A grande tacada de Alexandre Silveira no setor elétrico, por Luís Nassif

Silveira diz para o Lula o que o presidente gosta de ouvir, mas trabalha a portas fechadas segundo sua própria agenda

Pedro França – Agência Senado

Quando o Ministro Alexandre Silveira, das Minas e Energia, anunciou a possível perda de concessão da Enel, houve quem pensasse no aparecimento de um novo campeão dos direitos do consumidor.

Ledo engano! Silveira é apenas um agente dos interesses de Jorge Paulo Lemann e associados – entre os quais o grupo Equatorial, que assumiu a Cemar (Centrais Elétricas do Maranhão), em uma operação mal explicada ainda no governo Lula 2.

Na quinta-feira passada, a Equatorial assinou com o governo federal, “o maior contrato do Programa Luz Para Todos no país, que será executado no Pará e vai beneficiar cerca de 280 mil pessoas que ainda não têm energia elétrica, até 2025. Serão investidos 2,6 bilhões no Estado, para realizar quase 70 mil ligações convencionais e remotas, em 55 municípios, ao longo do período”, como consta em seu site.

O encontro ocorreu na Ilha do Marajó, e controu com a presença de Alexandre Silveira e de executivos da Equatorial. Diz o portal: “Por meio do Programa Luz Para Todos (PLPT), a Equatorial Pará vai executar o maior número de ligações e extensão de rede desde a entrada do Grupo Equatorial no estado, com cerca de 70 mil ligações no período de 2024 a 2025”.

Silveira diz para o Lula o que o presidente gosta de ouvir, mas trabalha a portas fechadas segundo sua própria agenda e de seus negócios.

Após a privatização da Eletrobrás ficou definido que a gestão do Programa Luz para Todos deveria ficar a cargo da ENBPar a holding estatal que foi criada para assumir essa função além do controle de Itaipu, Eletronuclear e INB.

Obviamente a ENBPar não seria a executora dos investimentos, mas seria ela que faria o repasse às concessionárias, fiscalizaria o andamento das obras e ficaria com o dinheiro que remunera os custos de gestão do Programa.

Mas ao invés de assinar com a ENBPar esse contrato de R$ 2,6 bilhões, com a empresa pública controlada pela União, Silveira, que se vende como defensor do interesse público na Petrobras, decidiu dar esse presente para a Equatorial, cujos controladores dormem na mesma cama daqueles que hoje dão as cartas na Eletrobrás.

E fez isso por conta própria. A informação é que ninguém na Casa Civil foi informado e a assinatura do contrato que normalmente deveria ter sido objeto de evento público no Palácio do Planalto foi celebrado longe de lá sem a presença do Presidente da República.

Rui Costa não fez absolutamente nada para mandar cancelar esse absurdo.

O Lula precisa aproveitar o cavalo selado que está passando na porta do Planalto para começar sua reforma Ministerial, que deveria começar pelas Minas e Energia e pela própria Casa Civil, desaparelhada até para identificar grandes negociatas.

Leia também:

Luis Nassif

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, novamente me espanta sua boa fé, que em tempo algum confundiria con ingenuidade.

    Ninguém no planalto sabia?

    Rui Costa inerte?

    Lula ouve o que gosta por Silveira, e pronto, daí silveira assume?

    Bem, eu prefiro acreditar que todo mundo sabe. E que é uma ação deliberada.

    Porque se é verdade o que você diz, então temos que mudar não
    só o ministério, mas antes o próprio presidente.

    Me pareceu estranho ninguém escrever aqui (eu esqueci, por causa da amnésia histórica de Lula e 64), sobre o consenso imediato e repentino da mídia comercial sobre a Enel.

    Ora, como dizia Brizola, onde a Globo estiver, estaremos do lado oposto.

    Então, parecia claro até para mim, néscio que sou, que havia caroço no angu elétrico (parece nome de música de Jards Macalé ou Tom Zé).

    Desista Nassif.

    Lula já pulou a alambrado faz tempo, quer dizer, ele nunca esteve do lado de cá, se muito se equilibrou em cima da cerca.

  2. Nassif, vinha eu na estrada agora há pouco pensando nesse cara, nessa excrescência. E agora, vc me dá os detalhes do horror, acrescido do mosca-morta da Casa Civil e das respectivas injuncoes.
    Obrigado.

    1. Mosca morta da casa civil. Repito o que já coloquei há tempos: alguém engoliu que a PM baiana não realizou queima de arquivo ao matar o Adriano da Nóbrega? O cara cercado, sem ter como sair e a PM com a faca e queijo na mão, resolve entrar prá prender. Me engana que eu gosto. Aliás, deve ser eu criando teorias de conspiração. Nassif que tem bom faro não fez essa associação

      1. Evandro,

        Aquela foi um tipo de ação, pelo alvo envolvido e demais circunstâncias, que o próprio governador deveria estar no local, comandando subordinados.

        Mas…ele devia estar muito ocupado, lavando as mãos…

  3. O Lula precisa acordar ou sair do deslumbramento.
    Parar de falar no Bolsonaro, parar de perder tempo em eventos demagógicos.
    Se não mudar seu comportamento e seu time de auxiliares estará abrindo caminho para a direita extremada voltar ao poder.
    Basta conversar no supermercado, com trabalhadores. Há insatisfação generalizada.

  4. Lula já é um governo zumbi. Senão cair pelo impeachment em 25, cai pelo povo em 26. Governo acabou. Lula n tem mais gás nem idéias. A direita volta com tudo com Tarcisio.

  5. Ah, então tem ministro no governo fazendo o que quer sem Lula saber e quando o presidente fica sabendo, não acontece nada, mesmo que seja algo grande como isso aí? Então, tá…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador