se houvesse uma proposta concreta de um novo sistema político, por exemplo um parlamentarismo online, onde através dos nossos smartphones pudéssemos acessar uma plataforma e avaliar políticos 24 horas por dia, 7 dias por semana, e prorrogar seus mandatos conforme desempenho, tecnologia simples, abundante, já teríamos superado esse golpe.. a burrice não é só da direita.. a nossa esquerda não consegue sair do quadrado.. já tem um ano que eu prego no deserto.. e o nosso problema piora a cada dia que passa.. https://setimarepublica.wordpress.com/2016/11/04/a-revolucao-que-todos-queremos/ http://www.forumimobiliario.com.br/2017-nibiru-facebook-vai-acabar/

      1. prezado, o smartphone é um

        prezado, o smartphone é um meio mais poderoso do que a urna eletrônica, essa mais desenvolvida que a urna analógica, ambas mais eficazes que a eleição por aclamação.. e assim sucessivamente..

        Chama-se tecnologia.. não precisa ficar com medo..

        Em 10 anos, se estiver vivo, não só estará votando com seu smartphone (mas aí, em função da burrice atual, fará isso através de um sistema suspeito desenvolvido pelo Bill Gates, enfim), como fará pagamentos, assinará documentos, etc..

        Mas o âmago da proposta NÃO é esse: a essência é permitir a avaliação permanente dos políticos com base em questões temáticas que induzam o raciocínio lógico para responder a seguinte pergunta: quem são os melhores representantes..

        Difícil entender isso?

        Prá faciltar o raciocínio, imagine que é a câmara municipal aí da sua cidade.. através da internet, aí do seu sofá mesmo vc consegue acessar o site da câmara e avaliar os vereadores..

        Talvez opinar sobre projetos da prefeitura..

        Um Orçamento Participativo online..

        Consegue imaginar?

        Eu tenho 53, imagino que vc deve estar por essa idade também (ou mais, não?).. e sabe qual o maior dos nossos problemas? A maioria das nossas lideranças tem idade daí pra mais e são, tecnologicamente falando, retardados, ainda que brilhantes em vários outros aspectos..

        A velharada está igual uma bola de ferro amarrada aos pés de um movimento que poderia muito bem revolucionar o planeta..

        .. e salvar todos nós..

         

    1. Amigo,
       
      Qual você acha que

      Amigo,

       

      Qual você acha que seria o resultado se as seguintes propostas fossem votadas pela população pelo smartphone:

      Pena de morte

      Dez medidas contra a corrupção

      Golpeachment da Dilma

      Direitos de minorias

       

       

      1. cara, isso que vc está

        cara, isso que vc está falando chama-se “democracia direta”, não é a mesma coisa que eu estou propondo.. mas o seu comentário revela o grande problema que temos na humanidade: todos, esquerda e direita, tem medo do povo..

    2. Ilusão antiga esta de que a

      Ilusão antiga esta de que a tecnologia a tudo resolveria… Não importa a tecnologia, mas o uso que se faz dela e quem detém o o controle sobre ela. Basta ver o estrago em termos de disseminação de mentiras e manipulação dos coxinhas ignorantes promovido através da internet, que muita gente um dia achou que serviria para elevar o nível de conhecimento, informação  e esclarecimento das pessoas. Nos anos 30, usando a tecnologia disponível na época, a oligarquia apulista convenceu uns pobres coitados a se meterem em trincheiras no inverno, mal agasalhados e mal alimentados para lutar contra Getúlio Vargas. E teve também a ascensão de HItler, a Inquisição, o Macartismo, etc. Cada época com sua tecnologia (ou falta dela…) que foi usada pelos donos do poder real para preseguir aqueles que representavam ameaça ao seu poder.

    3. Você acha mesmo que…

      Você acredita mesmo que o Suplicy não foi reeleito Senador, tendo perdido sua vaga para o pilantra Zé Serra, apenas porque não usamos smartphones para exercermos a democracia?

      Se usássemos o smartphone o Maluf não seria reeleito?

      Porque que se o eleitor usasse smartphone o Maluf não seria reeleito?

  52. Desenhando…

    – Temer será mantido até 2018 porque assim não irá expor o PSDB diante do pior governo de todos os tempos e todos sabem disso, da classe E até classe AA do Brasil. 
    – O PSDB sairá ileso da lava-jato e o pais totalmente reprimido pelo novo DOI-CODI ( tribunal de Curitiba) e entregue as forças do capital especulativo mundial.
    – O PSDB irá promover a destruição do PT e todas as esquerdas e lógico, prender ou no mínimo impedir Lula. Qualquer manifestação será reprimida a bala.
    – Depois de feito todo o trabalho sujo, O PSDB irá para as eleições de 2018 – Porque depois disso tudo, é lógico, que vai haver – inclusive para legitimar a “democracia” e irá possando de salvador da pátria e ainda culpando Temer que é apenas um fantoche e suas ratazanas ( eventualmente algumas estarão presas), pelos erros, mesmo depois de ter “extirpado” o grande mal, o PT. 
    – Irá ganhar as eleições porque, todas as urnas estarão viciadas. Claro, depois disso tudo alguém ainda acredita em eleições limpas? afff..

  53. Reação armada é tudo de que

    Reação armada é tudo de que os EUA precisam para, “atendendo a pedidos”, intervir militarmente e ajudar o patriótico Temer a restabelecer a Democracia. A intervenção política daquele país contra o nosso, corrompendo os golpistas, já vem sendo tocada faz tempo. E chamar para a briga, claro, só interessa ao grandalhão covarde.

    Fico pensando… como pode um país como os EUA manter-se, pelo aspecto imperialista e de política externa, no século 19 em pleno século 21? Ô paísinho atrasado, viu?

    ***

    Semana passada mais um estadunidense foi chutado de um bairro aqui perto. É que a turma dos puxa-sacos de “americanos” perdeu a eleição para a diretoria da sociedade de amigos do bairro para a turma que quer efetivamente realizar uma administração bacana aos nossos interesses, e ninguém aguentava mais o tal de John sei-lá-das-quantas insistindo em sabotar. Ufa!

  54. ANDRADA, José Bonifácio

    ANDRADA, José Bonifácio de
    *adv.–ger. União 2002.

    José Bonifácio Borges de Andrada nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 7 de dezembro de 1956, filho de Bonifácio José Tamm de Andrada e Amália Borges de Andrada. Seus quatro irmãos também seguiram a vida pública. Martim Francisco Borges de Andrada foi prefeito de Barbacena.  Seu outro irmão, Dorgal Gustavo Borges de Andrada, foi magistrado, presidente da Associação das Magistrados Mineiros (Amagis) e vice-presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB). Lafayette Luiz Dorgal de Andrada e Antônio Carlos Dorgal de Andrada, conhecido como Toninho Andrada, foram deputados estaduais em Minas Gerais.
    Graduou-se em direito na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), em 1979.
    Procurador da República desde 1984, atuou como secretário executivo do Ministério da Justiça, como subsecretário-geral da Secretaria Geral da Presidência da República, subchefe para assuntos jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, consultor jurídico do Ministério da Previdência e Assistência Social, promotor de Justiça do Estado do Espírito Santo, vereador na Câmara Municipal de Barbacena e como advogado da Mendes Júnior International Company, no Iraque.
    No período de 20 de junho a 31 de dezembro de 2002 ocupou o cargo de advogado-geral da União (AGU) em substituição a Gilmar Ferreira Mendes, quando este foi empossado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Em janeiro de 2003 tomou posse como advogado-geral do Estado de Minas Gerais.
    Em reunião extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF), realizada em outubro de 2009, foi promovido ao posto de subprocurador geral da República, por antiguidade. 
    Casou-se com Bernardete de Lourdes com quem teve sete filhos.
    Sabrina Guerghe

    FONTES: Portal AGU. Disponível em http://www.agu.gov.br/sistemas/site/templatesitehome.aspx acesso 9/12/09; Portal ALMG. Disponível em http://www.almg.gov.br/ acesso em 9/12/09; Portal Prefeitura Municipal de Barbacena. Disponível em http://www.barbacena.mg.gov.br/pmb/ acesso em 9/12/09.
    Bibliografia Geral

    fonte:

    http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/andrada-jose-bonifacio-borges-de

  55. Como previsto

    Como previsto o judiciário, grande auxiliar das manobras burguesas e da elite nacional, assumiu de vez o papel de excludente da seriedade, da honestidade, da competência e da parcialidade que há tempos o contaminou

     com a ascensão de moraes fica sacramentada a corrupção no Brasil, ficando a esquerda relegada a ser condenada por qualquer deslize

    mesmo que o lula seja o próximo presidente, basta encaminhar uma denúncia anônima ao mpf sobre pasta de dente superfaturada para a sua condenação midiática e imediata 

    o caminho dos justos foi selado, agora só restam barganhas, picuinhas e negociatas

    tudo com a aprovação e os auspícios do judiciário 

    porque a “justiça” só vai ser feita para quem quiser fazer o bem por esse país , esses, estarão na mira do judiciário 

  56. A cada dia…

    … mais tenho a sensação que a bomba da Odebrecht não será acionada, como não foi a Zelotes original, o caso HSBC, Panamá Papers, etc, etc.

  57. 2018 não havera

    Esse xadrez adverte de que o tunel que estamos atrevessando é longo e de que Lula sera condenado por Sergio Moro e, eu achava que não seria na segunda instância, mas, xeque-mate, a segunda instância confirmara a sentença condenatoria e Lula sera preso até a defesa recorrer ao STF… STF com Gilmar, Toffoli, Celso de Mello, Barroso e agora Alexandre de Moraes… Ninguém mais no reino politico de Brasilia sera condenado, apenas Lula e talvez mais uns caraminguas do PT. Se o DEA e FBI estão operando com o MPF, esse sera um dos resultados. 

  58. Ascensão fascista

    Dilma, que entende de política (sim, senhores), já anteviu que a 2ª etapa do Golpe será muito mais violenta. Começou com o assassinato de Teori Zavascki.

    O PSDB é mais confiável que o PMDB ao olhos do imperialismo norte-americano. São muito mais corruptos, amorais e subervientes que a coronelzada jeca, que fala “haverão mudanças”.

    É preciso lançar luz sobre a participação de tucanos, togados ou não, em acordos ilegais de espionagem com FBI, DEA e NSA. Pelo visto, além do grampeamento de celulares e monitoramento da web, o acordo envolveu a eliminação de alvos incômodos. Obscuro tb é o envolvimento dos grandes cartéis de droga no comando do Golpe.

  59. SIMPLESMENTE ESTÃO

    SIMPLESMENTE ESTÃO ESTRUTURANDO UM SISTEMA DE REPRESSÃO JURÍDICA AOS Q NÃO

    PENSAM IGUAL A ELES,À REVELIA DA NOSSA CONSTITUIÇÃO,TIPO IGUAL À ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO,

    ACEITAVAM A ESCRAVIDÃO E OS ABUSOS,OS DIREITOS HUMANITÁRIOS NÃO “VINHA AO CASO” E O Q

    PREVALECIA ERA OS INTERESSES ECÕNOMICOS,FICO PREOCUPADO,COMO SE PARECE COM AQUELA ÉPOCA!

     

  60. Com a subida de Moraes ao STF

    Com a subida de Moraes ao STF segue o golpe:

    1 – PSDB totalmente blindado no TSE e STJ e STF e afins

    2 – Sai Janot (boi de piranha fantasiado de tucano) e entra Andrada (esse sim, tucano legítimo)

    3 – Cassar Temer

    4 – Prender os caciques do PMDB

    5 – Prender Lula (de qualquer “geito”)

    6 – PSDB fica de bom moço e limpinho e cheiroso e no poder.

    Viva a República dos Estados Unidos do Brasil.

  61. “Queiram ou não os golpistas,

    “Queiram ou não os golpistas, a volta de Lula é a saída mais adequada para a crise do país, pois só ele conseguirá recosturar as alianças necessárias para superar os conflitos que esgarçaram nosso tecido institucional[…]”

    Deputado Federal Wadih Damous (PT-RJ) – 22/02/2017

    é impossível discernir qual o delírio maior. o dos golpistas, convictos de estabilizar o Brasil enquanto o lançam na maior crise de nossa História? ou o Lulismo, apostando tudo numa impossível volta ao passado no hipotético futuro das eleições de 2018?

    nunca como antes neste país as alucinações se impuseram com tanta força, a ponto da quase totalidade dos agentes políticos demonstrarem nenhuma conexão com os fatos.

    apesar de finalmente começar a questionar “Qual é o jogo do PT?”, ainda se permanece na conveniente ilusão, sem dar o passo definitivo para se assumir a dura realidade:

    – o PT é Lula. Humberto Costa é Lula. Dilma é Lula. Rui Falcão é Lula. 2018 é Lula. o jogo é Lula!

    e Lula não quer, nunca quis e, muito provavelmente, nunca vai querer de fato se opor ao golpe do impeachment inconstitucional.

    Lula não tem o vigor físico, tampouco o perfil psicológico, e muito menos a postura política para liderar um movimento de reconstrução do Brasil.

    sim, porque é disto que se trata! o Brasil tal qual o conhecíamos já não existe. está morto. foi assassinado. terá que ser reconstruído de baixo para cima, de dentro para fora.

    desta vez a lumpenburguesia brasileira foi com tanta sede ao pote, que o quebrou. não caberá a ela o trabalho da reconstrução, até mesmo porque lhe falta a mínima competência para tal. mas a ela será debitada a conta da reconstrução do Brasil.

    seja como for, ainda há muito fundo do poço para descermos no abismo. só quando assumirmos coletivamente nosso grau zero, poderemos iniciar o processo de volta à superfície. até lá, ficaremos vagando nos mais profundos círculos do inferno.

    .

    1. Só se vaza o que se sabe e o

      Só se vaza o que se sabe e o que está escrito. E só quem conhece os fatos é que pode fazê-lo. Então, quem conhece os fatos são os próprios denunciantes e seus advogados, a Dra Carmem Lúcia e os auxiliares do Dr Teori e, finalmente, o Dr Janot.

      Então a coisa está indo por aí mesmo. Os nomes dos principais delatados começaram a vazar sem a necessidade de um ato judicial para tanto. Os daí de cima se incumbiram da tarefa. Ato contínuo, polvorosa no Congresso. Uma vergonha constatar o pessoal correndo para a popa em desespero quando a proa começa a fazer água. Todo mundo viu o filme Titanic e a sensação do pessoal do Congresso deve ser a mesma da do pessoal do convés, naquele momento.

      E nós, como a orquestra, anestesiados, como se não fosse conosco. Assistimos tudo como se estivéssemos vendo uma novela, esperando o próximo capítulo e nos perguntando, curiosos, e agora ?, e agora ?

      Lamentável.

  62. Xadrez de Uma Revolução à Brasileira em Cinco Pontos

    Contra os predadores da Pátria.

    1- Os governadores Flávio Dino, do Maranhão, e Fernando Pimentel, de Minas Gerais, colocam suas polícias civis e militares nas ruas e convocam o povo a acompanhá-las, paralisando os dois Estados com uma greve geral, ressalvando-se os serviços médicos de Pronto Atendimento.

    1a – O período atual muito favorável a protestos para todas as polícias do Brasil pode atrair novos aliados policiais, principalmente entre soldados, cabos, sargentos e alguns oficiais, principalmente dos Estados do ES, RJ e SP.

    2 – As Associações de classe; os sindicatos e centrais sindicais; os movimentos sociais; os estudantes e intelectuais; a igreja libertária e as mídias progressistas paralisam suas atividades e convocam o restante da população brasileira para aderir ao movimento.

    2a – O movimento pega no tranco, cresce, espalha-se pelas grandes cidades do País, apavora o governo que tenta buscar segurança nas Forças Armadas,

    3 – As forças armadas, inconformadas com o entreguismo predatório das riquezas nacionais pelo atual governo, ficarão divididas entre cumprir suas atribuições constitucionais e reprimir o movimento, garantindo o funcionamento das Instituições, ou levar os protestos em banho maria, caso não haja deflagrações de violências, com mortes, o que, seguindo a tradição brasileira em crises políticas do tipo, não haverá.

    4 – As tensões geradas pela crise e a adesão cada vez maior da população nos protestos e greves levarão o governo predatório – numa estimativa máxima de doze dias – a decidir por uma solução meio termo, não renuncia, mas convoca eleições gerais para dentro de três meses, para se evitar o brasileiríssimo “medo do banho de sangue”. 

    5 – Seriam eleições para um Congresso semi-Constituinte com apreciações das reformas política, previdenciária e tributária. Esse Congresso já entraria com o poder legítimo para fazer as três Reformas sem precisar se observarem as regras para alterações constitucionais.    

     

  63. Falar da amizade do PSDB com a alta burocracia é truísmo

     

    Luis Nassif,

    Tem havido para os seus últimos textos muitos elogios. Aqui também neste post “Xadrez do PSDB no 2o tempo do golpe” de quarta-feira, 22/02/2017 às 06:59, de sua autoria na sequência do que você intitula “O Xadrez do Golpe”, os elogios proliferam.

    Já indo para a terceira página o comentário de Junior Sertanejo, enviado terça-feira, 21/02/2017 às 19:33, em que ele diz que este seria “[o] mais preciso e conciso de todos os Xadrez ja produzidos”.

    Pode até ser. Antes sem rodeios você sacava uma acusação qualquer a incapacidade da ex-presidenta às custas do golpe, Dilma Rousseff. Não havia precisão nem concisão no que assacava contra a ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff. Agora você já nem mesmo tergiversa. Agora como carta fora do baralho até mesmo reconhecida por ela você tem outros assuntos mais importantes para colocar no texto do post. E este post gira em torno de dois assuntos. A indicação de Alexandre de Morais e o apoio que o PSDB recebe na alta burocracia estatal.

    Em relação a Alexandre de Morais, eu vou transcrever aqui uma pequena historinha que eu inventei para mostrar que, se vindo de outra pessoa, a crítica a Alexandre de Morais é uma forma de valorizar a indicação do presidente, antes provisório agora em definitivo por causa do golpe Michel Temer.

    A história é a seguinte:

    “E o que eu avalio como horrível é argumentar contra a ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff pelo republicanismo dela e criticar o presidente antes provisório agora definitivo por causa do golpe Michel Temer pelo fato de ele não fazer questão de ser republicano. Eu defendia a ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff porque considero que o republicanismo é uma meta possível de ser alcançada e que assim devem se portar os chefes de executivos. Agora, não indo contra a lei, não se pode atacar um chefe de executivo se ele tem uma postura que só tem como limite o que a lei impõe.

    O último exemplo que eu menciono como uma reação sem sentido da esquerda é criticar a indicação de Alexandre Morais para o STF. Tão sem sentido que eu passei a inventar a seguinte história. Conta-se que existiu ou ia existir uma gravação de um presidente antes provisório agora definitivo por causa do golpe em que ele conversava com um baronato de terras paulistas para que o baronato financiasse uma campanha contra o indicado por ele para a Corte Superior. E que alguém que escutou, ou iria escutar, a gravação foi pedir, ou iria pedir, explicação ao presidente antes provisório agora definitivo por causa do golpe, a razão dele ter feito um pedido tão esdrúxulo. Bem, ele teria respondido, ou iria responder, para garantir o golpe eu prometi fazer o que os parlamentares pedissem, mas eles também teriam que fazer o que eu pedisse. Quanto pior falarem do meu indicado mais eu tenho o que apresentar como trabalho feito por mim aos parlamentares e, portanto, mais deles poderei cobrar.”

    Inventei o enredo acima e o publiquei no meu comentário enviado quarta-feira, 15/02/2017 às 13:51, para Miguel do Rosário lá no post “A lição de Nietzsche e o moralismo golpista nosso de cada dia, por Miguel do Rosário” de quarta-feira, 15/02/2017 às 11:21, e que apareceu aqui no seu blog reproduzindo o texto de Miguel do Rosário publicado no blog dele “O Cafezinho” com o título “A lição de Nietzsche e o moralismo golpista nosso de cada dia”. O endereço do post “A lição de Nietzsche e o moralismo golpista nosso de cada dia, por Miguel do Rosário” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-licao-de-nietzsche-e-o-moralismo-golpista-nosso-de-cada-dia-por-miguel-do-rosario

    Como queria ressaltar que não incluo você entre aqueles a quem seria necessário financiar para falar mal de Alexandre de Morais, retirei o trecho que reproduzi acima de uma transcrição que havia feito em comentário enviado quinta-feira, 16/02/2017 às 23:39, para o Jornal GGN no post “Colocar um plagiário no STF é um insulto à memória de Teori, por Janio de Freitas” de quinta-feira, 16/02/2017 às 13:34, aqui no seu blog e que trazia após rápida introdução o artigo de Janio de Freitas “Um plagiário para substituir Teori é um insulto à memória do ministro”. Em meu comentário para o Jornal GGN eu explicitei que a acusação de receber financiamento não cabia ser feita a Janio de Freitas. O endereço do post “Colocar um plagiário no STF é um insulto à memória de Teori, por Janio de Freitas” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/colocar-um-plagiario-no-stf-e-um-insulto-a-memoria-de-teori-por-janio-de-freitas

    Se já não fosse em si amorfa e com um conteúdo de senso comum que agrada a maioria dos leitores, a crítica do financiamento também não cabe a Bernardo Mello Franco que faz crítica a Alexandre de Morais como se pode ver no post “Moraes deve ter se surpreendido com docilidade da sabatina, por Bernardo Mello Franco” de quarta-feira, 22/02/2017 às 11:29, aqui no seu blog, com texto do artigo “Aprovado com louvor” de Bernardo Mello Franco na Folha de S. Paulo de hoje, quarta-feira, 22/02/2017, podendo o post ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/moraes-deve-ter-se-surpreendido-com-docilidade-da-sabatina-por-bernardo-mello-franco

    Também não atingiria Lenio Luiz Streck a crítica de que estaria sendo financiado para superdimensionar o esforço solitário do presidente antes provisório agora em definitivo por causa do golpe Michel Temer que agora espera ser atendido nas suas demandas junto ao Congresso Nacional. Lembrei-me de Lenio Luiz Streck porque recentemente li aqui no seu blog o post “Jurista Nutella não consegue interpretar textos e não entende ironias, por Lenio Luiz Streck” de sexta-feira, 17/02/2017 às 14:27, e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/jurista-nutella-nao-consegue-interpretar-textos-e-nao-entende-ironias-por-lenio-luiz-streck

    No artigo ele se refere a um artigo anterior dele que eu pensei que se encontrava apenas no Consultor Jurídico (Conjur), mas que também pode ser visto no post “21 razões pelas quais Temer acertou ao indicar Alexandre de Moraes para o STF, por Lenio Luiz Streck” de quinta-feira, 09/02/2017 às 10:19, aqui no seu blog, no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/21-razoes-pelas-quais-temer-acertou-ao-indicar-alexandre-de-moraes-para-o-stf-por-lenio-luiz-streck

    Aliás, no caso do post “21 razões pelas quais Temer acertou ao indicar Alexandre de Moraes para o STF, por Lenio Luiz Streck”, a opinião do jurista não difere muito da minha e eu também não recebi financiamento. E como admiro muito o Lenio Luiz Streck vou deixar o link para o post “Constituição é contra impeachment de Dilma por fato do mandato anterior” de segunda-feira, 24/08/2015 às 14:57, aqui no seu blog e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/constituicao-e-contra-impeachment-de-dilma-por-fato-do-mandato-anterior

    Lá em comentário que enviei quarta-feira, 26/08/2015 às 13:36 para LACosta junto ao comentário dele enviado segunda-feira, 24/08/2015 às 16:36, em que LACosta considerava que Lenio Luiz Streck era o candidato dele à vaga hoje ocupada pelo Fachin, eu disse o seguinte para LACosta:

    “Estou há muito tempo afastado do Direito para que a minha opinião tenha algum valor, mas há mais tempo eu já me manifestei contra a escolha de Lenio Luiz Streck para o STF. Avalio que ele tem mais espaço como jurista e doutrinador fora do STF. É mais como um elogio que eu digo que Lenio Luiz Streck é muito grande para o STF.

    De certo modo, os ministros do STF são pequenos perto dos grandes juristas que o país produz com abundância. A diferença é que a voz majoritária deles faz lei e o jurista ou doutrinador não tem esse poder nem diante de um juiz estadual em um lugar a esmo qualquer do país.

    É bem verdade que com o poder modulador que foi conferido posteriormente às decisões do STF, um juiz do STF pode manifestar mais livremente e de modo mais doutrinário e depois modular a sentença de forma a reduzir as consequências muito delas danosas que a interpretação mais elaborada e avançada que ele tinha poderia causar.”

    E faço ainda uma rápida observação ao trecho de meu comentário lá no post “Colocar um plagiário no STF é um insulto à memória de Teori, por Janio de Freitas” e que transcrevi anteriormente na parte que falo sobre o republicanismo da ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff. Quando acrescento que o presidente antes provisório agora definitivo por causa do golpe Michel Temer, não seria republicano, mas agiria dentro dos limites da lei, eu me expressei de modo equivocado. Ser republicano é cumprir a lei. Se o presidente antes provisório agora definitivo por causa do golpe Michel Temer age no limite da lei ele é republicano.

    O que eu queria dizer é que para cada um que a ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff indicou para um órgão superior ela teria pedido: “sede republicano”. Evidentemente o presidente antes provisório agora definitivo às custas do golpe Michel Temer não dirá tal frase aos indicados dele. É nisso que difere o republicanismo de um e outro.

    Quanto ao assunto dos órgãos máximos do Estado serem cheios de gente do PSDB, eu creio que se trata quase de um truísmo que não vale muito merecer um comentário mais alongado. A elite educacional brasileira que passa nos concursos para atingir os altos postos na burocracia estatal é composta de pessoas com perfil próximo do PSDB.

    E essa tendência apenas se reforçou quando, dada a disputa com o PT, o PSDB assumiu uma postura mais de direita. O envolvimento do PT com os chamados escândalos de corrupção e a forma pouco amistosa como o governo da ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff foi tratado, levou a uma resistência muito grande ao governo da ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff.

    Essa resistência foi facilitada, por uma, pela falta de carisma dela, por duas, pelo caráter técnico do governo dela que não foi percebido pelo grande número de cidadãos que não gostam de políticos e deveriam ter admiração por ela, por três, porque no governo dela afloraram os escândalos de corrupção que tiveram origem em outros períodos. E quarto porque a política econômica dela teve como resultado, em uma análise menos consubstanciada, um rotundo fracasso.

    A animosidade chegava em todas as classes, mas ela existia de modo expressivo junto as classes mais bem aquinhoadas pela sorte, filhos de pais abastados que lhes poderiam custear os cursos mais caros. E já era duro ler pessoas como o Sacha Calmon, juiz federal, hoje aposentado, grande conhecedor de direito tributário, fazendo críticas ao PT em forma de achincalhe semanalmente nas páginas do jornal O Estado de Minas. E se trata de alguém que não podia ser considerado de direita. Se somarmos os que optaram por cargos públicos e hoje ocupam postos relevantes na alta burocracia estatal e são filhos de fazendeiros, proprietários de grande extensão de terra e que só ensinaram aos filhos a ambição de ter mais, a sequência inexorável é sempre aumentar a parte da burocracia estatal com o viés da direita.

    Então não se pode querer que o aparato estatal nos seus altos escalões tenha um comportamento de imparcialidade. Aliás, a imparcialidade não é própria dos humanos. Todo o discurso sobre a proteção que a alta burocracia faz ao PSDB não tem relevância, ou talvez tenha relevância, mas não mereça nenhum destaque, pois se trata de uma espécie de truísmo. É assim e assim vai continuar a ser durante muito tempo.

    O que talvez precisaria ser mais estudado é saber até que ponto o comportamento do Poder Judiciário e do Ministério Público e da própria Polícia Federal órgãos que tiveram participação relevante na consumação do golpe, vazando matérias que em outra situação poderiam ser considerados vazamentos contra a República, não seja um golpe contra a possibilidade de outro golpe muito mais problemático. A ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff não teve o apoio de 22 senadores na votação contra o impeachment. Isso em um órgão onde 2/3 foram eleitos em 2010, numa eleição em que tudo estava favorável ao PT e com a participação em destaque de Lula. Já não parecia impossível um grupo de congressista subir a rampa do planalto e lá tomar da ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff o cetro presidencial.

    Assim, eu pergunto, será que esta postura do Ministério Público e do Poder Judiciáro de proteger o PSDB não visa impedir que um grupo, que não se sabe bem o que o guia, ou quem o conduz ou a quem o grupo serve, viesse tomar o poder? Há uma ação muito bem feita dos poderes da República que de certo modo não é estranha pela natural tendência de uma postura mais conservadora dos altos escalões do governo, mas que ao mesmo tempo vai além dessa postura conservadora, no sentido de preservar os ganhos da classe que representam. Afinal na sua alta cúpula, o STF trouxe inovações incalculáveis como possibilitar o amparo da lei às relações homoafetivas, ou considerar que não se trata de aborto a retirada do feto antes que se tenha vida, a proibição de financiamento de empresas nas campanhas políticas. Essas são medidas imagináveis de serem tomadas pelo Congresso Nacional. A própria decisão no julgamento da Ação Penal 470 no STF, em que pese suas consequências mais duras terem sido direcionadas para o PT, é de uma grande modernidade ao transformar o crime de caixa dois quando praticado por políticos com uma grande gama de competência na sua área de atuação em crime de corrupção

    Ver o Ministério Público e o Poder Judiciário como agentes de proteção ao PSDB para evitar que aventureiros desconhecidos alcancem o poder é ideia que coaduna com uma velha teoria conspiratória que eu lancei já na eleição de Lula em 2002, quando vi o Ciro Gomes que teria muito mais facilidade de vencer Lula, sendo destruído por José Serra e em um dos debates José Serra ridicularizar Antonio Garotinho porque esse fizera pergunta para Lula sobre a CIDE para mostrar a ignorância de Lula sobre assuntos diretamente vinculado a sorte dos estados na federação. Pela minha teoria conspiratória, O PSDB e o PT se reunião na USP para dividir entre os dois partidos o butim da luta pelo cetro presidencial. Uma vez quando apresentei esta teoria conspiratória alguém com mais conhecimento disse que para isso deveria ser escolhido um campo neutro uma vez que o PSDB é da USP e o PT da PUC. A minha ideia era apenas destacar como no Brasil as forças econômicas e políticas conseguem se amotinar em São Paulo para colocar sobre seu jugo o Brasil inteiro. E fazem isso com uma maestria tal que em vez de relatar essa história assim como eu fiz acima a história é relatada a sua maneira supervalorizando poderes que no máximo conseguem quando se associam com alguns políticos com mais poder de atuação evitar o que seria um perigo muito maior.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 22/02/2017

  64. SE BANDIDOS VENCE USANDO A INTELIGENCIA assim oh

    Aqui em São Paulo, ONDE OS BANDIDOS DOMINAM, porque o governador Geraldo Alckmin deixou o PCC nascer, cresce e se transformar NA MAIOR GRIFE DO CRIME, tendo como lider maior O MARCOLA, que virou IDOLO DOS BANDIDOS; porque o governador Alckmin, NÃO TEM CORAGEM de mandar o Marcola para um PRESIDIO FEDERAL, como “agora VIVE DEFENDENDO o LEX MORAES em todos os estados, a transferencia  de lideres de facções criminosas para oum dos 4 presidios federais CONSTRUIDO PELO LULA; coisa que ele LEX MORAES NUNCA FEZ AQUI EM SÃO PAULO, nem quando era secretario de segurança e nem como ministro da justiça; “”””””””A GENTE TEM QUE APRENDER A SER MAIS INTELIGENTE DO QUE BANDIDOS””””””””. Aqui: os policiais e JUIZES E PROMOTORES,  APRENDERAM QUE NÃO PODEM DEIXAR ATÉ MESMO TROBADINHAS perceberem que eles são representantes da Lei, porque senão SERÃO MORTOS para servirem como CURRICULUM para a carreira de bandidos no PCC; trabalhadores moradores da periferia, aprenderam a responder tudo com NÃO SEI; e os MILIONARIOS e CLASSE MEDIA ALTA, aprenderam que SE NÃO TIVEREM DINHEIRO PARA MANDAR BLINDAR CARRO IMPORTADO, O MELHOR É NÃO COMPRAR CARRO IMPORTADO. -Por isso, eu sugiro que “””OBSERVEMOS AS MANIFESTAÇÕES NAS RUAS e PARTICIPEMOS DE AMBAS, seja: as do PT, com tema e objetivo claro de que contrario ao golpe; e A QUE DIZ QUE É APARTIDARIA; com o detalhe de  USARMOS VERMELHO, ou qualquer OUTRA COR, para MOSTRARMOS UNIÃO DOS BRASILEIROS em defesa de UM PAÍS MELHOR, afinal  CORES SÃO APENAS CORES, e o que vale mesmo SÃO OS OBJETIVOS, que os 40% das manifestações do PT SABEM, e os 60% das manifestações dos ignorantes, AINDA NÃO SABEM””””. Portanto pessoal, “”””””VAMOS PRAS RUAS COM ROUPAS DE QUALQUER COR, mostrando A UNIÃO das cores: VERDE, AMARELO, AZUL E BRANCO; que estão na bandeira do Brasil, com a cor VERMELHA que ESTÁ NA BANDEIRA DE VARIOS ESTADOS DO BRASIL, e que ESTÁ TAMBÉM NAS BANDEIRAS DOS PAÍSES MAIS DESENVOLVIDOS; e com OUTRAS CORES COMO:  PRETO, ALARANJADDO, MARRON, LILAS, DOURADO, PRATA, CINZA e etc; que ‘NÃO ESTÃO EM NOSSAS BANDEIRAS’; para mostrarmos UNIÃO e AMADURECIMENTO CULTURAL, e não sermos confundidos com aquela figura que DISSE QUE A BANDEIRA DO JAPÃO (um dos países mais capitalistas) era A PROVA DE UM PLANO DA ESQUERDA BRASILEIRA de mudar a cor da bandeira brasileira, para a cor vermelha”””””. Então “”””””””””””””””””””””””””””””vamos nessa manifestação M,ARCADA PARA O DIA 26 DE MARÇO DE 2017, usando ROUPAS NA COR VERMELHA, para dizer AOS POLITICOS CORRUPTOS QUE O POVO ESTÁ UNIDO, e que esse movimento que GANHA DINHEIRO PARA PROMOVER MANIFESTAÇÕES, NÃO TEM PODER de FAZER O POVO APOIAR ESSE GOVERNO ILEGITIMO””””””””””””””””””””””””. -Esta é nossa forma de sermos mais inteligente que os bandidos: MISTURANDO A COR VERMELHA às cores que ESTÃO NA BANDEIRA DO BRASIL, e as que NÃO ESTÃO NEM NAS BANDEIRAS DO BRASIL NEM NAS DOS ESTADOS BRASILEIROS. “”””””””””””””””””””VAMOS VESTIR VERMELHO EMPELO MENOS UM PEÇA DE ROUPA, durante essas manifestações que foram contra a Dilma, e apoiaram o Eduardo Cunha e o Aecio Neves””””””””””””. Um boné, uma camiseta, um shorts, uma bermunda, uma meia, um tenis, um chinelo, uma pulseira, um relogio, um celular, um oculos, DE COR VERMELHA, ja serão suficientes PARA IDENTIFICAR A UNIÃO dos brasileiros, nas manifestações. “”””””””””VAMOS PRA RUAS DE VERMELHO””””””””””.

  65. Mudanças no xadrez do psdb.

    Mudanças no xadrez do psdb. Serra sai de cena ou é mais uma encenação? Pediu demissão e disse que vai cuidar da saúde.  Acompanhemos mais esse enredo.

    1. STF acovardado

      Com a morte no “acidente” do ministro Teori, os membros do STF, que ainda tentavam ser juizes do Supremo, devem estar em pânico. Qualquer um que for minimamente contra o golpe pode sofrer um “acidente” parecido. Assim, é de esperar, que eles votem a favor de qualquer coisa pró-golpe, daqui para frente. Por falar nisso, ninguém fal mais deste suspeito acidente.

  66. O Inferno e a Justiça

     

     

    “Peça 1 – o fator Alexandre de Moraes

    Analise-se, primeiro, a ficha de Alexandre de Moraes:

    1.     Suspeitas de captar clientes entre grupos beneficiados por ele enquanto Secretário de Administração da gestão Gilberto Kassab na prefeitura de São Paulo.

    2.     Estimulador da violência inaudita da PM paulista contra estudantes secundaristas, inclusive permitindo o trabalho de grupos de P2 contra adolescentes.

    3.     Autor de um plano de segurança condenado unanimemente por todos os especialistas no tema.

    4.     Acusação de plágio em suas obras e uma resposta ridícula, na sabatina do Senado: a de que manifestações em sentenças de Tribunais superiores (no caso, da Espanha) não contempla direito autoral. Ora, ele copiou as manifestações sem aspas – isto é, apropriou-se do texto copiado.

    5.     Nenhuma dúvida sobre a parcialidade com que irá se conduzir no Supremo Tribunal Federal (STF).

    O que explicaria, então, a quantidade de apoios que recebeu de entidades e juristas, quase tão expressivo quanto as manifestações de indignação.”…

     

    Por conta das incontáveis notícias e análises sobre o que vem acontecendo desde os tempos do Mensalão, das gigantescas seguidas badernas passando pela Lava Jato e outras inacreditáveis farsas revestidas de pretenso combate a muito antiga, conhecida, ampla e sempre presente maldita corrupção das impunes, ricas e felizes elites, só vai consolidando, a cada dia mais, os terríveis conceitos que o povo tem de nossa decadente, caríssima, incompetente, injusta e nada cega Justiça.  Se o Inferno existe, irão para lá.  

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador