newsletter

Luis Nassif Online

São Paulo chegou ao nível mais baixo de enfraquecimento das instituições públicas e sociedade civil; por Luis Nassif
98 comentários
Faria melhor dar uma freada de arrumação e indicar pessoas capacitadas para a área econômica; por Luis Nassif
34 comentários
Há dois fantasmas assombrando o mercado: contas fiscais eimpulsividade da presidente. Medidas heroicas não resolvem
36 comentários

Clipping do dia

As matérias para serem lidas e comentadas.

Sem votos

Multimídia do dia

As imagens e os vídeos selecionados.

Sem votos

Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados.

Sem votos

Chile: condenação de pai violador de Direitos Humanos atinge apresentadora de TV

Frederico Füllgraf

Exclusivo para Jornal GGN

Ivette Vergara é um dos mais belos rostos do Chile, e os fotógrafos indiscretos costumam registrar closes de suas pernas cruzadas, não menos esculturais. Faz parte do tititi, Ivette gosta.

Ex-modelo, “Miss Paula 1990” (organizado pela revista homônima) e animadora do programa de variedades "Mucho Gusto", no canal privado Mega TV, nestes dias de outubro estourou uma bomba nos meios de comunicação, salpicando com seus destroços a imagem do símbolo sexual chileno: a Corte Suprema sentenciou a três anos e um dia de reclusão o capitão reformado do exército, Aquiles Muñoz Vergara, como autor de homicídio qualificado, perpetrado em 1973 no interior de uma delegacia de polícia de Puerto Aysén, na Patagônia. Além deste, o ex-militar pinochetista foi indiciado por outros dois assassinatos de simpatizantes do então presidente Salvador Allende, fuzilados a sangue frio e enterrados clandestinamente em valas anônimas. A falta de sorte de Ivette Vergara: o militar sentenciado é seu pai. Sua primeira reação à notícia foi: “Estamos tranquilos, porque sabemos que meu pai é inocente”.

Leia mais »

Imagens

Sem votos

O Inquérito de Monteiro Lobato sobre o Sacy-Pererê

 "O Sacy-Pererê: Resultado de um Inquérito" é o primeiro livro do escritor Monteiro Lobato, publicado em 1918, a partir de uma série de depoimentos reunidos pelo autor e publicados no jornal "O Estado de S.Paulo" sob o título: "Mitologia Brasílica – Inquérito sobre o Saci-Pererê". Este material depois se converteu no primeiro livro a tratar da crença no Saci, um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Lobato, porém, não assinou a obra como autor, considerando que seu papel havia sido de editor dos textos enviados. Esse trabalho estendeu-se ao público infanto-juvenil, com a publicação, em 1921, do livro "O Saci", inscrito no universo do "Sítio do Picapau Amarelo".

 

Leia e aprecie AQUI a versão digitalizada do livro  "Sacy-Pererê: Resultado de um Inquérito" de Monteiro Lobato

Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

Para BC, déficit fiscal é resultado de medidas anticíclicas

O chefe do Departamento Econômico do Banco Central (BC), Tulio Maciel, disse nesta sexta-feira (31) que os resultados fiscais deficitários dos últimos cinco meses são reflexo de medidas anticíclicas (conjunto de ações para amenizar crises) adotadas pelo governo nos últimos anos. “[São políticas como] desonerações e aumento de investimentos, que se refletem até agora”, declarou.

Segundo Tulio Maciel, além da adoção de ações anticíclicas, o menor crescimento da atividade econômica repercutiu em termos de receita. Em setembro, o setor público consolidado – governos federal, estaduais e municipais e empresas estatais – teve déficit primário de R$ 25,491 bilhões. Trata-se do quinto déficit consecutivo, além do pior resultado para todos os meses desde o início da série histórica, em 2001.Os dados do mês passado trazem outros recordes negativos. O déficit acumulado de janeiro a setembro, de R$ 15,286 bilhões, é o pior resultado para o período. É a primeira vez que há déficit primário nos primeiros nove meses do ano.

Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

O crescimento de Colômbia, Peru e México e a crise internacional

Artigo do Brasil Debate

Por Saulo Abouchedid e Alex Wilhans Palludeto 

O debate no campo econômico se voltou nos últimos dias para o tema da crise internacional e seu impacto sobre o Brasil.

O ambiente de estagnação e elevada incerteza que se formou nas principais economias do globo (EUA e zona do euro), ao gerar um declínio dos fluxos de comércio e alta volatilidade dos fluxos financeiros, impactam, ainda que de forma desigual, as economias emergentes.

Certos economistas, no entanto, afirmam que a crise internacional já arrefeceu (como declarou Armínio Fraga em entrevista conjunta com Guido Mantega no canal Globonews) e que o desempenho econômico brasileiro recente se deve, sobretudo, à falta de confiança ensejada pelas políticas econômicas adotadas.

Os exemplos que supostamente ilustrariam esse argumento se concentram no crescimento relativamente vigoroso de alguns países da América Latina: tais como Colômbia, Peru e México.

Leia mais »

Média: 3.8 (6 votos)

Contra o ebola, Cuba e EUA se aproximam

Enviado por Miriam L.

Em Cuba, EUA participam de reunião convocada pela Alba para debater prevenção ao ebola

Do Opera Mundi

Havana e Washington romperam relações nos anos 1960; participação é para assegurar resposta a uma possível introdução do vírus na região

Em uma cooperação sem precedentes nos últimos 40 anos, o governo norte-americano enviou especialistas para participar da reunião técnica convocada pela Alba (Aliança Boliviariana para os Povos de Nossa América), em Cuba, com o objetivo de coordenar estratégias de prevenção e luta contra o ebola na região. Os países romperam relação nos anos 1960.

O encontro foi estipulado durante a cúpula extraordinária que a Alba realizou em Cuba na semana passada e da qual participaram 254 representantes de 32 países. Também foram convidados os integrantes da Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos) e da OPS (Organização Pan-americana da Saúde).

Leia mais »

Média: 5 (9 votos)

A soltura de Pizzolato, por Miguel do Rosário

Enviado por Ronald 2

Ocultação de documentos fez justiça italiana soltar Pizzolato

Por Miguel do Rosário

De O Cafezinho

A mídia brasileira manda uma porção de repórteres para a Itália, para atazanar Andrea Haas, esposa de Henrique Pizzolato, ou para acompanhar a decisão da Justiça local, e não apura nada.

Porque a nossa imprensa não manda jornalistas à Itália para investigar, mas para manter a farsa de pé.

A decisão da justiça italiana que soltou Pizzolato foi, como sempre, distorcida.

Focaram apenas num dos argumentos da defesa, que é a precariedade terrível das prisões brasileiras.

Em comentário do post anterior sobre o mesmo assunto, um leitor nos dá o link de matéria publicada num jornal italiano.

Leia mais »

Média: 4.8 (26 votos)

Eleições acirradas em países desenvolvidos, por Gabriel Rocha Gaspar

Enviado por Marcos RTI

Países desenvolvidos tiveram governos fortes depois de eleições apertadas

Por Gabriel Rocha Gaspar

Do Português.rfi

Tão logo se consolidaram os resultados da eleição presidencial no Brasil, no último domingo, os sites dos principais jornais do país começaram a destacar em suas manchetes o fato de que Dilma Rousseff havia sido reeleita com uma margem muito estreita de votos. O tom geral da cobertura dava a entender que o país estava dividido e que isso seria fruto de um enorme descontentamento da população com a política petista. Era como se a vitória, por não ser uma lavada, não chancelasse a candidata vencedora.

Leia mais »

Média: 5 (3 votos)

A tática Black Bloc e as histórias não contadas na grande mídia

Livro “Mascarados” permite mergulho na realidade de jovens e adultos trajados de preto, que ganharam notoriedade em protestos violentos contra o Estado e sistema financeiro atual


Jornal GGN - “Muitos falaram sobre eles, mas com eles, poucos.” É assim que a espanhola Esther Solano Gallego, uma das autoras do livro “Mascarados - A verdadeira História dos adeptos da tática Black Bloc” falou ao GGN sobre o bloco negro que tomou as ruas de diversas cidades do País a partir de junho de 2013, com um olhar especial sobre o movimento em São Paulo.

Foi no Estado governado por Geraldo Alckmin que a professora da Unifesp foi utilizada, inúmeras vezes, por jornalistas da grande mídia que queriam chegar a qualquer um dos mascarados, ou apenas reportar o clima das manifestações que renderam picos de audiência nos programas de TV.

Muitos dos profissionais da imprensa tradicional, segundo contam os autores, criaram um “cordão imaginário de isolamento”, uma distância “inexplicável” dos verdadeiros atores dos protestos violentos contra o Estado, o sistema financeiro atual e as mazelas da sociedade.

Leia mais »

Média: 2.7 (13 votos)

Petrobras contrata empresas para investigar corrupção

Enviado por Alfeu Esf

Petrobras contrata duas empresas para investigar denúncias de corrupção

Por Vladimir Platonow

Da Agência Brasil

A Petrobras divulgou, no início da tarde de hoje (30), o nome das empresas que foram contratadas para fazer uma investigação interna sobre os casos de corrupção denunciados pelo ex-diretor da companhia Paulo Roberto Costa.

Em nota, a estatal confirmou a contratação de uma empresa brasileira, Trench, Rossi e Watanabe Advogados, e uma americana, Gibson, Dunn & Crutcher LLP, para apurar as denúncias feitas pelo ex-diretor.

Leia mais »

Média: 5 (6 votos)

Professores sofrem na readaptação ao estado

Jornal GGN – O número de professores trabalhando fora da sala de aula na rede estadual de São Paulo cresceu 25% de 2011 para 2013. Desde dezembro de 2013, esses profissionais se encontram em fóruns na internet para compartilhar experiências, dificuldades e informações. Sem função clara na escola, esses docentes estão fazendo serviços de telefonia e secretaria. Eles relatam casos de preconceito e assédio moral.

Leia mais »

Média: 5 (4 votos)

Veja não é material pedagógico, reclama Pablo Villaça

Por Pablo Villaça, via Facebook

Email que enviei há pouco para o colégio de Luca:

"Prezado Sr. [diretor da instituição],

meu filho Luca é aluno de seu colégio desde o início do ano. Um bom aluno, como poderá facilmente verificar por suas notas (e esta informação é irrelevante para o tema deste email; queria apenas, como pai coruja, me gabar um pouquinho). 

Escrevo para reclamar enfaticamente acerca da utilização da revista VEJA como instrumento pedagógico pelo colégio. Frequentemente, Luca tem que fazer estudos de notícias publicadas neste semanário, com o objetivo de compor redações acerca das matérias lidas. Para isso, os senhores selecionaram o Jornal Nacional e a revista VEJA.  Leia mais »
Média: 5 (28 votos)

Êxodo paulista em busca de água

Jornal GGN – O site Português.rfi ouviu um especialista da equipe de preservação do rio São Francisco que acredita que se as autoridades não pararem de contar somente com as chuvas e criarem um plano de contingência, pode ser necessário evacuar São Paulo. “Não é uma questão momentânea, é mais profunda e para muita gente não tem mais retorno”. Segundo Roberto Malvezzi, indústrias que dependem do recurso já começaram a deixar o Estado.

Enviado por Henrique O.

Evacuação de São Paulo não é uma hipótese impossível

Por Leticia Constant

Do Português.rfi

Recentes rumores vindos da diretoria da Sabesp em São Paulo, desmentidos posteriormente, não descartavam a possibilidade de os moradores da cidade serem obrigados a ir para outros lugares devido à falta de água. Mesmo se a situação é gravíssima, uma evacuação em massa ainda não está na ordem do dia. Mas será que esta medida dramática e radical pode ser definitivamente descartada no futuro?

Leia mais »

Média: 4.4 (7 votos)