Londrino usa pegadas como forma de sinalização em escada rolante

Por  Paulo Gurgel Carlos da Silva, no Portal Luis Nassif

Do blog EntreMentes

Numa escada rolante, fique à direita. Assim, as pessoas que querem passar por você, farão a ultrapassagem pelo lado esquerdo.

Yoni Alter, um londrino, acha que, com essas pegadas nos degraus (imagens), consegue educar os usuários das escadas rolantes. Por serem um tipo de sinalização que transcende os idiomas e outras formas de comunicação.

Fonte
 

Luis Nassif

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sem “mão inglesa”

    É curioso que, nas escadas rolantes, os ingleses não usam a famosa “mão inglesa” (e também do Japão, entre outros): ultrapassa-se pela esquerda, como no Brasil, nos EUA e na maioria dos países.  

  2. Febeapá londrino

    Bom, titia ouviu desde sempre uma recomendação: Não se movimente na escada rolante, porque ela se movimenta (rola) por você.

    Não há nada mais estúpido que usar a escada rolante como escada comum, empurrando e incomodando as pessoas que permanecem como se deve: paradas.

    Aliás, é este péssimo hábito o maior causador de incidentes neste tipo de facilidade… O outro é tentar subir pela escada que desce, e vice-versa…

    Como vemos, a estupidez é artigo transnacional…

    1. Titia, deixa de ser

      Titia, deixa de ser preguiçosa! Vou te enviar uma esteira rolante, para a senhora fazer um pouco de esporte. O coração agradece, pois!  😉

    2.   Nããão, titia Morgana. Não

        Nããão, titia Morgana. Não mesmo.

        Invertendo os sinais: o lado direito fica ali, sossegadinho, para quem quer subir em um degrau e nele ficar atééé lá em cima (ou embaixo). Agora por qual motivo todos os que querem seguir devem ser tolhidos por UMA única pessoa que quer, apenas ela, fazer questão de interromper o fluxo de pessoas?

        Viver em (grandes) cidades é teste não apenas de cidadania, mas de respeito básico pelo próximo. Quem quer ficar parado que fique, quem quer andar que ande. Há espaço para os dois, e nenhum deve ser molestado. Não estamos de acordo?

    3. Febeapá brasileiro

      Meus filhos, titia parece que não se expressou bem, é a idade…vamos tentar de novo:

      01- Escada r-o-l-a-n-t-e é um dispositivo feito para que as pessoas não precisem se locomover;

      02- Os movimentos na escada (subir e descer) danificam as engrenagens, por isto, em vários locais há advertências para que não se circule nestas facilidades;

      03- Estes movimentos, não raro, causam acidentes (e graves).

      Um beijinho da titia…

      Em tempo, quem quiser subir e descer escada, utilize a que não rola…De minha parte, vou continuar paradinha na escada rolante, quem quiser, que use a outra…o direito a andar na escada rolante não submete ao de quem deseja o contrário: simples assim…

      1.   Titia, só pra continuar

          Titia, só pra continuar (dias depois, hehe): acho que sua escada rolaaaante só deve caber um. Nesse caso, eu concordo. Se cabem dois lado a lado, então titia está sendo ranheta. E a escada é rolaaante porque ela roooola, não porque as pessoas DEVAM ficar paraaaadas.

    4. Naftalina na escada rolante.
      Titia Morgana, deixe a esquerda livre! Nós, proletários, somos muitos e temos pressa, e o metrô sabe disso. Atualmente, para descongestionar o enorme fluxo de usuários da rede metroviária  paulista, diminuiu-se o intervalo entre as composições e foi permitido caminhar à esquerda na escada rolante. Os acomodados podem muito bem manter-se quietinhos à direita. Em tempo, faço uso do metrô todos os dias há vários anos, e jamais presenciei um acidente com os caminhantes em escada rolante. Portanto, titia, não empaque feito uma mula reaça e passadista, afinal foi-se o tempo  em que as escadas rolavam mansamente as madames pelos andares do Mappin.  

  3. Pelo que entendi,  a imagem

    Pelo que entendi,  a imagem no lado direito do degrau de duas pegadas   serve para indicar que a pessoa deve ficar  parada na escada. Sendo assim, não há necessidade de fazer a sinalização  no lado esquerdo  para indicar que por ali a pessoa pode se movimentar.     

  4. Nem desenhando

    Não vai adiantar. Tem gente que anda fingindo que não está vendo os outros.

    Já vi um no meio da escada dando muxoxo porque um outro pediu licença para passar. Disse ele que quem estivesse com pressa que subisse pela outra escada. Tive que dar força pro cara que estava com a razão: “está desenhado; não precisa nem saber ler: anda pela direita!”.

    Esse daí parece ser do tipo que não vai na mão certa só de raiva. Algumas mulheres então, nem no sentido contrário. Parece que se facilitar a passagem é porque “olhou!”

  5. Lição a ser aprendida: É PELA

    Lição a ser aprendida: É PELA ESQUERDA QUE SE AVANÇA! tenho dito. (GSTQ). god save the queen e viva Freddie Mercury.

  6. Uma mochila nas costas  em

    Uma mochila nas costas  em uma escada rolante inglesa é algo perigoso, cuidado brasieliros não é só no

    metrô que se morre em londres ! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador