Vento Sul e a trilha sonora da novela Água Viva

Sugerido por Gunter Zibell – SP

Do Canal Viva

Vento Sul

O Hawaí, seja aqui
Tudo o que sonhares
Todos os lugares
As ondas dos mares
Pois quando eu te vejo
Eu desejo o teu desejo…

Os versos acima fazem parte da canção “Menino do Rio”, composta por Caetano Veloso em resposta à “encomenda” feita por sua amiga Baby Consuelo, que lhe pediu uma música para um cara que ela achava bonito, o Peti, um surfista que circulava com a “patota” de Ipanema da época. Baby gravou a música para o seu álbum “Pra enlouquecer” e Caetano aproveitou para inserir a sua própria versão no álbum“Cinema Transcendental”, ambos lançados em 1979. 

Baby Consuelo e Caetano Veloso na capa de seus álbuns de 1979 – tome esta canção como um beijo

Mas foi somente em fevereiro de 1980 que a música estourou, quando a versão de Baby foi aproveitada para ilustrar a abertura da nova novela das oito da TV Globo: Água Viva.

Gilberto Braga, seu autor, estava em alta na firma. Após o sucesso da modernosa Dancin’ Days (1978), ele conquistava definitivamente um espaço no “rodízio” mais concorrido do horário nobre global. A sua receita: uma combinação acertada de elementos clássicos do folhetim (filhos que buscam pais, filhos em desajuste com os pais, vinganças maquiavélicas, crimes inexplicáveis, cartas secretas) com um “indiscreto” charme da burguesia, refletida num espelho sedutor para os novos tempos: a zona sul carioca. 

Água Viva reforçou o status da locação em primeiro plano, com destaque para uma geografia harmoniosa ao sabor da brisa (e das tormentas) das relações humanas. Os hábitos e modismoslançados pela novela (ou muito bem aliciados por ela) tiveram os esportes marítimos como suporte, principalmente o windsurf, icônico na sua abertura, criada pela equipe de Hans Donner. E foi um grande sucesso, que “grudou” do primeiro ao último capítulo.

Quanto mais parafina melhor – composição com detalhes da abertura da novela Água Viva (1980)

 

 

Todo este vento a favor serviu para potencializar a utilização das músicas nas cenas da novela epromover a sua trilha sonora, que vendeu muito naquele ano. Curiosamente, foi uma das últimas trilhas a “ostentar” o título de “trilha sonora original” na capa. Em breve o termo “nacional” seria aplicado aos discos, visto que já era praxe na Som Livre a pesquisa e a seleção de repertório serem realizadas diretamente nas gravadoras. E adivinha o quê? Um desses pesquisadores era um certo alguém que assinava como Lulu dos Santos, aquele mesmo, cujo destino foi ser ‘star’. E estrelas não faltaram na sua seleção para a trilha da ensolarada novela de Gilberto Braga.

 

Capa do disco da trilha sonora ‘original’ de Água Viva – também em Cassete

 

Das 12 faixas que compõem o disco, 8 são interpretações femininas, um claro indicativo da evolução do papel da mulher na teledramaturgia nacional, que teve início no final da década de 70 com a sérieMalu Mulher e com novelas “pra frentex”, como a já citada Dancin’ Days. Progressivamente, as novas heroínas passaram a dominar o horário das oito (posição antes reservada aos românticos marmanjões) e tiveram seus conflitos afinados com as mudanças de comportamento que a nova década trazia. Nada de velhas mocinhas choronas, sofridas e subjugadas. O que se via eram mulheres fortes, independentes, ambiciosas, “lançadoras” de moda.

 

A ambiciosa Lígia de Betty Faria – disputada por dois irmãos em Água Viva (Foto: CEDOC/TV Globo)

 

 

“Grito de Alerta”, composição de Gonzaguinha interpretada por Maria Bethânia, modulava os dramas passionais de Lígia, personagem de Betty Faria, que ainda contou com o lamento resignado de “Altos e Baixos”, de Suely Costa e Aldir Blanc, na interpretação de Elis Regina. Já as estripulias da milionária falida Stella Simpson, inesquecível caracterização de Tonia Carrero, eram acompanhadas pelo chorinho“Noites Cariocas”, música de Jacob do Bandolim, que ganhou letra de Hermínio Bello de Carvalho e um arranjo moderno para a interpretação de Gal Costa, que vivia a sua fase “Gal Tropical”. “Desesperar Jamais”, de Ivan Lins e Vitor Martins, na voz de Simone, marcou a luta da obstinada Suely, importante papel de Ângela Leal, uma assistente social que cuidava de Maria Helena (Isabela Garcia), a criança órfã que unia vários núcleos da trama. A diva Elizeth Cardoso ressurgia com “No tempo dos quintais”, manifesto nostálgico de Sivuca que contrastava um bocadinho com as modernidades da novela. Da mesma forma que “Peito Vazio”, genial composição de Cartola, interpretada aqui, veja só, por Lucinha Araújo, mãe de Cazuza. “Amor meu grande amor” foi o tema da jovem Sandra, vivida por Glória Pires, em contínua ascensão na carreira, assim como Ângela Ro Ro, intérprete deste blues refinado, escrito em parceria com Ana Terra e regravado pelo Barão Vermelho anos depois.

 

Fábio Júnior na trilha de Água Viva – bendito é o fruto entre as mulheres

 

Além de Glória Pires, outros dois jovens atores viviam a sua escalada rumo ao protagonismo em futuras novelas. Kadu Moliterno, o fotógrafo Bruno, disputava o amor de Janete (Lucélia Santos) com o jovem médico Marcos, vivido por Fábio Jr. Ambos tiveram temas marcantes. O primeiro com “Realce”, canção recém-lançada no disco de mesmo nome do cantor e compositor Gilberto Gil. Abre o lado B da trilha e resume toda a estética hedonista deste princípio de década e que Água Viva soube expor com vivacidade. Já o segundo, assumia enfim a sua identidade brasileira, após uma ameaça de ostracismo como Mark Davis. Fábio Jr. cantava o próprio tema, “20 e poucos anos”, num arranjo chique e espontâneo para este hino juvenil. Há ainda a inserção muito apropriada dos clássicos náuticos “Wave” (Tom Jobim) e “Cais”(MIlton Nascimento e Ronaldo Bastos), que impulsionavam as paixões à beira-mar do personagem Nelson (Reginaldo Faria), um bon-vivant falido, campeão de pesca que disputava o amor de Lígia com seu irmão Miguel Fragonard, um cirurgião plástico de renome, primeiro papel de Raul Cortez na TV Globo.

 

O resto é mar – Reginaldo Faria como Nelson, campeão de pesca em Água Viva (Foto: CEDOC/TV Globo)

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador