O Ultrabook da Dell com Linux

Por foo

Do ArsTechnica

Ele simplesmente funciona: Dell XPS 13 Developer Edition Linux Ultrabook

Investimento substancial da Dell em fazer um Ultrabook funcional Linux compensa.

Eu estava terrivelmente curioso sobre o Dell XPS 13 Developer Edition, desde que escrevi sobre ele pela primeira vez em novembro. Este é um animal diferente do Ultrabook XPS 12, pois não contém uma touchscreen. No entanto, ele vem pré-carregado com Ubuntu Linux, e a Dell investiu uma quantidade substancial de tempo e esforço para garantir que ele funciona e funciona bem.

Em um esforço originalmente conhecido como Projeto Sputnik , a Dell dedicou recursos para fazer o Linux em um Ultrabook “correto” (e contribuindo que o código de volta para a comunidade, como um bom cidadão FOSS) e prestar atenção a toda a experiência do usuário. O resultado é um Ultrabook perfeitamente funcional com algumas ferramentas que mostram que “Developer Edition” não é apenas da boca pra fora, pois a Dell adicionou algumas especiarias DevOps na mistura com este laptop que deve acelerar o batimento cardíaco de qualquer desenvolvedor.

A coisa notável sobre o XPS 13 Developer Edition é que ele é tão banal, tem o Ubuntu 12.04 LTS instalado na caixa, e simplesmente funciona. O trackpad faz a rolagem com dois dedos (com a inércia!) Sem ter que adicionar PPA ou instalar pacotes adicionais. Ele detectou a minha rede Wi-Fi e se juntou a ela sem a necessidade de qualquer outra coisa além da chave de acesso. Ele simplesmente funcionou.

É uma conquista impressionante, e também é um triste comentário sobre a viabilidade do Linux como um sistema operacional voltado ao consumidor normal. Eu não acho que ninguém está argumentando que o Linux não conquistou seu lugar no centro de dados, o que certamente fez, mas eu não me sentiria confortável em instalar o Ubuntu ou o Mint nos computadores dos meus pais. O XPS 13 DE mostra o nível de funcionalidade e acabamento possível com um esforço extra, e esse esforço e acabamento juntos significam que dificilmente vamos encontrar este tipo de integração fora dos computadores de marca.

Se você instalou o Ubuntu antes, então você já sabe como o procedimento de configuração para o XPS 13 DE se parece. O laptop equipado com SSD levou cerca de 10 segundos para inicializar pela primeira vez e exibir um amistoso filme de introdução do Ubuntu, com som. É ruim se eu disser que fiquei impressionado que o som funcionou direito fora da caixa?

Depois disso, o processo era o padrão do Ubuntu. Depois de clicar através do prompts, cheguei a uma área de trabalho em branco Unidade de aspecto familiar. 

Olhando as partições do disco, o SSD de 256GB é dividido em uma partição de 236GB raiz, uma partição swap de 16GB, e uma partição de recuperação de 4GB, que contém um sistema operacional de fábrica restaurar a imagem e as ferramentas necessárias para reiniciar nele e executar um sistema automatizado restauração do sistema. Eu corri através da restauração e funcionou exatamente como anunciado, tendo menos de dez minutos para obter o XPS 13 de volta para a fábrica fresca. O XPS 13 não vem com mídia real de restauração, mas ele realmente não precisa, ao contrário de uma versão OEM do Windows, você pode sempre ir e baixar novamente o Ubuntu (ou qualquer outra distro Linux lhe apeteça). O valor da partição de recuperação é que não coloca de volta apenas Ubuntu 12.04, mas também os toques Dell extras que fazem a função de Edição XPS 13 Desenvolvedor tão bem.

O XPS 13 facilmente manipulados repetidamente que está sendo colocado para dormir e acordou sem jogar um kernel panic ou não explodindo. Considerando-se que isso é algo até mesmo alguns laptops Windows tem problemas com, eu estava devidamente impressionado.

Considerações finais

Eu conversei por e-mail um pouco com um ex-mentor meu, Rick, sobre a experiência fácil de usar Ubuntu neste pequeno e agradável Ultrabook. Eu realmente não tive que alterar nada no meu trabalho depois de carregá-la por alguns dias no lugar do meu MacBook Air, e, como eu mencionei no início da peça, a melhor coisa que eu poderia dizer sobre a experiência é que usá-lo foi absolutamente normal. Isso não me pareceu grande coisa — “Sim, funcionou bem e ficou fora do meu caminho”, mas a opinião do meu mentor foi diferente.

“Não é isso que você está procurando em um produto mainstream?” Rick repreendeu. “Quando foi a última vez que você liga um aparelho Apple ou Windows e se admiravam de que ele simplesmente funcionou? A experiência deve ser sem graça.”

Ele está absolutamente certo, e se você está contente em ficar com o Ubuntu 12.04, então o XPS 13 Developer Edition “simplesmente funciona”. A Dell fez isso — e fez isso bem — e vem contribuindo para a melhoria da comunidade. A empresa optou por colocar uma distro Linux amigável em uma bonita peça de hardware com boas especificações, incluindo uma bela exibição e um SSD rápido. Além disso, o preço é razoável.

“Talvez agora eu possa mais uma vez ter um Dell no meu futuro. Isso para mim é a coisa verdadeiramente incrível”, Rick terminou. Vindo de um réprobo Slackware impenitente que costumava compilar seus próprios kernels desde que eu estava no colegial, essa uma admissão realmente incrível.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador