Revista GGN

Assine

Chico Buarque, a Globo que faz a diferença e o fradinho do Henfil, por Luis Nassif

 
Existem o João e seu cunhado Francisco. João, de alcunha Gilberto, é sempre pule de dez; Francisco também Buarque, é uma seta certeira. Um ou outro já consagra a vida de qualquer foca. Basta uma frase, um bocejo, uma poesia do Tejo, um resmungo, um suspiro, qualquer coisa que se extraia de boca de um ou outro, é como a pepita rara bem no fundo da bateia, pouco importa a areia que sempre o editor coloca: quem entrevista o Chico, nunca mais será um foca.
 
Maranhão no fechamento, pensando na roda de sexta, ouve o Ascânio gritar: esqueçam os bacharéis, esqueçam os empresários, deixem Temer e seus sicários, data venia, e os infiéis, esqueçam a malta das ruas, as fontes indignadas, nem me fale em jogadores, em paspalhos ou atletas, parem as rotativas que quero ouvir os poetas chorando gotas de sangue, arrancando os cabelos, quero ouvi-los furibundos, maldizendo Deus e o mundo e a falta de futuro que aguarda seu presidente.
 
E ouviram os artistas de variada extração. Ouviram Silvia Buarque e o indefectível Lobão, e também Beth Carvalho e o famoso Barretão. Ouviram até Zé Padilha que tratou de caprichar, apurando o vernáculo com o mais chique que há, introjetando na frase a finesse de um “quiçá”.
 
Mas o Ascânio, insistente, bateu o pé e exigiu: quero aqui um peso pesado, dizendo o que quiser. Foi então que um anjo torto soprou na sua orelha: se o Globo agora ousar mostrar alguma isenção, e salvar a cobertura das torpezas de esquerdistas, suas verrinas, seus fuxicos, já temos a solução: bota alguém pra ouvir o Chico. Ele fala e sua frase fica no meio de outras, pagamos a penitência, mostramos a tolerância, não damos nenhum destaque e ela morre no ar.
 
E foi assim que de noite, por volta das 20 horas, saiu o jovem repórter atrás da sua matéria. Ligou para o intermediário que frequentava o Olimpo e tinha acesso a Zeus, e pediu a frase santa, que seria a água benta batendo em testa de ateu: se conseguisse a frase, nunca mais o purgatório da reportagem geral: iria direto pro céu.
 
O produtor, cauteloso, levou o recado ao Chico. Ele negou de imediato, mas depois, considerou. Seus olhos brilharam estranhos, parecia estar a mil, andou de um lado a outro, abriu o baú de lembranças e de um Pasquim amarelo, saltou o Fradinho do Henfil. 
 
Sem demora esculpiu frase de quatro palavras: e não era de sua lavra, muito menos do Henfil.
 
O repórter reportou para o chefe de plantão que gritou para o Ascânio: temos a frase de Chico, e, para nossa surpresa, finalmente ele admite o mérito de nossa imprensa. E, em letras garrafais se lia o elogio mendaz: Globo faz a diferença.
 
Aí o velho fantasma, a alma de dr. Roberto, que sempre andava por perto vigiando suas crianças, rugiu como vento rascante: Ascânio, ó seu demente, veja o que tem na sua frente e não me exponha ao ridículo, que a intenção do textículo é fazer troça da gente
 
E foi assim que a frase não saiu mas pouco importa. Para evitar mais atrito é possível que inspire um novo samba de Chico. 
 
Gente que faz a diferença
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Média: 4.8 (32 votos)
39 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de saulogeo
saulogeo

Premio Top Top.

Parabéns Chico, Nassif e equipe!

A Globo merece, com louvores, o premio Top, Top!

O que é da Globo está reservado.

Dia a dia ela demonstra que a incompatibilidade com a democracia está no seu DNA,

Vai ser consumida de dentro para fora, afinal a História do impérios está aí pra comprovar.

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Frank
Frank

CHICO x globo.

Aproveitando o maravilhoso texto, Nassif, tem uns "filhos da barbárie", manetes de golpistas que deveriam ser alijados dos cometários neste BLOG. São uns "programinhas" que só repetem asneiras, não acrescentam nada de bom para os debates e fedem quando digitam de suas cloacas, coisas que só ratificam a minúscula massa encefálica dos golpistas coxinhas. A gente sabe o "amuo" dos coxinhas!! Aqui, deve ser pra quem pensam e tenham idéias.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Frank
Frank

CHICO x globo.

Aproveitando o maravilhoso texto, Nassif, tem uns "filhos da barbárie", manetes de golpistas que deveriam ser alijados dos cometários neste BLOG. São uns "programinhas" que só repetem asneiras, não acrescentam nada de bom para os debates e fedem quando digitam de suas cloacas, coisas que só ratificam a minúscula massa encefálica dos golpistas coxinhas. A gente sabe o "amuo" dos coxinhas!! Aqui, deve ser pra quem pensam e tenham idéias.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Frank
Frank

Chico.

Aproveitando o maravilhoso texto, Nassif, tem uns "filhos da barbárie", manetes de golpistas que deveriam ser alijados dos cometários neste BLOG. São uns "programinhas" que só repetem asneiras, não acrescentam nada de bom para os debates e fedem quando digitam de suas cloacas, coisas que só ratificam a minúscula massa encefálica dos golpistas coxinhas. A gente sabe o "amuo" dos coxinhas!! Aqui, deve ser pra quem pensam e acrescentam os debates. 

Seu voto: Nenhum
imagem de Claudio Ferraz Oliver
Claudio Ferraz Oliver

Maravilha de Texto

Inteligência, perspicácia, sabedoria e prosa poética.... este texto inteligentíssimo e delicioso de ler, falou tudo, mostrou tudo, como só os poetas, da música ou da prosa, sabem fazer, obrigado.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Jarbas Similevinsk
Jarbas Similevinsk

Desculpem, mas...

... Não entendi. Muitos acharam o texto poético, pois não se entende o que quer dizer. Poesia modernista, decerto.

Alguém me explique, por favor!

Advirto que sou leitor assíduo do blog, e de vez em quando dou uns pitacos. E gosto muito do Nassif economista e estratego. Mas em literatura me parece um tropeçante (mas pode melhorar, é claro!)  Me convençam de que estou errado, e dormirei feliz esta noite!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Fradin

Se com as quatro palavras não deu, pesquise com cinco no google, 'prêmio globo moro faz diferença', e tente ligar os pontinhos.

Persistindo à escuridão, vá ao bar do Alemão em São Paulo, na próxima terça-feira, e se LN estiver por lá, peça que explique.

Caso não esteja, não perderás a viagem, o chopp é bom e a música melhor.

Top! Top! Top!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Nassif nos surpreendendo a

Nassif nos surpreendendo a cada dia. Texto delicioso!
Fiquei muitos meses sem conectar meu lógin. Finalmente consegui. Coisas do Chico...
Quero contribuir com o blog. Lia todos os dias, mas me sentia um peixe fora dagua. Agora me reencontrei.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Francisco Fábio de Paula Colares
Francisco Fábio de Paula Colares

Quem faz a diferença é o Chico e o Nassif

TOP! TOP! TOP!

 

O MAIS PURO CORDEL, DIGNO DO CEGO ADERALDO E DO PATATIVA DO ASSARÉ!

EITA MEU NORDESTE!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Quatro palavras e quase derrubam a globo

A globo não tem futuro.

Para começar ela terá que suportar estes anos à frente do golpe e que serão o retrato do desastre que causaram o país.

Golpes e golpistas terão que arcar com o desastre, desde o stf, com o moro por espelho, até o politicozinho que também golpeou.

Terão um peso permanente à frente. E o desastre é impagável, de tão grande.

Por exemplo, terão que fugir de quatro terríveis palavras: globo faz a diferença. Ou a globo destroi.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Quem não desconfia de si próprio não merece a confiança dos outros (ditado árabe)

imagem de Tadeu Silva
Tadeu Silva

Diferença

Diferença é o que distingue o Chico da Globo.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Algum Alguem
Algum Alguem

O texto Nassifiano

kkkkk esse seu texto foi crônica, samba sincopado, versos à trova, versos à nordestino quiçá cordel......  Mas a ironia prevaleceu ...... valeu...

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Marcia Eloy
Marcia Eloy

Nassif X Chico

Excelente texto e Chico sempre me surpreende com sua inteligência

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Musas do Chico baixaram no Nassif?

As musas do Chico baixaram no Nassif? 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de maria gomes
maria gomes

Chico Buarque de Holanda

Para o coxinhas e que tais vai ser muito difícil entender o comentário do brilhante e inigualável Chico, pois este pessoal pensa que Shakaspeare foi um filósofo alemão. Precisa mais?

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de WG
WG

A diferença: a Globo são as

A diferença: a Globo são as trevas e Chico é a luz. Nassif iluminado. 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Rogério Marques, pelo Facebook

Rogério Marques - Hoje lembrei do Henfil ao ver essa foto linda, que pelo que sei é de autor desconhecido -- me corrijam se eu estiver errado. O Henfil no colo aconchegante de sua mãe. 
É a foto do Brasil que vai dar certo. O Brasil de Henfil e de Dona Maria. Um país mais justo, mais generoso, com aconchego de colo de mãe, sem a tragédia da violência urbana e da violência golpista.

Não adianta apelar para golpes, sejam eles de estado, armados ou mascarados. Democracia pela metade interessa a poucos, muito poucos. Não é democracia.

Como diria o Henfil, o Brasil está sendo dublado por péssimos dubladores, de quinta categoria. Dubladores de terno e gravata que tentam falar por 200 milhões e impor seus interesses. Aqui vai o trecho de uma carta do Henfil para Dona Maria, escrita no dia 12 de abril de 1978:

"Talvez o desespero que toma conta da gente, quando vê um filme dublado, seja apenas identificação. Nossa situação é a mesma, mãe! Nunca notou que a minha voz, a voz da senhora, do Carlito, da Regina, do Alfredo, da Jane, da Nelma, do Humberto, do Ivan, a voz de 110 milhões de brasileiros é feita pelo mesmo dublador?

Eu quero ouvir a minha voz!

Um beijo do seu filho,

Henfil"

 2 pessoas, pessoas sorrindo, sapatos e barba

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Roberto Monteiro
Roberto Monteiro

O Nassa

é chegado numa rima, de vez em quando. O ritmo é delicioso.

Valeu, Nassif. Obrigado por tudo.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de MThereza
MThereza

Grande texto e grande Chico!

Grande texto e grande Chico!  

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de João de Paiva
João de Paiva

Crônica? Poesia? Crítica sócio-política? As três; pura arte.

Que texto delicioso, maravilhoso.

Que Luís Nassif é competente jornalista investigativo e de análise e crítica sobre economia e política a maioria dos leitores sabem.

Que Luís Nassif é grande bandolinista e pesquisador musical alguns leitores - além de seus amigos e pessoas com quem ele convive ou trabalha - sabem.

O que poucos sabíamos/conhecíamos é esse talento literário soberbamente demossntrado neste texto, que mistura poesia, crônica e crítica sócio-política. 

É certo que, se chico Buarque o ler, ficará muito feliz com a homenagem. 

Parabéns por essa obra de arte. 

Emitir opinião em parágrafos mal alinhavados é relativamente fácil.

Escrever um artigo coeso, com opiniões críticas bem fundamentadas e coerentes, demanda mais esforço e talento.

Fazer uma narrativa torpe, incompleta, pouco explicativa, distorcida, manipuladora ou confusa é fácil; é o que mais vemos por aí, seja no PIG/PPV, seja na selva das chamadas "redes sociais digitais".

Fazer uma grande reportagem, com fatos bem investigados e apurados, relatados de forma coerente, coesa, de modo a permitir ao leitor uma compreensão e contextualização do que foi levantado, mostrando o interesse púbico e social, assim como as conseqüências disso tudo para o cidadão, a comunidade e o país em que vive, ah, isso é muito trabalhoso, arriscado e custoso.

Luís Nassif é talentoso como repórter, analista e crítico de política e economia, músico, poeta, cronista e crítico social.

Parabéns!!!

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Mentes brilhantes

Do Chico e do Nassif!

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Renata Novo
Renata Novo

Que aula de

Que aula de intertextualidade. Parabéns!!!

 

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Dois presentes

Esse Chico Buarque! Li a matéria de O Globo, onde artistas e simpatizantes declaram suas opiniões, começando pelo editor da Editora Record, Carlos Andreanzza. Diz ele "Li a sentença. Eh um primor". Ainda bem que ele é apenas editor executivo porque se fosse ele quem escolhesse o que a Editora Record publica....  O resto da toada é mais do mesmo. Uns seguem a manada enquanto aquela meia-duzia se mostra indignada com o momento presente. Mas ninguém ousa criticar o mensageiro. Eis que Francisco Buarque de Holanda, retira da cartola, o que fara a diferença daqui para frente. Perderam, playboys!

Seu voto: Nenhum (8 votos)
imagem de Romanelli
Romanelli

convenhamos.. se publicado, o

convenhamos..

se publicado, o "textículo" marcaria pra sempre os "anais" da Venus Platinada 

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Zulmira
Zulmira

Só assim pro dia nascer

Só assim pro dia nascer feliz. Sensacional, Nassif.Viva a sensibilidade e a inteligência.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Ana Lucia Carneiro da Cunha
Ana Lucia Carneiro da Cunha

Nassif

Que beleza, Nassif! Pura poesia e cumprindo o seu papel de tirar o chão de quem a lê para ficar na altura em que é possível i m a g i n a r.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de joel lima
joel lima

A visão de mundo do povo é a

A visão de mundo do povo é a visão da Globo. Um país deste tamanho ficar refem de um rede de TV por quase 50 anos não mostra que a Globo é forte, mas sim que nosso país é muito frágil. E agora estamos vendo um embate entre duas forças que prendem o país á pre-história = A Globo e o PMDB. Enquanto houver esses dois ou um só deles, não nutro ilusões. 

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Edemar Motta
Edemar Motta

Ou o Brasil acaba com a Globo

Ou o Brasil acaba com a Globo (e suas imitadoras) ou a Globo acaba com o Brasil.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de naldo
naldo

Essa emissora e democracia

Essa emissora e democracia são aguá e óleo,

 

um dia terão a coragem de colocar esses lacaios do capital rentista em seu devido lugar.....e estranho o cenáriomúsical atual, só dor de corno, a tal sofrencia, e apolítica, parece a madame das manhãs e seus concursos infindáveis e patéticos de culinária indigesta..... 

 

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Ivan de Union
Ivan de Union

E nesse meio tempo nao houve

E nesse meio tempo nao houve UNZINHO jornal brasileiro que publicou a chamada "Lula Condenado Sem Provas"...

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de ana s.
ana s.

VIVA CHICO!

E a beleza de texto de Nassif.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Uma poesia de texto, Nassif!

Meus parabéns!

Seu voto: Nenhum (7 votos)

DILMA DE VOLTA E ELEIÇÕES GERAIS PARA ESSE CONGRESSO GOLPISTA!

DIRETAS JÁ É CHANCELAR O GOLPE!

Sementes, Corações e Mentes...

Na jugular, Nassif.

Se arrependimento matasse, arsênico já teria tomado Ascânio, arrependido em ouvir fantasmas.

Que venha ou não o novo samba, que se batuque o causo, com o Fradinho e seu pai Henfil dando liga, por esse Brasil afora.

Vamos estabelecer uma guerra surda, muda e barulhenta como nunca jamais se viu, até que a Casa Grande seja despejada para sempre do Brasil. 

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Orlando Soares Varêda
Orlando Soares Varêda

Eita Francisco! Vai que o

Eita Francisco! Vai que o texto do Nassif é de embriagar. Agora, imagina se o Arsênico depois de engulir essa talagada de ascânio que Tu e o Nassif despejaram no buxo do cabra, se ele vai encontrar o caminho da Casa Grande.

Orlando

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Jorge Leite Pinto
Jorge Leite Pinto

Saudades tenho do

Saudades tenho do Brizola...

Se eleito, na primeira manhã, do primeiro dia...

Seu voto: Nenhum (10 votos)
imagem de Serjão
Serjão

O Tempo Mítico

...só dá erva daninha

No chão que ele pisou

...um dia ele vai embora maninha

Pra nunca mais voltar.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Jones Schwartzhaupt
Jones Schwartzhaupt

A globo fazendo a diferença sempre.

Aquece o coração ler um texto brilhante ao final da noite. Grande Chico! Grande Nassif!

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Jones Schwartzhaupt
Jones Schwartzhaupt

Ótimo texto.

Aquece o coração ler um texto brilhante como este. Grande Chico e Grande Nassif. 

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Da série: "Cenas

Da série: "Cenas impagáveis....." - Grande Chico..............................

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de Antonio Passos
Antonio Passos

No Brasil é "ou democracia ou a Globo"

Não há como conciliar, ou o Brasil se liberta da Globo ou continuaremos um país de zumbis. O brasileiro não vê o mundo, a realidade, ele vive na Matrix da Globo.

Seu voto: Nenhum (11 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.