Apoio da Força Nacional ao motim da PM do Ceará é ‘reprovável e perigoso’, diz OAB

Diretor da corporação chamou amotinados de “gigantes”. Durante a paralisação parcial da polícia cearense, foram registrados 241 assassinatos no estado – média de 26,7 por dia

Declaração de Aginaldo de Oliveira foi feita durante a assembleia no 18º Batalhão da PM, em Fortaleza, na noite do último domingo (1º), quando os policiais votaram pelo fim do motim – WILSON DIAS/EBC

São Paulo – Hélio Leitão, advogado e presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), classificou como “empoderamento irresponsável” das forças de segurança as declarações do diretor da Força Nacional, Antônio Aginaldo de Oliveira, que na segunda-feira (02) chamou os policiais militares amotinados no Ceará de “gigantes” e “corajosos”.

“A declaração do diretor da Força Nacional enaltecendo os policiais fora da lei é algo extremamente reprovável e perigoso. Estamos vivendo um momento de empoderamento irresponsável das forças de segurança, que está virando uma força política e coloca em risco a democracia”, criticou Hélio, em entrevista aos jornalistas Glauco Faria e Marilu Cabanãs, da Rádio Brasil Atual.

De 19 a 27 de fevereiro, período da greve policial, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, foram 241 assassinatos no estado, uma média de 26,7 por dia. De 1 a 18 de fevereiro houve 164 homicídios, média de pouco mais de 9, número semelhante ao de janeiro de 2020, que teve 261 assassinatos o mês todo.

O advogado também criticou o Ministro de Justiça, Sergio Moro, que por sua vez, disse não ter havido radicalismo dos policiais e que os “grevistas” não poderiam ser tratados “de maneira nenhuma como criminosos” – apesar de um deles, ainda não identificado, ter disparado duas vezes contra um senador da República, Cid Gomes (PDT), horas depois que os amotinados declararam toque de recolher na cidade de Sobral e se manterem o tempo todo vestindo capuzes para encobrir o rosto.

“Tivemos a presença do ministro Sergio Moro, no Ceará, que não condenou o movimento, foi evasivo. O presidente Bolsonaro ainda chantageou o governo Camilo Santana (PT) para prorrogar o decreto de lei e ordem. O movimento dos policiais venceu o Estado democrático e a segurança pública está funcionando como barganha política e as forças de segurança estão virando partido político”, condenou o membro da OAB.

A declaração de Aginaldo de Oliveira foi feita durante a assembleia no 18º Batalhão da PM, em Fortaleza, na noite do último domingo (1º), quando os policiais votaram pelo fim do motim. A categoria aceitou a proposta definida por uma comissão especial com integrantes dos três poderes do Ceará, além de representantes da própria PM.

Ouça a entrevista:

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Tio Rey é, tal qual o Gigi Dantas, um relógio parado. Nada obstante estar parado, o relógio marca a hora certa duas vezes ao dia. Na hora em que disse a frase abaixo transcrita, o Tio rey marcou a hora certa:

    “Os que deixaram os homicidas agir à vontade são ‘gigantes, monstros, corajosos'”.

    Diria Jesus Cristo:

    “Soldados, não useis de violência, não defraudeis a ninguém e contentai-vos com os vossos soldos”.

  2. A polícia e os bandidos cearenses matam mais do que o coronavirus e a gripe aviária juntos
    Polícia para quem precisa de polícia.

    O Queiroz e o Flávio Bolsonaro, entre outros Bolsopatas, precisam urgentemente de polícia. Daquela bem truculenta

  3. Tudo que expressamos, está conectado a nossa própria posição e dai surge nossa visão. Se sou alguém miúdo e olho para os de estatura medíocre (mediana) e para mim, estes parecerão gigantes. O que mais os miúdos e desmiolados precisam, num governo onde tem mais militares que outras ditaduras mundo afora, onde a imprensa, o congresso, os tribunais, os endinheirados e até as milícias lhe servem?
    Acham que orações, rezas, crendices e outros desesperos vão fazer a economia parar de desandar?
    Vão ter de se acostumar a passar por frustrações e vexames decorrentes da falta de sapiência, bom senso e remar contra a maré.
    Um certo desespero dos Bolsonaro é que youtubers que os ajudaram a criar e cuidar do seu gado já fazem até vídeos falando sobre como fazer para ir morar no exterior (Diego Rox e Nando Moura) ou até já estão por lá vivendo (Diego Rox).

    1. Alguém disse:

      “Quando vemos um gigante, temos primeiro de examinar a posição do sol e observar para termos certeza de que não é a sombra de um pigmeu”.

      O sujeito não sabe a posição do sol. Ele dormiu de touca e, ouvindo o galo cantar mas não sabendo onde, acabou de acordar. atordoado, desnorteado, apatetado.
      Gente grande é tão idiota

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador