O combate à corrupção e a atuação da Polícia Federal

Por Diogo Costa

COMBATE FRONTAL À CORRUPÇÃO – Um dos debates mais distorcidos no Brasil atual é aquele que versa sobre o tema da corrupção. Tentarei, ao menos em parte, desmistificar um pouco este assunto. Há muito palavrório e mentiras a respeito deste tema, portanto, é preciso ver o que realmente está acontecendo e acabar com as falácias.

Nunca houve tanto combate à corrupção quanto nos governos do PT. E provo isto com dados estatísticos, não com devaneios, delírios ou íntimos desejos. Vamos aos fatos.

Operações da Polícia Federal do Brasil:

-2003: 16
-2004: 42
-2005: 67
-2006: 167
-2007: 188
-2008: 235
-2009: 288
-2010: 270
-2011: 260
-2012: 289
-2013: 296

-Total (11 anos): 2.118 operações da Polícia Federal
-Média anual – 2003/2013: 192,5 operações

Até o dia 19 de maio deste ano de 2014, a Polícia Federal já realizou 85 operações.

Agora, o dado fatal:

-Oito anos de FHC/PSDB: apenas 28 operações da Polícia Federal.

Estes dados das operações da Polícia Federal, indesmentíveis, comprovam que antes dos governos de Lula e Dilma, absolutamente nada era investigado neste país. Não foi a corrupção que aumentou, mas sim o combate frontal à mesma.

Por fim, recordem da triste e tenebrosa figura do antigo Procurador Geral da República, Geraldo Brindeiro. Ele foi alcunhado corretamente naquela época de ‘Engavetador Geral da República’.

Este cidadão jamais venceu os pleitos internos no Ministério Público Federal, nunca ficou em primeiro lugar nas listas tríplices do Ministério Público Federal e mesmo assim foi conduzido à chefia do órgão em 1995, por FHC. E posteriormente foi reconduzido em três vezes consecutivas (1997, 1999 e 2001).

Nunca antes na história deste país um governo foi tão absurda e descaradamente blindado dos mal feitos, como foi no passado recente, o governo tucano de FHC.

Poucos recordam destes fatos, da blindagem escancarada que escandalizava a oposição e o próprio Ministério Público naqueles idos tempos. Pois bem, foi justamente para se contrapor a este escândalo do PSDB, e da “grande mídia” que sempre lhe deu cobertura, que o PT optou por mudar diametralmente este tipo de procedimento.

A partir do governo Lula (Dilma manteve o critério) a chefia do Ministério Público sempre coube ao procurador mais bem votado nas listas tríplices do MP. Isto garantiu uma autonomia e uma independência investigativa jamais vista em toda a história do Ministério Público Federal.

E isto, é bem verdade, causou problemas incomensuráveis para o próprio PT, sem dúvida alguma.

Foi com base neste critério, de prestígio do Ministério Público, que nos governos do PT o mais bem colocado nas listas tríplices foi alçado a condição de Procurador Geral da República, independentemente das simpatias ou antipatias que tivesse em relação ao governo federal.

Lembremo-nos dos indicados:

-Cláudio Fonteles, em 2003;
-Antonio Fernando de Souza, em 2005 e 2007;
-Roberto Gurgel, em 2009 e 2011;
-Rodrigo Janot, em 2013.

Isto foi uma conquista importantíssima do povo brasileiro, ou será que gostaríamos de voltar ao tempo da blindagem escancarada, da inoperância da Polícia Federal e do Ministério Público Federal?

Ou será que gostaríamos de voltar ao tempo onde a sujeira era solenemente varrida para debaixo do tapete e onde as gavetas ficavam cheias e trancafiadas?

Muitos dos gritadores atuais, que bradam a plenos pulmões “contra a corrupção”, e sofredores de amnésia seletiva que são, estão na verdade é com saudades dos tempos em que eles eram governo e faziam o que bem entendiam, ao arrepio da lei e das instituições da república.

Em verdade, sentem saudades dos tempos onde nada era investigado (ou se investigava somente os inimigos), e também sentem saudades dos tempos onde a mídia venal encobria os mal feitos dos seus lacaios parlamentares de estimação.

Redação

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. REsposta pronta do psdb: a PF

    REsposta pronta do psdb: a PF é independente e se ela investiga mais é por que “agora” tem mais crimes por conta da esquerda vingativa!

  2. contra fatos nao existem argumentos !!!!!

     e quando conseguirem tirar do comando aquelas raposas bolorentas, e deixar essa garotada assumir, vai dar o que falar.

  3. Post didático, Diogo, a ser

    Post didático, Diogo, a ser distribuído nas redes sociais, onde abunda a desinformação coxinha. 

    Agora cá para nós do público interno. A mudança na PGR não precisava ser tão radical. Botar tucano, como o Antonio Fernando, e o Gurgel, não é ser republicano, é ser suicida. A mesma coisa vale para a PF, cujo omisso ministro da justiça deixa a banda tucana deitar e rolar. Duvida que vão aprontar uma paralização geral para a Copa? 

  4. onde tem PT…

    tem investigação e corruptos são presos, isso encomoda o PSDB, pois é sem dúvida o partido que tem mais integrantes e governos envolvidos com corrupção. Precisamos eleger o máximo de candidatos do PT, mesmo que a oposição e a Globo tente botar fogo ou excitar uma guerra civil.

  5. EXCELENTE, MAS ANTES DE 2003?

    A pesquisa está excelente. Mas seria interessante saber os números anteriores a 2003.

    Infelizmente, o apoio ao trabalho da Polícia Federal e ao combate à corrupção está mostrando com maior ênfase a existência da corrupção, de forma que está dando a impressão que antes não existia, ou seja, com o PT no governo a corrupção teria aumentado. 

    Não é verdade., mostra-nos que a falta de ações policiais e a inércia do Judiciário esconderam a poeira intoxicante da corrupção existente antes de 2003, que era muito, mas muito maior do que hoje, pois jamais era matéria de primeira página dos jornais brasileiros. 

    1. Analise sem esta paixão cega…

      Ideologia todos temos, mas, se for analisar cegamente sua ideologia vai prejudicar você e a nossa nação. Corrupção existe desde o descobrimento e isto é fato, como é fato que o governo do PSDB é menos repúblicano e democrático.

      Tirando os fatos apresentados no texto, da bilndagem nada repúblicana, vamos mais algumas análises:

      1° Corrupção sempre existiu, sempre vai existir e pode estar acontecendo neste exato momento.

      2° As polícias judiciárias, federal e civis são subordinadas ao executivo. Se o executivo quiser blindar-se, vai conseguir, conseguentemente não vai haver investigação.

      3° O Ministério Público é autonomo, mas, a indicação do Procurador é exclusividade do executivo, então, se não quiser o andamento de investigações é só colocar quem o faça, conseguentemente não escolhendo o mais votado entre seus pares.

      4° O poder judiciário é autonomo, porém, a escolha de seus membros há não ser a 1° instância é do executivo, então, se quiser blindar-se vai conseguir.

      Conclusão: Pode haver muita, mas, muita corrupção, se estes orgãos estiverem blindados, não haverá invesigação, denúncia e jugamento. Que segundo o seu critério a corrupção pode diminuir, basta blindar estes orgaõs, portanto, o que você diz é falacia ou esta cego por questões ideológicas. 

  6. O PT valorizou a Policia Federal e o PGR

    Esta é a questão. Todo governo tem grande chance de ser corrupto devido às facilidades que se lhe apresenta. O que vale é a ação isenta da polícia e da justiça e isto é que define um governo como corrupto ou não. Vejam o psdb/pig: bloqueou a polícia e blindou a justiça.

    A Policia Federal deve sua importancia atual ao PT. Não se pede que o PF blinde o PT, mas que ela seja isenta. A PF deve sua importancia e visibilidade atual ao PT.

  7. Mais ou menos !
    É verdade que

    Mais ou menos !

    É verdade que no governo petista foi dada uma sacudida na questão da corrupcão.

    Mas na tabela apresentada sobre o número de operacões realizadas pela polícia federal  , falta incluir algumas colunas de informacão , que talvez sejam difíceis de ser obtidas : envolvidos efetivamente condenados , montante de recursos efetivamente recuperados aos cofres públicos . 

    Como nenhuma corrente é mais forte que seu elo mais fraco , penso que se olharmos para os resultados finais continuaremos decepcionados. 

    A Polícia Federal está ótima. E o Ministério Público do doutor Gurgel e do doutor De Grandis , que sentam em cima dos processos ou os guardam indefinidamente em suas gavetas ? E o Judiciário de Gilmar Mendes , que solta Daniel Dantas e persegue Fausto de Sanctis e Protogenes Queiroz , ou ainda anula operacões como Satiagraha , Boi Barrica ou Castelo de Areia ? 

    E o próprio poder Executivo, do senhor Gilberto Carvalho que tem linha direta com advogados que defendem Daniel Dantas , como Luis Eduardo Greenhalg ?  

    Se o termo de comparacão é com a gestão anterior , a situacão melhorou muito. Mas para se ter algo decente, ainda precisa melhorar muito para  ficar ruim . A falta de transparência e controle externo por parte da sociedade civil é total . 

    1. Mas “Ministério Público do doutor Gurgel e do doutor De Grandis”

      e o o “Judiciário de Gilmar Mendes” não dependem do Governo Federal (Poder Executivo). Se são podres, e estão sem sombra de uma dúvida, o poder que tem o dever de fiscaliza-los é o Congresso, em especial o Senado Federal, que nada faz para provar que serve para algo.

      1. Não dependem do governo

        Não dependem do governo federal uma ova !

        Se nunca se deu ao trabalho de ler a consituicão federal , vá lá e veja a quantidade de assuntos cuja matéria legislativa  são de iniciativa privativa do presidente da república. 

        No Brasil , o chefe do executivo tem enorme poder legislativo. 

  8. A Fenapef diz o

    A Fenapef diz o contrário:

    Relatório da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) informa que a PF reduziu drasticamente as operações de combate à corrupção nos últimos anos. O documento aponta queda significativa em investigações dos crimes de peculato, concussão, emprego irregular de verba pública, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, entre outros crimes que, em linhas gerais, indicam malversação de recursos públicos. O total de indiciamentos nesses crimes caiu de 10.164, em 2007, para 1.472, em 2013 — uma redução de 86%.— A PF não está fazendo o mínimo de operações e prisões que fazia há sete anos. A PF está passando por uma crise que pode levar até à sua extinção — criticou Jones Leal, presidente da Fenapef. O relatório da entidade mostra queda acentuada das operações de combate à corrupção a partir de 2007, quando o delegado Luiz Fernando Corrêa assumiu a direção da PF em substituição a Paulo Lacerda. A baixa produção se prolongou na administração do atual diretor, Leandro Daiello, que está no cargo desde o início do governo Dilma.Pelos dados da Fenapef, em 2010 a PF indiciou 3.874 pessoas por formação de quadrilha,771 por peculato, 9 por emprego irregular de verba pública, 99 por concussão (cobrança de propina), 367 por corrupção passiva, 1.201 por crime contra o sistema financeiro e 456 por lavagem. Naquele ano, a PF também indiciou 704 prefeitos por crime de responsabilidade. O desempenho, que já não era dos melhores, piorou se comparado com as estatísticas deste ano. De janeiro até o fim de novembro, data do levantamento, a PF indiciou 759 pessoas por formação de quadrilha, 185 por peculato, uma por emprego irregular de verbas públicas, 14 por concussão, 78 por corrupção passiva e 123 por lavagem. Nestes 11 meses, 102 prefeitos foram indiciados por crime de responsabilidade. A Fenapef fez o levantamento com base em dados do Sistema Nacional de Informações Criminais, abastecido com registros da própria polícia. São informações oficiais que servem de base a decisões judiciais e à emissão de certidão de antecedentes criminais. O GLOBO encaminhou os números à direção da PF, por intermédio da assessoria de imprensa, na segunda-feira. Mas a instituição não se manifestou.

    1. Mas menos indiciamentos não

      Mas menos indiciamentos não significa menos investigação. Pode ser que que o número de crimes tenha despencado, oras.

  9. As diferenças.

    Transparente, claro e didático, como nenhum outro comentário, o que o companheiro Diogo Costa, postou nesta pauta. Antes nada, ou quase nada, especialmente quando atingia a “amigos do Rei” eram investigados, e quando eram, nada era divulgado, na grande mídia, e na grande maioria dos casos, as denúncias eram arquivadas, e tudo caía no esquecimento público.

    Desde o 1º dia dos governos petistas, todas as instancias judiciárias, tiveram suas prerrogativas garantidas, e nenuma denúncia, deixou de ser investigada, fosse contra pessoas do staff governamental ou não, e as penas e seus cumprimentos, não foram contestadas, mesmo aquelas mais injustas.

    Isso faz a diferença, e os números mostrados pelo Diogo, não deixam dúvidas.

  10. Corrupção

    Otima materia. Era preciso que muitos que falam sem saber a verdade lessem este artigo. Como é sempre bom recordar, para onde sera que foi o dinheiro da venda das telecomunicações pelo finado Serjão. Sera que foi para pagar a divida externa mesmo? So que esqueceram de pagar e o dinheiro sumiu. Isto é corrupção da brava pois foi uma das maires privatizações do mundo!!! se comentou na época.Um abraço Nacif

  11. Simplesmente incontestável.

    Simplesmente incontestável. Infelizmente, dados como esses não são usados para confrontar e desmentir a percepção falsa de que os governos do PT foram frouxos moralmente, como costumam alegar os colunistas e articulistas amestrados.

    O que causa espanto é que a “gloriosa” classe média brasileira, tão autossuficiente na sua suposta cruzada para o bem da moralidade, “engula” de forma equina essa total inversão dos fatos. 

      1. Sobre o PGR não

        Sobre o PGR não precisa de fonte já que uma simples pesquisa na internet, jornais você acha isto. Isto já comprova à falta de senso repúblicano e democrático por parte de quem o conduziu, mas, sobre os dados da PF para mim é novo. Lógicamente que uma fonte reforçaria a matéria. Mas 50% já esta provado!

  12. Não se pode esquecer, dedução

    Não se pode esquecer, dedução minha, que com os mecanismos mais rígidos de controle das ações irregulares do Funcionalismo Público Federal do Executivo, a tendência é a diminuição da corrupção no âmbito do Governo Federal.

    Em havendo mecanismos de controle por parte do Governo Federal, investigação da PF e do MPF com posterior punição para a corrupção/ilicitude menos pessoas vão se arriscar a cometê-las. 

     

     

    1. Foi criada também a

      Foi criada também a Controladoria Geral da União (CGU) em substituição à antiga corregedoria, ligada diretamente à Presidência da República.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador