Ministro da Saúde diz que obesidade infantil é culpa das mães que “não ficam em casa”

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Da Fundação Perseu Abramo

Após o fiasco da fala de Temer no dia 8 de março sobre as mulheres, naturalizando a limitação da mulher ao âmbito doméstico e afirmando que nossa contribuição à economia se restringia a notar desajustes nos preços do supermercado, o ministro da Saúde não ficou atrás: no dia 16 de março, Ricardo Barros afirmou que a obesidade infantil decorre do fato de que as crianças não têm oportunidade “de aprender a descascar alimentos” com suas mães.

Disse, ainda, que hoje “as mães não ficam em casa, e as crianças não têm oportunidade, como tinham antigamente, de acompanhar a mãe nas tarefas diárias de preparação dos alimentos”. Assim como Temer, Barros interpreta que o cuidado com a casa e com os filhos é responsabilidade exclusivamente materna e culpa as mães que ousam trabalhar fora de casa.


Hoje, além de trabalhar fora de casa com o trabalho remunerado, as mulheres realizam o trabalho doméstico (cuidado com a casa, com os filhos ou parentes dependentes), o que se constitui como “dupla jornada”. O tempo gasto com trabalho doméstico é dividido no âmbito familiar com grande peso para o gênero, sendo que as mulheres brasileiras gastam o dobro de horas por semana que os homens com trabalho doméstico.

Mas é desejo das mulheres ter um trabalho remunerado: recente pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostra que 70% das mulheres no mundo preferem que as mulheres tenham um trabalho remunerado e 66% dos homens no mundo também preferem que as mulheres tenham um trabalho remunerado. O ministro, no entanto, nos culpa por essa preferência.

Ao apontar que a obesidade infantil é culpa das mães que trabalham fora, o ministro não só mostra uma incompreensão sobre o problema, como contribui para pressionar ainda mais as mulheres que se desdobram em dupla jornada e retira a responsabilidade dos homens/pais no cuidado dos filhos e da casa.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Machista ignorante ou

    Machista ignorante ou hipócrita. Quer dizer que a infestação no mercado de produtos industrializados pouco saudáveis, acompanhada de propagandas que fazem lavagem cerebral na cabeça e no estômago da maioria das pessoas, sejam adultos ou crianças, homens ou mulheres, não contribui para a má alimentação e a obesidade infantil?

  2. No final, o ser humano só tem

    No final, o ser humano só tem de agradecer pela oportunidade por viver uma vida neste mundo… Pois, hoje em dia… Não há garantia de nada… As pessoas não são conscientes do que elas fazem.. Não dá para esperar consciência ou responsabilidade das pessoas, ainda mais por uma responsabilidade grande como esta, que é a de cuidar de um outro ser humano…

  3. TODOS da direita falam pela

    TODOS da direita falam pela bunda:  sem ler um livro, sem uma pesquisa, sem usar fracoes de segundo no google que seja.

    E nao eh so no Brasil.  Antes fosse.

  4. eh investigado em varios casos de corrupcao

    Esse ministro é mais um  que está na fila pra pedir demissão , ja que o Temer NÃO TEM CORAGEM de demitir ministros acusados de corrupção. -Entre AS VARIAS DENUNCIAS, existe uma de ENRIQUECIMENTO, pois ele declarou um patrimonio de 1.800.000,00 e virou dono da metade de uma empresa que vale 56.000.000,00. E o mais tosco é a explicação dele, de que conseguiu um emprestimo pra adquirir isso. -Uma defesa fragil, que se A JUSTIÇA DO PARANÁ DO SERGIO MORO, NÃO FOSSE PARCIAL E PERSEGUITORIA, JA TERIA O PRENDIDO, como FOI FEITO COM O SERGIO CABRAL E O EDUARDO CUNHA, que NÃO TIVERAM COMO COMPROVAR DE ONDE VEIO OS SEUS RESPECTIVOS PATRIMONIOS;  e NÃO CONTECEU E NEM VAI ACONTECER COM O LULA, nos casos do tripex e do sitio, visto que O LULA PROVOU QUE NÃO É DONO DE NENHUM DOS DOIS IMOVEIS, mas que teria recurso DECLARADOS A RECEITA FEDERAL, que proporcionaria comprar ATÉ OS DOIS IMOVEIS JUNTOS. Portanto, além dos dois ministros MOREIRA FRANCO e do ELISEU PADILHA, já ha mais 3 ministros: Alusio Nunes, Ricardo Barros e Osmar Serraglio, na fila para engrossar o numero de ministros do Temer, que caem acusados de corrupção; para assim manter E ATÉ SUBIR a media atual de 1 MINISTRO DEPOSTO POR MÊS.

  5. Mulheres dos golpistas

    Mulheres para os golpistas, ao que me parece, devem ler só o Globo e a Veja, ter apenas o ensino médio, não pensar por si, com idade pra ser filha ou neta do marido, bonitinha, ser do lar, recatada, viver ( bem, pelo que parece) com o dinheiro do esposo sem preocupações maiores a não ser apenas ser esposa, de preferência loura nem que seja a pulso, se sofrer violência doméstica que se cale afinal o macho manda… é preciso retroceder ao começo do século passado para a mulher agradar aos machos golpistas…  Cada vez me espanto mais com estes homens da direita golpista, querem determinar até como deve ser e agir uma mulher. Pelo jeito vão acabar com a lei de 1962 sobre os direitos da mulher… 

  6. Esclarecimento

    quero dizer que sou mulher independente, trabalho e sou admirada pelo meu esposo, meus filhos nunca tiveram problema de obesidade, leio os clássico, estudo, cuido da casa sem problemas, nunca tive problemas sérios com meus filhos, minha família é o que considera dentro dos parâmetros da normalidade… para estes machos golpistas devo ser péssimo exemplo como a maioria das mulheres do país… só rindo muito…

  7. Que absurdo

    Aquela explicação do Ministro é realmente absurda.

    Pela minha experiencia de vida, sem ler livro nenhum sobre o tema, observo claramente a enorme mudança no modo de vida urbano. Antes os jovens jogavam bola na rua e praticavam mais esportes. Hoje, a meninada fica presa ao videogame. Some-se a isso os refrigerantes e fastfood.

    A nossa sociedade de hoje fica olhando TV e brincando com o celular. Antigamente a vida era mais “ao vivo”.

    Uma boa solução é a escola integral, tipo CIEP, com quadra de esporte, piscina, e etc. A educação física devia voltar a ser obrigatória, assim como o incentivo ao esporte amador, com apoio das universidades federais.

  8. Imbecilidade do Ministro da Saúde.

    Tem pessoas que masmo cultas e intelectuai tem um grau muito fotre de IMBECILIDADE o que é o caso deste ministro e de muitos outros incluindo p TEMEROSO. Seria malhor que ficassem calados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador