“Não queria que fosse uma criança estúpida”, disse mãe de Bolsonaro

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Olinda Bolsonaro, mãe do deputado Jair Bolsonaro (Foto: Marina Piedade/ Editora Globo)
 
Jornal GGN – O deputado federal Jair Bolsonaro (PP/RJ), recentemente, afirmou que as mulheres deveriam receber salário menor porque engravidam e prejudicam o empresariado, com a licença-maternidade. A revista Crescer, escrita para mães e gestantes, resolveu procurar a mãe do deputado para uma entrevista.
 
“Era digno, não era de falar besteira”, disse Dona Olinda Bonturi, de 89 anos, à revista. Durante a conversa, a mãe de Bolsonaro revela como o educou: “com amor, muito amor”. “Não maltratei nunca um filho, nunca fiquei brava nem disse: ‘Vai apanhar’. Apanhar, não. A gente conversa com a criança”, contou a senhora, em nítida discrepância ao posicionamento e declarações agressivas do deputado federal.
 
“Não queria que fosse uma criança estúpida, bruta, falasse besteira”, disse Dona Olinda.
 
Quando criança, sua mãe relatou, emocionada, que ele “era humilde, manso, (…) reservado, quieto, compreensivo, um filho mesmo maravilhoso”. 
 
Leia a reportagem completa da Revista Crescer.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Infelizmente as Mães não são

    Infelizmente as Mães não são responsáveis pelos filhos crescidos:

     

    http://www.sedentario.org/internet/stephen-fry-entrevista-jair-bolsonaro-em-seu-documentario-out-there-79785

     

    “Out There” é um documentário da BBC de 2013 em que o ator e comediante britânico Stephen Fry percorreu o mundo inteiro coletando relatos sobre a situação dos homossexuais em diferentes países. No Brasil, o comediante entrevistou a mãe de Alexandre Ivo, garoto carioca de 14 anos assassinado em 2010 por skinheads e o deputado Jair Bolsonaro.

    Sobre o parlamentar, Stephen Fry disse: “Um dos mais estranhos e sinistros encontros que já tive na vida”.

    Assista abaixo o trecho do documentário com as respectivas entrevistas.

  2. Desculpe-me Dona Olinda, mas

    Desculpe-me Dona Olinda, mas não posse deixar de imaginar como faziam falta os métidos contraceptivos no seu tempo. Algumas criaturas melhor fariam não teremsido trazidas à luz.

    1. Anarquistas, graças a deus

      Anarquistas até certo ponto… me lembrou a turma de camisa preta daqui, pronta a baixar as orelhas para a autoridade paterna que, afinal, paga as contas deles…

    1. Geraldo Bolsonaro, pai do

      Geraldo Bolsonaro, pai do Deputado, foi meu “dentista prático” em Eldorado SP no final da década de 1960 início dos anos 1970. A única coisa que lembro dele é que, como toda criança, eu detestava o dentista e o chingava usando todos os palavrões que havia aprendido. Duas pessoas precisavam me segurar na cadeira durante as anestesias e obturações. Ha, ha, ha… Não lembro de ter chamado o velho Geraldo Bolsonado de “pai-de-um-filho-da-puta” (com todo respeito à mãe do Deputado Jair, que deve ser uma santa). Ha, ha, ha… Hoje eu faria isto. Ha, ha, ha…

  3.  
    Coitada da mãe que deu a

     

    Coitada da mãe que deu a luz ao coisa ruim do bolsonaro. Claro que a senhora mãe desse estrupício não teve culpa de parir uma miséria dessa envergadura. Agora, pouco se pode fazer. A desgraça está feita.

    Vejam que o animal já reproduziu um estúpido do mesmo padrão. Se ao menos o animal se locomovesse com as quatro patas, um veterinário poderia fazer a caridade de abatê-los, e, a população mais obtusa, aqueles idiotas que acreditam numa merda dessas, ficariam livres para escolher coisa menos daninha para eleger.

     

    Orlando 

  4. Nossa, até ele tem mãe né? Eu

    Nossa, até ele tem mãe né? Eu tinha até esquecido deste fato.

     Pobre mulher submissão que assiste o filho agressivo, enrustido, estupido e mal educado se tornar o simbolo da intolerância, do preconceito, da censura, em fim um bandido.

    Minha senhora você criou um hithlerzinho tupiniquim, o pior, frustrado.

  5. “Era …”
    É mamãe, era…Ou

    “Era …”

    É mamãe, era…Ou melhor, foi.

    Agora devemos nos penitenciar, decididamente, Bolsonaro não é f… Dona Olinda é uma mãe adorável, só perde em simpatia para a minha.

  6. impeachment

    Muitos tremem. Muitos não aguentam mais ouvir em impeachment de Dilma. Mas uma coisa é certa, a direita fascista está morrendo de medo de deflagrar tal processo. Nós somos a massa, nós sabemos invadir as ruas, nós sabemos protestar como idealistas. Então venham!! Venham!! Vem quente que a gente está fervendo. Fervendo por “AÇÃO”. Coxinha não sabe o significado de Democracia. São tolos manipulados. Nós representamos o Bem, e o Bem sempre prevalece.

    1. Típico….
      Meu caro, se os coxinhas não sabem o que é democracia essa sua declaração infelizmente traz a mesma ignorância! Esquerdistas de hoje acham-se donos da verdade, seu discurso é autoritário baseado numa crença quê se defende “o bem”. Lembre-se que povos inteiros foram dizimados em nome do “bem “….

    2. Típico….
      Meu caro, se os coxinhas não sabem o que é democracia essa sua declaração infelizmente traz a mesma ignorância! Esquerdistas de hoje acham-se donos da verdade, seu discurso é autoritário baseado numa crença quê se defende “o bem”. Lembre-se que povos inteiros foram dizimados em nome do “bem “….

  7. Eu apanhei da minha mãe e

    Eu apanhei da minha mãe e aprendi a respeitar o próximo. Não sofri violência, apenas alguns corretivos que serviram para freiar meus ímpetos. 

  8. O pai do Dep. Bolsonaro,

    O pai do Dep. Bolsonaro, Geraldo Bolsonaro, foi “dentista prático” em Eldorado SP. Na verdade ele foi meu primeiro dentista. O Jair Bolsonaro é 9 anos mais velho que eu e foi contemporâneo da minha irmã mais velha no Ginásio da cidade. Não lembro de ter tido contato com ele e, a julgar pelo seu comportamento atual, não perdi nada. A mãe do Bolsonaro conheci só de vista. Quando Bolsonário começou a “causar” na Câmara dos Deputados fui conferir a biografia dele na Câmara e descobri duas discrepâncias importantes:

    1ª – Ele diz que o pai dele era dentista , sugerindo que o velho Geraldo Bolsonaro tinha diploma (e, portanto, não era “dentista prático”). 

    2ª – Jair Bolsonaro não admite que morou em Eldorado SP.

    O Deputado não é apenas violento e irracional. Ele também parece ser um recalcado. Um verdadeiro “rola bosta” que se deu bem praticando “alpinismo eleitoral” e que procura reescrever o passado escondendo sua verdadeira origem. Ha, ha, ha… Se estivesse vivo, meu pai (um stalinista nascido em Eldorado em 1928 e fichado no DOPS em 1951, pouco antes de abandonar o Partidão depois que Stalin caiu em desgraça) daria boas risadas. “Moleque do caralho, se tivesse levado surra de vara-de-marmelo ou de rabo-de-tatu, Bolsonaro não ficava por aí com estas veadagens direitistas!” Ha, ha, ha…

    1. Se tivesse levado cacetete no

      Se tivesse levado cacetete no rabo no pau de arara e choque nos testículos não ficava por aí com esses veadagens direitistas! Ha, ha, ha…

      Moleque do caralho.

  9. Puxa a orelha dele e bota de

    Puxa a orelha dele e bota de castigo, dona Olinda. Ainda dá tempo de dar um corretivo no peste, a senhora tem autoridade para isso,. Nesse caso não tem foro privilegiado nenhum

  10. Resgatou uma expressão antiga

    Nos meus tempos de colégio, lá nos anos 70, quando alguém queria ofender algum sacana sem cometer injustiça com a mãe dele dizia: “sua mãe é uma santa, mas você é um FDP”. Há décadas eu não ouvia esta frase, mas este post trouxe esta lembrança. 

  11. É um inútil, nunca fez nada

    É um inútil, nunca fez nada que prestasse no parlamento a não ser marketing.

    Enquanto o pessoal continuar dando cartaz ele vai contnuar se elegendo e botando toda a família lá, como aliás, ja tem feito.

    O objetivo é só esse, mas tem gente que ainda não entendeu isso.

  12. Genial

    Que sacada fantástica essa entrevista!

    Nessa linha, sugiro que a mãe do Alexandre Frota seja entrevistada para comentar as declarações do filho em relação às mulheres.

  13. Tá bom, Dona Olina! Benção! A

    Tá bom, Dona Olina! Benção! A culpa não é sua!

    Talvez alguma mulhar tenha feito ele gozar com o dedo no ocu.

    Talvez tenha traumatizado

    Bobagem né?

     

  14. Um explemplo de pessoa, muito

    Um explemplo de pessoa, muito bom o bolsonaro está no rumo certo. vocês critiram pois apoiam a falcatrua!!

  15. Bolsonaro, o profeta!!!
    Em

    Bolsonaro, o profeta!!!

    Em 2004 fincou um banner na esplanada dos ministérios dizendo:

    O EXÉRCITO DO PT É O MST!!! Onze anos antes de o Lula confirmar…

  16. Matéria tendenciosa e sensacionalista

    Tenham a ombridade de mostrar o restante da matéria!!!

    C.: Hoje seu filho fala coisas bastante duras, e acaba arranjando briga com muitas pessoas…
    O.B.B.: Querem que ele fale mole, não é? Esse é o modo dele de falar. Fica irritado, então, fala do jeito dele, irritado. Mas é uma boa pessoa.

    C.: As críticas que fazem a ele não a incomodam?
    O.B.B.: Não, eu conheço o filho que tenho.

    Dona Olinda não se ressente com as perguntas. Mantém o jeito afável, receptivo. Percebe o embaraço do entrevistador (afinal, vai falar de estupro a uma senhora de 89 anos).

    O.B.B.: Pode perguntar

    C.: Hoje seu filho fica brigando, agredindo com palavras. Houve o episódio com a deputada, disse que não merecia ser estuprada porque era feia…
    O.B.B.: É o jeito dele. Era ele mesmo, não estava imitando ninguém. É a natureza dele.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador