newsletter

Assinar

O último lance de Moro-Gilmar

Nos últimos dias, o juiz Sérgio Moro explicitou de vez seu ativismo político.

  1. Manteve um fluxo interminável de vazamentos contra Lula, em relação ao tal tríplex de Guarujá e o sítio de Atibaia.

  2. Quebrou “inadvertidamente” o sigilo que a própria Polícia Federal solicitava para a ampliação das investigações sobre o sítio, a fim de não interromper o fluxo de vazamentos.

  3. Mandou deter funcionários da Murray, empresa controlada pela Mossak Fonseca, lavanderia panamenha, em nome da qual estavam vários imóveis do edifício Solaris de Guarujá. Quando se soube que a Murray detinha o controle também da mansão dos Marinho, das Organizações Globo, em Paraty, foram soltos imediatamente e o assunto morreu.

***

Essas preliminares são importantes para se analisar os antecedentes de sua decisão de “oferecer” ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) três delatores visando incriminar o Caixa 1 da campanha de Dilma Rousseff.

***

Esse jogo estava desenhado desde novembro de 2014, logo após o encerramento das eleições.

No dia 18 de novembro de 2014, alertado por fonte altamente informada, publiquei o post “Armado por Toffoli e Gilmar já está em curso o golpe sem impeachment” (http://bit.ly/1TjVrfU). Lá, explicava que o processo de impeachment exigiria 2/3 do Congresso a favor. Já a rejeição das contas impediria a diplomação A estratégia de Toffoli e Gilmar consistiria em trabalhar o conceito de irregularidade no caixa 1. “Gilmar alegará que algum financiamento oficial de campanha, isto é Caixa 1, tem alguma relação com os recursos denunciados pela Operação Lava Jato. Aproveitará o enorme alarido em torno da Operação para consumar o golpe”.

***

No dia 21 de novembro, Gilmar montou uma operação de guerra para analisar as contas de Dilma, inclusive digitalizando todos os recibos e colocando na Internet, confirmando o que antecipara.

No dia 22 de novembro, sob o título “Juiz Moro monta a segunda garra da pinça do impeachment”( http://bit.ly/1PNqts6) relatava o segundo passo da operação, a decisão de Moro de estender a quebra de sigilo das empresas de Alberto Yousseff até 2014.

Nos dias seguintes, Moro e a Lava Jato trataram de abastecer a imprensa de notícias insistentes sobre o Caixa 1 visando preparar o clima para a votação final no TSE.

No dia 25 de novembro, por exemplo, o pessoal de Moro vazou para o Estadão uma tal “Operação Apocalipse”, um executivo da Galvão Engenharia teria feito em junho desembolso a emissário da Petrobras. informava que, segundo Paulo Roberto Costa, o dinheiro ia para Renato Duque que repassaria parte para o PT.

***

Por aqueles dias, advogados de empreiteiros acusaram Moro de estar ocultando o nome de políticos mencionados nas delações, visando manter o controle sobre aspectos políticos da operação.

No dia 26 de novembro Moro veio a público defender-se da acusação. Admitiu que crimes de agentes políticos eram da alçada do STF e sustentou que se limitava a apurar “crimes licitatórios, de lavagem e, quanto à corrupção, apenas de agentes da Petrobras”.

***

Por pouco Gilmar não logrou emplacar a tese do Caixa 1.

Já tinha assegurado 3 votos a favor quando Luiz Fux, o esperado quarto voto, refugou. Sem ter maioria, Gilmar acabou votando pela aprovação das contas com ressalvas.

Gilmar não desistiu. No dia 30 de agosto de 2015, o Procurador Geral da República Rodrigo Janot arquivou pedido de Gilmar para investigar duas prestadoras de serviços da campanha de Dilma.

Janot alegou "a inconveniência" da Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral se tornarem "protagonistas exagerados do espetáculo da democracia, para os quais a Constituição trouxe, como atores principais, os candidatos e os eleitores", demonstrando ainda preocupação de haver judicialização exagerada capaz de atrapalhar as condições de governabilidade do país. 

***

Agora, Moro joga a última grande cartada, com essa proposta de transformar o TSE em um tribunal criminal, para ouvir depoimentos de presos da Lava Jato. Comprova que a Lava Jato virou o fio e se despiu das preocupações de aparentar uma postura neutra.

***

Por já ter virado o fio, provavelmente será a última tentativa de Gilmar Mendes e Moro de atuar politicamente através da Justiça.

Superado mais esse movimento, espera-se que volte uma relativa normalidade política para que o governo comece a governar e a oposição a fazer a crítica política – como ocorre nas democracias maduras, e não nas republiquetas de Terceiro Mundo.

Imagens

Média: 4.2 (85 votos)

Recomendamos para você

170 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

imagem de Mogisenio
Mogisenio

Recriando uma UTOPIA.

Nassif e equipe, debatedores, bom dia.

 

Nassif após ler o seu texto e refletir um pouco cheguei a algumas conclusões as quais gostaria de compartilhar aqui. Vejamos.

 

Antes porém,  gostaria de deixar claro alguns pontos:

Minhas conclusões  são provisórias e não exaustivas mesmo porque não possuo TODAS as informações devidamente comprovadas sobre os fatos. Portanto, é possível mudá-las sem  entrar em contradição e sem gerar qualquer ambiguidade, dúvida ou mal a quem quer que seja.

Também gostaria de deixar claro que votei no LULA, admiro o Lula. Digo isso como cidadão, de longe. Não o conheço pessoalmente. E eu li o plano de governo do PT, comparei com os demais e cheguei a conclusão de que seria o melhor para nós, brasileiros. No entanto, tenho um "sentimento" de que o PT tem se equivocado ou errado muito na condução do país, em âmbito federal. Se a mídia ajuda ou não é outra coisa. ( longa história, não entrarei nessa digressão aqui). Continuemos.

Votei na Marina em 2010 pensando que ela poderia ser uma opção progressita para o país. Ledo engano. Vi o quanto ela é capaz de mudar de "ideologia" de uma hora para outra,  no ano passado. Obs.: quando digo que votei num candidato penso também no plano de governo e no partido.

Prosseguindo.

Em 2014 votei na Dilma e desde então estou defendendo o seu governo. Espero realmente que sua excelência consiga realizar bons projetos para o Brasil, sobretudo, a partir deste ano. Ano que realmente começa o seu segundo mandato, vez que o PLANO PLURIANUAL passa a vigorar.

Dito tudo isso, passo agora as tais conclusões provisórias.

 

Não creio sinceramente que o Juiz Moro esteja atuando de forma "conspiratória". Ora, acreditar nisso seria o mesmo ou quase o mesmo  que acabar com o poder judiciário brasileiro. Ferir de morte um dos poderes da república o que é inadmissível.

Se não pensarmos assim, fim de papo. Acabou nossa Organização de poderes. Podemos "chutar o pau da barraca" porque nosso poder judiciário não estaria em condições de resolver CONFLITOS de interesse. Não se trata apenas de "inseguraça jurídica. Trata-se de uma quebra de contrato social. Fim. Acabou o estado democrático de direito. E se acabou o estado democrático de direito  VALE TUDO. Acabou a utopia? Não, acabou mais que isso. Preparem-se para a revolução.

 

Para os mais apressados digo-lhes que não estou comentendo o sofisma da indução. Não se pretende extrair conclusões gerais de casos particulares. Todavia, o caso concreto em pauta ( operação lava jato, ou "mãos limpas à brasileira) tem proporções nacionais. Não se trata como se sabe de um caso qualquer. É um daqueles que está sendo acompanhado por muitos brasileiros pois não sai da mídia. Não sai da internet, não sai da pequena nem da grande mídia. Enfim, está na cabeça de todos os cidadãos que tenham ao menos alguma noção de cidadania. Está nos comentários de motoristas de taxi, nos do  café da esquina, na praça, na rua, no clube social de domingo, do Oiapoque ao Chui.

Voltando.

É importante dizer que o Juiz Moro não atua da forma que bem entende. Isso seria um absurdo.  Ora, ele É PROVOCADO por uma das partes e SÓ PODE agir de acordo com o que está nos autos. Além disso, a outra parte, isto é, a parte da DEFESA  ou do ACUSADO( ou do réu) tem AMPLA DEFESA E CONTRADITÓRIO e um due processo of law para agir. 

Ora, ora senhores vamos ou não vamos considerar nosso Estado democrático de direito?

Portanto, é IMPOSSÍVEL, considerando-se que estamos num ESTADO democrático e de direito,  um Juiz, sobretudo  de instância inferior,  ter a condição de MANEJAR todas as decisões  de todos os órgãos do poder  ou mesmo de instâncias superiores do poder judiciário.  

Além disso,  seria ingênuo acreditar que  os advogados dos acusados estariam inertes, deixando tudo isso acontecer sem nada fazerem . Os advogados, certamente, estão  atentos para defender os interesses de seus clientes. Pensar o contrário  é, no mínimo,  pura ingenuidade ou especulação.

Por isso, ainda quero crer que a atuação do Juiz Sérgio Moro está atuando ABSOLUTAMENTE dentro da lei e dentro dos limitess de  sua competência. Espero também que aqueles que cometeram atos ilíticos sejam efetivamente condenados e cumpram suas respectivas penas e que estas  não sejam nada mais nada menos do  que está previsto em nosso ordenamento jurídico. Relembrando, não estamos mais na época do olho por olho dente por dente!

Quanto aos ministros do STF aí a situação já muda. Muda e muito.  Esse é o meu sentimento.

STF é órgão final, como todos já devem saber. Trata-se do  fim da linha INTERNA no que diz respeito ao órgão  do  poder judiciário. Todavia, tem sua competência também. 

E quanto aos ministros, indago-me: tenho simpatia pelo ministro Gilmar Mendes? Não, não tenho. Nenhuma.

Todavia, ele é ministro e quer gostemos ou não dele, somos OBRIGADOS, repita-se, somos OBRIGADOS a respeitar sua COMPETÊNCIA. Só isso. 

Graças ao bom deus e principalmente da "boa deusa", a  CR/88,  temos outros ministros. Temos gente do calibre de um Barroso da vida que a cada dia tem nos dado aulas de ponderação, razoabilidade e  senso de justiça. Evidentemente, temos outros ministros de altíssimo nível. Não vou delongar nesse ponto. 

Prosseguindo.

Por fim, gostaria de reforçar a esperança de que as DECISÕES DE MÉRITO possam mostrar ao povo brasileiro que a ordem foi mantida com razoabilidade e  proporção. Espera-se também  que aqueles que por enquanto são ACUSADOS  sejam, efetivamente absolvidos ou condenados, de forma JUSTA e  dentro dos limites da lei.

Espero ainda  que o grande LULA continue sendo o grande LULA e que sua excelência, a presidenta  Dilma mostre ao  país do voto do cabresto, do voto censitário, do voto masculino( até os anos 1930),   que o gênero feminino pode mudar o rumo de nossas "tradiçoes" machistas, autoritáritáris, caudilhistas e escancaradamente desiguais!

Do fundo do coração para todos os irmãos brasileiros "cordiais"( do bem)

"Cordialmente"

Mogisenio

 

Seu voto: Nenhum (16 votos)

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Leonardo Neves
Leonardo Neves

A Globo não pode

O item três, no início do comentário do Nassif me estarrece. Quando se descobriu que a empresa panamenha Mossak Fonseca, que controla a Murray, também detinha o controle da mansão dos Marinho, seus empregados foram soltos e não se falou mais nisso. Que bárbaro! Tal qual a denúncia dos pagamentos de pensão a amante de FHC, ex jornalista da vênus platinada em Paris, feitos pela empresa Brasif. NADA será apurado! Os vazamentos seletivos da vaza-jato se parecem com os mesmos vazamentos que deram o mote para desmantelar a operação Satiagraha. Começou a encostar em quem realmente detém o poder e o judiciário afina. O Moro e seus comparsas podem vazar, o Protógenes não. Não há mais dúvidas de que há uma orquestração por trás de todas essas "coincidências" estranhas. Enfim, estamos vendo uma quadrilha dominando o judiciário. As condenações e os processos levam em conta os possíveis réus. Se não for do agrado da casta, a dureza da lei. Do contrário, o silêncio (estrondoso, que seja). O STF referendar a lei da anistia foi patético, para não dizer vergonhoso. Dá a exata medida de quem realmente manda no Brasil. Eu, como cidadão, não confio no que o STF decide. 
 

Seu voto: Nenhum
imagem de luiz.polins
luiz.polins

governo sem norte

povo do  Brasil, o que nos resta agora  seria protestos e mais protestos, em todos

municipios que tiveram condicoes para tanto, exigindo sob atuacao pacifica que

nossa presidente use sua postura de coronel de frente de batalha, e exija que seus

acomodados e inertes ministros, tirem os traseiros de seus  confortaveis gabinetes e

trabalhem  muito, mas muito mesmo, e parar de chutar previsoes incertas e dizer 

que eh como divilgam...afinal, a casa os numeros. sao piores...

senhora presidente, coloque sua equipe em campo pra ganhar esta partida que

eh vencer a crise. acredite, sera vitoriosa e ficara honrada e heroina no poder ate

2018...vamos tentar, permita-me coloque se time a fazer contatos, visitas e convites

a executivos em negocios prospectivos e tudo vai se restabelecendo...

economia, vendas ao exterior, turismo,  empregos, infraestrutura e apoio de nosso

povo...creia senhora dilma que venceremos. temos que tentar...nao recue...

se preciso,  vai ter nossa protecao,,,nao voto no pt, voto  no brasil e em o comanda..

vamos com. Deus..?

Seu voto: Nenhum
imagem de Dalmar Viana de Souza
Dalmar Viana de Souza

as duas vergonhas do judiciário

É dificil ver essas duas figuras (sergio moro e gilmar mendes) acabando com a Dempocracia no Brasil, homens revestidos de "autoridade" à serviço de partidos políticos , agindo como subordinados de emissoras de televisão (ganham até premios!). Não sabem o que significa "Justiça".  vai o significado: s.f. Particularidade daquilo que se encontra em correspondência (de acordo) com o que é justo; modo de entender e/ou de julgar aquilo que é correto. 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de rogerio lopes
rogerio lopes

Nao e isso que mais de 80% do

Nao e isso que mais de 80% do povo brasileiro acha, inclussive eu PT nunca mais

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Leonardo Neves
Leonardo Neves

Escreva direito

Inclussive foi um terror. Eu sei que a pressa é inimiga da perfeição mas releia o que posta ou vou te mandar um convite para conhecer madame Natasha, que dá aulas de português e bons modos, kkkk.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de luiz.polins
luiz.polins

uniáo e crescimento

povo  do Brasil: pior que a desigualdade social, falta de oportunidade, zelo governamentál quanto a saude, escola e outros, tálvez a indiferenca e o desprezo machuquem mais as pessas. aquelas humildes, desinformadas, desatualizadas. 

ássim, deixo minha proposta: mais interesse pelo proximo, esclarecendo, ensinando, ajudando de alguma forma. com certeza, fazendo amizades e alertando os mais longinquos vilarejos da  esperteza politica enganosa...quem sabe, nao muito distante  no futuro, ninguem mais caira em armadilhas eleitorais, em futuras geracoes, e politicos tido como espertos  deixarao as cadeiras do congresso e outros poderes e instituicoes para os realmente honestos,  cheios de projetos e trabalho para nosso desenvolvimento economico e credito perante as nacoes...

que se interrompa a rivalidade, o odio, a mentira, a fraude, o compadrio...

que se pense no proximo, na nacao, e teremos paz, trabalho e honra...

eh um sonho como o tinha martin l king...vamos tentar...

como estamos no momento, cavamos nossa propria cova. boa noite, pensem nisso.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Mateus Oliveira
Mateus Oliveira

Importante mencionar que em

Importante mencionar que em maio Gilmar assume a presidência do TSE. Aí é golpe na certa!!!!

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de gustavo SP
gustavo SP

Quando Haddad ganhou a

Quando Haddad ganhou a eleicao para prefeitro de SP, presenciei uma serie de reacoes da classe conservadora arraigada em Sao paulo, que em resumo dizia que algo precisava ser feito urgentemente, pois o PT e seu "bando de pelegos" iam tomar conta do ultimo reduto de "pessoas de bem" deste país, que era o estado de sao paulo.

 

Nao tenho duvidas, que daquele momento, gente dessa elite representada em todas esferas: politicos, empresarios, jornalistas, donos de midia, gente do judiciario, ministerio publico, etc... se organizaram para traçar estrategias para derrubar o PT do poder, custe o que custar. desde entao, o que se viu foi uma caçada a todos que representam  a esquerda deste país, passando por cima de principios democraticos, e incitando a violencia entre cidadaos. O que se viu hoje no forum em sao paulo é somente uma amostra do que vai ocorrer caso essa insanidade persiste. 

 

os brasileiros democraticos nao vao aceitar essa justiça com duas versoes: uma pros amigos, e outra pros inimigos.

Seu voto: Nenhum
imagem de paulosilvério
paulosilvério

Corrupto é ... aquele bichinho das migalhas

Pra mim está muito claro, ao menos, parte da demanda.
Se e somente se os elementos do judiciário envolvidos na operação de cabo a rabo, estivessem a fim de construir algo louvável de literatura enquanto pensamento jurídico posto à prova. Desde o início, toda e qualquer manifestação que amplificasse narrativas do discurso político ignóbil, seria cuidadosamente semantizada ao contexto. Mas apresentaram-se fatos tão sólidos , tão surpreendentes, quanto ao caráter partidário de alguns entes, que chega  a ser motivo de sentimento pela vergonha alheia que virá, quando alguém elabora defesas crentes aos ilibados augustos.

Vá lá nessas defesas correntes - muitas até bem convincentes - tratarem a aparente ação como estratégia conspiratória genial para o bem - e não estou tentando modular. Visto que se a operação colocasse as cartas na mesa para todas as direções de que a casa caiu para o esquema em si, e não para os tais corruptos - pois estes, cada qual tem o seu preferido.
Nada passaria de ritos burocráticos com mil anos de sigilo. No entanto, esse argumento é esparso.

Não é preciso gastar muitas concatenações de ocorrências para concluirmos que o grand finale vendido como certo para os donos de jornais, não passava de uma busca do vir a ser que não veio. Meio capenga. Em meros frutos furados da vaidade, não sei. Mas que de tudo o que foi divulgado como caminhos que levariam as consequências de um passado além PT. Em momento algum vislumbrou-se como possível jogada do tipo pegou geral, isso sim, indefensável.

Então que tipo de enraizamento criminoso é esse ? Quem são os bodes expiatórios "not guilty"?
A fábula toda está apenas no convencimento dos inocentes da audiência?

Seu voto: Nenhum
imagem de Flávio Henrique Souza dos Santos
Flávio Henrique Souza dos Santos

Muito parcial

A análise feita pelo texto tem uma idéia pre concebida, ou seja analisa todos os fatos para chegar na verdade onde se saiu. Isso gera um vies comprometedor

Acho sim que o Juiz Sérgio Moro faz vazamentos intencionais e, até onde pude acompanhar, parece ser o necessário para continuar tendo amparo e clamor público para continuar driblando as pressões que deve receber de enecerramento das investigações. 

Então considero que esses passos para frente e para tras fazem parte de uma estratégia robusta de não ser silenciado. Começou unicamente com o Partido do Governo, já ampliou para segundo partido do poder. 

Agora esbarrando na família Marinho e nas raizes de outros partidos, jogou a isca e espera suporte para poder continuar.

Essa análise não é final e pode ser equivocada, mas é viável.

Vamos aguardar,

Seu voto: Nenhum
imagem de J.Neto
J.Neto

HIPOCRISIA

99,99% dos brasileiros que ganham bons salários honestos, ou políticos, ou traficantes, ou trabalhadores, ou artistas, ou os que receberam alguns bens de família (heranças), se utilizam de laranjas, para esconder fortunas ilegais (maioria de políticos e bandidos - Lulas, Lulinhas, Marinhos, Aécios, Dulcídios, Serras , Alkimins, Dilmas, Cunhas, Sarneys, Fernandinhos, Chicos, Manés, Zés e etc), ou simplesmente para tentar diminuir o pagamento de impostos.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de John Doe
John Doe

Operação plástica

Há um detalhe que não consigo entender.

O ministro da justiça é escolhido pela presidência. E, salvo engano meu, ao ministro estão subordinados todos os assuntos que estejam ligados à aplicação e interpretação das leis, inclusive o TSE.

Então, pergunto: como pode um ministro permanecer passivo diante de irregularidades cometidas por magistrados? À saber: vazamentos de informações para a mídia. Não seria de se esperar que o juiz Moro fosse chamado à Brasília e recebesse instruções específicas sobre como tratar a confidencialidade de seus processos?

Veja-se o Operação Zelotes, por exemplo. À fatos e atos correndo por conta das investigações. A quem é dado conhecer os detalhes dos processos? O que a mídia tem noticiado sobre os implicados? Eu sei, porque trabalhei numa empresa que foi judicialmente encerrada aqui no Estado de São Paulo, uma empresa grande, +-8000 empregados. Seus sócios estão respondendo processos. Ninguém noticiou uma só palavra. Vi uma pequena nota, em um site de notícias econômicas, que inclusive não descia aos detalhes.

Juntamente à esta empresa, há outras e grandes envolvidas, pois era uma prestadora de serviços e fornecedora de mão de obra.

Absolutamente não sou contra a apuração de crimes de corrupção, mas será que não seria possível fazer isto sem tantos holofotes? Haveria alguém com poderes suficientes para intruir o Juiz Moro a impedir vazamentos?

Suponho que sim. Se Aécio tivesse sido eleito, tenho certeza que não haveria tanto circo em torno destas apurações.

E se fosse FHC o presidente, o assunto até já teria sido concluído e encerrado.

Seu voto: Nenhum
imagem de ROBERTO SERRÃO
ROBERTO SERRÃO

OPERAÇÃO PLÁSTICA?

Se Aécio fosse eleito, não haveria apuração alguma, e com certeza, boa parte do nosso erário já estaria em poder de estrangeiros....petrobrás, pré sal, etc... 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Robson Roberto BIlatto
Robson Roberto BIlatto

Mogisenio

Sobre o comentário do Mogisenio, até que enfim acabo de ler algo inteligente, imparcial e raro  ...

Belo texto, compartilho com você os mesmos sentimentos... Que assim seja. 

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de rony
rony

IMPARCIAL?????

Amigo,

Desse texto (Sr. Mogisênio) sobram inteligência e boa colocação das palavras mas imparcialidade, acho que você precisa ler novamente!

Abs

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de rony
rony

IMPARCIAL?????

Amigo,

Desse texto (Sr. Mogisênio) sobram inteligência e boa colocação das palavras mas imparcialidade, acho que você precisa ler novamente!

Abs

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Rodnei
Rodnei

Mogisenio tenta tirar o foco

Concordo, comentário sensato. Algo raro por aí.

Só não fico feliz pois este tipo de discussão:

1.) tentativa de colocar em discussão se este ou aquele juiz tem competência; ou ainda,

2.) se este ou aquele juiz está agindo de acordo com uma agenda política;   

Convenhamos, isso só tira o foco dos resultados necessários à recondução do país à normalidade.

Sintam-se à vontade pra elogiar personalidades históricas (ex-presidente ou não), mas não venha inventar DISCUSSÃO INEXISTENTE. 

Parece até crônica encomendada ... E a mídia é craque nisso, só que não engana TODOS, nem o TEMPO TODO.

Não mais.

Voltemos ao foco: RES_PON_SA_BI_LI_ZE_MOS os responsáveis pela crise:

1. Os que erraram (ativa ou passivamente)

2. Os que deixaram errar: por incompetência ou falta de vontade; e

3. Os que fingem que "não sabiam de nada". (inclusive a mídia paga).

 

Sobramos nós: cidadãos pagadores de impostos.

 

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Moises Gomes
Moises Gomes

Parabéns

Nassif, parabéns, abriu a discursao, é disto que o povo precisa!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Roberto Locar
Roberto Locar

Tirando a política

Tirando a política o que fica são os fatos.

Como a política mostra e esconde fatos, podemos dizer que se gritar pega ladrão, todos fazem cara de paisagem.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de juliano Roberto
juliano Roberto

Li o texto e acompanhei

Li o texto e acompanhei alguns posts debatendo o assunto. Fico na dúvida....afinal todo mundo do governo é honesto e o Sérgio Moro é bandido? O vazamento da informação torna o crime cometido pelo acusado menos criminoso? Ou não houve crime algum em momento nenhum, e toda essa crise é fabricada "pela zelite qui sempri guvernô estepaiz"?

E mais. Quando alguém é pilhado na falcatrua, a saída é dizer que "sempre foi assim" ou então que "fulano também fez" ... Isso o inocenta do crime? Então podemos matar, roubar, estuprar, praticar pedofilia e coisas do gênero, certo? Afinal "sempre se fez isso".

Seu voto: Nenhum (37 votos)
imagem de Oigres
Oigres

Apoiadores de tucanos disfarçados

Pois é, existem além de Tucanos decentes,  alguns que são apoiados por verdadeira Tucanalha na mídia, querendo transmitir ao povo que são salvadores da pátria.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Valfepa
Valfepa

Ativismo Político?

O juiz Sérgio Moro explicitou de vez seu ativismo político?!?.....Frase triste para um momento tão sério que o país deseja ou tem que conhecer a verdade daqueles que se intitularam ser “salvadores da pátria”. Como já escrevi anteriormente...estamos presenciando o “desmascaramento” daqueles que foram expulsos do país, voltaram e tinham a solução para o povo... será mesmo ou será que tinha a solução para seus bolsos? Ah...espero que ativistas possam desvendar ou e colocar para o publico também situações como a do senador que já foi governador e viajou, viajou e viajou com a família ao invés de usar estes momentos “incríveis” para administrar o seu estado, pois foi para isso que foi eleito. E ainda não devemos esquecer que temos casos aqui em SP onde “tudo será investigado com seriedade” mas nunca sabemos qual é o desfecho da historia como propina de merendas, transporte público....será que investigar, julgar e colocar aos olhos do povo situações no mínimo vergonhosas é ativismo? E tenho certeza que se houver uma investigação séria não vai sobrar ninguém nem do PT como do PSDB, PMDB...........  

Seu voto: Nenhum
imagem de L. Souza
L. Souza

Qual a novidade? Sergio Moro

Qual a novidade?

Sergio Moro é apenas mais um dos braços dos Marinhos na Justiça brasileira. 

Seu voto: Nenhum (14 votos)
imagem de Fernando Bonsegno
Fernando Bonsegno

Cartada?

Parece que o último lance não é do Moro, Nassif.

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Renato Ferreira Lima
Renato Ferreira Lima

Lembrar que nas Republiquetas do 3o Mundo...

...Presidentes costumam se eleger fazendo exatamente o que Dilma fez:  fraudando balanços, fraudando informações e, passada a eleição, fazendo tudo exatamente ao contrário do que prometeram.Se, ao menos, João Santana tivesse asumido, ao invés dela faria mais sentido.

Dilma é a Suprema Encarnação do que é a "Mentalidade 3o Mundo" - aquela que acha que ser sério no trabalho é fazer carinha feia e gritar com subordinados. Só no Brasil falta de educação é vista como seriedade. Pode até ajudar, mas não basta - precisa ter cérebro. Steve Jobs, por exemplo, também era um desbocado. Mas tinha cérebro e isso é inegável - enquanto o gênio desbocado criou bilhões de dólares em riqueza, a jaguatirica do Planalto derreteu bilhões de dólares e mandou gente de volta para a probreza. Falta-lhe o que sobra ao americano - cérebro, capacidade, preparo. Dilma é um daqueles animais cuja existência só é possível graças à redoma estatal e partidária que cria ambiente propício ao florescimento de nulidades. 

Valha-me Deus - de acordo com o próprio Lula e o PT, ela era o que havia de melhor nos quadros do partido. Imagine o resto... Bom, vejam o Cardozão... à época, já achava que Vereador era muito para ele... Vejam os Ministérios: é a maior coleção de nulidades reunidas, uma espécie de Ibis da política nacional. Um museu dos horrores!

Seu voto: Nenhum
imagem de Willian Bastos
Willian Bastos

Apoio Numero, Genero e Grau

Concordo pelnamente com seu texto, mas infelizmente os votos valem o mesmo, para qualquer brasileiros. 

Infelizmente incautos elegeram essas Coisas , agora todos sofrem com as Coisas no "Puder".

Seu voto: Nenhum
imagem de rosenvald flavio barbosa
rosenvald flavio barbosa

falta-lhe o que sobra ao americano.............cérebro

triste comentário de um vira-latas.................

viralatices é o que voce escreveu

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Elizabete Gomes
Elizabete Gomes

Ah, juiz! Quem não te conhece que te compre

Passou da hora desse juizinho, começar a ouvir meia dúzia de verdades... O que ele pensa que somos? Idiotas? Acaso não sabemos que todos os partidos receberam doações e que o senhor Aecio Neves foi citado por três delatores? Para de fazer a louca, Moro. Já tá ficando feio pra você. Não basta os vazamentos escancarados, o pacto imundo que fez com a midia? E outra, para de encher linguiça e apresente as provas concretas dessa Lava a Jato. Cadê os comprovantes de depósitos? As assinaturas? Essa história de delator que ouviu beltramo, que ouviu de sicrano, que hora diz uma coisa, hora diz outra, esse prende e solta a toda hora tá ficando patético. Quantos milhões já gastaram nessa Lava a Jato? Isso sem falar no prejuízo que essa operação causou na economia do país. Tudo isso pra chegar em p... nenhuma. Manda prender os caras e o primeiro que delata o Lula já ganha liberdade e redução da pena. É tanta patifaria nessa operação que contando ninguém acredita. Como é que informações sob sigilo de justiça vão parar tão facilmente nas mãos dos jornalistas, principalmente os da Veja? Você tem algum contrato exclusivo com essa revista, um vazamento em troca de uma capa, é isso Moro? Tá na hora de quem investiga, ser investigado também, você não acha juiz?

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de joao ccorreia
joao ccorreia

Meu caro concordo plenamente

Meu caro concordo plenamente com seu comentario esse Juiz é parcial e está macumunado com a Direita radical

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de ROBERTO SERRÃO
ROBERTO SERRÃO

APLAUSSSSOOOOOSSSS!!!!  

APLAUSSSSOOOOOSSSS!!!!

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Marcio Severino da silva
Marcio Severino da silva

Boa resposta

Boa consideração. Tudo tem limites

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Sergio Ricardo
Sergio Ricardo

Mais do mesmo.

Não aprendem nunca.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de EDGAR RODRIGUES
EDGAR RODRIGUES

Ainda bem que vivemos num

Ainda bem que vivemos num pais democrático " " entre aspas. Defender quem disse que viria para defender o povo, roubaram, e não fizeram nada para mudar a educação, a saúde e a economia desse pais. Pegaram a economia estabilizada e simplismente afundaram esse pais. Não sou politico, não tenho legenda e não defendo nenhuma. Sou a favor do Brasil. Acordo todos os dias para trabalhar e vejo diariamente esses políticos gastando nosso dinheiro sem nenhum pudor. Desculpe Luis Nassif, Transformar o judiciário brasileiro em meros conspiradores do PT, da Dilma e de todos os condenados do PT e seus Aliados em meros coitadinhos. Tenha dó. Ter propriedades em nomes de terceiros e usufruir de contas no exterior não é novidade nenhuma. Esconder dinheiro no colchão também não. O único problema e que um dia a casa pode pegar fogo, melhor andar com o colchão embaixo do braço senhor   LULA.  

Seu voto: Nenhum
imagem de Hildebrando Dias Santos
Hildebrando Dias Santos

Conspiração de Nassif.

 Desculpa, ma s o Nassif, não enquadrou o Judiciário como conspirador. onfirmou apenas o que estamos vendo: Um Ministro, Gilmar Mendes, mostrando sua partidarização, em favor de uma direita raivosa de Aécio Neves. Com relação à Tófoli, ainda não está tão explicito assim! Está certo que o Nassif, tem informações, que nós leitores, não temos!

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Hildebrando Dias Santos
Hildebrando Dias Santos

Conspiração de Nassif.

 Desculpa, ma s o Nassif, não enquadrou o Judiciário como conspirador. onfirmou apenas o que estamos vendo: Um Ministro, Gilmar Mendes, mostrando sua partidarização, em favor de uma direita raivosa de Aécio Neves. Com relação à Tófoli, ainda não está tão explicito assim! Está certo que o Nassif, tem informações, que nós leitores, não temos!

 

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Hildebrando Dias Santos
Hildebrando Dias Santos

Conspiração de Nassif.

 Desculpa, ma s o Nassif, não enquadrou o Judiciário como conspirador. onfirmou apenas o que estamos vendo: Um Ministro, Gilmar Mendes, mostrando sua oartidarização, em favor de uma direita raivosa de Aécio Neves. Com relação à Tófoli, ainda não está tão explicito assim! Está certo que o Nassif, tem informações, que nós leitores, não temos!

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Roberto De CAMPOS
Roberto De CAMPOS

Parabéns pela coragem em

Parabéns pela coragem em publicar a verdade que a imprensa elitista não divulga.

Seu voto: Nenhum (13 votos)
imagem de Ivaldo Muniz Carvalho
Ivaldo Muniz Carvalho

Quem é pior a lava-jato ou a inquisição

Hoje já não sei se estamos vivendo novamente a época da inquisição! tô em dúvidam se a inquisição foi tão ruim assim para a humadidade, haja vista a lava jato e em comum com a grande mídia que condena e a sua  faz propria justiça

Seu voto: Nenhum (5 votos)
imagem de JOÃO BOSCO SOARES DOS SANTOS
JOÃO BOSCO SOARES DOS SANTOS

PICARETAGENS E ETC

ESTE CERCO, QUE JAMAIS SERÁ DE PEDRAS E MUITO MENOS DE MONTANHAS E CORDILHEIRAS DE PICARETAGEM CRIMINOSA, INDIGNA E DESUMANA, NUNQUINHA SE CONSOLIDARÁ PORQUE LOGOTORNAR-SE-Á PÓ, ESPUMA E BRISA, E, SOBRETUTO, PORQUE OS SAGRADOS DIREITO E JUSTIÇA TÊM MAIS FORÇAS E MAIS RESISTÊNCIAS QUE O CRIME CONTUMAZ GERADO NOS MAIS TENEBROSOS CALDEIRÕES DA CORRUPÇÃO.

Seu voto: Nenhum
imagem de O liberal...
O liberal...

Eu só quero saber...

Onde foi parar o dinheiro da Petrobrás.

Seu voto: Nenhum (15 votos)
imagem de rosenvald flavio barbosa
rosenvald flavio barbosa

e eu quero saber.............

onde foi parar o dinheiro das privatizações tucanas.

aquela privataria, voce se lembra???

Seu voto: Nenhum (1 voto)

FBI neles!

Se o FBi quiser, os marinhos NUNCA MAIS VOLTARÃO PARA OS EUA!

 

http://www.ocafezinho.com/2016/02/16/lava-jato-triplex-dos-marinho-tem-s...

Seu voto: Nenhum (8 votos)

"As notícias do PIG são cheias de: vírus, malwares, worms e spywares - você tem que ter muito cuidado para NÃO SER CONTAMINADO!"

"Os dois mais importantes dias em sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobrir o porquê... - M

As elites do chamado mercado

As elites do chamado mercado (financeiro) acham-se envolvidas numa luta continua contra o Brasil. Para elas os interesses da ordem social se tornaram ainda mais antagônicos do que a antigo método de solução temporária e dissolução, com o qual eles desregulam a produção. 

Fizeram, então, choques continuos contra as classes da recente sociedade para contrapor-se ao desenvolvimento da moderna distinção do modo de governar entre os companheiros do Partido dos Trabalhadores.

O Brasil, a duras penas, ainda mantém o  espaço em que milhões de famílias entraram num câmbio mutuo de emancipação social pela causa dos bancos estatais; mas, por condições similares da porção privada em campo hostil, o governo não detém mais o futuro nas suas mãos. 

Aprendam a lição: Nunca um país prospera um movimento político que não seja simultaneamente movimento social.

Ficamos submetidos ao predomínio estrangeiro, embaixado pelas divisões de investimentos nas bases do Banco Central, ora abastecendo os especuladores com swaps, disparando o câmbio para compra de ações com desagio de 4  por 1, ora com a manipulação de pesquisas de inflação para aumentar juros; e já não há poder econômico propriamente dito na extensão original.

Na arena política, com a direita corrupta infiltrada no governo e tirando partido das divisões das elites na justiça, no legislativo e na mídia, as contradições existentes se ergueram poderosas para paralizar o movimento histórico da economia e arrastar o país para o caos.

Até na vespera do julgamento de impeachment, qualquer alteração geral da sociedade, a última palavra será do mercado.

Seu voto: Nenhum

Uma ideia ou intuição dita de modo próprio pode servir de via de acesso em direção a percepção metafísica do ser e o quanto no universo ele é capaz de constituir por si mesmo para tal transcendência existencial.

This comment has been deleted.

Seu voto: Nenhum (16 votos)

Uma ideia ou intuição dita de modo próprio pode servir de via de acesso em direção a percepção metafísica do ser e o quanto no universo ele é capaz de constituir por si mesmo para tal transcendência existencial.

imagem de Fernando 778131
Fernando 778131

atacar o mal pela raiz: prender lula e exterminar o PT

essas são as ações necessárias para atacar o mal pela raiz.

Medidas acessórias: prender Aécio, FHC, Alkimin, Pezão, Cabral, Cunha também por corrupção.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Está de Parabéns o Comentarista Mogisenio

Muito lúcido e coerente.

Acreditar numa grande conspiração anti-pt que supostamente envolveria centenas de pessoas, entre juízes federais, procuradores federais, desembargadores e ministros, todos funcionários de carreira, concursados e sem nada a perder com o PT no poder ou fora dele, beira a maluquice.

Até porque, qual seria o futuro de tal conspiração ?

Iriam prender todos os petistas para todo o sempre ?

Ora, mesmo que o objetivo fosse a extinção do partido, as pessoas continuariam aí, se reuniriam em outra sigla e continuariam administrando, no mínimo, estados, além de continuarem no Congresso, na Câmara, no Senado.

Lula, por exemplo, se elegeria governador de muitos estados com um pé-nas-costas. Ou senador, quem sabe.

Afinal, qual seria o objetivo de tal conspiração ?

Apenas tomar o Governo Federal, como se isso representasse uma dominação completa do país ?

Ou será que o judiciário e a mídia teriam a suposta pretensão de dominar o país pelo resto dos tempos mantendo nas cordas todo e qualquer governante ? 

Isso é que ninguém, absolutamente ninguém, consegue explicar. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Carlos Paiva
Carlos Paiva

O Comentário de Mosigenio

Tanto o comentário de Mosigenio quanto seu apoio ao mesmo cometem um equívoco banal: não se trata de acusar o Judiciário de golpismo. Trata-se de reconhecer a existência de conservadores militantes no interior do mesmo que são catapultados à condição de heróis por uma mídia conservadora que pré-julga e que acaba por criar enormes dificuldades para a reação dos agentes mais isentos. Levandowski era vaiado em supermercados enquanto Barbosa era ovacionado pelo povo, pela Globo e pela Veja. É preciso ser muito "durão" e ter muito compromisso com a justiça para aguentar esta pressão. Muitos não têm sequer escrúpulos, quanto mais culhões e compromisso com a igualdade. E deixam - nas instâncias superiores - que se dê continuidade a um processo de "justiçamento seletivo" e claramente direitista como está ocorrendo no país. No Brasil, os "petralhas" são presos preventivamente ou definitivamente sob argumento de "domínio do fato". Enquanto os Cunha, os Aécio e os Perrella se livram ou postergam tudo em total liberdade. Só não vê quem não quer.

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Mogisenio
Mogisenio

Olá Debatedor C.

Olá Debatedor C. Paiva,

curiosa a sua observação, senão vejamos. 

Note, o que eu NÃO FIZ foi acusar o judiciário de golpista. Ao contrário, saí em "defesa" do judiciário e, mais ainda,  em âmbito maior, em defesa do Estado democrático de direito. Então aqui neste ponto não há como concordar com sua contra argumentação.

Todavia, reconheço que dentro do judiciário devem existir SERES HUMANOS com todo tipo de viés político. Se você pega,por exemplo, o judiciário trabalhista, vai encontrar muita gente com viés de esquerda, defendendo o trabalho.

Se você parte para uma área civel empresarial é provável que encontre magistrados voltados para a iniciativa privada, para os contratos, em suma,  para o  pacta sunt servanda.  " os pactos devem ser respeitados".

Juizos não são máquinas. Não inserimos dado num "input" para aguardar um "processamento" e um "output'. A coisa não é assim. 

Também por isso fico apreensivo quando alguém, sobretudo, que não conhece a fundo um sistema jurídico, age com certo "pragmatismo" em relação ao poder judiciário. É preciso ter cuidado para relacionar agilidade, celeridade com pragmatismo mais ou menos do tipo que observamos numa "iniciativa privada".  Mas isso é outra história.

Voltemos.

 

Um outro lado do debate seria essa "catapulta" proporcionada pelos meios de comunicação.

Note que i sso nada tem a ver com a essência  do judiciário. Isso é comunicação social. ( quanto a comunicação social é preciso fazer um debate a parte. Não vamos misturar aqui mídia com judiciário. São duas coisa distintas nessa análise que tentei fazer)

Quanto à  questão de tratar petistas como  "petralhas" , penso que isso  só pega aqueles que vestem a carapuça. Idem tratar militantes do PSDB como  "coxinhas".  

São ofensas trocadas.  Idiossincrasias. Etc.

Indago-lhe : o que o judiciário tem a ver com isso? Resposta: nada, a não ser que seja PROVOCADO.

Se provocado, dependendo do CASO CONCRETO, vai condenar alguém por injúria, difamação etc.

Alguém foi tratado como petralha? Ficou ofendido? Quer agir de acordo com o Estado democrático de direito. Ora, tome providências judiciais contra o ofensor. Leve as provas e pronto, é o melhor a fazer. 

O que não deve fazer é sai em busca de uma AUTO TUTELA. "Fazer justiça com as próprias mãos". Aí é que mora o perigo. O caos. ( em regra) 

Compreende?

______________________________

Cunhas, Aécios, Perrelas da vida , não tenho conhecimento ( judicial, entenda, provado, concluído etc) que estejam envolvidos com maracutais ali e aqui. 

Isso não quer dizer que não se especulam que estejam. 

E se estiverem, que sejam efetivamente condenados. 

Compreende?

Se amanhã algum processo contra as precitadas figuras públicas for protocolado  que siga o caminho correto. Que todos tenham AMPLO DIREITO DE DEFESA e contraditório e que , se culpados , cumpram suas penas. 

Isso serve para qualquer um.

________________________________

Por fim, parece que você não  compreendeu bem o TÍTULO do meu comentário que está carregado de significados. 

Nesse sentido, ali também carrego o significado HISTÓRICO de nosso país. De nossa UTOPIA democrática. 

Ao final ainda tive o cuidado de homenagear sua excelência, a presidenta Dilma. Estou com ela. Torço por ela, sobretudo, num país de TRADIÇÃO da "família com deus pela liberdade", do voto do cabresto, censitário, do senhor de engenho, do coronel e sua SÍFILIS, da sinhã moça, do PATRIMÔNIO, do débito conjugal, da autorização para a "mulher" trabalhar, do filho ILEGÍTIMO( PASME!) e por ai vai, meu caro. 

Note bem, meu caro, note bem!

Pense muito nisso

Saudações 

 

 

Seu voto: Nenhum
imagem de Tadeu Silva
Tadeu Silva

Ovos D'Ouro

A grande cosnspiração é a mesma de sempre. O PT intrometeu-se aonde nçao foi chamado, quero dizer, até 1980, sem desmerecer as esquerdas anteriores, que tinham a mesma origem da direita, na base de que: política é prá político. Trabalhador tem que trabalhar. Ponto. Aí o Partido dos Trabalhadores coloca os interesses do trabalho nas mesas de discussão e negociação e, à la Brecht, passa a interferir no valor do trabalho e dos preços. É esse o ódio sabido do "estamento burocrático". Não bastando, a Era Lula desmoralizou o discurso do mérito. Um operário, "aleijado", nordestino, pinguço, analfabeto, fez o governo dos bacharéis (graduados) virar pós, digo, pó. Com isso, a incompetência preguiçosa que tinha os postos de administração como seus exclusivos, agora está ralando para entrar no mercado, só que isso os expõe ao julgamento de sua capacidade e, aí, o bicho pega. Quem estudou com essas figuras na universidade pública, particularmente frequentada até uns tempos atrás, sabe da indigência dos filhinhos de madame. Então é isso que move inicialmente os privilegiados, que chamarei exclusivistas.

Antes disso tudo, porém, a grande questão. Os efeitos da Era Lula sobre o apartheid racial são insuportáveis para a elite branca. 

Seu voto: Nenhum
imagem de albano Fonseca
albano Fonseca

Ou será que o judiciário e a mídia teriam a suposta pretensão de

Se quer a resposta,  leia Samuel Wainer em sua biografia "Minha razão de viver".

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.