Fachin autoriza inquérito sobre acordão do PMDB para obstruir Lava Jato

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Em uma das suas primeiras medidas como relator da Operação Lava Jato, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, autorizou o inquérito para investigar os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR), o ex-senador José Sarney (PMDB-AL) e o ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado.
 
A investigação é a que trata de obstrução da Operação Lava Jato, e da qual o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a caracterizou como “solução Michel”, uma vez que os integrantes do partido planejavam a queda da presidente Dilma Rousseff e a entrada de Michel Temer.
 
Passaram-se oito meses desde que o grampo de Machado, liberado em maio do último ano, revelou o esquema planejado entre os caciques do PMDB e da cúpula do governo Temer para construir um “grande acordo nacional” com Temer e impedir o avanço da Operação Lava Jato. 
 
Integravam o grupo cinco nomes também do PSDB: Aécio Neves (MG), José Serra, Tasso Jereissati, Aloysio Nunes (SP), Cássio Cunha Lima (PB) e Ricardo Ferraço (ES). Ainda foram mencionados nas tratativas de se aliar ao esquema planejado pelo PMDB Agripino (DEM-RN) e Fernando Bezerra (PSB-PE).
 
Apesar de arrolar como miras apenas os três peemedebistas que tiveram suas conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro e entregues à Procuradoria-Geral da República, o caso deverá comprovar as tratativas do PMDB e PSDB para a derrubada da ex-presidente Dilma Rousseff, como a saída encontrada pela então oposição para se proteger da Lava Jato.
 
Os conteúdos dos áudios mostram com clareza a intenção. Além dos vazamentos já de conhecimento público do ano passado, outros disponibilizados somente agora com o pedido de inquérito de Janot ao Supremo revelam a extensão do esquema, diretamente com os políticos tucanos Aécio, Serra, Jereissati, Aloysio, Cássio Cunha e Ferraço.
 
Leia mais: O que não vazou dos grampos de Machado: acórdão entre PSDB e PMDB
 
Fachin recebeu a solicitação de abertura de inquérito de Janot nesta terça-feira (07). Nesta quinta (09), liberou a Procuradoria e a equipe de investigadores a darem sequência às apurações. Foi o primeiro inquérito autorizado pelo novo relator da Lava Jato no Supremo.
 
A partir de agora, o senador Renan Calheiros soma um total de 12 inquéritos e uma ação penal na Suprema Corte, sendo destes 9 apenas da Operação Lava Jato. Jucá acumula oito inquéritos no STF, com 3 da Lava Jato. E Sérgio Machado é investigado em dois da Operação. É a primeira apuração contra Sarney no Supremo pela Lava Jato.
 
Leia também: Janot alerta para obstrução após indicação de Moraes no STF, mas blinda PSDB
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enqto esse ratos, em tenebrosas transações, conspiravam o golpe

    Dormíamos, enquanto esses ratos, em tenebrosas transações, arquitetavam derrubar o governo que a maioria do eleitorado elegeu. Não só arquitetaram o golpe mas também o executaram.

    Nojentos

  2. Entre a lança e a espada

    Uma vez revelada conspiração para destituição da ex-presidente e a clara obstrução de justiça via golpe parlamentar, o Supremo terá 2 caminhos se quiser restabelecer algum traço de moralidade:

    1) Ou toma para si a responsabilidadede julgar TODOS os envolvindos e revoga os atos do governo ilegitimo incluindo a indicação de ministros.

    2) Ou remove o foro privilegiado de TODOS e deixa a primeira instancia resolver mas com o balizamento do proprio supremo em casos de excessos.

    No pé que esta não ha qualquer projeto de nação apresentado a sociedade pelo governo ilegitimo apenas estrategia descomedida de salvar a propria pele a qualquer custo nem que isso leve a uma guerra civil e uma clara tentativa de tornar o golpe irreversivel via desmantalamento dos ativos publicos e recursos naturais com a salvaguarda da PEC 55.

     

  3. Essa “PORRA” deveria ter sido

    Essa “PORRA” deveria ter sido feita antes ..agora Dilma esta decapitada  ..e Marisa morta

    Convenhamos, mama Vana era tão ruim de serviço que a turma queria se livrar dela a qq custo (a direita por missão, e a esquerda por arrependimento mesmo)

    ..ao invés de tentarem ser “limpos” (pegando a chapa via TSE) a ampla maioria resolveu topar este servicinho imundo ..uns querendo a boquinha, outros pra se fazerem de vítimas

    ..resultado, feriram de morte, ou escancararam este cadaver insepulto que ainda chamamos de “democracia” (só se vinda do partido dos Democratas rsrs)

    Aí veio Temer Hagen Daez, o gelo em pessoa  ..pior ainda  ..pra fazer um servicinho amador. feito em casa, do lar

    De interessante, já que a anomia impera e a HIPOCRISIA é LEI, foi o que o TRE do RJ (aquele Estado de coisas horrorosas) fez  ..aliviou o passo tirando o pezão  ..e de quebra propos nova eleição

    triste mesmo foi Teori ter ido cedo, caído dum avião de dono suspeito  ..isso sem dar tempo de nos explicar pq atrasou o processo do CUNHA ..agora, no eter, ele deve estar cheio de teoria tentando explicar que pato não é ganso, nem marreco

    JUSTIÇA que TARDA, falha !!!!

  4. Esta bosta de processo

    Esta bosta de processo tardiamente iniciado após o golpe de estado não vai dar em nada.

    A morte colherá os réus na tranquilidade da velhice extinguindo a punibilidade de todos antes que eles sejam metidos a ferros.

    No Brasil não existe justiça para os privilegiados, pois de fato os juízes desfrutam os privilégios que os tais concederam aos seus julgadores.

    Nosso país era uma merda antes de nós nascermos e será uma merda depois que nós morrermos. 

    1. Tens razão Fábio. Olhe que o

      Tens razão Fábio. Olhe que o FdP do mineirinho, por muito pouco não se escafedeu num desastre de jatinho. O neto safado livrou-se de ter indo cheirar cinza em braza lá pelas profundezas do inferno. No rastro, deixaria a lavabunda* do moro a ver navios.

      Se é que não seja exatamente esse o desejo do juizeco do interior do Paraná, não ter que fisgar o dileto amigo, parceiro e contraventor de grandes mutretas, e de coisas que poucos sabem. Mas, felizmente o safado não morreu e, está ai livre e fagueiro, preparando-se para outras falcatruas.

      Orlando

      * Lavabunda do moro, remete à parte judicial, digamos assim, da patranha golpista armada pelo pessoal da cia, na qual est minúsculo  juizeco do Paraná foi escalado para desempenhar o criminoso papel de quinta-coluna. Tarefa que cumpre com visível e vaidosa crença, e esperança de ser reconhecido pelos gringos como um bom vira-latas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador