Deputada revela bastidores da Câmara em blog

Enviado por Braga-BH

Do O Tempo

Deputada novata revela bastidores da Câmara em blog

Página de Renata Abreu ganhou apelido de ‘ferra deputado’

Lucas Pavanelli 

Deputados que não sabem em qual projeto estão votando, reforma política alterada para atender interesse de um único parlamentar, colegas que propõem projeto idêntico a um que já existe só para levar o crédito e os que fazem de tudo para aparecer ao lado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Essas são algumas das situações que compõem o dia a dia da política, mas que os eleitores nem sempre ficam sabendo.

Tantas curiosidades motivaram a advogada Renata Abreu (PTN-SP), 33, novata na Câmara, a criar um blog onde ela conta os bastidores da política. O diariodeumadeputadafederal.com.br, que entre os parlamentares ganhou o apelido de “ferra deputado”, em nada lembra os formais discursos do Plenário.

No blog, a vice-presidente nacional do PTB solta o verbo ao falar dos colegas, mas também relata amenidades da vida parlamentar, como no post recente em que detalhou sobre a experiência de almoçar fora do Congresso e sentir, “pela primeira vez, o sol da capital federal aquecendo o corpo”.

Em outra publicação intitulada: “Política, a arte de fazer inimigos”, Renata disse ter ficado “chocada” com a quantidade de pedidos: de passagem aérea a televisão”.

O mineiro Edson Moreira – delegado famoso pelo caso do goleiro Bruno, condenado por mandar matar a amante Eliza Samudio –, estreante na política, tem rendido boas histórias. No blog, a deputada contou, por exemplo, das artimanhas do colega de partido para conseguir ficar em evidência nas votações. “Ele fica por ali, atrás da mesa, como quem não quer nada, esperando alguém se levantar para, rapidamente, tomar assento ao lado do presidente da Casa”.

Outra característica do delegado, lembrada pela colega, é a fala embolada. “As meninas que digitam as falas colocam a mão na cabeça quando o orador é o Edson Moreira. Elas dizem que, com ele, não fazem taquigrafia, mas sim psicografia”.

Minientrevista

Renata Abreu Deputada, advogada e autora do blog: diariodeuma deputadafederal.com.br 

No blog, a senhora se coloca como uma deputada novata, descobrindo as coisas. É isso?

É isso. Apesar de eu ter formação acadêmica ampla, isso aqui a gente não tem na escola. Só quem está aqui sabe. Por mais que se estude a teoria, a prática é outra. 

E como tem sido a repercussão dentro da Câmara?

Tem sido superpositiva. Os funcionários têm como regra ler o blog. Quem está há muito tempo, às vezes, nem acha esquisitas coisas que são superestranhas e que acontecem aqui. 

E os deputados? Acharam ruim?

Como o intuito não é falar mal de ninguém, os próprios deputados gostam. Alguns até contribuem.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Concordo com você Pedro Rinck. . .

      Concordo com você Pedo Rinck, o mesmo se repete nas câmaras de vereadores e nas câmaras estaduais. E acrescentaria o seguinte: nossos políticos são apenas uma amostra representativa do que é o povo brasileiro, não somos melhores do que os políticos, afinal eles não caem dos céus,eles saem do seio do povo. Eles não são nada mais do que um de nós “lá em cima”.

  1. Xiiii ! coitada.
    Excelente

    Xiiii ! coitada.

    Excelente ideia.

    Mas  quando atingir a “moral” de algum deputado famoso, aposto um doce, como será denunciada no conselho de ética.

    Aí coitada, um abraço… já era.

  2. Tá brincando né, novata – aonde

      Ela é a carinha do papai, o ex – deputado ( fundador e um dos “donos” do PTN e Radio Capital ), José de Abreu e sobrinha do Paulo Masci Abreu, dono de radios em São Paulo ( Kiss-FM, Tupi, etc… ), familia criadora e dona do CTN ( Centro de Tradições Nordestinas ) onde Renata foi diretora executiva.

       Paulo Masci Abreu, o titio da Dra. Renata, é aquele empresário, que alem das radios tb. possue uma rede de hotéis, e ofereceu ao Zé Dirceu , quando ele requereu o semi-aberto, um emprego no hotel dele em Brasilia e deu a maior celeuma, a respeito do salário oferecido de R$ 20.000,00.

        Outro tio dela tambem foi anos deputado: Dorival de Abreu, que atualmente batiza uma Fundação ligada ao PTN. 

    1. Meu caro Junior, fui um dos

      Meu caro Junior, fui um dos fundadores do PTN e seu primeiro Tesoureiro, Dorival de Abreu foi um dos meus maiores amigos, as familias viajavam juntas nas ferias no Exterior, a Renata é uma moça de valor, inteligente e vocacionada para a politica, que tenha o sucesso que merece, com Dorival, desde o PTB, onde ele era presidente da Executiva paulista, jantavamos quase toda noite, conheci Janio Quadros atraves dele, ele Secretario de Governo da Prefeitura do Janio,

      foram anos excelentes de minha vida, aprendi muito de politica com ele, uma grande figura.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador