Levy e Everaldo, dois vencedores, por Wagner Iglecias

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Levy Fidelix e Pastor Everaldo foram vistos por muita gente, durante esta campanha, como nanicos caricatos. Viraram motivos de memes de internet e piadas entre gente bem pensante. Mas, pensando pela ótica deles, Levy e Everaldo, se poderia perguntar: e daí? Os dois ex-candidatos passaram semanas em rede nacional defendendo abertamente e sem constrangimento uma pauta conservadora nos costumes e liberal na economia, como há muito tempo a direita brasileira não ousava fazer. Falaram em nome dos valores morais mais tradicionais e, somados, alcançaram mais de 1 milhão de votos. Cifra que, para uma eleição presidencial, é pouco, reconheça-se. Mas quem se importa com isto se ambos puderam tornar-se nacionalmente conhecidos, levando a 200 milhões de pessoas uma mensagem de profunda reação às tantas mudanças sociais e comportamentais que a sociedade brasileira tem vivido nos últimos anos?

Mas mais do que isso: se as candidaturas Fidelix e Everaldo agora são História, as urnas deste domingo agraciaram com a vitória centenas candidatos a deputados estaduais e federais Brasil afora que defendem e reverberam exatemente as pautas dos dois ex-candidatos. Quem prestou atenção ao horário eleitoral para o Legislativo em vários estados nesta campanha provavelmente percebeu o tom dominante que confirmou-se nas urnas, através de palavras de ordem como família, valores cristãos, ordem e segurança. Foram estas algumas das idéias-força que mobilizaram parcela importante do eleitorado brasileiro nesta eleição.

Fato é que uma onda conservadora tem varrido parte da nossa sociedade desde pelo menos as manifestações de 2013. Que muitos de nós imaginamos serem as mais genuínas expressões de desejos progressistas de mudança. Ledo engano, posto que agora resultaram, nas urnas, numa votação acentuadamente de direita. Fidelix e Everaldo voltam para suas vidas privadas nesta 2a. feira, mas suas ideias e pregações durante a campanha de 2014 seguirão mais vivas do que nunca em boa parte das casas legislativas de nosso país.

Wagner Iglecias é doutor em Sociologia e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os dois estados de maiores

    Os dois estados de maiores manifestações por uma nova polítca  em 2013

    Resultados.

    RJ: Bolsonaro, Clarissa Garotinho e Eduardo Cunha são os mais votados

    SP: Russomanno, Tiririca e Feliciano são os  mais votados

    1. Sem esquecer do Serra e do

      Sem esquecer do Serra e do Alckmin, sendo que este último não tratou nenhum manifestante a pão de ló.

      Mais um indício de que o tão decantado clamor por mudança ficou restrito às  centenas de peças escritas pós eventos. E às manipulações de praxe.

       

    2. Milhares de ovos…

      Assis, você e Nassif ainda tem olhar romântico para o Junho de 2013… eu não, aquilo foi o ovo da serpente nazi-fascista sendo aquecido e acariciado desde o comecinho com o MPL e com os inocentes “lindinhos” de Leilane Neubarth.

      Não houve catalizador espotânea algum para aquelas manisfestações, nenhum… tudo foi orquestrado e comandado principalmente do Projac da Globo e de reuniões sinistras dos abutres.

      1. João

        Não se trata de olhar romântico. Se trata da constatação de um movimento amplíssimo como foi visto em raras vezes no Brasil. Se era orquestração, manipulação, seja lá o que for, o fato é que criou um clima e as consequências estão sendo vistas. Em ourtras palavras, se em décadas passadas era o PT que tinha esse poder de mobilização, hoje é o seu grupo contrário? Ou ainda o grupo foi para a rua, quem abraçou e ganhou a sua confiança? Se não foi o PT esse falhou.

      2. Uma pequeníssima víbora originária daquelas “manifestações”

        Colunista que vota em Aécio quer dividir o Brasil e se livrar de nordestinos

        publicado em 6 de outubro de 2014 às 16:27

        colunista

  2. Na boa mano, suspeito que o

    Na boa mano, suspeito que o negócio destes dois moralistas malácas é o mesmo: pegar dinheiro do fundo partidário, apresentar uma conta de despesa eleitoral fajuta com recibos frios e embolsar o dinheiro público “no nome de Jesuis”. Ha, ha, ha… 

  3. Vencedores? Onde? Quando?

    Vencedores? Onde? Quando? Acho que ambos saíram da seara da caricatura e adentraram na da infâmia. 

    Não por externarem ideários conservadores e liberais. Nada a ver. Isso faz parte da democracia. Infâmia de um – Levy Fidelix –  pelo discurso moralista, portanto hipócrita, e homofóbico. Alçar valores à condição de temas centrais num debate político é típico de quem camulfla segundas intenções. 

    Infâmia por parte do pastor pelo claro e indisfarçável papel a que se prestou frente a Aécio: o de subujo. Sem esquecer dos virulentos ataques rasteiros à Dilma Rouseff.

  4. “(…)Fato é que uma onda

    “(…)Fato é que uma onda conservadora tem varrido parte da nossa sociedade desde pelo menos as manifestações de 2013. Que muitos de nós imaginamos serem as mais genuínas expressões de desejos progressistas de mudança. Ledo engano, posto que agora resultaram, nas urnas, numa votação acentuadamente de direita.(…)” 

    Precisa esclarecer que esta onda de manifestações não nasceu exatamente das “ruas”, foi sim gestada por interesses rentistas ocultos, potencializados e manipulados com o auxílio luxuoso (argh) das redações da !isenta! imprensa “nacional” – entre as aspas da ironia…

  5. Uma frase do texto disse tudo

    Fato é que uma onda conservadora tem varrido parte da nossa sociedade desde pelo menos as manifestações de 2013. Que muitos de nós imaginamos serem as mais genuínas expressões de desejos progressistas de mudança. Ledo engano, posto que agora resultaram, nas urnas, numa votação acentuadamente de direita.

    1.  
      Assis, desde o ano passado

       

      Assis, desde o ano passado eu e muitos colegas vinhamso batendo nessa tecla por aqui.  Que as tais jornadas eram o racionarismo se alimentando para 2014. Muitos de nos fomos criticados por estar tentando “domonizar” as manifestacoes.

      Fica a licao sobre algo que surgiu de forma muito estranha e que pregava tambem o odio a politica. Como o Andre lara lembrou, ha pessoas dispostas a votar em candidato que pregue a limpeza etnica.

      Alguem duvida que se aparecesse um animal desse pregando o exterminio dos nordestinos, esta pessoa teria votacao expressiva?

      Ai vem a paulistada “meritocratica” dizendo que o PT quer colocar pobres contra ricos. Esses acham que lutam em igualdade de condicoes com todos.

       

      Mas o que mais me deixa triste e com vergonha alheia do reacionarismo eh ver que depois de a duras penas o pais sair do mapa da fome, de nao vermos mais o nordeste associado a criancas raquiticas, por exemplo, as pessoas nao comemoram isso. Eh como se o Bolsa Familia tivesse feita um grande mal ao Brasilao acabar com a fome.

      Mas eh claro neh, como todo hipocrita cristao que eles sao, vao para a Igreja , fazem seus cultos para louvar um Deus que pedia para amar o proximo com a vos mesmo.

      Chamem o Aluisyo Nunes pq eu to com vontade de mandar um PQP bem grande, ele pode me ajudar.

      1. Com um congresso desses…

        …a defesa da laicidade e das conquistas sociais vai ser ainda mais difícil durante os próximos 4 anos. Fico pensando se, com um congresso desses, vale a pena Dilma ganhar a eleição.

        Junte-se a isso o fato de que alguns desses trastes foram campeões de votos em seus estados, que são importantes (Bolsonaro no RJ, Feliciano e Russomano em SP, Heinze no RS) e assim, estarão cheios de moral para peitar qualquer governo que assumir.  Além disso, Serra levou a vaga do senado em SP e Álvaro, o bostejador, a do PR. Tudo isso configura um congresso que vai nos dar grandes dores de cabeça. Eu não esperava que fosse ser tão ruim assim, o Gunter deve estar com a cabeça bem inchada. Infelizmente.

  6.  Que papo-furado!!!
      São

     Que papo-furado!!!

      São “vencedores” porque conseguiram, juntos, mais de 1 milhão de votos? Essas tais “ideias-força” não valem de nada: em mais de 140 milhões de eleitores, deve ter 1 milhão que votaria em um candidato disposto a fazer limpeza étnica. Daí vira ideia-força?? Só se for na casa do “analista”.

    1. Ou na República do

      Ou na República do Weimar.

      Aliás, ela foi chamada de “república sem republicanos'”, o que nos leva a crer que não era muito diferente do Brasil de hoje. 

  7. INÓCUOS ?

    Os dois podem ser caricatos e ter feito apenas um milhão de votos, mas estão longe de serem inofensivos. Plantaram muito preconceito e ódio  em solo fértil, falando para uma audiência enorme durante vários dias. São perigosos, sim.

  8. tem cada uma!
    Seguindo a manada. As vezes o blog entra em parafuso e este poster eh uma piada de mal gosto para a inteligencia.
    Realmente os anos dourados dos ditos ” Religiosos ” e perderam as oportunidades nestes ultimos anos e foi interrados com a Marina.
    O grande vencedor neste tamanho e saiu com o dobro dos votos deste dois foi Luciana Genro. O Psol esta vivinho e mandando um recado alto e forte.
    Luciana Genro limpou o espirito e as linhas mestre desta construcao democratica e progressistas.
    Estao escritos na base do futuro.
    Seja radical ou nao. Real e includente.

  9. Tolice…e mais tolice…

    Não é o pensamento conservador que avança sobre um progressismo dominante, e sim o contrário…

    Este país há 25 anos elegeu Collor, e manteve ffhhcc no poder por oito…

    Já elegeu Sandra Cavalcanti, Lacerda, Janio e etc.

    Deu legitimidade popular a ditadura…

    Faz pouco caso de 50 mil mortos por ano (pretos e pobres, na maioria) e apenas se mobiliza quando morre um dos seus (brancos e “limpinhos”).

    Reluta e recusa qualquer controle dos meios de comunicação, sofre para conceder direitos às minorias, espanca suas mulheres apesar das leis em vigor, enfim…

    Banca o genocídio chamado “guerra às drogas”, e coloca e aplaude tanques nas favelas e  chama de “pacificação”…putz…

    É preciso dizer aos “ólogos” em que planeta estamos…Não há uma reação da direita, pois ela ainda é hegemônica.

     

  10. Nada a ver.
    A presença de

    Nada a ver.

    A presença de candidatos palhaços, caricatos, idiotizados e afins, é parte das eleições livres. Tanto quanto a presença de cantores e artistas populares no ostracismo, de ex jogadores de futebol e de figuras que se dizem de ulltra-hiper esquerda ou direita. Até animal de zoológico já “venceu” eleição.

    Levyr Fidélis e Eymael, por exemplo, todo ano após as eleições, são guardados num depósito junto com as urnas eleitorais, onde ficam até o chamado próximo pleito.

    O que deve ser discutido  de fato é a derrota (sim: derrota) do PT nesse primeiro turno e o que fazer para reverter o placar no segundo. A preocupação é a volta do atraso personificado na candidatura de Aéreo Neves, bancada pela elite e sustentada pelo cartel da mídia. Segundo turno é vencer ou… vencer.

    1. Os candidatos foram, as ideias ficaram

      É esse o ponto que o artigo coloca e está certíssimo. Levy e Everaldo podem até ficar guardados até as próximas eleições, mas o fato é que as urnas mostraram que suas ideias ecoaram no eleitorado. A composição dessa legislatura mostra isso.

    2. É o lacerdismo, estúpido!

      Independente do quão sérios estes nanicos de direita sejam ou não, pareçam ou não, o fato relevante é que suas ideologias ultra-conservadoras estão ganhando terreno fértil entre o eleitorado.

      Everaldo, por exemplo, teve uma votação pífia, mas o Pr. Marco Feliciano foi reeleito com mais votos do que em 2010, sendo o 3º mais votado em SP. Portanto o PSC saiu ganhando no fim das contas. E o total de deputados se manteve (12).

      Já o PRTB de Levy, que havia eleito 2 federais em 2010 que já se bandearam pra outras legendas, conseguiu eleger um deputado, garantindo a presença do homem do aerotrem nos debates nas eleições de 2016 e 2018. Mais baixaria garantida.

      E de quebra terá a companhia de Eymael, cujo partido, o PSDC, elegeu 2 federais. Provavelmente a maior vitória do democrata cristão desde o fim do PDC.

      Esses pequenos êxitos da pequena direita são apenas reflexos do êxito da direita de peso, que é a que realmente importa e a que realmente ameaça romper com o projeto de Brasil vigente.

      1. De peso estúpido.

        O lacerdismo estúpido? Ou o lacerdismo, estúpido? Com ou sem o álibi da vírgula? Ou estamos em 1954? “Direita de peso”?? Quem? O Delfim Neto? O Faustão? Ideologias ultra conservadoras (sem hífen) não ganham- e perdem -terreno onde no mundo? Sem lero lero e sem “veja bem”: descreve aí, Jota.

  11. O autor tem razão.

    A bancada conservadora aumentou muito nessa legislatura. Vejam esta matéria do Vi o mundo:

    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/pt-perdeu-18-cadeiras-na-camara-psdb-ganhou-11-e-psb-10.html

    Além de mostrar o PT perdendo 18 cadeiras na câmara, há um comentário mostrando a evolução da bancada conservadora, que saltou de 225 para 281 deputados. Todos defendendo variações do que as duas múmias insepultas aí de cima defenderam. É como se tivéssemos 56 Levy Fidelixes e pastores Everaldos a mais no congresso, o que é péssimo para a defesa do laicidade no governo – independentemente de Dilma ou Aécio serem eleitos no segundo turno.

  12. “palavras de ordem como

    “palavras de ordem como família, valores cristãos, ordem”

    Estas palavras de ordem se revelarão grandes problemas em futuro próximo. A forma como estão sendo utilizadas, principalmente por conservadores retrógrados,  fomenta a discórdia e o ódio.

  13. A mentira, o ódio e a

    A mentira, o ódio e a bandidagem venceram a verdade e a luz .

    Saudemos os vitoriosos :

    Bolsonaro (pai e filhos),

    Marco Feliciano

    Cristiane Brasil (filha de Roberto Jefferson)

    Luis Carlos Heinze

    Antonio Imbassay

    Eduardo Cunha

    Fernando Fransischini

    Celso Russomano

    Ezequiel Teixeira

    Felipe Bornier

    Indio da Costa

    Rodrigo Maia

    Marconi Pirillo

    Domingos Brazão

    José Serra

    (peço a colaboração dos colegas do blog para incluírem outras figuras políticas com perfis parecidos)

     

     

  14. Considero Que, Do Ponto De Vista

    Boa tarde.
    … individual, eles podem, sim, ser considerados sucessos. Por outro lado, simbolizam, às sobejas, a falência de um modelo ridiculamente contraproducente, mais do que isso, fascistoide, esquizoide, eleitoralmente falando. Sem critérios de participação, e sem as cláusulas de barreira para criação de partidos (?), seremos sempre sujeitos ao que um Levy Fidelix irá proferir, ao vivo, para todo o país. Espere-se muita escatologia. Nenhuma proposta. Esta é mais uma reforma necessária. Não é possível um debate com oito, nove contendores e só dois ou três com chances reais de se elegerem. É um convite ao histriônico, indo, sem surpresa, ao escatológico.

  15. Em cada favela , em cada

    Em cada favela , em cada bairro popular do Brasil, em cada cidade do interior, poderemos sempre sentir a falta de algo essencial no espaço geográfico: uma farmácia, por exemplo, ou um posto de saúde apto a prestar pronto socorro, uma praça ou uma área de lazer etc, etc. Porém, certamente, não ficaremos sem constatar a presença de  uma Igreja da Assembleia de Deus. Basta olhar com cuidado e  , pronto, achamos: lá está ela, a “casa de Deus”, o ponto de encontro único para muitas pessoas, a vida social, um símbolo e um sentimento de identificação coletiva de que  carecemos todos nós que somos seres humanos, Um vácuo social, político e sobretudo ideológico negligenciado pela pela esquerda, e oportunisticamente aproveitado pela “Igreja Ópio do povo”. Não sou religioso, mas fico me perguntando sobre o profundo prejuízo que resultou da desmontagem das comunidades eclesiais de base e da perseguição aos seguidores, dentro da Igreja Católica, da “Teologia da Libertação”. Afinal, essas comunidades eram centros de discussões outras, distintas da agenda conservadora citada por Iglesias, opostas à “Igreja Ópio do Povo”, pregadoras da “Opção pelos Pobres”, tendo sido , inclusive, um dos pilares fundadores do PT. Seria ridículo que eu, um ateu, reivindicasse o resgate dessas comunidades e da teologia que as inspirou. Porém, é sobre esse tema , sobre esse enfrentamento que a esquerda precisa urgentemente se debruçar. O PT, reafirmo, precisa urgentemente se reinventar como partido de massas. Em cada lugar, em cada bairro, em cada cidade , grande , média ou pequena , o PT necessita edificar uma sede, que seja um ponto de encontro dos trabalhadores e do povo destas comunidades , ofertando outro tipo de vida social, estimulando a multiplicação dos movimentos sociais, das organizações da juventude, dos trabalhadores, das mulheres, dos negros, etc. O PT de 2014 precisa se inspirar no PT fundado em 1982. É um erro dizer que os tempos são outros. Muito pelo contrário.

  16. Luciana e Eduardo também

    Luciana e Eduardo também forma vitoriosos e tiveram juntos – principalmente Luciana – uma votação expressiva e na mesma proporção desses candidatos lamentáveis que ofendem a democracia tiveram um papel fundamental para defender e representar a liberdade.

  17. Fidelix teve 8 vezes mais

    Fidelix teve 8 vezes mais votos que em 2010. De quebra elegeu dois federais.

    Sujeitos como ele não devem ser desprezados, tem que matar no ninho.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador