Gilmar defende Eduardo Cunha contra ação do STF

 
Jornal GGN – Segundo o Painel da Folha, há dois grupos de Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Um grupo apoia uma interferência do STF na Câmara, destituindo Eduardo Cunha por ostensivamente atrapalhar as investigações e seu julgamento. Outro grupo é contra a interferência do STF, para não transformar o Supremo em “casa de suplicação geral”.
 
Esta frase foi proferida ontem pelo Ministro Gilmar Mendes em outro contexto: o da definição dos ritos do impeachment.
 
A nota do Painel não informa quem mais está contra ou a favor de Eduardo Cunha.
 
Da Folha
 
Parte do Supremo já avalia tese para afastamento de Eduardo Cunha

Caminho das pedras Ministros do Supremo começam a defender uma tese para afastar Eduardo Cunha da presidência da Câmara. Pela argumento de parte da corte, as manobras regimentais do dirigente obstruem, sim, as investigações. “Uma pessoa que usa o cargo para impedir sua cassação o faz para manter o foro privilegiado. Assim, pode escolher o tribunal que o julga, o juiz que o julga e ter direito a regime jurídico especial, como só ser preso em caso de flagrante”, diz um interessado na saída.

Bangu Segundo essa análise, André Esteves teve sua prisão preventiva decretada para não prejudicar a apuração da Lava Jato.

Mimimi Uma outra ala da corte, porém, ainda não vê argumento jurídico para tal por se tratar de “questão interna, disciplinar” da Câmara. “Isso aqui não é a casa da suplicação geral”, diz um ministro contrário à ideia de interferir no processo da Câmara.

Pompa Magistrados afirmam que o STF precisa ser “provocado por alguém legitimado”, dando a entender que seria preciso uma instituição de peso como patrocinador do pedido de afastamento.

Escaldado A defesa de Cunha conta com decisões do Supremo –como a que determinou que a responsabilidade da troca do relator no Conselho de Ética era da própria Câmara– para tentar tirar força da tese em curso.

 

Redação

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cara @dilmabr O futuro é

    Cara @dilmabr 
    O futuro é brilhante. À direita a pilha dos golpistas da @Rede45, a esquerda @MichelTemer e amigos.

     

     

  2. A conduta de gilmar mendes é

    A conduta de gilmar mendes é sempre política e partidária. A sua suspeição é clara, cristalina e salta à notoriedade. gilmar mendes deve se afastar de decisões que envolvam matérias desse jaez. Não o fazendo, cabe a arguição de sua supeição. É inconcebível o manietamento da nação à vontade de um homem desse naipe, que usa e abusa de seu posto.

  3. De tanto admirar a obra de

    De tanto admirar a obra de Garcia Márquez tenho a sensação de ter me tornado um dos seus personagens.

    Tudo é muito surreal.

     

  4. livre pensar é só pensar

    Os grandes assaltos partem de quadrilha escolhida a dedo e um plano factível.

    O pcc do cu-nha tem uma base parlamentar de deputados e senadores bem comprados e azeitados, quantos são não sei avaliar os motivos da adesão se por interesses ou coações, de qualquer forma apesar de instável é bastante poderosa para sustentar o chefe mor da quadrilha.

    A segunda perna está no judiciário, os auxiliares são o moro e a Guantánamo de Curitiba, não me parecem tão poderosos, mas sim perigosos e imprevisíveis. Nesta perna os atores principais são o Gilmar Dantas Mendes e Janot, os  interesses desta dupla são os do cu-nha e tem poder absoluto sem contestação, são a ultima palavra

    O terceira perna é a pf agindo como meninada de reformatório quando sem os vigilantes.

     Quarta perna o pig e partidos aliados, mormente psdb demos e Paulinho o patético, muita conversa, circo, em ultima instancia paus mandados.

  5. o capitão do mato gilmar

    o capitão do mato gilmar mendes é suspeitíssimo…

    achio que cunha vai dançar mesmo.

    se fatta um pedido de uma entidade legítima contra cunha , há a da oab, noticiada aqui ontem…

  6. É surreal…Chamar isso que

    É surreal…

    Chamar isso que acontece no Brasil de politica?

    Um deputado pedir proteção policial, ter um guarda costa durmindo em sua casa e carro blindado para a esposa só por que alguem falou alguma coisa?

    A máfia do brasil vai se apoderar do governo e de lá não sairá NUNCA MAIS, tudo de errado que acontecer – vai ser culpa do PT…

    Cadê o Forum de São Paulo e seus milhares de soldados para fazer revolução?

    Cadê os Bolivarianos que invadiriam o Brasil?

    Que seria instalado o comunismo no Brasil?

    Por uma presidente – QUE AGE DENTRO DA LEI  –  e simplesmente é refém de jornais, TV’s e deputados corruptos sendo ela a COMANDANTE CHEFE DO PAÍS!

    Muitos religiosos ajudaram a vender essa mentira…

    As palavras de Ciro Gomes naquele video famoso onde diz: “Dilapidaram em 8 anos mais do que foi gasto em 500 anos de governos erráticos no Brasil”

    Êh Brasil…

  7. agora contem uma novidade…é

    agora contem uma novidade…é bom lembrar que Gilmar defendeu que Aruuda pudesse ser candidato em 2014, e ainda chamou de nazistas os que eram contra…

    uma coisa eu sei: esse poder imenso que os membros do STF (e do judiciário em geral, vide Moro) possuem é incompatível com a democracia

  8. Previsibilidade

    O Delcídio Amaral disse ser o Gilmar de lua, um dia está bem, no outro não. Discordo inteiramente. Não há ninguém mais previsível do que ele, que não defende a Constituição, mas sim o PSDB/PMDB.  Que , com certeza formarão um novo partido, ou melhor, retornarão ao início de tudo – O Quércia e o Montoro já morreram mesmo!

      1. ou quem sabe no bilau,

        na falta do ed, ou de alguém melhor, a oab está preparando uma representação. uma vez que, a casa da suplicação geral só atende a oposição, acho que vai ser difícil a decisão.

         

  9. Honduras é aqui…

    algo a ver com o caos,.,o cão não sai do encalço…tudo a ver com Dante….patético: os golpes que ocorreram em Honduras e Paraguai tiveram o aval do Judiciário e o interessante foi ver que, no momento pós-golpe, pelo menos 4 ministros do STF hondurenho foram impinchados numa queda de braço entre os poderes legislativo e judiciário, o que, conhecendo-se a tropa de Cunha, não é difícil de acontecer por aqui: Honduras é aqui….com a alienação do pre-sal os golpistas terão bilhões de reais nos bolsos, dai o vale tudo…

    https://tmrodriguesoutro.wordpress.com/category/traducao-do-outro-da-divina-comedia-de-dante-alighieri/

     

  10. Este togado não está lá para

    Este togado não está lá para fazer justiça.Está lá para defender os interesses dos bicudos emplumados.Sempre foi assim.

    Se no lugar do atual ocupante da cadeira de presidente da câmara estivesse o candidato derrota,Arlindo Chinaglia,fazendo as mesma manobras,só que com sinal invertido,esta figura já teria usado suas páginas e páginas da mídia porca deste país defendendo a imediata prisão por atrapalhar o clamor das ruas (dos jardins e afins).

    Essa gente tem de viver muito,mas muito mesmo. Já sofreram 13 anos e sofrerão muito mais porque o povo não deixará os macomunados com a ladroeira deste país saírem incólumes deste episódio.

  11. Com a cumplicidade da midia gilmar mendes, eduardo cunha

    michel temer (propositalmente minúsculas) os canalhas fazem e falam o que querem e ninguem os confronta. ESTOU ENOJADA!!!!

  12. Estranho seria

    o Gilmar ser contra o Cunha. Pois se no STF ele faz exatamente o que o outro faz na Câmara, usar o cargo para defender os próprios interesses e os de seus patrocinadores.

  13. Gilmar dá a entender que, o

    Gilmar dá a entender que, o supremo de seu gosto deve ser : CASA DA SUPLICAÇÃO ESPECÍFICA DE BANDIDO DE PESO ( tipo cunha), COMO PATROCINADOR DA SÚPLICA DE ABAFAMENTO DE CRIMES. Ou seja, um supremo à imagem e semelhança dele mesmo, que se considera dono do Supremo e do Brasil. 

     

  14. Ele quer livrar a cara de

    Ele quer livrar a cara de estuprador, do maior banqueiro corruptor e agora do maior ladrão porque se beneficia das piores imoralidades e sabe que fede mais do que seus meliantes.

  15. É a arte da guerra
    ai,ai,ai….
    A cada dia que passa a minha tese do terror do golpe vai se confirmando e ganhando mais e mais forma..
    As forças estao se arregimentando e assumindo suas posiçoes à luz do dia. Um golpe como esse e da forma como foi pensado, para obter êxito, tem de ser feito à várias maos e braços e envolver, óbvio, a colaboraçao de instituiçoes com as mesmas aspiraçoes.
    A manutençao de Cunha na presidencia da Camara desempenha duplo papel fundamental para a manutençao do status atual de desestabilizaçao e paralizaçao de ambos os Poderes legislativo e executivo; Enquanto isso o circo pega fogo, ganha-se tempo com Delcídio, e o país segue parado diante de uma populaçao atônita bombardeada diariamente com as informaçoes selecionadas intencionalmente para despertar a ira da indignaçao e os institntos à ela correspondentes.
    No bastidor, desmandos, achaques, ameças, subornos, acordos e toda sorte de patifaria.
    Enquanto isso, a situaçao se agrava, o cerco se fecha e ganha-se tempo com o Delcídio que é petista, é senador, participou da corrupçao na Petrobras, nao tem escrúpulos, lealdade, gosta de dinheiro, é corruptível e nao deixaria de ter as coisas facilitadas e ainda sair dessa com o bolso valorizado. Delcídio é a maior arma contra Dilma e Lula numa só tacada. É o coringa do jogo.
    As instituiçoes estao fazendo o jogo de cena, o teatrinho, alimentando o espetáculo com vistas a convencer a opiniao pública de que as instituiçoes estao funcionando democraticamente e à luz da Constituiçao na garantia dos interesses nacionais. So que nao…
    Os conspiradores estao atuando em várias frentes e é por isso que eles em suas respectivas rodas, seja na mídia, na justiça, no meio políticos, empresário, banqueiro etc.. eles assistem ao esforço daqueles que lutam pela democracia e prevalencia da Constituiçao como se assistissem a uma comédia. É um deboche na cara da freguesia.
    Isso foi longe demaiss..
    Ciro Gomes com aquela sua lucidez e clareza de racicínio, há bastante tempo, deu um passo à frente e gritou “é golpe !” e colocou-se na linha de frente contra os golpistas; foi logo mostrando os dentes chamando os tipos pelo nome e sobrenome, partido, e, para refrescar a memória da freguesia, foi relembrando passagens pregressas dos que agora gritam “pega ladrao”.
    Dilma chamou o Ciro para conversar ontem. Ela deveria prestar muita atençao no que ele tem a dizer e desenhar para ela. A arte da guerra é um talento, Ciro entende disso, Dilma tem que aprender.

  16. Só sai depois do impeachment

    Será preciso uma gravação em que Cunha esteja envolvido, nela terá que conter as afirmações do deputado alegando ter alguns ministros do stf como cupincha. Ai talvez, se o impeachment já estiver ocorrido, o nobre deputado sai algemado. Se não, diga ao povo que Cunha ficará livre.

  17. Quo usque tandem abutere,
    Quo usque tandem abutere, Catilina, patientia nostra?Quam diu etiam furor iste tuus eludet?Quem ad finem sese effrenata iactabit audacia?Nihilne te nocturnum praesidium Palatii,nihil urbis vigiliae,nihil timor populi,nihil concursus bonorum omnium,nihil hic munitissimus habendi senatus locus,nihil horum ora vultusque moverunt? Patere tua consilia non sentis? Constrictam omnium horum scientia teneri coniurationem tuam non vides?Quid proxima, quid superiore nocte egeris, ubi fueris, quos convocaveris, quid consilii ceperis, quem nostrum ignorare arbitraris?O tempora, o mores! — Marcus Tullius Cicero Até quando, Catilina, abusarásda nossa paciência?Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós?A que extremos se há de precipitar a tua desenfreada audácia?Nem a guarda do Palatino,nem a ronda noturna da cidade,nem o temor do povo,nem a afluência de todos os homens de bem,nem este local tão bem protegido para a reunião do Senado,nem a expressão do voto destas pessoas, nada disto conseguiu perturbar-te?Não te dás conta que os teus planos foram descobertos?Não vês que a tua conspiração a têm já dominada todos estes que a conhecem?Quem, dentre nós, pensas tu que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente, onde estiveste, com quem te encontraste, que decisão tomaste?Oh tempos, oh costumes!

  18. Juízes incorruptiveis

    Como disse Berdolt Brechet: Muitos juízes são absolutamente incorruptíveis; ninguém consegue induzi-los a fazer justiça. 

  19. Dimensão

    Acho que os Blogs progressistas dão importância demasiada ao que João Plenário diz..

    Talvez porque é essa a impressão que se tem na mídia corporativa, onde o mesmo aparece dando entrevista um dia sim, outro dia também.

    Ontem mesmo na Band, João Plenário apareceu dando entrevista com aquela carona “simpática”, numa matéria onde o ministro Levandoski, por sua vez,  foi retratado como aliado de Dilma, ressaltando-se na matéria, inclusive, o fato de ele ter se sentado “estrategicamente” à esquerda de Dilma numa solenidade a respeito do direitos humanos, enquanto que na mesma “reporcagem”  foi  mostrada a imagem de Temer dando palestra na escolinha do João Plenário, mas sem mostrar o ministro ao seu lado, ou ao menos infomar que o IDC pertence, de fato, ao mesmo. 

    Mas o fato concreto é que ele é MINORIA no STF. A  votação do caso das doações de campanha foi uma prova disso.

    Foram cinco horas  falando asneiras de todo tipo, tratando os ouvidos dos demais ministros como penico, mesmo sabendo que a maioria pela vedação de doações por empresas já havia sido formada àquela altura do julgamento. Ninguém merece!

    Então, não se deixem impressionar pela falação desse ministro na mídia amiga e manipuladora.

    O que importa mesmo é a decisão do Plenário da Corte.

     

  20. O Gilmar assessora o GOLPE,

    O Gilmar assessora o GOLPE, CUNHA, TEMER, e PSDB,  não trabalha mais no STF?

    É evidente que a conduta ética de Mendes está longe de ser consenso.

    Segundo levantamento da revista Carta Capital em 2009, a contratação de cursos da empresa de Mendes – o Instituto Brasiliense de Direito Público – por diversos órgãos federais teria rendido ao menos R$ 3 milhões.

    Outro episódio controverso deu-se quando Mendes ainda era era o chefe da Advocacia Geral da União (AGU), durante o governo FHC, antes de ser nomeado para o STF. Segundo reportagem da revistaÉpoca em 2002, a AGU pagou R$ 32.400,00 ao instituto de Mendes no período em que era comandada por ele.

    Vale lembrar também que Mendes concedeu duas vezes habeas corpus para que fosse solto o banqueiro Daniel Dantas, que havia sido preso na Operação Satiagraha sob suspeita de desvio de verbas públicas, crimes financeiros e tentativa de suborno para barrar a investigação da Polícia Federal. A decisão foi mantida depois pelo plenário do STF. O grupo Opportunity, de Daniel Dantas, adquiriu participações em várias empresas privatizadas no governo FHC, em especial no setor de telecomunicações. E pasmem: a jornalista Monica Bergamo (Folha de São Paulo) anunciou que, após 32 anos de serviço público, Guiomar Feitosa Mendes, mulher de Gilmar Mendes, está se aposentando, depois de ter trabalhado mais de 23 anos no STF. Ela será agora gestora da área jurídica do escritório do advogado Sergio Bermudes, do Rio. Ou seja, a mulher do Ministro Gilmar vai trabalhar com o advogado de Daniel Dantas!”

    Gilmar Mendes é casado com Guiomar Feitosa de Albuquerque Lima. A família Feitosa é uma importante família política do Ceará, grande empresária de transportes urbanos, grandes proprietários rurais e tem ocupado vários cargos parlamentares no estado. Em julho de 2013 um filho do casal, Francisco Feitosa Filho, casou com Beatriz Barata, neta do maior empresário de ônibus do Rio de Janeiro, Jacob Barata. Gilmar e Guiomar foram padrinhos do casamento.

    Apesar da família rica, a esposa de Gilmar custa caro aos cofres públicos: “Dos 608 mil reais gastos com as mulheres dos ministros do STF, 437 mil custearam viagens de Guiomar Feitosa de Albuquerque Ferreira Mendes, esposa do ministro Gilmar Mendes. Entre 2009 e 2011, ela acompanhou o marido 20 vezes ao exterior, gasto médio de quase 22 mil reais por viagem – em 2012, não há registro de viagens dela. O ato interno citado pelo STF como fundamento legal para o gasto com as passagens também respalda que elas sejam de primeira classe.” (3)

    Gilmar Mendes, maestro de sofismas, desfigura a ideia de Estado social e democrático. Entretanto, Mendes é apenas um notório exemplo de magistrado que transforma o Judiciário num tribunal político de baixo nível, o que reafirma o que Boulos disse em seu artigo: “o Judiciário é o único poder da República que, no Brasil, não tem nenhum controle social. Regula a si próprio e estabelece seus próprios privilégios. Mas questionar isso, dizem, é questionar a democracia. É bolivarianismo”. Contudo, podemos encontrar outros exemplos nas cortes federais e estaduais. Estudos recentes sobre o Judiciário indicam que elites jurídicas provêm das mesmas trajetórias, famílias, universidades e classe social (4).

    No escritório de advocacia Sérgio Bermudes, onde trabalha a esposa de Gilmar Mendes, também encontramos outros vínculos com as famílias dos ministros do STF: Elena Landau, Gabriel de Orleans e Bragança e Marianna Fux, esta última sócia desde 2003. Marianna Fux, a filha do ministro do STF Luiz Fux, tentou virar desembargadora no Rio de Janeiro e esbarrou nos requisitos mínimos para o preenchimento do cargo. Mais “sorte” teve a advogada Letícia Mello, que foi nomeada para o cargo de desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que abrange o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Letícia tem 37 anos e é filha do ministro do STF e presidente do TSE Marco Aurélio Mello e da desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. A família Mello é uma das mais importantes famílias políticas de Alagoas. Letícia é neta do advogado Plínio Affonso de Farias Mello e de D. Eunice Mendes de Farias Mello. Plínio Affonso, que era irmão de Arnon Affonso de Mello, governador de Alagoas e senador da Republica, pai do ex-presidente Fernando Collor de Mello. O ministro Marco Aurélio Mello foi indicado para o STF pelo seu primo Fernando Collor de Mello.

    Gilmar Mendes não é uma exceção. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, 16% dos integrantes do Judiciário no estado do Rio são parentes de outros membros desse poder. (5) Esta situação seguramente se reproduz em maior ou menor grau nos outros estados.

    Recentemente uma reportagem da revista Época (6) mostrou que juízes estaduais e promotores dos Ministérios Públicos dos estados criam todo tipo de subterfúgio para ganhar mais do que determina a Constituição. Hoje o teto é de R$33.763, mas os juízes e promotores engordam seus contracheques com ao menos 32 tipos de auxílios, gratificações, indenizações, verbas, ajudas de custo. Na teoria, os salários – chamados de subsídios básicos – das duas categorias variam de R$ 22 mil a R$ 30 mil. Os salários reais deles, no entanto, avançam o teto pela soma de gratificações, remunerações temporárias, verbas retroativas, vantagens, abonos de permanência e benefícios concedidos pelos próprios órgãos. É uma longa série de benefícios, alguns que se enquadram facilmente como regalias.

    Conforme o levantamento, a média de rendimentos de juízes e desembargadores nos estados é de R$ 41.802 mensais; a de promotores e procuradores de justiça, R$ 40.853. Os presidentes dos Tribunais de Justiça apresentam média ainda maior: quase R$ 60 mil (R$ 59.992). Os procuradores-gerais de justiça, chefes dos MPs, recebem também, em média, R$ 53.971. Fura-se o teto em 50 dos 54 órgãos pesquisados. Eles abrigam os funcionários públicos mais bem pagos do Brasil. Há salários reais que ultrapassam R$ 100 mil. O maior é de R$ 126 mil.

    A institucionalização de famílias dentro do Estado representa uma afronta a qualquer pretensão de organização da sociedade de maneira democrática. No sistema judicial há grande ênfase em muitas das dimensões familiares (7). Nos grandes escritórios jurídicos, as relações familiares também são importantes. O familismo e o nepotismo do Judiciário produzem e reproduzem diversas formas de desigualdade social. Estas relações formam grandes redes de interesse e de nepotismo dentro do Estado junto aos poderes executivo, legislativo, judiciário, os tribunais de contas, o ministério público, os cartórios, as mídias e alguns setores empresariais.

    É inacreditável que estes distintos operadores da classe dominante creiam que estariam a nos “civilizar pelo rigor das leis”. O desejo de justiça e democracia é bloqueado pelo Judiciário que favorece privilégios. É a mordomia de toga, marca do autoritarismo que resta na sociedade brasileira. Nessas condições, não pode haver ilusões quanto a qualquer auto-reforma do Judiciário. A pressão de diversos juízes e desembargadores para esvaziar as funções do CNJ demonstra que o Judiciário brasileiro é corporativista, defensor de privilégios e tem ojeriza à plebe. E para piorar é protegido contra o povo e não submetido a eleições.

    http://s2.glbimg.com/NZszCVl4ipKKvV-7EhwMla-FeQ0=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/10/09/esquema_v4.jpg

    1. Onde anda o Presidente do STF ?

      Eu já ando pensando que a Dilma não permite que ninguem que possa ser considerado seu amigo, fale. Ela não quer ser somente Republicana, deseja ser SuperHiperRepublicana. Pou l’amour de Diex ! Ela não consegue viver entre os demais, descarados, ladrões e despudorados. Se passar pelo “impitim” precisa mudar urgente : bateu , levou !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador