Revista GGN

Assine

Luis Nassif Online

O jogo ficou pesado quando FBI e Ministério Público da Espanha identificaram pagamento de propinas na Copa do Brasil
111
Inovação brasileira na odontologia, o controle da mídia por políticos com participação Mafalda Minnozzi e Paul Ricci
Lava Jato proporcionou, junto à cobertura de mídia, criação de figuras públicas que comercializam autoimagem
10

Campanha de Flávia Piovesan na CIDH tem irregularidade e suspeita

Foto: Agência Brasil

Por André Barrocal

Na CartaCapital

A secretária nacional de Direitos Humanos, Flávia Piovesan, foi eleita na quarta-feira 21 para uma vaga na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) após enorme empenho do governo por sua candidatura. O empenho ordenado pelo presidente Michel Temer foi tanto que resvalou nos limites da lei e da ética. O motivo? Um jatinho da FAB, uma doação de 500 mil dólares e interesses pessoais aparentemente colocados acima dos cofres públicos. 
Sem votos

Datafolha: Temer tem maior rejeição em 28 anos e 81% defendem impeachment

Foto: Lula Marques/PT
 
 
Jornal GGN - Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (24) mostra que Michel Temer bateu o recorde de rejeição aferido pelo instituto nos último 28 anos, perdendo apenas para José Sarney. Após as delações da JBS, Temer mantém apoio de apenas 7% da população. Sarney, em 1989, tinha apoio de 5%.
 
O estudo mostra que o governo Temer é rejeitado por 69% do eleitorado. Outros 23% dos entrevistados consideram a gestão "regular". 
Sem votos

Nilson Lage: ou uma "força oculta" se levanta contra o golpe, ou o Brasil vai ser dividido

Por Nilson Lage*

No Facebook

O Brasil se encaminha para a etapa final de um processo que acompanho e prevejo há anos.
Só a idade provecta, a desimportância pessoal e a mídia restrita que uso permitiram que expusesse minha certeza que, por certa, se confirma – assim mesmo porque me recuso a discutir com os apaixonados, os crentes e os convictos, que fazem dos desejos esperança e contam que alguém os realize.

Só um tarado formalista ou um bacharel brasileiro poderiam aceitar que o que ocorre tem algo remotamente parecido com democracia.

Leia mais »

Média: 4.4 (7 votos)

Marin admite acordo de delação com FBI, por Wanderley Nogueira

Foto: AP

Jornal GGN - Envolvido com esquema de corrupção na Fifa e acusado de receber propina para negociar direitos de TV, o ex-presidente da CBF José Maria Marin admite a possibilidade de fechar um acordo de delação premiada com as autoridades dos Estados Unidos, desde que começou a ventilar na imprensa que Roberto Teixeira também estaria de olho nos benefícios da cooperação. Além de Marin, Teixeira teria sido incitado a confirmar o nome de cartolas que teriam ajudado a enviar dinheiro ilícito para o exterior. As informações são de Wanderley Nogueira, em seu blog no site da Jovem Pan.

Leia mais »

Média: 5 (3 votos)

Prestigiado por Moro, Pedro Taques tem funcionários presos por escutas ilegais

Foto: Divulgação
 
 
Jornal GGN - Reportagem do portal Mídia News publicada na sexta (23) informa que Pedro Taques (PSDB) teve membros do alto escalão da Polícia Militar presos por participarem, com possível conhecimento do governo, de um esquema de monitoramento ilegal de adversários políticos, jornalistas e outras figuras, desde 2015.
 
Taques é o governador do Mato Grosso que foi prestigiado pelo juiz Sergio Moro, em dezembro de 2016, durante o lançamento do Portal da Transparência do Estado. À época, a assessoria de Lula usou a aproximação do magistrado com o tucano para endossar as críticas sobre o caráter político das decisões de Moro. A foto de Moro com Aécio Neves (PSDB), de evento que ocorreu naquele mesmo mês, foi usada para alegar suspeição.
 
Média: 5 (3 votos)

O que o Cardeal Mazarin pode ensinar ao STF?, por Fábio de Oliveira Ribeiro

 
Existem basicamente duas representações da queda de Dilma Rousseff. A imprensa internacional concluiu que nós sofremos um golpe de estado disfarçado de Impeachment. No Brasil, com exceção dos adoráveis blogues sujos, os jornais, revistas e redes de TV afirmam que o  Impeachment foi legalmente conduzido sendo legítima a posse do usurpador. 
 
Ao assumir, Michel Temer revogou políticas inclusivas, extinguiu  o órgão que facilitava o combate à corrupção, abandonou a defesa dos direitos humanos e afrouxou o combate ao desmatamento. O resultado não poderia ser outro: crescimento da corrupção e do abismo entre ricos e pobres, matanças de sem-terras e índios e a devastação da floresta amazônica. Apesar disso, o usurpador resolveu fazer uma viagem ao exterior.
Média: 5 (6 votos)

Governo Temer já tem nome novo para a PF e Lava Jato reage à mudança

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN - O governo Temer pretende trocar o comando da Polícia Federal e fazer mudanças na parte administrativa, o que provocou reação de membro da força-tarefa da Lava Jato. O procurador do núcleo em Curitiba (PR), Carlos dos Santos Lima, apontou, nas redes sociais, que a intenção do ministro da Justiça Torquato Jardim é "barrar as investigações por todo o País". "Sem a Polícia Federal, as investigações oerdem muito de sua força operacional."

Leia mais »

Média: 2.3 (6 votos)

Moro, Lava Jato e interesses dos EUA

Fotoilustração: Joana Brasileiro

Por Cesar Locatelli

Do Jornalistas Livres

O juiz Sérgio Moro é louvado em verso e prosa pelos meios de comunicação tradicionais, nacionais e estrangeiros. Foi “personalidade do ano” pelo Globo, esteve entre “as 100 personalidades mais influentes” da revista Time, alçado à condição de 13o entre “os maiores líderes mundiais” pela revista Fortune e 10o entre os mais influentes da agência de notícias financeiras Bloomberg.

Leia mais »

Média: 5 (8 votos)

Revisitando Os Wachowskis: a Semiótica da Matrix, por Wilson Ferreira

filme “Matrix” (1999) dos Wachowskis  já foi dissecado e virado do avesso pela filosofia, misticisismo, esoterismo, religião, inspirando até a Física sobre a possibilidade de o Universo ser, afinal, uma gigantesca simulação computadorizada finita. Mas muito pouco ainda se falou sobre o ponto de vista da Semiótica. O que é surpreendente, já que Matrix parte de um pressuposto da ciência dos signos: não percebemos o real, mas signos mentais da realidade. “Matrix” foi muito mais do que mais uma ficção científica distópica. Na verdade os Wachowskis propuseram aos espectadores um enigma, uma “narrativa em abismo”: a emoção e empatia do público com o drama da Resistência na luta contra as máquinas é tirada da própria experiência do espectador com o seu mundo atual: já vivemos situações análogas, quando olhamos para o mundo real e o avaliamos não a partir dele mesmo, mas a partir dos signos que já foram feitos anteriormente desse próprio mundo. “Speed Racer” (2008), produção posterior à Trilogia Matrix, apenas confirmou esse propósito da dupla de diretores. Leia mais »

Média: 5 (3 votos)

Não tem fraude na gravação de Joesley e Temer, diz Polícia Federal

 
Jornal GGN - A Polícia Federal concluiu nesta sexta (23) a perícia na gravação feita por Joesley Batista com Michel Temer. Após a conversa render ao presidente investigação por obstrução de Justiça e corrupção passiva, a defesa solicitou uma perícia no áudio, na tentativa de argumentar que houve fraude. Mas segundo a Folha, a PF concluiu que as interrupções foram "naturais" e nada indica que ocorreu manipulação da conversa.
Média: 5 (1 voto)

Lula, Gramsci, consciência de classe e bloco histórico, por Charles Leonel Bakalarczyk

Lula afirmou recentemente, em entrevista concedida a uma determinada emissora de rádio, que ele era o resultado do nível de consciência dos trabalhadores brasileiros.

Reproduzi as falas do Lula na rede social do Reflexões à Esquerda, grupo de discussão política com “sede”  em São Luiz Gonzaga (RS).

Meu amigo Flávio Bettanin, organizador do Reflexões à Esquerda, expediu a seguinte manifestação acerca dos dizeres do Lula:

- Eis a causa dos tropeços. O pensamento dominante de uma época é o pensamento da classe dominante (Marx). A condição de classe difere da consciência de classe. Os que adquirem consciência de classe, rompendo o pensamento dominante, superando o nível de consciência imposto, adquirem a condição de organicamente se posicionarem na luta de classes.

Pois interpreto a fala do Lula de forma diversa, não como a revelação direta da "causa dos tropeços" do PT, dos governos Lula/Dilma, da esquerda ou das lutas sociais (no caso, a falta de consciência de classe de Lula).

Leia mais »

Média: 2.6 (5 votos)

Gilmar é sorteado relator de ação contra Aécio

Foto: Armando Franca/AP

Jornal GGN - Após pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, os inquéritos solicitados contra Aécio Neves (PSDB) ao Supremo Tribunal Federal por conta da delação da Odebrecht foram retirados do relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin, e sorteados a Gilmar Mendes.

Segundo informações de O Globo, Gilmar já assumiu a relatoria do caso em que Aécio teria recebido "pagamento de vantagens indevidas em seu favor e em benefício de seus aliados políticos" nas eleições de 2014.

Leia mais »

Média: 1.8 (5 votos)

Sakamoto: com ameaças, Temer mostra desespero para aprovar reforma

Foto: Lula Marques/PT

Jornal GGN - O governo Michel Temer está com medo de sofrer um "revés" na votação da reforma trabalhista na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, na próxima terça (27), e decidiu, por isso, partir para o ataque. Segundo relatos do blogueiro Leonardo Sakamoto, até senadores da base aliada estão desconfortáveis com as ameaças envolvendo a retirada de cargos daqueles que não honrarem o apoio à reforma.

"Os líderes partidários têm até terça (27) à noite para informar os nomes dos membros que estarão na votação, prevista para o dia seguinte. Se um parlamentar estiver inclinado a votar contra ou se abster, o governo pedirá às lideranças que envie alguem confiável, caso ele próprio não pela para sair", apontou o jornalista.

"(...) o nervosismo desse enquadramento é uma prova de que governo Temer está realmente preocupado com a possibilidade de um revés", explicou.

Leia mais »

Média: 5 (3 votos)

Presidente do Conselho de Ética arquiva cassação de Aécio e PT vai recorrer

Foto: George Gianni/PSDB

Jornal GGN - O presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB), alegou que não há elementos suficientes para tentar cassar o mandato de Aécio Neves (PSDB) a reboque das acusações da Lava Jato e decidiu arquivar o processo. 

Aécio foi denunciado ao Conselho após a delação da JBS revelar que o tucano pediu e recebey R$ 2 milhões de Joesley Batista. O montante foi entregue em 4 malas ao primo de Aécio, Frederico Pacheco. Parte dele, segundo a investigação da Polícia Federal, entrou em empresa da família do senador Zezé Perrella, numa possível operação de lavagem de dinheiro.

Leia mais »

Média: 3 (4 votos)

Multimídia do dia

As imagens e os vídeos selecionados.

Média: 5 (1 voto)