Eduardo Cunha e os múltiplos focos de poder

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Vem de todos os lados os que pavimentam os degraus que Eduardo Cunha usa para galgar postos mais elevados. Do segmento evangélico, das empresas do setor de mineração, planos de saúde, construção, telefonia, veículos tradicionais de comunicação. Até juízes federais são representados pelo deputado

Jornal GGN – Relações de poder que levam o carimbo de fisiologistas envolvem, em geral, tomada de decisões em busca de benefícios a interesses privados. Na política, é um fenômeno que não se restringe a um dos Poderes, mas se sobressai no Parlamento. Partidos e políticos ganham caráter fisiologista, por exemplo, quando oferecem apoio a qualquer governo em troca de cargos de primeiro e segundo escalão na máquina pública.

Eduardo Cunha não sairia do nada para chegar onde está hoje se tivesse se limitado ao fisiologismo tupiniquim tradicional. Mais próximo de um modelo americanizado de fazer política, o atual presidente da Câmara dos Deputados não está esperando ser agraciado pela Presidência com uma cota de ministros de sua predileção para depois desfrutar de influência e poder em Brasília.

Leia mais: Para entender o fenômeno Eduardo Cunha, por Luis Nassif

Não é à toa que o deputado fluminense é comparado ao protagonista de House Of Cards, Frank Underwood. Na visão do congressista ambicioso do seriado, para ser bem sucedido na política é preciso diferenciar poder de dinheiro. “O dinheiro é a McMansion [termo pejorativo para casa super luxuosa que destoa do resto da vizinhança] em Sarasota [cidadezinha da Flórida] que começa a desmoronar depois de dez anos. O poder é o antigo edifício de pedra que fica por séculos. Não posso respeitar alguém que não vê a diferença”, explica Underwood, que despreza e descarta políticos que “pensam pequeno”.

O diferencial de Cunha, que certamente não pensa pequeno, talvez seja exatamente a força motriz de sua ascensão desenfreada: a elaboração constante de um mapa próprio do poder.

Ao longo dos anos, Cunha aprendeu a identificar focos de interesses que ele pode representar em troca de créditos para colher e distribuir entre aliados. Isso ampliou generosamente o leque de agentes envolvidos nas negociatas. A trama excedeu a circunscrição de chefes do Executivo e caciques partidários.

Mapeando os focos de poder

Vem de todos os lados os que pavimentam os degraus que Eduardo Cunha usa para atingir postos mais elevados. Do segmento evangélico, das empresas do setor de mineração, planos de saúde, construção, telefonia, grupos de comunicação, juízes federais.

No início dos anos 1990, quando o ex-collorido foi alçado à presidência da Telerj (operadora de telefonia do Rio de Janeiro) pelas mãos de PC Farias, um parceiro de destaque era o Grupo Globo.

À época, Cunha tinha virado alvo da Folha de S. Paulo em função de um imbróglio envolvendo uma licitação para a produção e comercialização das listas telefônicas do Rio. O jornal denunciou que os editais restringiam a participação de algumas empresas e, consequentemente, favorecia outras. Caso da Listel, do grupo Abril.

O desgaste cresceu a ponto de o presidente da Telebras iniciar pessoalmente uma movimentação para tirar Cunha da Telerj. Mas este último não ficou de braços cruzados. Ligou para uma série de empresários e políticos aliados que enviaram ao Ministério das Comunicações uma mensagem de insatisfação quanto a possíveis mudanças na Telerj. Segundo o jornalista Janio de Freitas, o Grupo Globo estava por trás da nomeação de Hugo Napoleão para o Ministério. E o próprio freou a campanha do presidente da Telebras.

“Não sei se essa outra informação ajuda a compreender alguma coisa, mas vamos lá: a concorrência para telefonia celular do Rio foi ‘vencida’ pela NEC [do Grupo Globo], que depois obteve de Eduardo Cunha um aditivo, mantido em sigilo, que onerou o contrato em US$ 100 mihões”, explicou Janio.

Leia mais: O escândalo da Telerj nas capas da Folha de S. Paulo

Anos mais tarde, Cunha usou de sua influência entre políticos evangélicos para chegar à Companhia de Habitação do Rio (Cehab) do governo Anthony Garotinho. Denúncias de favorecimentos a empresas de construção e a relação com outro ex-collorido, o argentido La Salvia, logo renderam manchetes contra Cunha. Foi questão de tempo até ele ser afastado do cargo. Mas não demorou muito para ter novamente sobre si mais holofotes.

Na sequência, ele decidiu comprar briga com o homem forte do governo FHC, o então secretário da Presidência Eduardo Jorge – que chamava Cunha de “persona non grata”.

O deputado era acusado de ser autor de um grampo telefônico ilegal que desmascarava as alianças forjadas pelo governo FHC no período. Cunha jogava para derrubar Júlio Carlos Faveret Porto da diretoria financeira do Real Grandeza, fundo de pensão de Furnas, que àquela época controlava um patrimônio de R$ 1 bilhão. Ele reclamava que Eduardo Jorge vetava suas “sugestões” ao Planalto.

Cunha negou as acusações sobre os grampos telefônicos ilegais. Nunca foi condenado por esta ou outra denúncia de corrupção dos anos 1990.

Uma década depois, Lauro Jardim publicou: “O poderoso e polêmico Eduardo Cunha é uma espécie de representante oficial dos interesses da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) na Câmara e em outras esferas governamentais. Recentemente, marcou uma audiência da Ajufe com Sérgio Cabral para que alguns pleitos da entidade fossem apresentados ao governador.”

O pedido de ajuda a Cunha foi feito em 2011 pelo juiz Fabrício Fernandes de Castro. A imprensa destacou que o deputado era “réu em dois processos movidos pela Fazenda Nacional e autor de dez ações, a maioria por calúnia, que tramitam na Justiça Federal Fluminense – ou seja, serão julgadas por juízes federais”, mas que Castro não via problemas em pedir uma mãozinha ao parlamentar.

Leia mais: A incrível capacidade de Cunha de arrecadar fundos para o PMDB

No Congresso, as negociatas de Eduardo Cunha inflaram, entre 2010 e 2014, a arrecadação de campanha do PMDB. A própria Folha escreveu, ano passado, que um “executivo de uma grande empresa” recebeu de Cunha pedidos para “fazer doações a um grupo de 20 a 30 deputados, a maior parte do Rio, de Minas Gerais e do Nordeste.” “Foi assim que montou uma cadeia de agradecimentos.”

O presidente da Câmara fez lobby para empresas interessadas na votação do Marco Civil da Internet, na MP dos Portos, no Código de Mineração, nas multas que seriam aplicadas a operadoras de planos de saúde, sem negar nenhuma das jogadas. Disse, em uma entrevista recente, que gosta de ouvir as demandas de diversos setores e, se tem condições, tenta representá-los. Que mal haveria?

Eduardo Cunha chegou onde está porque entrega o que promete. E tem por regra própria não prometer o que não pode cumprir.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

75 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa é a cara feia da

    Essa é a cara feia da politica nacional,e o problema para os paneleiros é só a Dilma, santa inocencia Batman!! E assim os direitos trabalhistas, que tanto sonhiram em derrubar, estão indo para ralo, sem ninguem da nossa “diligente midia” se opor.

  2. Esse ser desprezível do ponto de vista da ética

    já encheu demais o HD do meu computador, “quem dirá” o da minha cabeça …

    Hipócrita e associado ao que há de mais nefasto no quesito humanidade, deve ser eliminado sumariamente . Sabe-se lá qual a melhor forma de fazê-lo.

  3. Entrega o que promete

    Então ele prometeu entregar os trabalhadores de bandeja.

    Vai ser uma carnificina……

    E o povão, via Globo, aplaudindo….

    Isso ainda vai ser creditado à Dilma.

    1. É verdade!

      A ignorância é tamanha que muitos podem creditar à Dilma. Não tenho mais adjetivos para qualificar Cunha. Além de tudo que já temos conhecimento a respeito de sua trajetória, o seu olhar parece com o de loucos transtornados. Causa medo…E pensar que a grande maioria do Congresso está de joelhos perante esse demente predador.

      1. A maioria do congresso não

        A maioria do congresso não está de joelhos perante esse predador. Ao contrário, está ombreada a ele. E não são só os parlamentares do baixo clero. Basta ver a lista de votação.

  4. Uma das figuras mais abjetas

    Uma das figuras mais abjetas produzida pela política brasileira.

    Segue abaixo a impressionante listagem, dos domínios na WEB pertencente ao Cunha levantada pelo Partido Pirata.

    # whois -h registro.br 504.479.717-00 % Copyright (c) Nic.br%  The use of the data below is only permitted as described in%  full by the terms of use at http://registro.br/termo/en.html ,%  being prohibited its distribution, comercialization or%  reproduction, in particular, to use it for advertising or%  any similar purpose.%  2015-04-08 23:01:07 (BRT -03:00) owner:       EDUARDO COSENTINO DA CUNHAownerid:     504.479.717-00country:     BRowner-c:     EDCCU8created:     20110110changed:     20110110 nic-hdl-br:  EDCCU8person:      EDUARDO COSENTINO DA CUNHAe-mail:      [email protected]:     20110110changed:     20120711 domain:      1530depfededuardocunha.com.brdomain:      1530eduardocunhafederal.com.brdomain:      1530federaleduardocunha.com.brdomain:      abencaochegou.net.brdomain:      bencaolivre.net.brdomain:      bencaopura.net.brdomain:      bookjesus.com.brdomain:      bookjesus.net.brdomain:      buscacrente.com.brdomain:      buscacrente.net.brdomain:      chatfeemjesu.com.brdomain:      chatfeemjesus.com.brdomain:      chatfeemjesus.net.brdomain:      chatjesus.com.brdomain:      chatjesus.net.brdomain:      chegouasuabencao.net.brdomain:      compraabencoada.net.brdomain:      compracrente.net.brdomain:      compradecrente.com.brdomain:      compradecrente.net.brdomain:      comunidadejesus.com.brdomain:      comunidadejesus.net.brdomain:      crentecompra.com.brdomain:      crentecompra.net.brdomain:      crenteurbano.net.brdomain:      depeduardocunha.com.brdomain:      depeduardocunha.net.brdomain:      deputadoeduardocunha.com.brdomain:      deputadoeduardocunha.net.brdomain:      eduardocunha.net.brdomain:      eduardocunhaeleicao2014.com.brdomain:      eduardocunhaelei��o2014.com.br xn--eduardocunhaeleio2014-y1b5g.com.brdomain:      eduardocunhafederal.com.brdomain:      eduardocunhafederal.net.brdomain:      eduardocunhafederal1530.com.brdomain:      eduardocunhafederal1530.net.brdomain:      eleicao2014depeduardocunha.com.brdomain:      eleicao2014eduardocunha.com.brdomain:      elei��o2014eduardocunha.com.br xn--eleio2014eduardocunha-m1b5g.com.brdomain:      facebookjesus.com.brdomain:      facebookjesus.net.brdomain:      facejesus.com.brdomain:      facejesus.net.brdomain:      facejesusbook.com.brdomain:      facejesusbook.net.brdomain:      federal1530eduardocunha.com.brdomain:      federaleduardocunha1530.com.brdomain:      feeemjesusliveid.com.brdomain:      feemcristo.net.brdomain:      feemdeus.com.brdomain:      feemdeus.net.brdomain:      feemjesus.net.brdomain:      feemjesusbook.com.brdomain:      feemjesusbook.net.brdomain:      feemjesuschat.com.brdomain:      feemjesuschat.net.brdomain:      feemjesuscristo.com.brdomain:      feemjesuscristo.net.brdomain:      feemjesusemail.com.brdomain:      feemjesusemail.net.brdomain:      feemjesusid.com.brdomain:      feemjesusid.net.brdomain:      feemjesuslive.com.brdomain:      feemjesuslive.net.brdomain:      feemjesusliveid.com.brdomain:      feemjesusliveid.net.brdomain:      feemjesusmail.net.brdomain:      feemjesusmessenger.com.brdomain:      feemjesusmessenger.net.brdomain:      feemjesusmsn.com.brdomain:      feemjesusmsn.net.brdomain:      feemjesusshopping.com.brdomain:      feemjesusshopping.net.brdomain:      feemjesustube.com.brdomain:      feemjesustube.net.brdomain:      fenabencao.net.brdomain:      fenacompra.net.brdomain:      fenodesconto.net.brdomain:      fmjesus.com.brdomain:      fmmelodia.net.brdomain:      globojesus.net.brdomain:      gmailjesus.com.brdomain:      gmailjesus.net.brdomain:      googlejesus.com.brdomain:      googlejesus.net.brdomain:      idfeemjesus.com.brdomain:      idfeemjesus.net.brdomain:      igjemail.com.brdomain:      igjemail.net.brdomain:      igjesus.com.brdomain:      igjesus.net.brdomain:      igjesusmail.com.brdomain:      igjesusmail.net.brdomain:      igmailjesus.com.brdomain:      igmailjesus.net.brdomain:      jbbm.com.brdomain:      jbbm.net.brdomain:      jbm.net.brdomain:      jegmail.com.brdomain:      jegmail.net.brdomain:      jeig.com.brdomain:      jeig.net.brdomain:      jeigmail.com.brdomain:      jeigmail.net.brdomain:      jemail.com.brdomain:      jemail.net.brdomain:      jesusberry.com.brdomain:      jesusberry.net.brdomain:      jesusblackberry.com.brdomain:      jesusblackberry.net.brdomain:      jesusbook.com.brdomain:      jesusbook.net.brdomain:      jesuschat.com.brdomain:      jesuschat.net.brdomain:      jesuschrist.com.brdomain:      jesuscompras.com.brdomain:      jesuscompras.net.brdomain:      jesusemail.com.brdomain:      jesusemail.net.brdomain:      jesusface.net.brdomain:      jesusfacebook.com.brdomain:      jesusfacebook.net.brdomain:      jesusfaith.com.brdomain:      jesusglobo.com.brdomain:      jesusglobo.net.brdomain:      jesusgmail.com.brdomain:      jesusgmail.net.brdomain:      jesusgoogle.com.brdomain:      jesusgoogle.net.brdomain:      jesusig.com.brdomain:      jesusig.net.brdomain:      jesusigmail.com.brdomain:      jesusigmail.net.brdomain:      jesuslive.com.brdomain:      jesuslive.net.brdomain:      jesusliveid.com.brdomain:      jesusliveid.net.brdomain:      jesusmail.com.brdomain:      jesusmail.net.brdomain:      jesusmailig.com.brdomain:      jesusmailig.net.brdomain:      jesusmessenger.com.brdomain:      jesusmessenger.net.brdomain:      jesusmidia.net.brdomain:      jesusmsn.com.brdomain:      jesusmsn.net.brdomain:      jesusradio.com.brdomain:      jesusshopping.com.brdomain:      jesusshopping.net.brdomain:      jesusterra.com.brdomain:      jesustube.net.brdomain:      jesusuol.com.brdomain:      jesusuol.net.brdomain:      jesusweb.net.brdomain:      jesusyahoo.com.brdomain:      jesusyahoo.net.brdomain:      jesusyoutube.com.brdomain:      jesusyoutube.net.brdomain:      jmail.net.brdomain:      jsn.net.brdomain:      livefeemjesus.com.brdomain:      livefeemjesus.net.brdomain:      liveidfeemjesus.com.brdomain:      liveidfeemjesus.net.brdomain:      liveidjesus.com.brdomain:      liveidjesus.net.brdomain:      livejesus.com.brdomain:      livejesus.net.brdomain:      livejesusid.com.brdomain:      livejesusid.net.brdomain:      louve.net.brdomain:      louvejesus.com.brdomain:      louvejesus.net.brdomain:      maiorsom.com.brdomain:      maiorsom.net.brdomain:      maisjesus.net.brdomain:      melodiafm.net.brdomain:      messengerfeemjesus.com.brdomain:      messengerfeemjesus.net.brdomain:      messengerjesus.com.brdomain:      messengerjesus.net.brdomain:      midiadejesus.net.brdomain:      minhabencao.net.brdomain:      msnfeemjesus.com.brdomain:      msnfeemjesus.net.brdomain:      msnjesus.com.brdomain:      msnjesus.net.brdomain:      muitabencao.net.brdomain:      nossopovomerecerespeito.com.brdomain:      nossopovomerecerespeito.net.brdomain:      oabencoado.net.brdomain:      onossopovomerecerespeito.com.brdomain:      onossopovomerecerespeito.net.brdomain:      opovomerecerespeito.com.brdomain:      opovomerecerespeito.net.brdomain:      parabencoado.com.brdomain:      paraben�oado.com.br xn--parabenoado-s9a.com.brdomain:      paraben�oado.net.br xn--parabenoado-s9a.net.brdomain:      portalcomfe.com.brdomain:      portalcomfe.net.brdomain:      portaldafe.net.brdomain:      portaldefe.com.brdomain:      portaldefe.net.brdomain:      portaldepeduardocunha.com.brdomain:      portaldepeduardocunha.net.brdomain:      portaldeputadoeduardocunha.com.brdomain:      portaldeputadoeduardocunha.net.brdomain:      portaleduardocunha.com.brdomain:      portaleduardocunha.net.brdomain:      portaleduardocunha1530.com.brdomain:      portaleduardocunha1530.net.brdomain:      portalfacebookjesus.com.brdomain:      portalfacebookjesus.net.brdomain:      portalfacejesus.com.brdomain:      portalfacejesus.net.brdomain:      portalfacejesusbook.net.brdomain:      portalfe.net.brdomain:      portalfeemcristo.com.brdomain:      portalfeemcristo.net.brdomain:      portalfeemdeus.com.brdomain:      portalfeemdeus.net.brdomain:      portalfeemjesus.net.brdomain:      portalfeemjesuscristo.com.brdomain:      portalfeemjesuscristo.net.brdomain:      portaligjesus.net.brdomain:      portaljesus.com.brdomain:      portaljesus.net.brdomain:      portaljesusbook.com.brdomain:      portaljesusbook.net.brdomain:      portaljesuscristo.com.brdomain:      portaljesuscristo.net.brdomain:      portaljesusfacebook.com.brdomain:      portaljesusfacebook.net.brdomain:      portaljesusmail.com.brdomain:      portaljesusmail.net.brdomain:      portalnafe.com.brdomain:      portalnafe.net.brdomain:      portaltenhafe.com.brdomain:      portaltenhafe.net.brdomain:      povomerecerespeito.com.brdomain:      povomerecerespeito.net.brdomain:      purabencao.net.brdomain:      querobencao.net.brdomain:      radiofe.net.brdomain:      radiofeemcristo.com.brdomain:      radiofeemcristo.net.brdomain:      radiofeemdeus.com.brdomain:      radiofeemdeus.net.brdomain:      radiofeemjesus.net.brdomain:      radiofeemjesuscristo.com.brdomain:      radiofeemjesuscristo.net.brdomain:      radiojesus.net.brdomain:      radiojesuscristo.net.brdomain:      radiolouve.com.brdomain:      radiolouve.net.brdomain:      radiolouvejesus.com.brdomain:      radiolouvejesus.net.brdomain:      radiomelodiafm.net.brdomain:      radioportaldafe.com.brdomain:      radioportaldafe.net.brdomain:      radioportalfe.com.brdomain:      radioportalfe.net.brdomain:      radioportaljesus.com.brdomain:      radioportaljesus.net.brdomain:      radioportaljesuscristo.com.brdomain:      radioportaljesuscristo.net.brdomain:      segurasuabencao.net.brdomain:      shoppingjesus.com.brdomain:      shoppingjesus.net.brdomain:      sitedabencao.net.brdomain:      sobencao.net.brdomain:      somentebencao.net.brdomain:      terrajesus.com.brdomain:      terrajesus.net.brdomain:      tvfeemjesus.net.brdomain:      uoljesus.net.brdomain:      webjesus.com.brdomain:      webjesus.net.brdomain:      windowslivejesus.com.brdomain:      windowslivejesus.net.brdomain:      windowslivejesusmessenger.com.brdomain:      windowslivejesusmessenger.net.brdomain:      windowslivemessengerjesus.com.brdomain:      windowslivemessengerjesus.net.brdomain:      yahoojesus.com.brdomain:      yahoojesus.net.brdomain:      youtubejesus.com.brdomain:      youtubejesus.net.br % Security and mail abuse issues should also be addressed to% cert.br, http://www.cert.br/, respectivelly to [email protected]% and [email protected]%% whois.registro.br accepts only direct match queries. Types% of queries are: domain (.br), registrant (tax ID), ticket,% provider, contact handle (ID), CIDR block, IP and ASN.clone this paste RAW Paste Data   Copyright (c) Nic.br%  The use of the data below is only permitted as described in%  full by the terms of use at http://registro.br/termo/en.html ,%  being prohibited its distribution, comercialization or%  reproduction, in particular, to use it for advertising or%  any similar purpose.%  2015-04-08 23:01:07 (BRT -03:00) owner:       EDUARDO COSENTINO DA CUNHAownerid:     504.479.717-00country:     BRowner-c:     EDCCU8created:     20110110changed:     20110110 nic-hdl-br:  EDCCU8person:      EDUARDO COSENTINO DA CUNHAe-mail:      [email protected]:     20110110changed:     20120711 domain:      1530depfededuardocunha.com.brdomain:      1530eduardocunhafederal.com.brdomain:      1530federaleduardocunha.com.brdomain:      abencaochegou.net.brdomain:      bencaolivre.net.brdomain:      bencaopura.net.brdomain:      bookjesus.com.brdomain:      bookjesus.net.brdomain:      buscacrente.com.brdomain:      buscacrente.net.brdomain:      chatfeemjesu.com.brdomain:      chatfeemjesus.com.brdomain:      chatfeemjesus.net.brdomain:      chatjesus.com.brdomain:      chatjesus.net.brdomain:      chegouasuabencao.net.brdomain:      compraabencoada.net.brdomain:      compracrente.net.brdomain:      compradecrente.com.brdomain:      compradecrente.net.brdomain:      comunidadejesus.com.brdomain:      comunidadejesus.net.brdomain:      crentecompra.com.brdomain:      crentecompra.net.brdomain:      crenteurbano.net.brdomain:      depeduardocunha.com.brdomain:      depeduardocunha.net.brdomain:      deputadoeduardocunha.com.brdomain:      deputadoeduardocunha.net.brdomain:      eduardocunha.net.brdomain:      eduardocunhaeleicao2014.com.brdomain:      eduardocunhaelei��o2014.com.br xn--eduardocunhaeleio2014-y1b5g.com.brdomain:      eduardocunhafederal.com.brdomain:      eduardocunhafederal.net.brdomain:      eduardocunhafederal1530.com.brdomain:      eduardocunhafederal1530.net.brdomain:      eleicao2014depeduardocunha.com.brdomain:      eleicao2014eduardocunha.com.brdomain:      elei��o2014eduardocunha.com.br xn--eleio2014eduardocunha-m1b5g.com.brdomain:      facebookjesus.com.brdomain:      facebookjesus.net.brdomain:      facejesus.com.brdomain:      facejesus.net.brdomain:      facejesusbook.com.brdomain:      facejesusbook.net.brdomain:      federal1530eduardocunha.com.brdomain:      federaleduardocunha1530.com.brdomain:      feeemjesusliveid.com.brdomain:      feemcristo.net.brdomain:      feemdeus.com.brdomain:      feemdeus.net.brdomain:      feemjesus.net.brdomain:      feemjesusbook.com.brdomain:      feemjesusbook.net.brdomain:      feemjesuschat.com.brdomain:      feemjesuschat.net.brdomain:      feemjesuscristo.com.brdomain:      feemjesuscristo.net.brdomain:      feemjesusemail.com.brdomain:      feemjesusemail.net.brdomain:      feemjesusid.com.brdomain:      feemjesusid.net.brdomain:      feemjesuslive.com.brdomain:      feemjesuslive.net.brdomain:      feemjesusliveid.com.brdomain:      feemjesusliveid.net.brdomain:      feemjesusmail.net.brdomain:      feemjesusmessenger.com.brdomain:      feemjesusmessenger.net.brdomain:      feemjesusmsn.com.brdomain:      feemjesusmsn.net.brdomain:      feemjesusshopping.com.brdomain:      feemjesusshopping.net.brdomain:      feemjesustube.com.brdomain:      feemjesustube.net.brdomain:      fenabencao.net.brdomain:      fenacompra.net.brdomain:      fenodesconto.net.brdomain:      fmjesus.com.brdomain:      fmmelodia.net.brdomain:      globojesus.net.brdomain:      gmailjesus.com.brdomain:      gmailjesus.net.brdomain:      googlejesus.com.brdomain:      googlejesus.net.brdomain:      idfeemjesus.com.brdomain:      idfeemjesus.net.brdomain:      igjemail.com.brdomain:      igjemail.net.brdomain:      igjesus.com.brdomain:      igjesus.net.brdomain:      igjesusmail.com.brdomain:      igjesusmail.net.brdomain:      igmailjesus.com.brdomain:      igmailjesus.net.brdomain:      jbbm.com.brdomain:      jbbm.net.brdomain:      jbm.net.brdomain:      jegmail.com.brdomain:      jegmail.net.brdomain:      jeig.com.brdomain:      jeig.net.brdomain:      jeigmail.com.brdomain:      jeigmail.net.brdomain:      jemail.com.brdomain:      jemail.net.brdomain:      jesusberry.com.brdomain:      jesusberry.net.brdomain:      jesusblackberry.com.brdomain:      jesusblackberry.net.brdomain:      jesusbook.com.brdomain:      jesusbook.net.brdomain:      jesuschat.com.brdomain:      jesuschat.net.brdomain:      jesuschrist.com.brdomain:      jesuscompras.com.brdomain:      jesuscompras.net.brdomain:      jesusemail.com.brdomain:      jesusemail.net.brdomain:      jesusface.net.brdomain:      jesusfacebook.com.brdomain:      jesusfacebook.net.brdomain:      jesusfaith.com.brdomain:      jesusglobo.com.brdomain:      jesusglobo.net.brdomain:      jesusgmail.com.brdomain:      jesusgmail.net.brdomain:      jesusgoogle.com.brdomain:      jesusgoogle.net.brdomain:      jesusig.com.brdomain:      jesusig.net.brdomain:      jesusigmail.com.brdomain:      jesusigmail.net.brdomain:      jesuslive.com.brdomain:      jesuslive.net.brdomain:      jesusliveid.com.brdomain:      jesusliveid.net.brdomain:      jesusmail.com.brdomain:      jesusmail.net.brdomain:      jesusmailig.com.brdomain:      jesusmailig.net.brdomain:      jesusmessenger.com.brdomain:      jesusmessenger.net.brdomain:      jesusmidia.net.brdomain:      jesusmsn.com.brdomain:      jesusmsn.net.brdomain:      jesusradio.com.brdomain:      jesusshopping.com.brdomain:      jesusshopping.net.brdomain:      jesusterra.com.brdomain:      jesustube.net.brdomain:      jesusuol.com.brdomain:      jesusuol.net.brdomain:      jesusweb.net.brdomain:      jesusyahoo.com.brdomain:      jesusyahoo.net.brdomain:      jesusyoutube.com.brdomain:      jesusyoutube.net.brdomain:      jmail.net.brdomain:      jsn.net.brdomain:      livefeemjesus.com.brdomain:      livefeemjesus.net.brdomain:      liveidfeemjesus.com.brdomain:      liveidfeemjesus.net.brdomain:      liveidjesus.com.brdomain:      liveidjesus.net.brdomain:      livejesus.com.brdomain:      livejesus.net.brdomain:      livejesusid.com.brdomain:      livejesusid.net.brdomain:      louve.net.brdomain:      louvejesus.com.brdomain:      louvejesus.net.brdomain:      maiorsom.com.brdomain:      maiorsom.net.brdomain:      maisjesus.net.brdomain:      melodiafm.net.brdomain:      messengerfeemjesus.com.brdomain:      messengerfeemjesus.net.brdomain:      messengerjesus.com.brdomain:      messengerjesus.net.brdomain:      midiadejesus.net.brdomain:      minhabencao.net.brdomain:      msnfeemjesus.com.brdomain:      msnfeemjesus.net.brdomain:      msnjesus.com.brdomain:      msnjesus.net.brdomain:      muitabencao.net.brdomain:      nossopovomerecerespeito.com.brdomain:      nossopovomerecerespeito.net.brdomain:      oabencoado.net.brdomain:      onossopovomerecerespeito.com.brdomain:      onossopovomerecerespeito.net.brdomain:      opovomerecerespeito.com.brdomain:      opovomerecerespeito.net.brdomain:      parabencoado.com.brdomain:      paraben�oado.com.br xn--parabenoado-s9a.com.brdomain:      paraben�oado.net.br xn--parabenoado-s9a.net.brdomain:      portalcomfe.com.brdomain:      portalcomfe.net.brdomain:      portaldafe.net.brdomain:      portaldefe.com.brdomain:      portaldefe.net.brdomain:      portaldepeduardocunha.com.brdomain:      portaldepeduardocunha.net.brdomain:      portaldeputadoeduardocunha.com.brdomain:      portaldeputadoeduardocunha.net.brdomain:      portaleduardocunha.com.brdomain:      portaleduardocunha.net.brdomain:      portaleduardocunha1530.com.brdomain:      portaleduardocunha1530.net.brdomain:      portalfacebookjesus.com.brdomain:      portalfacebookjesus.net.brdomain:      portalfacejesus.com.brdomain:      portalfacejesus.net.brdomain:      portalfacejesusbook.net.brdomain:      portalfe.net.brdomain:      portalfeemcristo.com.brdomain:      portalfeemcristo.net.brdomain:      portalfeemdeus.com.brdomain:      portalfeemdeus.net.brdomain:      portalfeemjesus.net.brdomain:      portalfeemjesuscristo.com.brdomain:      portalfeemjesuscristo.net.brdomain:      portaligjesus.net.brdomain:      portaljesus.com.brdomain:      portaljesus.net.brdomain:      portaljesusbook.com.brdomain:      portaljesusbook.net.brdomain:      portaljesuscristo.com.brdomain:      portaljesuscristo.net.brdomain:      portaljesusfacebook.com.brdomain:      portaljesusfacebook.net.brdomain:      portaljesusmail.com.brdomain:      portaljesusmail.net.brdomain:      portalnafe.com.brdomain:      portalnafe.net.brdomain:      portaltenhafe.com.brdomain:      portaltenhafe.net.brdomain:      povomerecerespeito.com.brdomain:      povomerecerespeito.net.brdomain:      purabencao.net.brdomain:      querobencao.net.brdomain:      radiofe.net.brdomain:      radiofeemcristo.com.brdomain:      radiofeemcristo.net.brdomain:      radiofeemdeus.com.brdomain:      radiofeemdeus.net.brdomain:      radiofeemjesus.net.brdomain:      radiofeemjesuscristo.com.brdomain:      radiofeemjesuscristo.net.brdomain:      radiojesus.net.brdomain:      radiojesuscristo.net.brdomain:      radiolouve.com.brdomain:      radiolouve.net.brdomain:      radiolouvejesus.com.brdomain:      radiolouvejesus.net.brdomain:      radiomelodiafm.net.brdomain:      radioportaldafe.com.brdomain:      radioportaldafe.net.brdomain:      radioportalfe.com.brdomain:      radioportalfe.net.brdomain:      radioportaljesus.com.brdomain:      radioportaljesus.net.brdomain:      radioportaljesuscristo.com.brdomain:      radioportaljesuscristo.net.brdomain:      segurasuabencao.net.brdomain:      shoppingjesus.com.brdomain:      shoppingjesus.net.brdomain:      sitedabencao.net.brdomain:      sobencao.net.brdomain:      somentebencao.net.brdomain:      terrajesus.com.brdomain:      terrajesus.net.brdomain:      tvfeemjesus.net.brdomain:      uoljesus.net.brdomain:      webjesus.com.brdomain:      webjesus.net.brdomain:      windowslivejesus.com.brdomain:      windowslivejesus.net.brdomain:      windowslivejesusmessenger.com.brdomain:      windowslivejesusmessenger.net.brdomain:      windowslivemessengerjesus.com.brdomain:      windowslivemessengerjesus.net.brdomain:      yahoojesus.com.brdomain:      yahoojesus.net.brdomain:      youtubejesus.com.brdomain:      youtubejesus.net.br % Security and mail abuse issues should also be addressed to% cert.br, http://www.cert.br/, respectivelly to [email protected]% and [email protected]%% whois.registro.br accepts only direct match queries. Types% of queries are: domain (.br), registrant (tax ID), ticket,% provider, contact handle (ID), CIDR block, IP and ASN.

     

  5. Eduardo Cunha e os multiplos focos do poder

    Entendo seu desabafo para tentar desmoralizar a pessoa ou o politico Eduardo Cunha , e até concordo com tudo que escreveu , masss o Eduardo Cunha nada mais é que o PT de calças , faz exatamente o que o PT fez dentro do poder , vende facilidades em troca de mais poder , mais dinheiro para seu partido e seu projeto . 

    Faça um artigo comparando os dois PT e Eduardo e verá que é tudo farinha do mesmo saco , com uma diferença ele busca um projeto pessoal , e o PT um projeto de poder do partido .

    Vc nao cansa de defender esse PT , tudo bem fez muita coisa boa , mas nao justifica permanecer so pelo bom que fez , ja esta mais que na hora de sair pelo ruim que fez , hora de outro partido , seja la qual for , mostrar seu serviço , temos de correr o risco , do mesmo jeito que corremos quando elegemos o PT , vamos ver o que outros são capazes de fazer , pare de defender essa corja . 

  6. Pior
    Pensei que depois de Gilmar Dantas segundo Noblat, JB e seu ranço contra o PT e a tchurma tucana no PR, SP e MG não fosse possível surgir alguém pior.

    Brasileiros não param de me surpreender…

  7. O fato é que se da Lava Jato

    O fato é que se da Lava Jato não sairem provas cabais de envolvimento de Eduardo Cunha com força para torná-lo um ficha-suja, a permanência dele na Câmara com todos os poderes que ele já diz ter, mostra ter, e tem tido mesmo, proseguirá dando um banho nos outros parlamentares de oposição em matéria de agressividade e de atuação exitosa contra o Governo Federal. De há muito não se via um Presdiente da Câmara com tantos poderes, e, de certa forma, tão perpicaz, inteligente, para chegar ao que chegou, deixando tão claro que ele não apenas quer se sobressair com suas ações, mas galgar degraus, enquanto vai minando o governo, com o fito único e exclusivo de amanhã ascender à Presidência da República. Pelo visto ele é capaz de comprar até o espirito de satanás para manter-se poder. E tem em seu favor um governo fraco, em franca crise econômica, que já parece ter morrido no nascedouro.

  8. bandidagem

    “Vem de todos os lados os que pavimentam os degraus que Eduardo Cunha usa para galgar postos mais elevados. Do segmento evangélico, das empresas do setor de mineração, planos de saúde, construção, telefonia, veículos tradicionais de comunicação. Até juízes federais são representados pelo deputado”

    ……………

    Se isso não for formação de quadrilha eu não sei o que é.

  9. Não procede botar toda a

    Não procede botar toda a culpa pelas pataquadas no Cunha. Sozinho ele não conseguiria nada. Que tal dar uma olhada na lista de votação e descobrir que não foi só o baixo clero que votou a favor dessa proposta. Há muito parlamentar “de renome” nessa lista, pertencentes a muitos partidos “grandes”. 

    Às vezes penso que coisas desse tipo fazem bem à democracia, pois instala um clima de debate que no fim das contas vai abrir um pouco a cabeça de muito paneleiro. Tomara que sejam muitos a se orientar um pouco melhor.

  10. Cunha é o demônio da vez…

    Volto a repetir: Lula disse que elegeria até um poste. Dilma é a promessa cumprida por duas vezes. Haddad é o terceiro poste. Lula se aliou a Sarney, Collor, Renan Calheiros, Maluf e quem mais o ajudasse a subir a tão sonhada rampa do Planalto.Lula destruiu boas lideranças do PT e dos demais partidos, usando o fisiologismo e o loteamento de cargos como rolo compressor e moeda corrente, a fim de eleger a si mesmo e a seus postes.

    Ética?! Cunha é apenas o produto de 12 anos dessa forma cafajeste de se fazer política. Depois de 12 anos alimentando o que há de pior na política vocês esperavam que num vácuo de poder surgisse o quê? 

    Agora, estão todos irritadinhos, de mãozinha na cintura e dedinho em riste, fazendo beicinhos indignados. Ora, Cunha é produto de vocês e das alianças que vocês cultivaram nesses 12 anos. É cria dessa geléia geral de vocês.

    Bom, domingo, estarei na rua…

    1. Da lado do pessoal com cartaz

      Da lado do pessoal com cartaz com suástica, do pessoal que aplaude ex-torturador, do pessoal que tem grana no HSBC, do pessoal do TFP, do renascido das cinzas integralistas, dos pitboys que dizem que “comunista bom é comunista morto”, ou dos que pedem intervenção das tropas americanas? Ou de todos eles, numa boa?

    2. “O Cunha é produto de vocês”.

      “O Cunha é produto de vocês”. Típico do falso moralista que sabe que é falso e vai para a rua lutar contra a corrupção do PT e não contra a corrupção generalizada. Traduzindo, essas manfestações não passam de PROPAGANDA quando são seletivas.

    3. Você se acha o espertalhão não é?!

      Você não gosta do Lula, o problema é seu e ponto! Mas, culpar o PT por todas as mazelas – é burrice ou  má fé mesmo!! O Lula é uma liderança, que com ceteza cometeu erros para chegar à Presidência da República. Você até pode não concordar, mas o Lula depois do Getúlio Vargas foi o maior presidente do Brasil. E é claro que quando você não tem força política e quadros próprios é obrigado a se aliar até ao diabo para alcançar seus objetivos. Agora comprará-lo com esse Cunha?? É um absurdo dizer que é culpa do Lula e vergonhosa essa comparação esdrúxula! O hipócrita e sociopata do Cunha, que se diz que um homem de Deus, isso só se o Diabo mudou de nome é o caso.

      Assim você vai numa manifestação quando seu foco é só pedir o fora Dilma, intervenção militar, mulheres se despindo e mostrando suas nádegas e seios. Um monte de corrupto e corruptores participam desse movimento fascista e dizem que participam para protestar contra a corrupção. Corrupção de quem? É claro que não é da Operação Zelotes, dos tucanos envolvidos até os cabelos na Privataria Tucana, Lista de Furnas, corrupção na Petrobrás, entre outros. Além do mais, os tucanos em peso, seu partido, votaram a favor da precarização do trabalho com as terceirizações ampliadas. Enquanto isso, o PT como um todo disse não à terceirizações. Agora me diga: com que moral você protestam??????

    4. Inocente

      Bom dia Renato,

      Ou vc é muito inocente e ingênou ou é cego. Até parece q Eduardo Cunha só tem 12 anos na política.

      Me faça uma garapa!!!!KKKKK

      Vc parece ser inteligente mas precisa ser imparcial independentemente de partido político.

      Problema do Brasil é cultural, vivemos num sistema político vergonhoso e é sabido de todos nós q não nasceu em 2002.

      Faça diferente!!!! Sejamos honestos com nós mesmo!!! Pra mim é o ponto chave.

      E boa sorte no domingo!!!

       

    5. Inocente

      Bom dia Renato,

      Ou vc é muito inocente e ingênou ou é cego. Até parece q Eduardo Cunha só tem 12 anos na política.

      Me faça uma garapa!!!!KKKKK

      Vc parece ser inteligente mas precisa ser imparcial independentemente de partido político.

      Problema do Brasil é cultural, vivemos num sistema político vergonhoso e é sabido de todos nós q não nasceu em 2002.

      Faça diferente!!!! Sejamos honestos com nós mesmo!!! Pra mim é o ponto chave.

      E boa sorte no domingo!!!

       

    6. Você se acha o espertalhão não é?!

      Você não gosta do Lula, o problema é seu e ponto! Mas, culpar o PT por todas as mazelas – é burrice ou má fé mesmo!! O Lula é uma liderança, que com certeza cometeu erros para chegar à Presidência da República. Você até pode não concordar, mas o Lula depois do Getúlio Vargas foi o maior presidente do Brasil. E é claro que quando você não tem força política e quadros próprios é obrigado a se aliar até ao diabo para alcançar seus objetivos. Agora comprará-lo com esse Cunha?? É um absurdo dizer que é culpa do Lula o que ocorre hoje em dia com a união dos anti-nacionalistas e entreguistas! É também e vergonhosa essa comparação esdrúxula! O hipócrita e sociopata do Cunha não tem escrúpulos e chega ao  ponto de se dizer  um homem de Deus. Iisso só se o Diabo mudou de nome é o caso.

      Assim você vai numa manifestação quando seu foco é só pedir o fora Dilma, intervenção militar, mulheres se despindo e mostrando suas nádegas e seios. Um monte de corrupto e corruptores participam desse movimento fascista e dizem que participam para protestar contra a corrupção. Corrupção de quem? É claro que não é da Operação Zelotes, dos tucanos envolvidos até os cabelos na Privataria Tucana, Lista de Furnas, corrupção na Petrobrás, entre outros. Além do mais, os tucanos em peso, seu partido, votaram a favor da precarização do trabalho com as terceirizações ampliadas. Enquanto isso, o PT como um todo disse não à terceirizações. Agora me diga: com que moral você protestam??????

    7. O problema de voces é moral.o

      O problema de voces é moral.o levantamento das noticias ,provam a picaretagem do Cunha desde os anos 90,PC farias e o escambal.Renan Calheiros foi ministro da justiça do FHC,por acaso FHC aprovou a Privataria,a compra da reeleição,e suas Mps nocivas ao trabalhador sem o PMDB? AH é o Sarney é uma invenção do Lula.ele nunca empregou a filha do FHC e nem distribuiu concessões para Globo,jamais governou o Brasil.Mau carater! Pois saiba enquanto existir varios como vocé. sempre existirá poucos como eu,mais com a coragem de um excercito espartano.Pois sempre vestirei a minha camiseta vermelha e cambaterei os canalhas que usam como o ultimo refugio o moralismo hipocrita,e servil.

  11. Inadmissível

     Como cidadã brasileira, e não americana,  eu não admito esse discurso ” Ouvir as demandas de diversos setores e, se tem condições, tentar representa-los. que mal haveria? ” ISSO É UM ULTRAJE!!!

    o discurso correto e aceito é ” Ouvir as demandas de diversos setores e, se tem condições, conciliá-los aos interesses dos povo brasileiro ao qual represento, afinal de contas foi o povo que me elegeu”

    E se vier o discurso do financiamento de campanha….blablabla…… sem eles eu não poderia me eleger…blablablabla…….

    O POVO ESTÁ VENDO……se enganam que acha que ele é burro, pode ser mal informado, manipulado, mas burro não é!

     

    1. le se utiliza do povo somente

      le se utiliza do povo somente para se eleger, mas uma vez eleito ele representa quem o financiou, nesse caso, dane-se o povo. Não acredito que ele sej mal informado, mas mal caráter é com certeza.

  12. E o impressionante é que seu

    E o impressionante é que seu nome apareceu na lista do Janot, e não teve efeito algum. Seu poder continua aumentando. A hipocrisia no “House of cards” fica nas entrelinhas, aqui é escancarada. E olha que o pessoal não “aguenta mais corrupção”. 

    O espetáculo do moralismo obtuso está atingindo seu ápice, Nassif

  13. Concordo com a análise, mas

    Concordo com a análise, mas isso não quer dizer que o hoemezinho (minúsculo, mesmo, em relação à pessoa) vá efetivamente sentar-se na cadeira da presidência. Antes, ele precisa combinar conosco, e, no meu caso, meu apoio e voto não se vende. Muita água vai rolar por debaixo da ponte e numa dessas enchentes da vida o homenzinho, quem sabe, será tragado por algum escoadouro voraz. Como ele gosta de afirmar o “poder de Deus” na condição de pastor, a vontade divina é insondável e na política vige o poder dos homens, imperfeitos, gananciosos e jogadores muitas vezes sem escrupulos. Não dá para o homenzinho controlar tudo e sempre.

  14. E o Governo, por não dispor

    E o Governo, por não dispor de articulação mínima no judiciário e na PGR não consegue derrubá-lo.

    É isso que dá não exercer o Poder que lhe é devido.

    1. Lula falou dos 300 picaretas

      Lula falou dos 300 picaretas ( deu até música ). Cid Gomes falou em achacadores , não sei quantos mas são muitos, segundo ele.

  15. Ótimo. Enfim temos uma

    Ótimo. Enfim temos uma análise não personalista sobre a ascenção de Cunha, focada nas relações de poder, e sem recorrer a tintas moralizantes para caracterizar a personagem. Precisamos de mais análises deste tipo, distante das limitadas explicações carregadas de Schumpeterianismos. 

  16. A culpa é da Globo. Durante o
    A culpa é da Globo. Durante o ano eleitoral de 2014 a Globo, junto com seus aliados, engrossou a  gritaria contra o PT e o Governo. Criou escândalos, manipulou seus jornais com mentiras e encheu de  ódio os eleitores contra os partidos de esquerda nas vésperas da eleição. Qualquer candidato a  deputado que aparecia na TV falando mal do Governo recebia milhares de votos. O resultado? O  CONGRESSO MAIS CONSERVADOR E RETRÓGADO DA HISTÓRIA. O PSD é o pior partido de todos, pois é um ninho  de ex-deputados do DEM e PSDB e hoje finge que é aliado. O resultado está nesta votação: 100% votou  contra o governo. A letra S na sigla não tem nada de social, aliás, cuidado! As letras das legendas  desses novos partidos não querem dizer mais nada. E a Globo manipulou o povo para eleger deputados  que trabalham contra o próprio povo. O estrago está feito. É por isso que não adianta combater os  políticos temos que COMBATER A GLOBO!

  17. As arapucas do modelo país construído pela ditadura

    O Brasil ainda paga, e caro, o custo de um modelo de sociedade e   político arquitetado por uma Ditadura Empresarial Militar. Pense-se nas telecomunicações como um exemplo bem acabado disso: baseada numa legislação que visou a concentração, a formação de fortes oligopólios, a concessão arbitrária de meios de comunicação na mão de políticos. Propriedade cruzada, de rádios, televisões e jornais, e a construção de uma imprensa subordinada aos grandes poderes políticos regionais: como Sarney e  o clã dos Magalhães, parte integrante, servida e servindo ao sistema de exercício do poder político vigente. Pensar, portanto, no ocaso da Globo  como libertação do país é esquecer: que temos um modelo de mídia, que mesmo sem a Globo como principal network, está consolidado em torno do oligopólio, de leis que impedem a concorrência,  pulverização de mercado e pluralidade que viria dessa pulverização; de um modelo de conteúdo pobre, e da própria consciência da mídia desse modelo como instrumento de poder. Um importante ps: tão ruim quanto a Globo e seu projeto neoliberal de país, seria a Record, e seu projeto Teocrata Fundamentalista de país. Para isso, cabe uma assombrosa observação: a tosca e constrangedoramente ruim novela “ Gospel” da Record, mesmo diante de sua tosquice, de sua produção que mais parece a filmagem de um baile de carnaval, arrebanha ( e é bem esse o termo) 13 pontos no Ibope. 13.

    Quanto ao modelo Político, o fisiologismo gestado na Ditadura militar, a promiscuidade entre o estado e os interesses privados dos grandes grupos econômicos, que inclusive tem influência decisiva na idealização e implantação da Ditadura ( por isso empresarial, e não só militar),  é mãe de nossos problemas políticos. A formação de MDB  como um ajuntamento de políticos anti stablishment , é base disso. Nasce como um conjunto heterogêneo, sem projeto próprio, sem unidade de ideias. E é embrião da principal força política da democracia no seu formato atual, o presidencialismo de coalizão: um partido que tem entre os seus Eduardo Cunha e Roberto Requião. Um partido heterogêneo, grande, e cuja ausência de projetos é a mãe de seu principal projeto: ser, por seu gigantismo, a base parlamentar de qualquer governo, estar ao lado do poder, servindo-se dele, não para a defesa de uma bandeira, de um modelo: que afinal não tem. Apenas para a desefa do poder e interesses de seus caciques.  Replicam esse modelo, partidos como PROS, PSD e outros: que no fundo são balcões de negociação, que não tem bandeiras ou projetos claros para o país. São apenas negociantes de seu poder e influência em troca de cargos.  O câncer do país, e de qualquer projeto país, é esse modelo político: cuja capacidade de espoliar o herário é a mesma de tolir as iniciativas de progresso real, antepondo aos projetos país, as castrações advindas da sede por poder pelo poder.  O pedágio da governabilidade será cobrado de todo e qualquer partido que ascenda ao poder,  mutilando os projeto que tenha: seja ele o do PT, com seu foco em estado de bem estar social, inclusão pelo consumo, acesso a educação; seja ele o do PSDB, com foco em redução do estado, e uma vertente mais conservadora.  O PMDB, e seus iguais, construíram uma política que é de fato esquizofrênica: pluripartidária em número de partidos, bi partidária em número de projetos de país. O pluripartidarismo a brasileira é só isso: um sequestro da capacidade de um partido eleito, do Presidente eleito, de governar em torno de um projeto consagrado pelo voto:  substituindo a negociação legítima, em torno de ideais, pela negociação fisiológica, que busca o poder pelo poder apenas.  

    Capítulo emblemático, é o da reforma política e da posição do citado. A nossa democracia, podemos concluir, é um teatro, um simulacro. O congresso deveria ser a representação da pluralidade de interesses da sociedade, e o embate desses interesses a construir grandes consensos de ideias. Ao invés disso, o embate se dá pelo poder, pelo espaço. Esse embate se dá no contexto da promiscuidade entre o público e o privado:  como vemos agora, no caso da Petrobrás, a aliança entre políticos e agentes privados, com o fim de surrupiar o erário. Com fins diversos a aliança: para políticos, o dinheiro necessário para se manterem no poder. Para empresas, a capacidade de aumentar seus lucros e ganho para além do justo e razoável.  Lembre-se, no entanto: começa-se no financiamento privado de campanha. Quanto custa, nos moldes atuais, eleger um deputado? As empresas que os financiam, eles, os senadores, até os presidenciáveis, os fizeram “ sem amarras”?  Ou lobistas baterão as portas cobrando?  A  deformação da política nacional nasce aí: não há possibilidade de poder sem alianças fortes no setor privado, que financiam caras campanhas_ e o que teremos é um congresso que já se elege devendo favores. E Eduardo Cunha? Defender o financiamento privado, de forma quase cínica, mostra de quem falamos.

    Prefiro comentar o sistema do que o indivíduo.  Eduardo Cunha é apenas um indivíduo. Entende o sistema, se vale dele. Goste-se ou não de Lula e do PT, o PT se valeu do sistema. Fez alianças,  e operou dentro de um sistema político regido pela fisiologia, cedendo diante da governabilidade. O fez com vistas de um projeto de país. Projeto que tem virtudes e defeitos: inclusão, acesso a educação, redução da pobreza, as virtudes;  uma modernização que não mudou a estrutura política, que agora engole o projeto, o defeito.  Agora, pergunto: tivesse o PT se movido com a sanha do reformismo, teríamos o que temos hoje? Teríamos PROUNI, mais universidades, minha casa minha vida, redução da pobreza, com um PT combatendo a estrutura de poder vigente para reforma-la? Quem financiaria um projeto de reforma: seria a mídia que não o quer, a iniciativa privada e os grandes grupos econômicos, que movem a democracia de acordo com seus interesses? Teria mesmo, sido eleito? Entendo quando Nassif diz de Lula ser estadista. Compreendeu o funcionamento do estado, inclusive nos seus vícios, para implementar seu projeto de país:  não se perdeu de vista o projeto de país. Não ter reformado a estrutura política, no entanto, agora põe em risco esse projeto e seus frutos concretos: mas é preciso ponderar que um Lula reformador não teria sido eleito, ou passado do primeiro ano de governo. Real polítik é isso: conviver como essa noção enquanto cidadão  assusta e entristece.  Mas é a realidade que temos: e negá-la tem servido aos ingênuos ou mal intencionados.  

    E Eduardo Cunha? Dele, se vê  outra coisa: compreende o funcionamento do estado, muito bem. Se vale dele, de forma exemplar.  Mas pelo poder. Seu projeto é esse: o poder.  Assustador, para quem realmente acompanha política, não é esse fato: esse afinal é o perfil da maior parte de nossos políticos. Assustador é que o faça com altíssima eficácia e eficiência: não vista nos seus pares. 

    1. Penso que não

      O Cunha não têm estas capacidades todas, é o instrumento da vêz dos reais donos do poder.

      Um inocente útil, que vai acabar acabando com a sociedade onde ele quer fazer bonito e aparecer.

       

  18. Nassif,Temos que ser justos

    Nassif,Temos que ser justos com a Dilma.a melhor coisa que ela fez foi não ter sedido e apoiado esse camarada,no pleito da presidencia da Camara.podem chamar de governo fraco,burrice politica,mas ela manteve a dignidade.esse cara não desce.e dou um braço, que caso ela o tivesse apoiado as manchetes seriam inversas “Dilma entrega a presidencia da camara para um suspeito de envolvimento na lava ajato”.

  19. E quem disse que os

    E quem disse que os paneleiros estão preocupados com a CLT?  Eles não devem depender de um emprego e caso queiram algum bom cargo público,  isto lhes será faciitado como sempre foi por vias “políticas”. Quanto ao povão, a maioria sabe apenas o que a Globo informa, sabe da Lava Jato , mas do modo como a Globo informa, afora isso, ignoram os sonegadores do HSBC e outras coisas mais que não são divulgadas.  Dessa forma, sim, não duvido que , quando a coisa estourar nas costas do povão, isso seja creditado ao governo federal.  Muito fácil, já fizeram o mesmo com Getúlio, mas hoje estamos em outro momento e Dilma já disse que não é Getúlio nem Jango.  Espero que ela pelo menos termine o mandato.

  20. E quem disse que os

    E quem disse que os paneleiros estão preocupados com a CLT?  Eles não devem depender de um emprego e caso queiram algum bom cargo público,  isto lhes será faciitado como sempre foi por vias “políticas”. Quanto ao povão, a maioria sabe apenas o que a Globo informa, sabe da Lava Jato , mas do modo como a Globo informa, afora isso, ignoram os sonegadores do HSBC e outras coisas mais que não são divulgadas.  Dessa forma, sim, não duvido que , quando a coisa estourar nas costas do povão, isso seja creditado ao governo federal.  Muito fácil, já fizeram o mesmo com Getúlio, mas hoje estamos em outro momento e Dilma já disse que não é Getúlio nem Jango.  Espero que ela pelo menos termine o mandato.

  21. Numa linguagem bem simplória,

    Numa linguagem bem simplória, não é possível o mal prosperar.

    O mal sempre perde ou morre no fianal do filme.

    Eu creio nisso.

  22. Por que será que a maioria do

    Por que será que a maioria do congresso “está de joelhos” para o cunha????? É só ver políticos de vários partidos e partidinhos, parabenizando o deputado pelas pautas que está colocando para votação. Acho que deve ser porque cunha é uma pessoa boníssima, que “pensa somente no bem estar do povo brasileiro”; sempre contra os poderosos,  (tefefonia, planos de saúde, bancos, empreiteiras, indústrias, etc. etc. etc.), ou seja, um líder, SEM NENHUM TIPO DE INTERESSE. (acredita nisso quem não quer ver). 

  23. O DONO DO MUNDO

    DONO da RÁDIO MELODIA a maior rádio EVANGÉLICA.

    DONO de “JESUS” em  288 sites.

    DONO de uma vasta lista de CORRUPÇÕES e de todo tipo de TRÁFICO e CRIMES.

    DONO de uma LÁBIA e de uma ESPERTEZA sem igual.

    LOBISTA de MÃO CHEIA e BOLSO também…

    DONO da maioria dos partidos do baixo clero e de todos os parlamentares venais.

    DONO de boa parte da bancada evangélica.

    Um dos MAIORES VENDILHÕES do TEMPLO, do CONGRESSO e de tudo que lhe cai em mãos… SUJAS. 

    É também por baixo dos panos, pois a mesma está em nome de um ex sócio.

    DONO da tal CASA AMARELA, onde foi entregue em seu nome, uma “respeitável” quantia de PROPINA da OPERAÇÃO TUCANALHA LAVA-JATO.

    Se não tiver pacto com o DIABO e ou com os TUCANOS MORISTAS, pois com a GLOBO sei que tem.

    .E se não for também um dos DONOS da JUSTIÇA.

    Será com certeza, um dos DOS DONOS do SPA da PAPUDA.

    PCC QUE SE CUIDE!!!

     

     

  24. É possível explicar as

    É possível explicar as desventuras da política brasileira num único Twitter:

    “Representação: o povo terceiriza sua soberania popular

    Terceirização: a abusa do poder do povo p/ ser popular com os patrões”

     

     

  25. É possível explicar as

    É possível explicar as desventuras da política brasileira num único Twitter:

     

    “Populismo: os representantes do povo cuidarem dos interesses do povo

    Copulismo: a prejudicar o povo em benefício dos patrões”

  26. É possível explicar as

    É possível explicar as desventuras da política brasileira num único Twitter:

    “Pragmatismo: a reconhecer que não pode governar contra o povo

    Pragmonetismo: Deputados vendidos antes e depois das eleições”

  27. É possível explicar as

    É possível explicar as desventuras da política brasileira num único Twitter:

    “Filosofia da miséria: Eduardo Cunha dissertando sobre justiça social

    Miséria da filosofia: a legalizando a injustiça laboral”

  28. É possível explicar as

    É possível explicar as desventuras da política brasileira num único Twitter:

    “Democracia: legislar tendo em vista o bem comum

    Demagogia: a , eleita pelo voto do povo, vender Leis benéficas só aos patrões”

  29. É possível explicar as

    É possível explicar as desventuras da política brasileira num único Twitter:

    “Moralidade: pedir voto ao povo para representar o povo

    Mafiosidade: representar os patrões após ter pedir voto aos trabalhadores”

  30. É possível explicar as

    É possível explicar as desventuras da política brasileira num único Twitter:

    “Câmara Republicana: coisa comum; de todos, operários e patrões: privada onde somente os patrões defecam as leis que desejam”

  31. É possível explicar as

    É possível explicar as desventuras da política brasileira num único Twitter:

    “Corrupto: político que aceita suborno antes, durante e depois das eleições

    : covil onde os corruptos são comprados e vendidos”

  32. É possível explicar as

    É possível explicar as desventuras da política brasileira num único Twitter:

    “Ética: deriva do grego “ethos” (caráter, modo de ser de uma pessoa)

    Lei ética: aprovar PL tal como foi vendido aos patrões”

  33. É possível explicar as

    É possível explicar as desventuras da política brasileira num único Twitter:

    “Judeu: adepto do judaísmo

    Já deu: deputado eleito que na cumpre o contrato pré-eleitoral que firmou com seu patrocinador”

  34. É possível explicar as

    É possível explicar as desventuras da política brasileira num único Twitter:

    “Pinzon: Vicente Yáñez, achou o Brasil antes de Cabral

    Cunha: Eduardo C. da, cabra safado que abusou do povo e do Brasil na

  35. É possível explicar as

    É possível explicar as desventuras da política brasileira num único Twitter:

    “Política: arte realizada no espaço comum criado por pessoas desiguais

    Polititica: guerra de classes contra o povo feita pela

  36. É possível explicar as

    É possível explicar as desventuras da política brasileira num único Twitter:

    “Remissão: perdão da dívida pelo credor

    Terceirização: pagamento da dívida que os membros da tinham com seus patrocinadores”

  37. É possível explicar as

    É possível explicar as desventuras da política brasileira num único Twitter:

    “Ditadura: regime em que a é penetrada pelos patrões

    Democracia: regime em que os Deputados são penetrados pelos empregados”

  38. É possível explicar as

    É possível explicar as desventuras da política brasileira num único Twitter:

    “Política monetária: aquilo que o Estado faz em benefício do povo

    Monetarismo político: venda de novas Leis aos patrões na

  39. É possível explicar as

    É possível explicar as desventuras da política brasileira num único Twitter:

    “Vendilhões do Templo: inimigos declarados de Jesus

    Vendilhões da : “amigos do Templo” que vendem Leis em nome de Jesus”

  40. De la pra ca

    Ah, cucunha (empretado do Aldir Blanc), ainda vamos ouvir/falar muito em você, pelo jeito. Mas o qual sera seu destino?Derrubara todos os peões e chegara ao seu xanadu ou, como Severino, caiara em suas proprias teias… O mundo é um moinho.

  41. Eduardo Cunha

    Essa história e a ascensão política desse senhor, me lembra um outro chamado Adolfo nos idos dos anos 30/40 do século passado na Alemanha.

    As atividades do partido de Adolfo, inluía, desde assassinatos, à lavagem cerebral profunda, com discursos eloquentes de salvação.

    A juventude foi uma de suas mais importantes vítimas.

    Nas escolas, a juventude ouvia todo dia que o chefe era bom, queria o bem de todos, defendia uma causa coletiva, e as pessoas se deixaram levar pela maior e mais espetacular lavagem cerebral que o ocidente já presenciou.

    A lavagem cerebral era tanta, que jovens eram instigados a perseguir senhoras judias em praça pública e nas ruas da cidade.

    Disitntas senhoras, tinham suas roupas arrancadas do corpo e eram perseguidas e agredidas pelas ruas da cidade até desfalecer e receber o golpe fatal.

    As pessoas achavam aquilo esses assassinatos públicos naturais.  Elas agiam conforme o discurso do ódio que, cuidadosamente , era incutido nas suas cabeças pela ideologia nazista,

    Adolfo, que foi o arquiteto e o responsável por uma das mais cruéis passagens da história da Europa, também ascendeu ao poder na base do fisiologismo, dos acordos secretos, das barganhas políticas.

    Usou uma arma poderosa, a idelogia que desaguou na crença cega de milhões de alemães, infelizmente, entre estes, grande quantidade de jovens.

    Quando os alemães perceberam, o monstro já estava em ação.

    Adolfo criou, centenas de campos de concentração, onde prendeu, torturou,matou de fome e assassinou cerca de 6 milhões de pessoas.

    São muitas as semelhanças. São poucas as diferenças?

  42. Quem é o adversário

    Este episódio da terceirização só confirmou algo que eu já sabia. As pessoas acham que o partido mais de direita do país é o PSDB, mas não. No caso o maior representante da elite direitista é o PMDB.

    E são mais perigosos ainda, pois se camuflam sob a bandeira de “base aliada”. Votaram contra a PEC da escravidão, a favor do novo código “florestal”, agora a favor da terceirização.

     

    O maior culpado de tudo isto é o eleitor, que a cada quatro anos, permite, endossa que o PMDB continue sendo o maior partido brasileiro em número de deputados no congresso.

  43. Mas virá o imponderável da

    Mas virá o imponderável da silva. É inevitável. O imponderável da silva sempre aparece.

    E vai acabar com a carreira do anão…

  44. A cabeça da vibora será crtada #foracunha

    Estou Tranquilão, vou explicar, o Ministro Lewandowski, já deu o sinal, no STF os trabalhadores são bem vindos, logo só está faltando o Ministro Teori Zavascki, denunciar o crápula do #foracunha, logo teremos uma serpente sem cabeça, e os restantes ficarão perdidos, logo, o congresso terá que se adequar……move-te Teori….

  45. A cabeça da vibora será crtada #foracunha

    Estou Tranquilão, vou explicar, o Ministro Lewandowski, já deu o sinal, no STF os trabalhadores são bem vindos, logo só está faltando o Ministro Teori Zavascki, denunciar o crápula do #foracunha, logo teremos uma serpente sem cabeça, e os restantes ficarão perdidos, logo, o congresso terá que se adequar……move-te Teori….

    1. Vídeo Terceirização

      Repassei o vídeo aos meus amigos das redes sociais. Acredito que a maioria não sabe do que se trata, quanto mais quem é o Sr. Eduardo Cunha.

  46. Nosso suplicio não tem fim

    A velha midia passou de inimiga a aliada desse lobista cinico. Esconderam e escondem tudo sobre ele. Em 2018 ele sera o candidato do PMBD. Que venha. Vai ser deliciosos ver a velha midia descascando esse abacaxi  … Por que as piores pessoas estão sempre ligadas a algum tipo de religião??? Aqueles que se dizem porta vozes de deus e de Jesus, são os piores dos piores. Parabens Nassif pela sua coragem e determinação em informar sobre este senhor, o presidente da camara federal.   A proposito,o PT ja engoliu muitas cobras e ratazanas nesses 12 anos, mas não conseguiu engolir esse. Então a coisa é muito grave.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador