Anvisa suspende teste de Coronavac; Butantan diz ter sido surpreendido

A determinação se deu após a ocorrência de um evento adverso grave que foi a morte de um voluntário de 33 anos, morador de São Paulo

Jornal GGN – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou nesta segunda-feira, dia 9, a interrupção do estudo clínico da vacina Coronavac no Brasil. A determinação se deu após a ocorrência de um evento adverso grave que foi a morte de um voluntário de 33 anos, morador de São Paulo, ocorrida no dia 29 de outubro. O voluntário não tinha comorbidades.

A Coronavac é desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e será produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Autoridades de saúde do estado de São Paulo informaram na noite de segunda, de que o óbito não está relacionado com a vacina, embora não haja dados públicos, ou seja, se o voluntário recebeu o imunizante ou o placebo.

O monitoramento dos 13.060 voluntários do estudo de fase 3 da Coronavac no Brasil é feito pelos centros estaduais abertos sob convênio, com o Butantan como patrocinador.

Os integrantes do governo afirmam houve um boicote da Anvisa ao fazer a suspensão sem informar o instituto antes, embora não haja uma obrigação legal de fazê-lo.

O Instituto Butantan, em nota, disse ter sido surpreendido com a decisão da Anvisa e que está apurando o que houve com o andamento dos estudos clínicos da Coronavac. O Instituto diz estar à disposição da Anvisa para prestar os esclarecimentos necessários.

Já o Governo de São Paulo lamentou ter sido informado pela imprensa e não pela Anvisa, como ocorre em procedimentos clínicos desta natureza, no caso da interrupção do teste da vacina.

Outros estudos de vacinas contra a Covid-19 interrompidos incluem o da Universidade de Oxford (Reino Unido) com a AstraZeneca e o da empresa Janssen-Cilag (divisão farmacêutica da Johnson & Johnson). Ambos foram retomados após análises.

O laboratório Sinovac disse ter “confiança” em sua vacina, apesar da suspensão dos testes no Brasil.

Com informações da Folha.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O mitosco “gripezinha”, que se comporta como um delinquente adolescente, acrescenta à esta característica a de moleque, declarando “mais uma vitória de Jair” com a suspensão dos testes. Inacreditável!
    Com mais de milhão de mortos no mundo, este internacionalmente ridicularizado (des)presidente comemora um (falso?) revés na busca de uma ou mais prevenções contra a quantitativamente mortal doença?
    Sendo a Anvisa subordinada ao “executivo” que, do alto dos seus cavalos, jetskys, motoquinhas, helicópteros e que tais, só faz confusão com suas ações e bobagens diárias que animamseu cercadinho.
    Já é o segundo atraso político em uma das alternativas em estágio avançado de testes para que caminhemos na direção da normalidade.
    Este tumulto (doloso) em um assunto tão relevante é apenas mais um dos inúmeros crimes de responsabilidade deste desequilibrado politico tradicional do baixo clero que adquiriu a habilidade de cair para cima.
    Como não tem mais “para cima”, mais tarde ou mais cedo (na torcida!), cairá de verdade…
    Como fruta podre.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador