O estado de espírito nacional e a Copa

Hoje, no programa Brasilianas.org, especialistas debatem o sentimento da população em meio à realização da Copa do Mundo. Nas ruas captamos manifestações contrárias e favoráveis. Esses sentimentos contraditórios são, por exemplo, semelhantes aos que antecederam a conquista de 1994, quando o Brasil não vivia bons dias com inflação anual altíssima, recente perda do ídolo Ayrton Senna e impeachment de Collor? Para responder essa questão o apresentador Luis Nassif recebe o cientista político da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Fernando Abruccio, o professor de métodos qualitativos de pesquisa e teoria das organizações na Escola de Administração de Empresas, também da FGV-SP, Rafael Alcadipani, e o doutor em sociologia pela New York University e coordenador do grupo de pesquisa “Esporte e Cultura” da Faculdade de Comunicação Social da UERJ, Ronaldo Helal. Não perca, hoje, das 20h às 21h, na TV Brasil.
 
Participe também mandando sua pergunta que poderá ser respondida ao vivo. Clique aqui
 
Onde sintonizar a TV Brasil:
 
UHF Analógico Canal 62 (SP)
UHF Digital Canal 63 (SP)
VHF Canal 2 (RJ), (DF) e (MA)
Net – Canais 4 (SP), 16 (DF), 18 (RJ e MA)
Sky-Direct TV – Canal 116
TVA digital – Canal 181
 
Ou assista pela internet: www.tvbrasil.ebc.com.br.


Foto/Fonte: Imprensa do Governo do RJ

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, não tenho perguntas,

    Nassif, não tenho perguntas, mas gostaria de expor o que vivi no último sábado, sou de SP, mas estive no Mineirão pra acompanhar Colômbia X Grécia e digo que foi uma das experiências mais emocionantes que já vivi, o jogo, o estádio, os preparativos pro evento, ainda que tenham ocorrido tudo muito bem, são meros detalhes, o que vai ficar marcado pra mim e minha esposa que me acompanhou é a emoção de receber em nosso país, 50 mil pessoas de uma nação vizinha, que vieram celebrar o futebol, festejar um evento como a copa e conhecerem o Brasil e os brasileiros, deslocamentos como esse normalmente acontecem em guerras, eu pude presenciar uma invasão do bem, da paz, que começou aqui na Rodoviária do Tietê, que já parecia o terminal de Bogotá e se estendeu até a capital mineira, esse legado não se contabiliza em números frios das planilhas de custos do mundial, isso ninguém consegue mensurar, apenas que viveu essa experiência fantástica vai saber do que estou falando, foi comovente e emocionante!

    1. Estou tentando escrever um

      Estou tentando escrever um texto nesse sentido.

      Seguem trechos do rascunho.

      “O azedume simplificador não permitiu que se pensasse os tais “ganhos imateriais” do evento

      Essa é uma copa da América Latina. Nossos vizinhos a assumiram como sua. O maior encontor entre os cidadãos latinoamericanos da história.. Como avaliar isso? Que diplomacia conseguiria isso?

      Eles e os holandeses, japoneses, marfineses, alemães … às centenas e aos milhares estão conhecendo um país diferente do que é divulgado lá fora.

      As manifestações trouxeram um resultado positivo (e há outros). Fomos o primeiro país a maciçamente criticar  a mercantilização da copa, ainda que muitos tenham tentado levar o governo de roldão. Foram os brasileiros, em massa,  que provocaram uma discussão sobre os grandes eventos. Eu não sei, mas acho que haverá mudanças para o futuro desses eventos (algumas cidades mundo afora estão recusando as Olimpíadas através da consulta à sua população). Como avaliar isso?

      Assim como haverá mudanças no governo em seu relacionamento com a cidadania.

      A polícia nunca foi tão criticada; a partir de agora estará sob enorme vigilância o que reduzirá em muito a sua violência contra os pobres.

      A alegria semelhante a de um carnaval estampada nos turistas, pois aos brasileiros ela está interditada. ;Nessa copa, em que pesem fifas, odebrechts, bndesses, ricardos teixeiras. Quem está se encontrando nas ruas esqueceu-se disso por algum tempo., está fazendo do limão uma limonada, reorganizando sentidos, fazendo bricolagem, potlach, gasto excessivo e outras coisas de que falam a sociologia, a antropologia, a filosofia e por aí vai.””

      concordo com vc: “esse legado não se contabiliza em números frios das planilhas de custos do mundial, isso ninguém consegue mensurar, apenas que viveu essa experiência fantástica vai saber do que estou falando, foi comovente e emocionante!”

      (lembrem que é um esboço; tem muito mais coisa para falar)

      e olha que eu não estava nem aí para a Copa

       

      1. Novos rumos !

        Boas as suas observações !

        Como o Lula já andou dizendo : “não exitem  índices que meçam  a felicidade”.

        Os índices e o PIB são só rentistas. São números frios que norteiam os capitalistas a “mexerem”com a sua felicidade.

        Como você comentou e concordo que o sistema capitalista / rentista já saturou e não representa mais os anseios do povão.

        É um sistema hipócrita- vamos a Igreja e todas elas pregam ” ajudai o seu próximo, o seu irmão , todos são filhos do mesmo Pa i”. Mas se o próximo atrasar vai pagar  uma multa danada, vai ser alijado do mercado e até ser preso e a solidariedade e amizade vão para o espaço.  “Dívida é dívida e Deus é Deus só uma vez ou outra nos domingos e nos natais”.

        Reflita: pagar juros mensais para comprar uma televisão fora do orçamento em 12 vezes, mesmo que muito mais cara, vale o esforço deste breve  período para se conseguir um “upgrade”; agora imagine você pagar juros sobre juros durante 15 anos ( quase 20 % de toda a sua vida) para comprar uma moradia – durante 15 anos você deixou de fazer um monte de coisas boas, de educar convenioentemente os seus filhos, enfim trocou uma vida plena para desembolsar no final  trocentas vezes mais do que o valor original, permitindo a um rentista, sem esforço algum,  tomar uísque e  fazer compras em MIami às suas custas. Até aqui isto, pela matemática, era justo. Mas agora,   o padrão BANQUEIRO deve ser questionado e ajustado ao novo estilo de vida –  o padrão FIFA( rentista) de ganhar dinheiro,ou  melhor, de GANHAR MUITO DINHEIRO às custas de esforços dos mais necessitados está  a exigir novas interpretações.

        Votaria em um candidato, talvez Jesus Cristo, se ele propusesse acabar com o sistema rentista/ jogo de pôquer, bolsa de valores, que são dominados pelos expertises na arte de enganar os que “realmente” trabalham e ajudam os demais a conseguirem de forma mais justa as suas necessidades.O dinheiro deve ser visto como fornma de fomentar o desenvolvimento da comunidade e de preservar os seus valores, e por isto deve ser remunerado convenientemente.

        Que venham as boas mudanças !

    2. Esse comentário do Mário…

      Nassif, esse excelente comentário do Mauro poderia ser lido no Brasilianas.Org.  Foi uma experiência única,  que retrata bem o que está sendo a Copa das Copas! 

      Estarei assistindo, como de hábito.  

  2. Nassif, a copa está ótima mas

    Nassif, a copa está ótima mas tem uma coisa que me incomoda e muito.

     

    A Copa é transmitida do Brasil para o mundo mas o espetáculo não é em português. O Brasil se apequenou na organização.

    Onde está a CBF? Onde estão os craques do passado nos estádios, alguém viu 1 aí?

    Onde estão Pele, Zico, Rivelino? Não fazem parte da festa? Doz mais de 30.000 convidados para a estréia do Brasil, não tinham ingressos para os maiores craques do passado do Brasil?

     

    E quando o jogo termina, as entrevistas são em espanhol, italiano, ingles… não tem nada em Portugues.

    Eu lembro na COPA da Alemanha, quando o jogo terminava as entrevistas eram em ALEMÂO. 

     

    Acho que a FIFA jogou verde com essa história e o Brasil se apequenou.

    Minha crítica é esta, um país não pode se apequenar quando se trata de sua língua.

    Se o espetáculo é do Brasil TEM que ser em portugues.

     

    E se não entendem, que aprendam.

    1. Vou ter de discordar, Athos

      Nesta Copa, as entrevistas oficiais (da FIFA) que vi com jogadores brasileiros foram todas em português. Vi uma única entrevista em alemão com um jogador brasileiro (não me lembro se era oficial ou não) que joga (ou jogou) no futebol alemão.

      1. E a da Alemanha? Foi em

        E a da Alemanha? Foi em Portugues as perguntas?

         

        Na copa anterior as perguntas aos jogadores brasileiros eram em português?

        1. Mas isso tão importante

          Mas isso tão importante assim? Na boa, não consigo entender Athos. Se a transmissão para outros paises não é em português eu suponho que seja porque as pessoas não falam português. Sim, é óbvio, mas eu mão sei qual é a bronca.

        2. Acho que você se equivocou, Athos.

          Não sei o porquê do meu comentário anterior ter saído duplicado. De qualquer modo, prestei atenção, e posso afirmar que todas as entrevistas oficiais (aquelas com o microfone da FIFA) com brasileiros foram em português e, as com os mexicanos, em espanhol. Acho que você se equivocou, Athos.

          [ ]s,

          Ninguém

  3. Por que não convidar Cristiano Ronaldo?

    Hoje entra em campo Cristiano Ronaldo.

    Do jogador português espera-se grande atuação e que vá além dos gramados.

    Como ocorreu na Copa de 2010 quando o também filósofo e pensador português saiu-se com essa genialidade sobre a falta de gols:  

    “Os gols são como o ketchup, quando aparecem vêm todos de uma vez.”

    Cristiano Ronaldo promete nessa Copa desenvolver o tema.

     

  4. Comunhão

    “Eu me apaixonei pelo futebol como viria a me apaixonar pelas mulheres: de repente, inexplicavelmente, de forma acrítica, sem pensar na dor ou na perturbação que traria com esta paixão.”

    “Por favor, seja tolerante com aqueles que descrevem um momento esportivo como o seu melhor momento de sempre. Não nos falta imaginação, nem temos tido vidas tristes e estéreis; é justamente porque que a vida real é mais pálida, mais maçante e contém menos potencial para o delírio inesperado.”

    “A abordagem do orgasmo como metáfora é que o orgasmo, embora, obviamente, prazeroso, é familiar, repetível (dentro de um par de horas você pode recomeçar), e previsível. Especialmente para um homem, se está tendo sexo, ele sabe o que está vindo, por assim dizer. Talvez se eu não tivesse feito amor por dezoito anos e tivesse perdido a esperança de fazê-lo por outros dezoito anos e, de repente, do nada, uma oportunidade se apresentasse … talvez, nestas circunstâncias, seria possível recriar a aproximação desse momento como um gol em Anfield. Mesmo que não tenhamos dúvida que o sexo é uma atividade mais agradável do que ver futebol (se a excitação é elevada, sem nenhuma linha de impedimento, não há gol anulado e zero a zero), no curso normal das coisas, os sentimentos que ele gera não são simplesmente tão intensos como os provocados pelo vencedor do Campeonato, que, no último minuto do jogo, torna-se campeão uma vez na vida.”

                  – *  As citações foram selecionadas no livro Fever Pitch de Nick Hornby  * –

    Na primeira fase das Copas anteriores, a maioria das equipes, encolhidas dentro do campo, primavam pelo estudo dos times adversários e jogavam armadas na retranca, com receio de tomar gol.

    No Brasil, os jogos estão atingindo um ótimo nível técnico e, sintonizados com o frenesi das torcidas, estão atraindo, desde a primeira rodada, o elevado grau de dramaticidade que jamais poderia faltar em um evento deste porte.

    Todas as imagens foram publicadas pelo EL PAÍS

  5. CR7

    Luís Fernando Veríssimo

    5 Questions You'd Love to Ask Real Madrid's Cristiano Ronaldo

    Existem fenômenos inexplicados na física quântica. Se uma partícula subatômica é repartida e vai cada parte para um lado, o que acontecer com uma parte acontece para a outra. Ou seja, é como se você cutucasse o Chico Caruso no Rio de Janeiro e o Paulo Caruso sentisse em São Paulo.

    Outro fenômeno estranho é o seguinte: os átomos se comportam de uma maneira se são observados e de outra se não são observados.

    O olhar do observador interfere na movimentação do átomo. Trazendo o mistério para um nível mais, digamos, rasteiro: o Chico Buarque contou que nunca viu o Cristiano Ronaldo jogar bem.

    Claro, não existe uma relação direta de causa e efeito, o olhar do Chico determinando a atuação do Cristiano Ronaldo. É coincidência.

    Estão aí as estatísticas do melhor jogador de futebol do mundo na atualidade para provar que sua reputação não é mentirosa. É um goleador, é um líder, é mesmo muito bom. O Chico apenas o viu em dias ruins, como todo mundo tem.

    Quantas vezes não vimos o Neymar desaparecer em campo? Quantas vezes o próprio Chico não pegou o violão e não saiu nada, nem uma modinha? Mas me dei conta de que eu também nunca vi o Cristiano Ronaldo jogar bem, ou jogar de acordo com sua fama.

    Na única vez que o vi jogar ao vivo foi na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e foi num dos seus piores momentos. Na última vez em que o vi jogar pela TV, há dias, quando o Real Madrid ficou com a Copa dos Campeões que o Atlético de Madrid já estava botando na mala, sua comemoração aloucada foi inversamente proporcional a sua má atuação durante o jogo.

    Mas o Chico e eu apenas não tivemos sorte, ainda. Pelo menos não será a nossa experiência que confirmará a física quântica.

    Gosto do CR, até das suas poses. Gostei de ler a seu respeito, que ele relutou a sair da Ilha da Madeira, onde nasceu, e trocar família e amigos de infância por uma possível carreira no futebol português.

    Não é verdade que ele já era tão convencido quando saiu da Madeira, que prometeu voltar de Portugal a pé, pois caminharia sobre as águas.

    E gostei de saber o doce nome do time em que ele jogava, como garoto: Andorinha. Vamos ver o que fará nesta Copa do Mundo o moço do Andorinha.

    Contexto Livre

     

    * * * * *

     

    As Cobras de Veríssimo

     

     

    * * * * *

     

    ALEMANHA-PORTUGAL, 4-0

    Portugal sofre a maior derrota de sempre em Mundiais

    Portugal sofre a maior derrota de sempre em Mundiais

    Alemães “atropelaram” a seleção nacional com recital de futebol. Expulsão de Pepe e lesões de Hugo Almeida e Fábio Coentrão complicaram o que já era difícil. Bater o Gana e os EUA será essencial.

    Diário de Notícias de Portugal

  6. Algo me diz que a pauta para

    Algo me diz que a pauta para este evento do Brasilianas já estava inteiramente superada pelo que se observa no País nos últimos 5 dias. A Copa é um sucesso… A realidade paralela criada pela nossa grande Imprensa ruiu como um castelo de cartas. 

  7. Nassif, tem aquele ditado que

    Nassif, tem aquele ditado que diz “quem nunca comeu doce quando come se lambuza” e alguns petista isolados fizeram isso, quebraram a cara e prejudicaram o partido ao concederem a oportunidade para a oposição criar toda aquele celeuma, em conluio com a mídia e a elite conservadora despudorada, que terminou no julgamento da AP470. Porém, eu ainda acho que uma das grandes falhas do PT foi deixar a oposição livre, que sem marcação tomou conta do meio campo com ajuda da mídia, da elite e do juiz. Daí fizeram aquele fuzuê danado que enfeitiçou muitos eleitores que não são petistas, mas reconheceram a qualidade da boa governança de Lula. Contudo, mesmo com o PT apanhando por todos os lados e sem esboçar nenhuma reação, Lula consegue eleger Dilma. O jogo dos adversários continua com a entrada de Dilma em campo e o bombardeio aumenta, aumenta e vai baixando o nível até que elegem a Copa como a culpada bola da vez e nos protestos ela passa a ser a segunda principal a ser abatida pelos adversários, depois de Dilma. Então, ao começo da Copa começa uma reação do PT e de Dilma, que teve como resposta o estúpido e vergonhoso penalti contra Dilma no Itaquerão. Dilma, por sua vez, se recuperou muito bem das agressões e com inteligência soube se esquivar da raiva e do ódio dos opositores com dribles lúcidos, pacíficos e patrióticos. Então, como num passe de mágica, conseguiu recuperar uma importante adesão de torcedores que estavam indecisos em seu julgamento sobre qual seleção seria a mais merecedora de sua paixão. 

     A pergunta que fica é: Será que se o PT tivesse reagido desde o início das agressões e tivesse induzido o adversário a erros estúpidos parecido com o do Itaquerão, poderia ter ganho mais respeito dos adversários e do próprio juiz?

    Será, enfim, que se essas reações tivessem sido feitas no tempo certo, as fileiras de torcedores da seleção PT seria maior a tal ponto, que a vitória no primeiro tempo já estaria garantida com folgas? Talvez fosse uma boa pergunta para os craques que estarão hoje no programa da Brasilianas.org

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador