Por Paulo Gurgel Carlos da Silva, no Portal Luis Nassif
Do blog EntreMentes
Numa escada rolante, fique à direita. Assim, as pessoas que querem passar por você, farão a ultrapassagem pelo lado esquerdo.
Yoni Alter, um londrino, acha que, com essas pegadas nos degraus (imagens), consegue educar os usuários das escadas rolantes. Por serem um tipo de sinalização que transcende os idiomas e outras formas de comunicação.


Durvalino
23 de setembro de 2013 3:10 pm…. eh o q chamam de
…. eh o q chamam de Foolprouf !! aa prova de bobeira.
Assis Ribeiro
23 de setembro de 2013 3:27 pmNão usem o lado
Não usem o lado esquerdo.
Aproveitem os poucos segundos para respirar, contemplar e pensar.
Maria Luisa
23 de setembro de 2013 7:05 pmE engordar 🙂
E engordar 🙂
CARLOS PINHEIRO JR.
23 de setembro de 2013 3:32 pmSem “mão inglesa”
É curioso que, nas escadas rolantes, os ingleses não usam a famosa “mão inglesa” (e também do Japão, entre outros): ultrapassa-se pela esquerda, como no Brasil, nos EUA e na maioria dos países.
morgana profana
23 de setembro de 2013 5:54 pmFebeapá londrino
Bom, titia ouviu desde sempre uma recomendação: Não se movimente na escada rolante, porque ela se movimenta (rola) por você.
Não há nada mais estúpido que usar a escada rolante como escada comum, empurrando e incomodando as pessoas que permanecem como se deve: paradas.
Aliás, é este péssimo hábito o maior causador de incidentes neste tipo de facilidade… O outro é tentar subir pela escada que desce, e vice-versa…
Como vemos, a estupidez é artigo transnacional…
Maria Luisa
23 de setembro de 2013 7:07 pmTitia, deixa de ser
Titia, deixa de ser preguiçosa! Vou te enviar uma esteira rolante, para a senhora fazer um pouco de esporte. O coração agradece, pois! 😉
André LB
23 de setembro de 2013 7:46 pmNããão, titia Morgana. Não
Nããão, titia Morgana. Não mesmo.
Invertendo os sinais: o lado direito fica ali, sossegadinho, para quem quer subir em um degrau e nele ficar atééé lá em cima (ou embaixo). Agora por qual motivo todos os que querem seguir devem ser tolhidos por UMA única pessoa que quer, apenas ela, fazer questão de interromper o fluxo de pessoas?
Viver em (grandes) cidades é teste não apenas de cidadania, mas de respeito básico pelo próximo. Quem quer ficar parado que fique, quem quer andar que ande. Há espaço para os dois, e nenhum deve ser molestado. Não estamos de acordo?
Bispo da Dama
23 de setembro de 2013 8:15 pmBoa bucaneiro!
Boa bucaneiro!
morallis
23 de setembro de 2013 8:12 pmComo se deve?
Dá licença tia
Como se deve?
Dá licença tia quero passar, seja mais civilizada fique a direita que é seu lugar!
morgana profana
23 de setembro de 2013 9:08 pmFebeapá brasileiro
Meus filhos, titia parece que não se expressou bem, é a idade…vamos tentar de novo:
01- Escada r-o-l-a-n-t-e é um dispositivo feito para que as pessoas não precisem se locomover;
02- Os movimentos na escada (subir e descer) danificam as engrenagens, por isto, em vários locais há advertências para que não se circule nestas facilidades;
03- Estes movimentos, não raro, causam acidentes (e graves).
Um beijinho da titia…
Em tempo, quem quiser subir e descer escada, utilize a que não rola…De minha parte, vou continuar paradinha na escada rolante, quem quiser, que use a outra…o direito a andar na escada rolante não submete ao de quem deseja o contrário: simples assim…
André LB
25 de setembro de 2013 1:51 pmTitia, só pra continuar
Titia, só pra continuar (dias depois, hehe): acho que sua escada rolaaaante só deve caber um. Nesse caso, eu concordo. Se cabem dois lado a lado, então titia está sendo ranheta. E a escada é rolaaante porque ela roooola, não porque as pessoas DEVAM ficar paraaaadas.
Paulo H. Wright
22 de dezembro de 2013 10:32 pmNaftalina na escada rolante.
Titia Morgana, deixe a esquerda livre! Nós, proletários, somos muitos e temos pressa, e o metrô sabe disso. Atualmente, para descongestionar o enorme fluxo de usuários da rede metroviária paulista, diminuiu-se o intervalo entre as composições e foi permitido caminhar à esquerda na escada rolante. Os acomodados podem muito bem manter-se quietinhos à direita. Em tempo, faço uso do metrô todos os dias há vários anos, e jamais presenciei um acidente com os caminhantes em escada rolante. Portanto, titia, não empaque feito uma mula reaça e passadista, afinal foi-se o tempo em que as escadas rolavam mansamente as madames pelos andares do Mappin.
felipeguerra
23 de setembro de 2013 6:50 pmFalta de Educação
Em Londres, ficar parado no lado esquerdo da escada rolante é pedir para ser empurrado, quicá agredido…
Cláucio Gonçalves Mendes de Carvalho
23 de setembro de 2013 7:07 pmPelo que entendi, a imagem
Pelo que entendi, a imagem no lado direito do degrau de duas pegadas serve para indicar que a pessoa deve ficar parada na escada. Sendo assim, não há necessidade de fazer a sinalização no lado esquerdo para indicar que por ali a pessoa pode se movimentar.
Lucinei
23 de setembro de 2013 7:17 pmNem desenhando
Não vai adiantar. Tem gente que anda fingindo que não está vendo os outros.
Já vi um no meio da escada dando muxoxo porque um outro pediu licença para passar. Disse ele que quem estivesse com pressa que subisse pela outra escada. Tive que dar força pro cara que estava com a razão: “está desenhado; não precisa nem saber ler: anda pela direita!”.
Esse daí parece ser do tipo que não vai na mão certa só de raiva. Algumas mulheres então, nem no sentido contrário. Parece que se facilitar a passagem é porque “olhou!”
Lirio
23 de setembro de 2013 7:41 pmSenhor dai mais pressa aos
Senhor dai mais pressa aos apressados, pois o cemitério já está cheio deles…
GeLL cASTRO
23 de setembro de 2013 7:59 pmLição a ser aprendida: É PELA
Lição a ser aprendida: É PELA ESQUERDA QUE SE AVANÇA! tenho dito. (GSTQ). god save the queen e viva Freddie Mercury.
morallis
23 de setembro de 2013 8:15 pmUma mochila nas costas em
Uma mochila nas costas em uma escada rolante inglesa é algo perigoso, cuidado brasieliros não é só no
metrô que se morre em londres !