Em vídeo, Lula diz que política está ‘apodrecida’ e defende reforma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – “Não é apenas a juventude que está desencantada com a política. Tem uma sociedade inteira desencantada com a política. Outro dia, numa entrevista à imprensa estrangeira, eu disse que a política está apodrecida. Aqui e em diversas partes do mundo, há uma rejeição à política. A fragilidade das lideranças cresceu muito, eles já não têm mais a mesma representatividade. A política aparece na televisão como se fosse uma coisa ruim. As pessoas não têm por que gostar.”

Tomando a dianteira pela concretização de uma reforma política, o ex-presidente Lula agora é protagonista de três vídeos divulgados pelo Instituto Lula essa semana. Na última peça, disponibilizada na rede na manhã dessa quinta-feira (17), o presidente de honra do PT convoca a juventude a repensar a importância da política para a democracia, e reafirma que o partido da presidente Dilma Rousseff se dedica a recolher pelo menos 1,5 milhão de assinaturas para encampar uma Constituinte exclusiva para debater mudanças no processo eleitoral e nos sistema partidário.

“A estrutura partidária no Brasil, a forma de organização e a regulamentação partidária tem de mudar radicamente. [Queremos] Ter partidos mais sérios, acabar com partidos laranjas, partidos de aluguel, partidos que utilizam seu tempo para fazer negócios. Queremos que seja convocada uma Constituinte exclusiva, com pessoas eleitas só para fazer reforma política. E, na minha ideia, essas pessoas depois não poderão ser candidatos. É preciso que elas sejam eleitas para fazer a reforma política”, opinou Lula.

https://www.youtube.com/watch?v=uyl5JPX5hbk]

O ex-presidente petista ainda defendeu o voto em lista fechada e o financiamento público de campaha. “O partido é que tem de indicar quem são os melhores nomes [para disputar a eleição] e responsabilizar essas pessoas. O deputado não pode ser avulso, tem de ser do partido. Se ele trair o partido, tem de ser expulso, deve sair, porque o mandato pertence ao partido”, disse. “O financiamento [de campanha] tem de ser público. Essa é a forma mais honesta na face da Terra, para não permitir que empresários tenham influência na eleição. Eu sou tão sectário nesse aspecto que acho que financiamento privado deveria ser crime inafiançável”, acrescentou.

No site do PT, a área reservada para promover o debate pela reforma política ainda destaca medidas para aumentar a participação feminina no setor. “Apesar de serem mais da metade da população, as mulheres não estão bem representadas no Poder Legislativo. Com menos de 10% das cadeiras ocupadas pelo gênero, o Brasil figura em 124º lugar numa lista de 145 países feita pelas Nações Unidas sobre participação feminina em parlamentos”, informam.

Indesejada por diversos nichos sociais, a reforma política entrou no programa de governo que os candidatos à Presidência apresentaram ao Tribunal Superior Eleitoral, principalmente em função das manifestações de junho de 2013. As propostas de Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), entratanto, são pouco precisas.

Nos batidores, ventila-se que Lula tomará a frente das reformas propostas pelo PT, especialmente das sofrem resistência. Além da reforma política, há também a regulamentação dos meios de comunicação. Desta propsota, o programa de governo de Dilma não trata por interferência de partidos aliados que não querem comprar briga com alguns grupos de mídia.

Na terça (15), o Instituto Lula divulgou um outro vídeo do ex-presidente falando sobre como ele entrou na política. Ele aproveita a ocasião para incentivar a juventude de hoje, que se diz desacredita, a participar mais, mas não só com manifestações. “A luta apenas de negativas ou de protestos, ou de dizer que todo mundo [na política é ladrão, não resolveu o meu problema [há décadas atrás. Para resolver o meu problema, eu tinha de participar. Foi quando tomei a decisão de entrar na política”, contou Lula.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

106 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É realmente impressionante a

    É realmente impressionante a habilidade que o Sr. Luiz Inácio tem de criticar a política e nao ser parte do problema.

    O PT é protagonista deste sistema “apodrecido” há mais de uma década. Mas perguntem se ele acha que o PT é parte do problema ou parte da solução. É parte da solução, claro. O PT joga o jogo. É um inocente que suja a mão por obrigação.

    Alguém ainda acredita nessa ladainha?

    1. Seu argumento é incoerente.

       

      O PT defende uma reforma política e apresentou várias vezes propostas para sua realização. Alías é o único partido que tem propostas definidas para o conteúdo e a forma dessa reforma e que consistentemente insiste na necessidade de sua realização.

      Sua alegação é que o PT não poderia participar da política porque o sistem está apodrecido, mas isso é uma falácia.

      Se não participarmos da política o sistema nunca vai mudar. Precisamos ocupar os espaços democráticos e participar da política, sempre insistindo na melhoria das instituições e do sistema e esclarecendo a necessidade de mudanças democratizante.

      Lula diz exatamente isso desde que o PT foi fundado. Aliás, o PT foi fundado por causa dessas premissas.

      Dizer que quem participa da política não pode criticá-la nem insistir na necessidade de mudanças é apenas uma forma de manter tudo como está.

      1. Nao disse que ele nao pode

        Nao disse que ele nao pode criticar. Ele pode e deve.

        O que ele nao pode é se isentar.

        O PT nao apenas participou do jogo como o intensificou. São 39 ministérios, uma “aliança” que mais parece um saco de gatos e etc. Estou mentindo?

        O PT virou profissional nesse jogo político.

        E agora o Sr. Luiz Inácio quer vir aqui “posar de freira em puteiro” (perdoem-me a expressão)?

        Ah, por favor. Só vocês mesmo para acreditarem nisso, que o Sr. Luiz Inácio é um Santo Imaculado que só está jogando esse jogo – com uma desenvoltura invejável para que o critica – por ser obrigado.

         

         

        1. Tá nervozinho né?

          Ninguém disse que Lula é um santo.

          Você é que está dizendo que ou ele é santo, ou é demônio.

          Você é que está sendo radical e fanático.

          O ódio cega as pessoas e cegou você.

          Lula é um ser humano e um político. Ele faz coisas certas e coisas erradas, porém muito mais acerta do que erra.

          Não fosse assim não seria tão querido pelo povo e nem teria atingido o prestígio internacional que atingiu.

          As conquistas de Lula a favor da classe trabalhadora são reais, concretas e contundentes. Vocês que morrem de ódio do Lula tentam negar, mas não conseguem. Apenas se desmoralizam nesse processo de mentiras e ataques raivosos.

          Lula é coerente. Ele atua na política dentro dos limites impostos por um sistema viciado que ele quer mudar de forma democrática e com participação popular.

          Em vez de atacar o Lula cegamente, demonstrando ódio, recalque e desepero, você poderia apoiar a reforma polítca e colocar as suas idáis de como o sistema deve ser.

          Mas acho que você só está interessado em destilar sua raiva e seus recalques xingando…

          Isso não vai te levar a nada de bom, garanto.

    2. Eu te pergunto:

      Porque ninguém acredita nesta ladainha (assim definida por ti), vamos deixar do jeito que está? Eu não quero que continue assim. E tenho uma certeza: não vai ser a nossa “oposição” que vai fazer essa reforma política tão necessária.

      1. quem vai fazer então?

        Bem roberto se o seu partido que está no poder a quase 12 anos não fez, vc acha que o correto seria esperar mais uns 100 anos para seu partido fazer e que ja teve oportunidade de fazer ou tentar outro grupo politico que talvez no futuro nos decepcione e troquemos de novo, EU ACHO QUE O PIOR ERRO É A MESMIÇE 

  2. Troll?

    “A estrutura partidária no Brasil, a forma de organização e a regulamentação partidária tem de mudar radicamente. [Queremos] Ter partidos mais sérios, acabar com partidos laranjas, partidos de aluguel, partidos que utilizam seu tempo para fazer negócios. Queremos que seja convocada uma Constituinte exclusiva, com pessoas eleitas só para fazer reforma política. E, na minha ideia, essas pessoas depois não poderão ser candidatos. É preciso que elas sejam eleitas para fazer a reforma política”

    Se algum leitor, noves fora os convertidos,  fosse o autor  e publicasse este texto  aqui seria ignorado ou identificado como  troll..

    1. Engano seu, a reforma

      Engano seu, a reforma política nos moldes que Lula propõe sempre foi bandeira do PT, não foi possível realizá-la nesses anos por absoluta falta de apoio político.

    2. Não é verdade.

      Essas idéias e posições já foram debatidas aqui mesmo sem que ninguém dissesse que é trollagem.

      Não sei se você acompanhou, mas foram feitos debates sobrea reforma política com várias posições discordantes, sendo que a posição colocada por Lula foi defendida por muitas pessoas e questionada por tantas outras sem que ninguém dissesse que se trata de trollagem.

      Aliás, trollagem é uma coisa muito diferente disso.

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Troll_%28internet%29

      Um troll, na gíria da internet, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas. O termo surgiu na Usenet, derivado da expressão trolling for suckers (lançando a isca para os trouxas), identificado e atribuído ao(s) causador(es) das sistemáticas flamewars.

      O comportamento do troll pode ser encarado como um teste de ruptura da etiqueta, uma mais-valia das sociedades civilizadas. Perante as provocações insistentes, as vítimas podem (ou não) perder a conduta civilizada e envolver-se em agressões pessoais.

      […]

        1. Não é verdade.

          Você até pode tratar os outros assim. Mas o fato é que troll é isso que está definido no texto que eu coloquei.

          O que ocorre é que muita gente que pensa diferente resolve trollar em vez de argumentar.

          Argumentos são rebatidos com outros argumentos. Quando se trata de má-fé o que se faz é denunciar o comportamento intelectualmente desonesto.

          Dizer que é trollagem quando uma pessoa argumenta não dá certo porque a simples continuidade da argumentação demole a alegação de trollagem.

          MAs quando o sujeito está trollando mesmo e alguém denuncia o cidadão fica bravo e acusa quem denunciou de estar sendo intolerante com o contraditório.

          É tudo muito previsível e simples. Quem está realmente argumentando não fica nervozinho se disserem que ele está trollando, simplesmente porque a força dos argumentos é maior que as aleivosias trollísticas.

           

           

          1. Ruy, se enxerga.

            Ruy, vc é conhecido por este seu posicionamento…aqui…no Cidadania…etc

            Para vc ninguem tem argumentação, são todos troll.

            Típico de um comentarista do Cidadania….se fica fazendo de bomzinho, democrata etc etc. 

            Na primeira oportunidade ataca. Independente de argumento ou não. 

            É vc, aquele Wilsonleaks et caterva.

            Portanto, não venha posar de democrata que é tudo que vc não é.

          2. Quem está atacando é você…

            Acho que você é que deveria analisar o seu discurso.

            Ele é tão incoerente que salta aos olhos de qualquer um.

            Quem está atacando os outros por pensarem diferente é você.

             

             

          3. gastando o seu portugues

            Augusto não perca seu tempo e portugues tentando dialogar com fanatico adorador de partido, esse ruy não tem conserto não, poste para todos do blog, quando o ruy postar mais uma mentira vc posta seus argumentos e ponto, esse ruy não está bem não.

  3. o ícone

    Desde 1988, venho acompanhando esse ser humano, me desenvolvi nesses pensamentos, idéias e muitas realizações, viver esse ícone, é fantástico.

  4. Democracia Corporativa.

    “O financiamento [de campanha] tem de ser público. Essa é a forma mais honesta na face da Terra, para não permitir que empresários tenham influência na eleição.” 

    Concordo plenamente, mas como reagiria os empresários que o financiaram nos dois mandatos e no da Dilma?

    Como regiriam os llobys presos aos cartéis e muitas vezes integrantes dos oligopólios midiáticos, financeiros e industriais?

    Todos sabemos de como funciona hoje a politica, ou melhor a atuação dos politicos no Congresso. São em sua maioria defensores de quem os financiou, e todos os presidentes eleitos até hoje, não conseguiram maioria, e tiveram que negociarem postos, tanto no primeiro quanto nos demais escalões do governo, para os apoiarem!

    Já disseram que acabou o sistema de governo como nós o conhecemos hoje, e o que está a vigorar, em todos os paises, é a Democracia Corporativa.

    E o que é a Democracia Corporativa? regime gerido e patrocinado pelas Corporações, que simplesmente governariam, estabelecendo suas prioridades.

    E o resto que se dane!!!!!!!!!!!!!!!

    Em tempo: “O mundo está suficientemente preparado para se submeter a um governo mundial. A soberania supranacional de uma elite de intelectuais e de banqueiros mundiais, seguramente é preferível à autodeterminação nacional”. (David Rockfeller). 

     

    1. PROPOSTAS

      Acho que para funcionar e melhorar a política no Brasil, precisaríamos basicamente do seguinte:

      1 – Limitação de mandatos aos parlamentares. 1 reeleição e só. Renovação permanente e nada de mandatos vitalícios de coronéis.

      2 – Lista fechada e por legenda nos cargos proporcionais. Nada de suplentes nebulosos, “carregadores de votos” ou mesmo candidaturas oportunistas por compadrio de enormes coligações.

      3 – Cláusula de barreira. Sim, é isso mesmo. A chamada cláusula “antidemocrática” segundo o STF seria perfeitamente efetiva se houvesse um limite temporal, como duas eleições sem um eleito condicionado a um número mínimo de votos. Um cipoal de partidos no Brasil não representa qualquer ideologia, não tem nenhuma identidade própria (PSD por exemplo) e servem apenas de cabide eleitoral para receber verbas da televisão e parcela do bolo do orçamento partidário. Isso mataria um monte de partidos fisiológicos que existem em nosso país e só servem de tempo de televisão e veículo de vaidade de seus “fundadores” (vide PSDC, PSTU e outros afins).

      4 – Verticalização. Soa inacreditável que partidos como o PSDB e o PT façam alianças regionais e locais e se confrontem no plano nacional ou vice-versa. Qual a ideologia? Não ter ideologia ou identidade partidária? Imaginem democratas e republicanos sendo amiguinhos em um estado norte-americano para derrotar um “independente” (um candidato socialista por exemplo).

      5 – Financiamento público de campanha. Democracia é direitos iguais. Logo, todos tem que ter a mesma verba, o mesmo tempo de televisão, o mesmo espaço na mídia. Isonomia total e verbas controladas. Impede a “compra de apoio”, o “controle estatal dos meios” e o poderio financeiro empresarial burlando a regra 1 pessoa = 1 voto.

      6 – Diminuição do mandato de senadores a 4 anos. E nada de renovação a cada 2 eleições: acabou o prazo, muda todo mundo.

      7 – Impedimento de quem não poderá se reeleger de fazer campanha. Quem vai sair, que fique trabalhando. Em ano de eleição nós não vemos quase trabalhos no Congresso.

  5. O mais importante líder…

    …do maior partido diz que a política está apodrecida, e sabemos que nos doze anos que este grupo ocupa o governo todas as práticas citadas pelo elemento foram e são utilizadas por eles.

    Vimos recentemente nas convenções dos partidos que votaram favoravelmente à coligação com o PT atitudes desprovidas de qualquer significado ideológico, totalmente fisiológicas, tudo para que a Dilma conseguisse um latifúndio no horário eleitoral… sem contar que os próprios petistas e aliados admitem que os atos criminosos de Zé Dirceu, Zé Genoíno, Delúbio Soares e outros figurões do pestismo, foram em troca de apoio político.

    Os repasses feitos aos aliados, no chamado mensalão, em troca de apoio, jamais foram contestados por qualquer um ligado a esta organização subordinada ao Foro de São Paulo e ao projeto da Pátria Grande. Atualmente, mesmo na cadeia, o criminoso Waldemar Costa Neto, do PR, foi decisivo para que o seu partido ingressase na aliança pela reeleição. Em troca de quê perguntam os meus botões, embora todo o mundo mineral saiba…

    Retornando ao mais importante líder do maior partido… caso não fosse uma criatura amoral deveria dizer: eu estou podre, o PT mais ainda e todas as nossas negociações são mais sujas que os dejetos que escorrem pelos esgotos.

    A aceleração da degradação da situação político-partidária no Brasil é obra do Lula e uma herança maldita para as futuras gerações, pois a reforma preconizada pelo abjeto ser é única e exlcusiva para o benefício dos maiores artífices da podridão.

    1. Numa das reuniões secretaas

      Numa das reuniões secretaas nos tempos da Gloriosa, alguém quis saber de Golbery por que acha que esse seria o maior presidente do brasil e esse teria dito que era simples: ganha voto fazendo a desgraça e ganha mais se dizendo contra a mesma

    2. Palavras lindas mas de uma

      Palavras lindas mas de uma incorreção escandalosa!

      Vou me ater a apenas parte do seu amontoado que foi chamado de comentário: “A aceleração da situação político-partidária no Brasil é obra do Lula e uma herança maldita para as futuras gerações, pois a reforma preconizada pelo abjeto ser é única e exclusiva para o benefício dos maiores artífices da podridão”

      Já é de tempos que vc não engole a pessoa do Sr Lula da Silva e isto fica claro nos seus escritos. Não sei se por ser o Lula ou por ele ser da Silva. A grande verdade é que a política tal qual é remonta da Proclamação da República, primeiro golpe institucional que as elites burocráticas nos deram. Naquela circunstancia é que tivemos ‘o eu te apoio pra você me apoiar’. Com troca de governantes combinadas em gabinetes sem a participação popular, sem a anuencia do povo.

      Agora temos ‘a criatura abjeta’ chamando os jovens a participarem, a darem sua opinião, a se informarem melhor, a mostrarem o que realmente querem da e na política e você vem nos dizer que se trata de um golpe de perpetuação no poder? Então o presidente-etílico-analfabeto (tô te ajudando com essa!) é mais poderoso do que eu imaginava. Consegue manipular até a mais tenra geração mesmo sabendo que veículos de mídia irão bambardeá-lo em breve por estar assumindo tal postura.

      Em outras palavras: vá chorar na cama que é lugar quente!!

  6. Muito bom.

    Esses vídeos que o Lula está produzindo (este é o segundo que eu vejo) são uma importante ferramenta para abordar assuntos importantes e estabelecer posicionamentos claros sobre questões relevantes da política nacional.

    É interessante ver que algus comentaristas em foruns onde esses vídeos são abordados insistem em escrever atribuindo ao Lula afirmações que ele não fez, mesmo que a mentira seja facilmente identificada por quem assiste ao vídeo.

    Seria interessante que os adersários também se posicionassem de forma clara e aberta da forma como o Lula está fazendo. Assim poderíamos elevar o nível do debate político no País porque existem pessoas que realmente estão interessadas em levar o debate ao nível rastaquera de flamewar sobre afirmações superficiais.

  7. ao mantter-se no governo que

    ao mantter-se no governo que fez uma mudança tão grande no país nestes últimos 12 anos e continuar batalhando para mantê-lo faz de lula um dos maiores estadistas do brasil de todos os tempos tanto pelos seus méritos quanto pela squierosidade dos que o combatem.

    pois só um estadista para conseguir depois de tanto tempo conseguir combater com eficácia ewssesseres rapinantes paridos em quinhentos anos de história de exploração e saqueio da população brasileira…

    gente que jamais pensa no outro e, sem pensar no outro, desumanizam-se, enraivecem-se e a partir áaí perdem qualquer noção do que seja sociedade justa e mais igualitária e pretendem, ao contrário disso, aniquilar o outro pensando que assim sobreviverão melhor, mas continuam como sempre foram, infelizes na manutenção impossível de seu mundinho expropriatório, pois a dialética política obviamente não deixa de mover suas sínteses históricas que nem sempre agradam a esses seres mumificados pelos preconceitos e deformações.

  8. há várias maneiras de melhorar a política…

    e Lula conhece todas

    o que ele diz sobre políticos se interessarem apenas em fazer negócios, há tempos se confirma em praticamente todos os partidos

    pior é que negociam da pior forma possível, defendendo interesses de empresários e não da população em geral ou especificamente dos seus próprios eleitores

     

    há anos, em época de eleição, recebo correspondência tipo mala direta de dois partidos diferentes, e de todas as que respondi, conforme solicitado, apontando problemas do meu bairro e dando sugestões de melhorias, não obtive retorno algum, nem da correspondência, como manda a educação e a ética, nem de melhorias

    REFORMAS JÁ

  9. Desencanto.

    A reforma política é importante, mas creio que uma legislação específica para a Grande Mídia nacional seja mais importante. Agilização do direto de resposta, fim da propriedade cruzada, assassinato de reputação. A imprensa consegue enfiar na cabeça do povo que todo político é corrupto e que jornalistas são representantes da verdade. Como possuem monopólio da informação, não divulgam seus próprios podres, mas denunciam supostos erros alheios.

    Manter o poder legislativo frágil é conveniente para a imprensa, pois qualquer iniciativa política que vá ferir seus interesses pode ser derrubada. Afinal de contas, viria de pessoas sem credibilidade e contra a liberdade de expressão. E assim, a sociedade fica na mão de interesses de grandes grupos econômicos da comunicação. Se setores da nação precisam se aperfeiçoar, então, a imprensa necessita muito mais.

    1. mentira

      Para de mentira e querer transferir para imprensa uma responsabilidade que é de seus politicos de esquerda que estão no poder ha 11 anos, assumam alguma coisa meu amigo, a imprensa tem poder de manipular as noticias mas eles ainda não conseguiram manipular o placar eletronico da votação no congresso, cade os votos de vcs no congresso?

  10.  
    Desde que o PT virou poder,

     

    Desde que o PT virou poder, Lula fala em Reforma Política, mas não move uma palha. Cadê a coragem política, companheiro???

  11. Não há a menor chance de

    Não há a menor chance de vingar uma constituinte exclusiva. É uma coisa esdrúxula que inventou não se sabe de onde.

    Seria muito mais fácil FATIAR meu deus..!

    Fazer a reforma em pedaços, aos poucos, com as barganhas típicas da política brasileira..

    Mas… Tem como não. É muito mal assessorado e suas ações pouco consistentes.

    Já me resignei com o cara..

    1. “Fazer a reforma em pedaços,

      “Fazer a reforma em pedaços, aos poucos, com as barganhas típicas da política brasileira..”

      Isso é uma conversinha mole para fingir que se está fazendo alguma coisa e no final não fazer nada…

    2. Fidel fez em Cuba, Chavez  na

      Fidel fez em Cuba, Chavez  na Vebeuela, Antes Mao, Stalin etc, fizeram, custou algum sangue, é fato, mas fizeram. Por que o petismo não teia como fazer o mesmo? Golbery teria criado isso se não fosse capaz?

  12. A pergunta que eu faria a

    A pergunta que eu faria a Lula = Por que você não fez essa bendita reforma quando tinha o poder de fato? 

     

    A verdade é que nenhum político vai mexer num sistema no qual ele se beneficia. 

     

     

    1. Lula sempre tentou.

      Lula tentou fazer a reforma política nos oito anos de sua presidência e a Dilma nos quase quatro de seu governo. A proposta é a mesma e a importância só aument.

      Mas o governo não é só o presidente. Tem o Congresso e existem outras esferas de governo.

      A proposta de constituinte exclusiva veio após anos e anos tentando passar a reforma política no Congresso e pelka constatação de que quem está lá não quer mudar.

      1.  
        O Lula perdeu uma

         

        O Lula perdeu uma oportunidade ímpar para fazer as reformas necessárias: Apoio gigantesco no congresso, apoio da população brasileira e economia voando baixo. Não fez por acomodação, falta de vontade política. 

        1. Não é verdade.

          Perdeu oportunidade coisa nenhuma. O que você chama de “apoio gigantesco” no Congresso não existiu nem ao menos para a reforma tributária e muito menos para a reforma política.

          Quando se toca nessas temas no Congresso a imensa maioria dos parlamentares desconversam e retiram todo o apoio.

          Lula tentou vária e várias vezes e nunca conseguiu apoio nem da base aliada para a reforma política.

          Não adianta ficar repetindo a mentira porque ela não vai virar verdade. pode até enganar um incauto por algum tempo, mas quem se lembra e quem tem a menor preocupação em pesquisar pode muito bem atestar que a reforma política sempre foi uma proposta do PT e que nunca houve apoio no Congresso para uma reforma efetiva.

          1.  
            O Lula desistiu das

             

            O Lula desistiu das reformas ao primeiro embate. Na reforma tributária, por exemplo, várias reuniões foram feitas com os governadores, mas na hora de negociar o Lula pulou fora. Fazer reforma não é fácil mesmo, tem que ter vontade política, e o Lula não teve. 

          2. POis é… Se o PT que é o

            POis é… Se o PT que é o partido com mais capacidade politica de administrar este Pais ( ? ) não consegue fazer as reformas que anseia a Nação, então não tem jeito.

            Podemos deixar a esperança de lado e fechar o boteco.

            O ultimo a sair apague a luz do aeroporto.

          3. Não compartilho o discurso niilista

            Acho que o niilismo não leva a nada. É difícil, mas acho que um dia a reforma política vai acontecer. E o Lula aponta o caminho: Participação popular, plebiscito e constituinte exclusiva.

            Agora, quem é niilista e acha que nada vale a pena deveria ir cuidar da vida em vez de entrar em um post que discute política.

          1. seja honesto

            falta honestidade no seu raciocinio, qualquer governo que tenteasse ou tente aumentar ainda mais impostos faltará apoio, pois quem produz nesse pais ja aguenta mais impostos, agora se o lula cínico tivesse tentado uma reforma politica ou mesmo qualquer leizinha bem vagabunda para punir politicos corruptos ele teria imenso apoio popular, vcs esquerdopatas precisam ser mais sinceros em suas colocações, parem de querer distorçer a realidade

          2. RIDÍCULO

            Você está rosnando e babando feito um cachorro louco. Isso é uma estupidez. Dá para debater sem xingamentos e ofensas, desde que se tenha argumento, mas você não tem nenhum.

            A CPMF foi instituída um dia, portanto dizer que é fácil retirar omposto mas é impossível ter apoio no Congresso para mantê-lo, é uma mentira, já que houve apoio no Congresso para instituí-lo. E não foi Lula que o criou, foi o governo do PSDB que criou esse imposto entre muitos outros (a carga tributária aumentou 10% nop governo FHC).

            Além disso você mistura apoio popular com apoio no Congresso. Os deputados e senadores não apóiam a reforma política porque o sistema atual foi o que os colocaou lá e eles tem compromissos com os seus financiadores de capanha, que não querem reformar nada.

            Aĺém de não ter um mínimo de coerência em seus fracos e falaciosos argumentos, você usa de agressividade para tentar impor essa atacoada na marra.
             É evidente que o que te move é recalque e inveja, senão não seria tão agressivo. Mas não pões medo em ninguém, consegue apenas ser patético.

      2. jura?

        Pow Ruy vc jura que o  lula tentou? KKKKK vc quer dizer que ele tentou mas houve um conluio ou um complo de todas as forças direitistas do universo e impediram a realização do seu idolo lula, apesar de todo o esforço do impoluto lula.

        1. Boçalidade

          Seu comentário é muito boçal. Não diz absolutamente nada, tenta debochar e fracassa miseravelmente. Consegue apenas ser patético e demonstrar que não tem argumento algum.

          Se tiver alguma coisa coerente para dizer, podemos debater, mas com essa idiotice de bancar o engraçadinho para esconder o seu vazio de idéias não tem nada que se possa fazer.

          É constrangedor ver alguém passar ridículo em público desse jeito.

          1. boçal

            Quando vcs adoradores não tem mais argumentos apelam muito rápido para xingamentos, mas tudo bem é característico de vcs, quanto ao meu deboche em relação a sua afirmação que seu adorado lula tentou de tudo para moralizar a politica mas forças ocultas de direita sabotaram e impediram que o seu lula fizesse a reforma politica ou pelo menos uma leizinha mais vagabunda possivel tipo politico que roubar fica um dia sem comer doce KKKK , meu amigo é so com deboche mesmo, um comentário apaixonado  sem nenhum compromisso com a verdade  como o seu não da pra levar a sério mesmo.

            Obs: Não fique mais nervoso e não eleve o tom dos xingamentos pois vc pode ser bloqueado pelo blog viu, mas por mim vc pode destilar toda sua frustação e revolta da forma que quiser, não faz bem guardar sentimentos ruins dentro de si não é mesmo?

          2. E ainda insiste nessa mediocridade…

            Quem foi agressivo foi você meu caro. Eu apenas te respondi no mesmo tom.

            Parece que você acha que pode atacar as pessoas sem argumentos e receber agrados felicitações no final.

            Pode ver em minhas postagens que estou argumentando, mas você não argumentou, apenas atacou.

            Certamente atacou para fazer-se de coitadinho com a respostas, em um expediente ridículo de retórica vazia. Na falta de argumentos, usa de jogadinhas boçais como essas.

            Não vou entrar em polêmicas com quem não tem o que falar, o que eu tinha a dizer de você já coloquei aqui, nada mais resta porque você não tem nada mais a oferecer que não uma batalha de acusações que não me interessa nem um pouco.

             

          3. otimo

            Para de inverter as coisas ruy, não sou coitadinho de nada e nunca me fiz disso, apenas não aceito postarem mentiras aqui, o que for verdade eu condarei totalmete com vc, sei que vcs não gostam de assumir nada que façam agora me chamar de boçal no seu dicionário não é agressivo eu nem quero imaginar o que seje agressivo, mas blz , um grande abraço e otimo final de semana pra vc, não tenho nada contra vc apenas tenho contra as inverdades ou manipulações de meias verdades que vcs tentam impor aqui no blog.

          4. É estranho…

            É estranho quem não tem nada contra postar vários xingamentos toscos como você fez, quando poderia apoiar suas posições com argumentos.

            Se parar de atacar eu paro de me defender e a conversa fica em um nível mais civilizado, mas não se engane, ataques e xingamentos não me intimidam.

             

  13. Ué o homem descarado que fez

    Ué o homem descarado que fez a caravana da cidadania indo conhecer LOCALMENTE os efeitos de gente como o clã Sarney junto aos seus feudos, e que depois disso teve  o despudor de nao só pedir respeito a ‘ tragetoria de vida do Sr Jose Sarney ” mas pedir voto para sua filha ( ha videos no youtube sobre isso ) alegando que com a eleiçao dela as coisas iriam (pasmem ) mudar!!!!

    E agora esta dizendo sobre PODRIDÃO?

    rs

    pida só pode…rs

    1. Para quem estava na dúvida.

      Para quem está confundindo argumentação com trollagem aí está um bom exemplo.

      Isso aí é trollagem.

      Afirmações vazias usadas apenas como suporte a xingamentos boçais e sem a menor consistência.

      Apenas uma provocação para um flamewar de ataques vazios.

       

      1. Lula disse:

        “A política aparece na televisão como se fosse uma coisa ruim. As pessoas não têm por que gostar.”

        Qualquer brasileiro  que entrou na idade adulta até o meio da década de 1980 viveu dois momentos distintos. O primeiro com a ilusão da redemocratização. O outro quando isso ruiu. A partir daí para o não mesmerizado pelas palavras de ordem da doutrinação o desencanto tornou-se cada vez mais profundo. Os principais motivos para esta ojeriza foram:

        A) A execeção tornou-se a regra. Exemplo: embora fosse dono de um grande patrimônio eleitoral, o atualmente condenado Paulo Salim Maluf jamais foi exemplo para quem quer que seja. Quando o próprio ou um dos seus prepostos eram pegos com as mãos enfiadas nos cofres públicos jamais assumiam a falcatrua. Ainda existia um mínimo resquício de vergonha na cara, a reação era jurar inocência sob pena de encontrar a mão morta atrás da porta.

        B) Com a era Lula tudo mudou. O tênue verniz de pudor que ainda recobria as práticas tradicionais na política brasileira foi definitivamente raspado. A resposta padrão tornou-se: roubo sim, mas é para o partido continuar a transformação do Brasil num país mais igualitário, democrático e justo, além do que todos os outros também roubam e para ficarem com o dinheiro e não para melhotar a vida do brasileiro sofrido como nós fazemos.

        Esta mínima inclinação do eixo, o verdadeiro do mal, embora aqui também possa ser do Mao, foi o suficiente para destruir qualquer possibilidade de recuperação da safadeza generalizada que a política partidária brasileira.

        Como alguns aqui exigem que sejam apresentadas propostas vou enviar a minha, em desacordo com a preconizada pelo Lula, tendo em vista que esta visa benefício próprio e dos seus cupinchas:

        Todo e qualquer brasileiro que tenha ocupado cargo público, eletivo ou em comissão, perde definitivamente os direitos políticos; e qualquer bem ou valor que possua, assim como os  seus ascendentes, descendentes, colaterais até 3º grau e cônjuges que superar o valor por eles declarado como renda será imediatamente confiscado.

        Todos os atuais partidos políticos estão extintos com a consequente perda de qualquer patrimônio existente.

        ASSIM SERIA O INÍCIO DA MINHA REFORMA POLÍTICA…

         

         

      2. E dose nao ter como defender

        E dose nao ter como defender o deus amado né pelego?

        Só resta dizer que os outros são trolls

        Deve ser algo muito dolorido…rs

        1. CQD

          Como eu disse em um comentário anterior, quando você está argumentando e alguém o chama de troll, você continua argumentando e a acusação se perde entre os argumentos.

          Mas quando você está trollando e alguém o denuncia, aí fica nervoso e passa a atacar quem denunciou. Isso porque a trollagem fica evidente.

          É o que acontece com esse desqualificado aí. Ficou nervozinho ao ser desmascarado e como não tem argumentos, apenas continua xingando.

          Falta de argumentos dá nisso…

          1. Obrigado por vir corroborar o que eu disse.

            Isso aí também é trollagem.

            E denota grande desespero…

          2. trollagem

            Vcs esquerdopatas e adoradores de partido taxam como trollagem toda opinião divergente de suas convicções, aqui nesse todos opinam com a melhor das intenções procurando defender sua percepção de quão podre está nossa politica, e lula esteve por 8 anos no poder + 4 da dilma e não moveu uma palha para modificar as piores praticas na politica, ISSO É FATO, E PODE ME CHAMAR DO QUE QUIZER

          3. Não é verdade…

            Mentira sua que Lula e Dilma não fizeram nada para modificar o sistema político.

            Ambos propuseram a reforma política e tudo fizeram para que ela se realizasse e que fosse a mais democrática possível.

            Tais fatos estão documentados, com as várias propostas e projetos apresentados para a realização da reforma política.

            Inclusive a Dilma foi muito atacada pela direita raivosa no ano passado quando mais uma vez tentou passar o projeto de reforma política. Os direitistas raivosos chegaram a dizer o absurdo de que plebiscito seria uma proposta antidemocrática.

            Limpe a baba porque você está parecendo um cão raivoso, demostrando que está se remoendo do ódio cego e alucinado típico dos perdedores frustrados.

            O grau de agressividade de seus xingamentos só atesta contra você, demonstrando seu desequilíbrio.

             

          4. preocupado

            Ruy sinceramente to começando a ficar preocupado com vc, relaxe hoje é sabado, toque uma caipirinha, não sei em que praia vc joga mas de repente arrume uma gatinha ou gatão para espairecer, não quero te stressar mais, vc não ta bem. Abraços e bom final de semana pra vc viu

  14. Oposição de ilações………….

    Que devemos buscar as melhorias em todos os campos da vida, não resta a menor dúvida! Agora, quando o Lula grva um vídeo e alquém o coloca aqui no Nassif, vêm logo os trolls a desqualificarem a proposta de discussão, e tentam por todos os meios, inclusive falsos, desconstruirem o governo Lula e Dilma.

    Caso fizessem contraposição séria, com logica, e com estatísticas corretas, seria válido, pois teríamos como argumentar baseados em dados, e não em ilações.

    Os adversários politicos para as proximas eleições, o que fazem! Dizem que irão aproveitar os programas do PT, mas aprimorá-los. Isto talvez possa parecer sério, mas mostra bem o nível destes opositores!

    Defender por defender, não é racional, mas deveriam, os oposistores, mostrarem suas propostas reais, e não ficarem criticando por criticar, e o que é pior, sem nenhuma proposta decente que mostre realmente suas capacidades de gestão e/ou competência!

  15. A procura do novo

    Não adianta procurar o novo longe, ele está bem perto.

    Só é preciso abrir os olhos para enxergar.

    O novo só com a ruptura do modelo casa grande e senzala, e a reforma política por fora do sistema é a condição.

    “Não pensem que conseguiremos a reforma política só na relação entre Governo e Congresso. É algo que exige a participação dos brasileiros para coesão de forças. A luta não se foca só no parlamento, precisa de mobilização das ruas. Nossa maioria (Governista no Congresso) não cobre todos os assuntos. Pautem essa reforma”
    Dilma Roussef

    Lula (na matéria) e Dilma (acima) sabem disso. Os candidatos Campos e Aécio se calam.

    Já tinha detalhado isso no comentário:

    “Ler aqui”

  16. …se a política está

    …se a política está apodrecida e fede por todos os lados, o melhor a se fazer não é reformar o quê já morto apodrecido está:

    há que se instituir com urgência urgentíssima um programa de governo das políticas funerárias para o país

    pois,

    diz o bom senso de inteligência mediana que se deve enterrar logo e bem fundo “a coisa pública” que está apodrecida fedendo em praça pública, para não contaminar mais da população, o que resta vivo da política…e, principalmente, não contaminar as jovens gerações futuras que herdarão o que restar do legado dessa política de terra desolada que já morreu e está apodrecida e fedendo insepulta…

    é uma questão politica de calamidade pública!

    1. Cuidado jc

      Cuidado com o que vc escreve JC, sabemos que vc é um esquerdista convicto mas qualquer critica que vc fizer ao governo do PT  vc corre sério risco de ser taxado como coxinha, troll…….. rsrs

  17. Porque FHC não empunha esta

    Porque FHC não empunha esta bandeira junto com Lula ?  É nessas horas que se vê a diferença entre um grande estadista e um inútil. Lula está dando a cara a tapa, se expondo de peito aberto, colocando seu prestígio na luta pela melhoria da política no Brasil. A reforma política seria um avanço maravilhoso. E não foi essa uma reivindicação dos movimentos no ano passado? Eu apoio e vou junto com Lula nessa importante cruzada. Agora quero ver se os manifestantes que clamaram pela reforma realmente a queriam ou se o intuito era apenas e tão somente criar situação de embaraço para o governo visando enfraquecê-lo.

    1. Poxa

      PQP, em artigo recente para o Observatório Política, inclusive publicado aqui neste blog, o Professor Fernando Henrique Cardoso convidou Lula para aparar todas as arestas políticas para bem do Brasil.

      Dia seguinte, perguntado pela imprensa, Lula respondeu: Não leio FHC.

      Vc é um piadista Laurenisio…

       

      1. Não é verdade.

        Mentira que o FHC convidou o Lula para “aparar as arestas”… Ele atacou o Lua mais uma vez.

        FHC ataca o Lula para aparecer. Como ninguém quer saber dele e o prestígio do Lula só aumenta, o tucano tenta provocar polêmica com ele para chamar atenção para si.

        Lula faz bem em não polemizar com o decadente tucano. Seria dar a ele uma importância que ele não tem.

          1. Recalque e frustração…

            Mais um ataque e xingamento sem argumento nenhum.

            Quem faz isso demonstra estar se remoendo de recalques e frustração. Dor de cotovelo dá nisso.

          2. xingamentos

            Primeiro meu prezado Ruy te chamar de hipócrita é uma constatação e não um xingamento como vc me taxou de boçal em outro post seu. E pra mim meu amigo quem ganhar essa eleição não vai fazer muita diferença para mim(temo pelo futuro das proximas gerações brasilieiras em como estamos ficando para tras no desenvolvimento mundial), não tenho dividas, não fiz investimento nenhum pois não acredito nesse seu amado governo mentiroso e incompetente, posto minhas posições aqui no blog unicamente para não deixar vcs esquerdopatas manipularem e faltar com a verdade de forma tão vergonhosa, não sou torcedor e adorador de partido politico como vc. Eu so me frustro quando não consigo realizar algo na minha vida pessoal, recalques e frustações em eleições são para fanaticos como vc!!!!!!

          3. frustração

            Meu grande Ruy eu so me frustro quando não consigo realizar algo na e para a minha vida pessoal, recalques e frustações em eleições são para fanaticos políticos como vc que provavelmente não se realizou na vida pessoal e projeta uma falsa  realização sua como uma vitoria de um partido adorado por vc em uma simples eleição!!!!!! Ja perdi muito tempo com vc, um abraço

  18. Lula deve ter fumado maconha

    Lula deve ter fumado maconha estragada…. ou então bebeu algumas lá de salinas. O cara é o principal politico dos últimos anos, chafurdou nas mais heterodoxas práticas atuais.. e agora vem dar uma de que ele luta para melhorar a politica. Quanta hipocrisia.

        1. Meu caro
          O argumento é que

          Meu caro

          O argumento é que Lula repetiu e até aprimorou o toma lá da cá e tudo que hoje esta lhe horrorizando. Pregar mudanças após ter se beneficiado da situação me parece um pouco incoerente. Lula fez as alianças mais espúrias e enquadrou os diretórios do PT em nome da tal governabilidade. Em Minas Lula fez os petistas engolirem Newton Cardoso e Hélio Costa, No Maranhão o clã Sarney e em São Paulo Paulo Maluf…….. Não dá pra reclamar agora né????

          1. Não é verdade…

            Lula não aprimorou nada e nem fez as alianças mais espúrias.

            O fato é que essa argumentação de que somente os puros podem criticar a política é usada pelos mais sujos para afastar as pessoas da política.

            Lula já colocou em vídeo anterior essa questão.Se você quer melhorar a política, tem que participar da política. Somente a participação popular pode melhorar a política. Ficar de fora xingando é tudo o que os políticos corruptos querem.

            Sim a direita adoraria que os trabalhistas ficassem de fora xingando a política sem fazer nada, ou que o PT não fizesse política partidária nem alianças, pois assim nunca iria se eleger para nada e nada faria.

            Mas há diferenças fundamentais entre a atuação do PT e dos partidos fisiológicos. Foi participando da política e ganhando eleições que o PT pode melhorar a vida de milhões de brasileiros e defender os interesses da classe trabalhadora. E é através da participação política que vai conseguir fazer a reforma necessária para corrigir o sistema político.

            Sua argumentação é falaciosa porque a não participação na política jamais vai levar a melhora nenhuma.

          2. argumentos

            vc disse Ruy “Foi participando da política e ganhando eleições que o PT pode melhorar a vida de milhões de brasileiros e defender os interesses da classe trabalhadora. E é através da participação política que vai conseguir fazer a reforma necessária para corrigir o sistema político.” , aguarde ate o ano que vem que vc vai ver o bem para os trabalhadores que este governo está fazendo na area economica, esse governo está vendendo o futuro deste pais alongando esse teatro por mais tempo, este governo está vendendo o jantar para comer no almoço, radicais como vc não aceitam, o tempo te mostrará.

          3. Recalque e frustração…

            Faz 12 anos que os direitistas estão dizendo que no ano que vem o País vai viver um caos provocado pelos governo do PT e esse caos nunca vem.

            Pelo contrário, todos os indicadores econômicos e sociais são imensamente superiores a todos os governos anteriores.

            É só a velha tática do terror, alardeando um desastre futuro que nunca acontece.

            É visível o recalque e a frustração mal resolvida contida nos ataques daqueles que não defendem projeto algum e nada propõe, apenas resmungam, xingam e ameaçam.

          4. conselho de amigo rsrs

            Meu grande Ruy eu so me frustro quando não consigo realizar algo na e para a minha vida pessoal, recalques e frustações em eleições são para fanaticos políticos como vc que provavelmente não se realizou na vida pessoal e projeta uma falsa  realização sua como uma vitoria de um partido adorado por vc em uma simples eleição!!!!!! Ja perdi muito tempo com vc, um abraço

        2. argumentos

          Que argumentos vc tem meu caro Ruy que os governos do PT foram extremamente combativos(vc adoram palavras assim) na defesa do patrimonio publico?  que argumentos vc tem que os governos do PT não lotearam a administração publica?  Quando vcs não tem argumentos apelam e taxam qualquer pessoa que faça uma critica a esse governo incompetente de troll, coxinha, pig, e por ai vai ……… ja ta ficando batido isso, criem novos adjetivos para tergiversar,  abraço cumpanheiro

          1. Continua trollando

            Em vez de argumentar apenas repete acusações vazias…

            pura trollagem.

            Meus argumentos eu estou colocando aqui, não preciso acusar ninguém de ser isso ou aquilo. Você no entanto apenas ataca e xinga, sem sustentar nenhuma afirmação.

            Seu interesse não é debater nada, quer apenas acusar e atacar.

             

    1. posso responder?……….muito agradecido se sim ou se não

      eu acho que pode sim, porque já vimos o mesmo, e várias vezes, com referência a políticos da oposição

    2. Caro Assis
      Frequento o blog

      Caro Assis

      Frequento o blog do Nassif há mais de 10 anos (desde a época do IG) e eu ainda acreditava que o PT iria acabar com a Corrupção e melhorar a vida do povo. Atualmente com a idade chegando…. consigo ver como fui tolo e enganado. Mas concordo com voce que meu comentário não foi adequado, nunca fiz críticas deste nível e confesso que acho que Lula matou o sonho de muita gente e agora vem como se não fizesse parte da politica atual, ou que estaria acima das práticas atuais.

      SDS

      1. beleza, Carlos Batista…

        atitude louvável

        mas, voltando ao assunto, no que se refere a melhorias para o povão, recomendo que se informe melhor, porque a vida de milhões de pessoas melhorou bastante sim, tanto é que responderam com os seus votos para PT

        1. quem vota no PT…

          vota consciente e satisfeito, sendo que muitos, milhões, não dão a mínima importância para propagandas,

          votam pelo que sentem, votam pelo que já conquistaram e continuarão votando assim, pois a situação só tem melhorado

      2. ”  confesso que acho que Lula

        ”  confesso que acho que Lula matou o sonho de muita gente e agora vem como se não fizesse parte da politica atual”

        Carlos, diga para os 40 milhões de pessoas que sairam da linha de pobreza e que formam uma nova classe social, que o Lula e o PT mataram seus sonhos.

        Putz ! é cada uma.

        Veja que coisa interessante, os que se dizem ex- petistas, tem mais raiva do PT do que o pessoal da direita.

        Reparem todos os ex-petistas, Marina, Heloisa, o pessoal do PSTU, PSOL… esse pessoal morem de raiva do PT.

        Sinceramente, acho que é uma paixão mal resolvida, o amor se transformou em ódio, mas que lá no fundo continua apaioxonado pelo partido.

        É igual a corno, toma chifre, sofre,chora, enche a cara de cachaça mas continua amando a bandida.

        Vai entender !

        1. sinceridade

          E petista se comporta como a belezinha do pedaço. Não pode nem fazer uma criticazinha que ela fica toda melindrada.

          E este argumento de que tirou zilhões da miseria e coisa e tal soa como se tivessem feito o maior favor para a Nação.

          Oras… Foram eleitos pra que? É que nem aquele infeliz pedinte que entrou no onibus e foi logo alardeando – ” Podia estar roubando, matando…

          E se tivesse sido eleito a oposição?

          Sera que o resultado seria diferente?

          Sera que teriam feito mais ou menos a favor da Nação?

          Baixe a bola, sejam humildes reconheçam o que deixou de ser feito, estabeleçam um canal de comunicação com sinceridade e honestida. Face a face. Olho no olho.

          Porque sera que todo politico discursa todo empolado com enfase, mas… Não olha direto para os espectadores?

           

        2. vc é iludido ou quer iludir quem?

          Credite a saida de 40 milhoés de pessoas da pobraza tbm ao aumento de preços da commodities, quando dormir gilson reze pela china todo dia, o unico merito desse cinico do lula foi aumentar o bolsa familia, riqueza meu caro gilson se cria com produção e trabalho e não com mentiras, e ate hoje eu não conheço um politico que crie riquezas para o pais, conheço muitos  politicos que criam riqueza para si mesmo, a quase totalidade.

  19. Escrito numa pedra……………….Aqui Jaz a Política Moderna

    e jogados ao chão a lamentar, todos aqueles que acreditaram que para a velha política do “toma lá dá cá” existia algo impossível de ser aprovado…………………………

    e pelas ruas a gritar REFORMAS JÁ, milhares de jovens sonhadores levando porrada de todos e de tudo que é lado e partido, sendo observados por centenas de novos e indiferentes políticos

     

    se existe uma constante em tudo isso aí, só pode ser a podridão política a que Lula se refere

  20. A reforma política que o povo

    A reforma política que o povo quer e não os plíticos:

    1- Fim do voto obrigatório

    2- Fim da reeleição

    3- Tempo igual no horário político para todos os candidatos (acabaria com os acordos espúrios entre os candidatos e partidos por tempo na TV)

    4- Uso do SUS pelos políticos, fim dos seguros saúdes privados bancados pelo contribuinte (se quiserem seguro privado, pageum do próprio bolso)

    Pronto, só com 4 pontos já seria uma tremenda reforma política para ninguém botar defeito…..

  21. REFORMA COM PRUDÊNCIA

    Certamente, a reforma política é necessária para o saneamento dos mecanismos de representação da sociedade, e é o caminho para resgatar a consciência acerca da indispensável participação popular no processo político de debate e definição das deliberações relevantes para a coletividade.

    E esse resgate da consciência acerca da importância da participação política da coletividade requer um real desmascaramento da mentalidade fisiológica que impõe o mercenarismo inescrupuloso.

    Portanto, há pressupostos corretos na defesa da necessária abordagem efetiva do tema relativo à reforma política.

    Todavia, certos aspectos do encaminhamento proposto por alguns segmentos posicionados à esquerda do espectro político parecem pouco prudentes, e têm sido estribados em suposições pouco consistentes.

    Uma das hipóteses de aparência improvável que tem sido alardeada é a de que a convocação de uma constituinte exclusiva seria o meio adequado para vencer as barreiras decorrentes dos interesses dos políticos reacionários.

    Parece algo equivocado imaginar que a direita teria menor possibilidade de eleger constituintes, visto que o mesmo respaldo eleitoral arregimentado pelos direitistas para dominar o Congresso Nacional seria dirigido para garantir o poder hegemônico na assembléia exclusivamente encarregada da reforma política.

    E preciso considerar também que o poder legislativo no âmbito do Congresso Nacional será sempre determinante para garantir a efetiva vigência das normas legais na prática. Além destes aspectos cruciais, a constituinte exclusiva pode implicar em riscos indesejáveis caso as decisões sobre questões constitucionais venham a poder ser definidas com base em maioria simples.

    Fato é que a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada deve priorizar a preservação dos direitos sociais já consagrados, e deve ser feita através do pleno funcionamento regular das instituições.

    Por esta razão, parece bastante questionável a proposta de realizar a indispensável reforma política sem respeitar as normas constitucionais que exigem maioria de 2/3 do Congresso Nacional para alterações na Constituição.

    Deste modo, resulta temerária a proposta de reforma política através de constituinte exclusiva. E é bem fácil perceber a existência concreta do risco de retrocesso.

    Mesmo a lógica mais elementar mostra claramente que, se não se tem respaldo eleitoral suficiente para construir uma maioria absoluta capaz de assegurar as mudanças necessárias nos moldes fixados na constituição, nada pode garantir que a maioria simples no âmbito de uma constituinte exclusiva venha a resultar numa reforma política que torne a sociedade mais democrática.

    É importante e urgente perceber que, se a direita conseguir arregimentar a maioria simples na constituinte exclusiva, pode acontecer exatamente o contrário.

    Nesta medida, há que se ter cautela e estar atento para os riscos, para avaliar de maneira coerente todas as possíveis implicações, pois, às vezes, mesmo as melhores intenções podem acarretar consequências negativas.

    Assim, sem dúvida, é mais prudente ampliar o debate acerca do detalhamento da estrutura política mais adequada à democracia, para reunir respaldo eleitoral em torno de propostas de mudanças específicas, de modo a construir com firmeza a maioria determinada pela Constituição em vigor.

  22. ta podre lula?

    Fico impressionado com tamanho  do cinismo desse lula, agora que ele ta vendo que a politica está apodrecida? Mas nos 8  anos de governo ele lutou tanto modificar as praticas politicas kkkkkk Ele nunca aceitou lotear todos os orgãos da administração brasileira com o que de pior existe na politica brasileira kkkkk Ahhh sei, so agora nas vesperas de eleições presidenciais DEUS deu ao lula  esse momento de clarividencia da podridão destes governos(PT, PSDB…….), e ele do alto da sua honrradez, de seu caráter impoluto, homem probo como so ele promete a todos os idiotas de plantão que ele nosso super heroi da moralidade vai combater o MAL FEITO como diz nossa amada dilma, é cômico.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador