Não suporto mais o circo da Lava Jato, por Paulo Nogueira

Enviado por Anna Dutra

Do Diário do Centro do Mundo

Não aguento mais a Lava Jato e Sérgio Moro. Por Paulo Nogueira

Vou fazer um desabafo.

Não aguento mais a Lava Jato. Não suporto mais ouvir falar em Sérgio Moro. Não tolero mais ver os policiais federais escoltando pessoas rumo a prisões.

É muito espalhafato, é muito circo. É muita mitificação de uma classe que é muito mais um problema do que uma solução para a sociedade nos termos em que seus integrantes atuam hoje: a Justiça, absurdamente partidarizada.

E é muito custo também: nunca vi na imprensa, porém, um único levantamento sobre quanto custa a Lava Jato.

É o triunfo da forma sobre o conteúdo. É para enfrentar de verdade a corrupção?

Há um caminho vital: proibir o financiamento privado das campanhas.

Aí está a origem, aí está o motor por trás da corrupção.

Aí está, também, a brecha pela qual a plutocracia tomou de assalto a democracia. Ou alguém acha que as corporações dão dinheiro para políticos em troca de autógrafos?

Eduardo Cunha, segundo todas as evidências, se meteu numa enroscada por querer milhões de uma empresa para arrecadar dinheiro para a campanha dele – e de outros.

Foi assim que ele conseguiu comandar um séquito de deputados com menos capacidade de levantar dinheiro, e que se tornaram dependentes dele.

Esse mecanismo pervertido vai continuar? Dez Lava Jatos não conseguirão deter a corrupção. Porque a corrupção mora nesse sistema.

Sem eliminar o financiamento privado, você mexe com o sintoma, mas não com a causa.

A Lava Jato, neste sentido, é uma grande ilusão ou, numa visão mais ácida, um grande embuste.

Não consigo mais também ver vazamentos canalhas e mentirosos que servem a propósitos sórdidos da imprensa.

O maior deles foi um que a Veja publicou na véspera da eleição. A revista dizia que o delator Youssef afirmouque Dilma e Lula sabiam do esquema do Petrolão.

Ora, quando veio a público o real depoimento de Youssef, o vazamento que chegou à Veja numa hora tão delicada foi espetacularmente desmentido.

Youssef em nenhum momento disse que Lula e Dilma sabiam. O máximo a que chegou foi um “me parece que”, algo completamente diferente de dizer o que a Veja disse que ele disse por meio de algum policial vazador da Lava Jato.

Esse vazamento quase muda a história da eleição, pela maneira como a Veja o explorou sobretudo em São Paulo. Capas e cartazes com a imagem criminalizada de Dilma e Lula funcionaram como propaganda eleitoral de Aécio.

A Lava Jato, hoje, é pouco mais que um instrumento pseudojurídico para o antipetismo delirante.

Veja a espécie de fã que Moro arrebanhou: eles mordem em pobres, negros, homossexuais e demais minorias. Só não são fascistas porque não têm formação política nenhuma. São analfabetos políticos, mas uma espécie perigosa e predadora dessa turma, e não pacífica.

É para combater a corrupção?

Foco no que é vital: uma reforma política que acabe com financiamento eleitoral de empresas.

Sempre que o dinheiro entra em proporções copiosas em alguma coisa, deturpa-a.

Na política, não é diferente.

A Lava Jato, com todo o estardalhaço, vai significar, no fim, mais do mesmo, e a um custo brutal.

Não é com ela que a corrupção será erradicada.

Circo por circo, é muito melhor o de Soleil.

 

Redação

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As instituições funcionando.

    Instituições funcionando para derrubar presidente eleito democraticamente, sem provas? pra que mesmo servem elas? ao País?

  2. Sugiro ao Paulo Nogueira e a

    Sugiro ao Paulo Nogueira e a todos que ja estao de saco cheio que comecem a se referir aa LavaBunda daqui pra frente…

    Refrescante e nao engorda.

  3. Adeus Moro

    A Operação Lava Jato do Moro ja embrulhou mais de um estômago. Nem sigo mais as etapas (nessa forma, parece-se com novela), porque não me interessa muito mais esse triste espetaculo de destruição de nosso Pais. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é esse mar de lama que tentam nos enfiar a cabeça todos os dias. Leio que Moro “aceita” a denuncia contra Dirceu e mais uns tantos. Rio. Eh risivel. Eh é um pastelão. De comédia de baixo nivel. 

  4. Eu não suporto é a canalha

    Eu não suporto é a canalha partidarização da Lava Jato. Por que José Dirceu chegou à condição de réu no mesmo dia em que a Presidenta anuncia o novo ajuste fiscal? Por que Teori Zavascki está sentado em cima da denúncia contra Eduardo Cunha? 

    Por que Dias Toffoli, agora, decide adiar a  discussão e votação da Lei contra o financiamento privado de campanha?

    Voce fala em reforma política, mas sabemos perfeitamente que isso NUNCA vai acontecer.

    Voce diz que a Veja quase mudou o resultado das eleições. A Veja mudou o rsultado das eleições. Alguns dias antes,  aqui em São Paulo, era possível ouvir nas conversas de rua um forte questionamento sobre as posturas de Aécio. Ouso afirmar que o momento era francamente favorável a Dilma. A votação dele seria menor.

    O que foi feito contra as violações da Lava Jato em seu conluio com uma mídia de golpista que mais certo seria chamá-la de organização política radical?

    Nada foi feito agora e nunca dantes na história deste país. É mais do que evidente que tal organização politica radical precisa ser enfrentada, assim como fizeram outros países diante das evidentes violações à justiça. Mas quem vai ter coragem de enfrentar as famiglias?

     

    Ah, e eu não suporto mais ler dia sim que o impeachment é delírio, e no dia seguinte que é iminente. Decidam-se. Para o que temos que nos preparar?  Façam o trabalho da verdadeira imprensa, por favor.

     

  5. Os abutres do Judiciário,

    Os abutres do Judiciário, MPF, PF, Globo e petroleiras não dão trégua.,..e da outra ponta da linha o Cunha faz sua parte para entregar as famintas petroleiras o pre-sal com seus recordes de aumento de produçao ..,..só uma rebelião popular será capaz de dar um chega pra la nessas aves de rapina,..,a elite tupiniquim é a mais atrasada do mundo,..nunca respeitam o estado democratico de direito..,..nem a elite do Congo chega a tanto

    Cunha coloca em prâtica seu modus operandi para aprovar o fim do pre sal

    http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Cunha-inicia-votacao-de-projeto-que-tira-a-Petrobras-do-pre-sal/4/34507

  6. Também não aguento mais,

    Também não aguento mais, estou farto.

    Não suporto ver Moro, “GI Joes” da PF (incluindo aquele japonesinho encrencado da PF), fatos às sexta-feiras, segunda-feiras com ameaças de prisão de Lula, Aécio e seu cinismo irritante, acensão de figuras nobres como Bolsonaros (toda a fauna), Caiado, Carlos Sampaio, Marcello Reis, Kim Kataguiri, Olavo Carvalho, Aloysio Nunes, Eduardo Cunha e assemelhados.

    E não suporto mais o bordão “não vem ao caso”.

  7. Mas se o “regime change”

    Mas se o “regime change” consumar-se,  a Lava Jato terá o mesmo fim da satiagraha, castelo de areia, etc.  Acaba rapidinho tão logo fisgue o peixe graúdo. Tudo cfe a programação dos efetivos comandantes da tropa de choque golpista tupiniquim que, acredito, nem deve ter sido tão dispendiosa qdo comparada com experiências similares neste planeta deliberadamente caótico.

  8. “E é muito custo também:

    “E é muito custo também: nunca vi na imprensa, porém, um único levantamento sobre quanto custa a Lava Jato.”

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/08/impacto-da-lava-jato-no-pib-pode-passar-de-r-140-bilhoes-diz-estudo.html

     

    11/08/2015 07h00 – Atualizado em 11/08/2015 09p3

    Impacto da Lava Jato no PIB pode passar de R$ 140 bilhões, diz estudo

    Valor representa um encolhimento de cerca de 2,5% do PIB em 2015.
     

    Será que terá valido a pena?

    resposta: Não. porquê a intenção nunca fi combater  corrupção. Se fosse, o Juiz Supremo Moro não poderia se fazer de surdo quando o Youssef denunciou o Aécio. E por duas vezes.

  9. Perfeito!…

    Os geradores de despesas quarendo destruir os geradores de receitas por puro ranço ideológico contra o PT!…Lesas-Pátria!…

    Putz….. a última foi o MPF na denúncia contra Zé Dirceu, apontar que ladrão emite Nota Fiscal!….Um horror!…

    Qualquer pessoa ligado ao PT que tenha uma empresa que prestou serviços as envolvidas na Lava-Jato, pode ser acusada pelo MPF de estar recebendo,  pasmem, dinheiro desviado da Petrobrás!….Ridículo!…

  10. A partidarização da justiça

    E com certeza a Polícia Federal, o STF e o juiz Moro foram nomeados pelo PSDB, que está no poder há 12 anos, né?

    Eu também não aguento mais assistir à Lava Jato, porque não aguento mais ver a corrupção no país. O problema não é a corrupção, o problema é a punição da corrupção, certo?

  11. É um desabafo de muitos de

    É um desabafo de muitos de nós. Não acompanho mais. Agora fico na espera do dia em Moro será mais um Joaquim Barbosa, deixado de lado depois de usado. Aliás, os golpistas são tantos e tão diferentes, são tantos almejando o poder que espero, pelo bem de todos, que o golpe não tenha êxito. Já pensou? Até agora já são 4 candidatos a presidente pelo PSDB, outros centos para prefeito de SP, milhares de olho em vagas no TCU, STF, MPF e que tais. Vai ter um monte de exonerações e um monte de acirradas indicações. Diante de tanta luxúria que o poder oferece, quem vai controlar essa tropa? Vai vir de fora, digo do sistema finceiro global, as indicações neobiônicas? Vai ter muita cabeça rolando e muita gente arrependida de de tal aventura. E a última do Datafolha, alguém já viu? Tá querendo fazer pesquisa no congresso para ver quem é favorável ao golpe (i)legal. Advogado diria: quê qué isso? Indução do júri?! Protesto! Nem precisa contar, a gente já sabe quem são. Esse pig tá abusando da paciência nossa de cada dia. STF, STF, corta logo essa história de financiamento empresarial… 

  12. Copiando

    A Joana Maranhão na CartaCapital :

    “Exausta do discurso repetitivo e da moda, que afirma com ódio no coração, que as fronteiras da corrupção se resumem a um único partido dentro do Brasil”.

    FHC, Moro, Serra, Aécio  e Cunha. Chega ! o PT já está em anemia profunda, nÃO BASTA , NÃO ?

  13. Um dos motivos da queda de vendas dos jornais e …

    Um dos motivos da queda de vendas dos jornais e diminuição do IBOPE de determinadas emissoras de TV é a saturação do mesmo assunto durante muito tempo.

    Ninguém aguenta mais, é uma novela que já passou do ponto.

    Parece que os jornais brasileiros e as empresas de TV não sabem que uma forma de tirar o interesse da população de dado assunto é repetir a tal ponto que fica algo massante e repetitivo. Nos Estados Unidos quando se quer tirar um assunto do interesse da população se satura de informações sobre o assunto.

    Uma pessoa normal já não sabe mais quem é quem, se é delator, testemunha, acusado, juiz ou qualquer coisa.

    Alguém poderia fazer uma pesquisa de opinião com uma só pergunta.

    Deve-se prender o réu Moro por roubo da Petrobrás?

    Garanto a todos que pelo menos 30% dos entrevistados diriam que sim, pois na altura do campeonato saturou tanto que ninguém sabe mais quem é quem.

  14. Minimizará, mas não resolverá

    Minimizará, mas não resolverá o fim do financiamento por empresas, e mesmo privado, sempre há caminhos.

    Quanto ao preço da Lava Jato pergunto pelo preço de seus reflexos a  o que reporto-me aos considerandos apresentados em Segurança Nacional e Cidadania: entrelaçamentos inevitáveis (http://blogln.ning.com/forum/topics/seguran-a-nacional-e-cidadania-entrela-amentos-ineviti-veis).

    Ainda sentiremos inveja dos gregos, espero que não dos sírios.

  15. nossa! meu deus! ovelha desgarrada irada do mainstream midiático

    nossa! meu deus!

    ovelha desgarrada irada do mainstream midiático – arrependida o leite derramado e salivando vingança e ódio contra o prato de letrinhas místicas de que comeu e se lambuzou de tanto vender pérolas aos porcos – subiu nas tamancas!

    bem ali no centro do mundo pra todo mundo assistir o circo gran espetáculo midiático de um dia de fúria de um renan jornalista mais realista que o rei…

    seu nassif que se cuide e se benza contra esses voluntarismos arroubos apaixonados insanos em praça pública panis et circenses.

    #força na peruca!

  16. O que seria do Moro e dos

    O que seria do Moro e dos meninos do MP se não fosse o financiamento empresarial de campanha? Nada de prêmio na Globo, nada de manchetes de jornais, nada de autografos, nada de entrevistas, nada de egos lustrados e tinindo. Os vaidosos narcisos agradecem ao financiamento de campanha por empresas.

  17. Aos amigos tudo; aos inimigos a lei

    Passamos a vida reclamando e proclamando que “este é o país da impunidade”. Daí vêm uns membros do judiciário exercer as funções pelas quais são (regiamente) remunerados e, sem mais nem menos, resolvem punir também alguns infratores que, por acaso, são do nosso partido. É chato. Satura mesmo. Nos deixa indignados.

  18. A Lava Jato me parece boa

    A Lava Jato me parece boa iniciativa. O que enche o saco é o circo da Lava Jato, a parcialidade – quem não ouviu Youssef delatando Aécio com todas as letras? – e a truculência de Moro, os vazamentos seletivos da PF e outras desonras e desonestidades (prá não dizer ilegalidades) que-tais. Mas mesmo desse jeito cambeta, o que não pode, na minha opinião, é virar pizza. Mesmo que puna, dessa vez, seletivamente, a ideia dessa operação abre precedentes positivos como nunca antes na História desse país. Circo é entretenimento que, por sua vez, é atributo da mídia. É o habitat dos palhaços, do BBB, da Globo. Justiça, por outro lado, é algo bem sério.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Zq9HpVM8Bs%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=FWdlyY7sRFM%5D

  19. Este circo da mídia me lembra os paparazzi

    As matérias mais inúteis da mídia são as que relatam as atividades normais de celebridades. E a mídia tem a mesma postura com qualquer dado que surge na lava jato.

    Eu apoio a Malu, as 22:19, ao criticar o financiamento empresarial de campanha.

    Além disso, sou a favor do financiamento privado de pessoas físicas com limite, e este artigo não diferencia estes tipos de financiamentos e é contrário aos dois tipos.

    1. Caro BVD

      Paulo Nogueira do DCM é um fã declarado dos paises escandinavos (Dinamarca, Suécia e Noruega). Lá o financiamento de campanhas é público (http://spotniks.com/publico-ou-privado-saiba-como-sao-financiadas-as-campanhas-politicas-ao-redor-do-mundo/ )

      Acho até que ele fez um texto no seu blogue sobre a Dinamarca ou Suécia, não lembro.

      Assim como o PT, o PCdoB, o PSol e varios outros setores da esquerda, ele também defende o financiamento público.

  20. Fala de Um Analfabeto Político?

    Li com todo o carinho , pois antes de tirar conclusões prefiro ouvir(ler) todos os pontos de vista.

    Sou um homem, pai de familia, não pertenço a nenhuma classe social vigente neste país, pois não tenho direito a bolsas especiais e tão pouco usufruo do luxos de alguns. Sou apenas alguém que luta dia após dia para ter um prato de comida ( por vezes um simples miojo com ovo cozido) para mim, esposa e um filho de 12 anos. Sou também aquele que paga um valor de aluguel desmensurado em um lugar que também tem seu IPTU hipervalorizado, por causa da UPP, risos, como se UPP retirasse do lugar a criminalidade, mas enfim…Concordo que esse assunto, lava jato, Dilma, Lula, Aécio , PT , e tudo o mais que esta incutido neste contexto já encheu o saco. Nunca fui favorável a debates políticos, nunca me inteirei sobre propostas políticas, até porque desde que me entendo por gente escuto piadas denegrindo essa categoria de profissionais. Portanto chamar político de ladrão isso eu já ouvia a pelo menos 40 anos atrás. Certo que talvez não com tanta veemencia, mas penso que o mundo virtual tenha viabilizado tal abertura.

    Ao ler o termo “analfabeto político”, refleti a respeito , me senti insultado, mas por fim concordei. Sim posso até ser um “Analfabeto Político”, mas entendo muito, inclusive em tais circunstâncias fui forçado a me especializar, em identificar o indivíduo mal carater quase que pelo cheiro. Sei que não somente eu, mas toda uma grande parte dessa nação impotente que assiste aos formadores de opinião e seu desfile de pseudo cultura sabemos muito bem que esse cenário atual no Brasil não passa de fachada para que o mau carater se esconda e continue a fazer o que ele sabe fazer de melhor, isto é, agir em benefício próprio doa a quem doer.

    Sou “Analfabeto Político” sim mas sou especialista em identificar o Mau Carater.

    Agradeço a atenção.

    Alberto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador