newsletter

Luis Nassif Online

Serra montou um quadro de ativistas digitais atuando na Secom, no Sebrae-SP e na Fundap, por Luis Nassif
71 comentários
Como a guerra interna da revista permitiu vazar informações utilizadas na série em que Luis Nassif enfrentou a Veja
50 comentários
O mercado paulistano não opera dentro do critério capitalista de valor, o ajuste da oferta e procura é muito lento
40 comentários

#DevolveGilmar é movimento importante, mas regulamentação já existe

Por Monier.,.,.,

O movimento "Devolve Gilmar" é importante, e até bonito ver estudantes e blogueiros manifestando com muita coerência, e se unindo de forma espontânea. O que não apareceu ainda é o fato de já haver um caminho institucional, tão forte quanto o político que está sendo promovido nas ruas. O art. 134 do Regimento Interno do STF está regulamentado há uma década, como se vê na notícia de 2004. Basta o presidente requisitar os autos:

Notícias STF

Segunda-feira, 29 de Março de 2004

Entra em vigor Resolução do Supremo que trata dos pedidos de vista

Entrou em vigor hoje (29/3) Resolução do Supremo Tribunal Federal  que limita o prazo dos pedidos de vista apresentados pelos ministros da Corte nos julgamentos do Plenário ou das Turmas. A norma foi aprovada na Sessão Administrativa de 11 de dezembro de 2003 e publicada pelo Diário da Justiça no dia 18 seguinte. Trata-se de uma das medidas preconizadas pelo presidente do STF, ministro Maurício Corrêa, para dar mais celeridade aos trabalhos da Corte e, em conseqüência, à prestação jurisdicional.

Leia mais »

Média: 5 (3 votos)

A linhagem ancestral revelada

(Foto: Corbis/ Latinstock) (FOTO: CORBIS/ LATINSTOCK)

Enviado por Fabio SP

Quanto tempo para cada um poder ter a sua linhagem ancestral revelada, assim como seus parentes próximos e distantes?

da Galileu

DNA:o livro das raízes humanas

Através de testes, cientistas conseguem ler as histórias dos genes e descobrir nosso passado, ajudando a traçar o caminho percorrido pelo homem ao longo dos anos

Em 1989, um homem foi até um banco de esperma para fazer sua inscrição e ganhar alguns trocados. A ideia de se masturbar e ainda receber parecia atraente, mas ele certamente não imaginava que, 15 anos depois, um garoto fruto daquele sêmen doado faria um teste de genealogia genética para descobrir quem era seu pai. E conseguiria. Tudo o que o jovem precisou fazer foi comprar, por 289 dólares, um kit de coleta de DNA – que não passa de um palito de plástico para ser raspado na parte interna da bochecha e um frasco de armazenamento. Apesar das implicações que essa história traz ao sistema de doação de sêmen, o foco de quem recorre à genealogia genética costuma ser outro: descobrir suas origens mais remotas. O garoto comprou o serviço na plataforma Family Tree DNA, divisão de genealogia da empresa americana Gene by Gene, pioneira que já realizou mais de 1 milhão desses exames desde o ano 2000. Foi com essa mesma empresa que fiz o sequenciamento dos meus próprios genes para escrever esta reportagem.

Leia mais »

Média: 5 (2 votos)

Adoniran, o maior cronista da música urbana de São Paulo

Enviado por JNS

Adoniran é o maior cronista da música urbana de São Paulo

do Ocê no Samba

A verdadeira prova de carinho de Adoniran tem um toque de Minas

                   Com a corda mi
                   Do meu cavaquinho
                   Fiz uma aliança pra ela,
                   Prova de carinho.

                   Quantas serenatas
                   Eu tive que perder,
                   Pois o cavaquinho
                   Já não pode mais gemer.
                   Quanto sacrifício
                   Eu tive que fazer,
                   Para dar a prova pra ela
                   Do meu bem querer.

O samba de João Rubinato, o Adoniran Barbosa,  vem de terras paulistas, criador de verdadeiras joias da verdadeira música popular brasileira, aquela cujas raízes estão no paradoxo de nosso linguajar: simples e complexo, com as regionalidades afirmando-se pelos sons. Mas, quem pensa que seu sotaque caipira entrelaçado ao dos imigrantes italianos era sinal de desleixo com a língua portuguesa, logo muda de opinião ao ouvir a poesia melodiosa composta em parceria com o mineiro Hervé Cordovil.

Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

Associação dos Delegados da PF esclarece pontos da PEC 412

Jornal GGN - A Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) soltou nota esclarecendo alguns pontos importantes. O primeiro ponto diz respeito à PEC 412, que não tem relação com a PEC 37. Leia a nota a seguir.

NOTA DA ADPF

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) esclarece os seguintes pontos:

1. A Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC) Nº 412/2009 diz respeito exclusivamente à organização e funcionamento da Polícia Federal, com objetivo de garantir maior autonomia administrativa, orçamentária e financeira na utilização de seus próprios recursos;

2. A proposta em questão nada tem a ver com a titularidade da investigação criminal no Brasil. Sem qualquer relação com a PEC 37;

3. A referida iniciativa legislativa não dispõe sobre cargos e carreiras da Polícia Federal. A sua finalidade é dispor sobre o funcionamento da instituição Polícia Federal; Leia mais »

Média: 1 (2 votos)

20 anos sem Maurício Tapajós, por Mara L. Baraúna

Maurício Tapajós Gomes (Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 1943 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1995)

20 anos sem Maurício Tapajós

por Mara L. Baraúna

Maurício Tapajós foi um cantor, produtor, arranjador e compositor com destacada folha de serviços prestados à música brasileira, especialmente na valorização dos artistas e na defesa dos seus direitos.

Nascido em uma família carioca com forte ligação musical, era filho de Norma e do cantor, compositor, pesquisador da MPB e radialista Paulo Tapajós, que formava com o irmão Haroldo o duo "Irmãos Tapajós" das primeiras parcerias com Vinícius de Moraes. Era irmão do compositor Paulinho Tapajós e da cantora Dorinha, ambos também falecidos (Dorinha em 1989; Paulinho em 2013). Em 1968, formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi aluno de Ian Guest (arranjo) no Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (Cigam). Sua primeira música apresentada em público foi "Amor de gente moça", com Nelson Motta, interpretada ao vivo no rádio por Neli Ramos e a Orquestra do Maestro Radamés Gnatalli. 

Em 1963, teve pela primeira vez registrada em disco uma composição de sua autoria, "Carro de boi", com Cacaso, gravada pelo grupo vocal Os Cariocas.

Leia mais »
Média: 5 (1 voto)

Te Esperei, de Capinan e Gereba

 

Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

PF informa: Inquéritos da Lava Jato no STF

Enviado por Antonio Francisco

PF emite NOTA À IMPRENSA: Inquéritos da Lava Jato no STF

Brasília/DF: Em referência aos inquéritos que investigam pessoas com prerrogativa de foro no âmbito da Operação Lava Jato, a Polícia Federal informa: Leia mais »

Média: 2.5 (11 votos)

O busão nesses tempos de cólera, por Juvenal Pereira

Por Juvenal Pereira

em seu perfil no Facebook

Ontem por volta das 19 h pequei o ônibus Pompeia na Estação Sumaré e fiquei em pé na parte da frente ao lado de um senhor, gordinho, baixinho e de bigode, que falava um monte. Falava mal do Brasil, dizia que a presedenta era uma vagabunda, que o nordestino era a pior raça e que o Brasil é igual ao México, Venezuela, que deviam colocar os menores infratores na cadeia. Falava para o motorista, falava pra passageira do lado e olhava para trás incriminando todos até que um rapaz diz pra ele: o senhor é muito mal educado, desrespeitoso e fica ofendendo todos nós, na entrada o senhor foi mal educado comigo e não precisamos ficar aguentando sua selvageria. Eu tb já estava no limite e disse "estou do seu lado". Uma garota tb disse que apoiava o rapaz, outra do banco da direita tb e mais outra e ficamos falando alto que ele precisava respeitar as mulheres e não ficar falando besteiras. Uma revolta no ônibus e por uns três pontos ele foi nocauteado pelos argumentos e praticamente expulso do bumba. Em seguida ficamos falando entre nós o que a mídia anda fazendo com a população até chegar a este ponto de disseminar o ódio, mas a nossa solidariedade nos deixou menos reféns. Me despedi dizendo: fiquei contente de estar aqui junto de vocês. Todos me desejaram uma boa noite e boa semana.

Leia mais »

Média: 4.6 (15 votos)

Clipping do dia

As matérias para serem lidas e comentadas.

Média: 2.3 (3 votos)

Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados.

Média: 2.3 (3 votos)

Multimídia do dia

As imagens e os vídeos selecionados.

Média: 1 (2 votos)

A mesma empregada para 502 contribuintes

Por Aracy Balbani

Notícia publicada pela Agência Brasil seria cômica se não fosse trágica. A Receita Federal intima 80 mil contribuintes suspeitos de fraudar declarações de imposto de renda entre 2012 e 2014. Foram identificados 502 contribuintes que declararam ter a mesma empregada doméstica (!) e “um profissional que fazia declarações na qual todos os contribuintes passaram a ser identificados irregularmente como divorciados e pleiteavam pensão alimentícia (!!)”.

Quem foi mesmo que saiu às ruas em 12 de abril com um cartaz pedindo “Fora, Dilma” e afirmando que “sonegação não é corrupção”? O Leão da Receita agradece emocionado por essa mãozinha amiga à malha fina do IR.

Receita intima 80 mil contribuintes suspeitos de fraudar declarações do IR

Daniel Lima - Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas

A Receita Federal intimou 80 mil pessoas físicas com indícios de infrações cometidas na Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF). As investigações são relativas às declarações de 2012, 2013 e 2014 (ano-calendário 2011, 2012 e 2013). Este ano, serão executados aproximadamente 280 mil procedimentos de fiscalização de pessoas físicas, informou o subsecretário de Fiscalização da Receita Federal, Iágaro Jung.

Leia mais »

Média: 5 (5 votos)

Na estranha terra da internet, o ódio é gratuito, mas o amor tem seu preço

Jornal GGN - Se facilitaram a propagação de notícias, as redes sociais conseguiram um outro feito, e não muito agradável, que foi deixar vir à tona o que de pior existe dentro dos odiadores, dos "haters", parecidos com metralhadoras giratórias que disparam contra tudo e todos, basta que não gostem. O ataque é sempre inflamado, o desses "haters",  e diferem dos "trolls", que têm por missão criar a dissensão nas redes sociais. Mas o fenômeno assusta, deprime e merece estudo. E muita gente se debruça sobre ele para tentar trazer luz e entendimento à nova conformação social. E é na internet que reputações se criam, e se destroem, onde o ódio encontra solo fértil e se abre em leque para atingir a qualquer um. Leia a matéria do Valor, de autoria de João Luiz Rosa.

Leia mais »

Média: 5 (3 votos)

2011-15: pior quinquênio da economia brasileira em 115 anos?

O pior quinquênio (2011-15) da economia brasileira em 115 anos? artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Publicado em abril 17, 2015 por

[EcoDebate] O Brasil está passando por um período de baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). A variação do PIB brasileiro de 2014 foi de apenas 0,1%. Isto quer dizer que houve queda da renda per capita de 0,7%. Mas a realidade do “Pibinho” pode ser muito pior em 2015, pois há previsões de queda que variam de 1% a 2% durante o corrente ano.

Ao longo do século XX, a maior taxa de crescimento quinquenal da economia brasileira ocorreu em 1971-75 e, a menor, no quinquênio 1981-85. Em ambos os períodos, o ex-ministro Delfim Neto esteve à frente da política econômica brasileira. Portanto, ele conseguiu bater os recordes de alta e de baixa.

Mas a presidenta Dilma Rousseff poderia entrar para o livro dos recordes deixando para trás todos os números negativos e obtendo as menores taxas de crescimento do país, desde o início do século XX. Bastaria a economia brasileira não crescer em 2015 para que o recorde fosse quebrado na antiga série do PIB. Mas, em março de 2015, o IBGE divulgou uma nova série, fruto de longo período de reavaliação da metodologia de cálculo das Contas Nacionais. Desta forma, tudo indica que o quinquênio 2011-15 não será tão ruim quanto a antiga série indicava, mas será equivalente ao quinquênio 1981-85.

Leia mais »

Média: 1.8 (5 votos)

Morre Pedro Eugênio, ex-deputado federal do PT

do Farol de Notícias

Luto: Ex-deputado Pedro Eugênio não resiste e morre em São Paulo

Morreu, há pouco, no hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde estava hospitalizado há mais de três meses, tentando se recuperar de consequências geradas por uma cirurgia no coração, o ex-deputado federal Pedro Eugênio (PT), 66 anos. Ex-secretário de Fazenda e Planejamento de Arraes, Eugênio militou por parte da sua vida pública no PSB, tendo depois se transferido para o Partido dos Trabalhadores. Pedro Eugênio de Castro Toledo Cabral nasceu no Recife em 29 de março de 1949.

Eugênio formou-se em Economia pela UFPE em 1975, obtendo em seguida o mestrado e tornando-se professor da mesma universidade. Foi nomeado Secretário da Agricultura do Governo de Pernambuco em 1987, assumindo mais tarde as pastas do Planejamento (1989-1990) e da Fazenda (1995-1996). Elegeu-se deputado estadual pelo PSB em 1994.

Leia mais »

Média: 5 (3 votos)