Os vazamentos e a pós-verdade da Lava Jato

O Ministério Público Federal está empenhado em demonstrar que não apenas não vaza, como não tem interesse em vazamentos – apesar do vazamento ser peça central na estratégia da Lava Jato, como comprova trabalho do juiz Sérgio Moro sobre a Operação Mãos Limpas.

Recentemente, o Procurador Geral da República Rodrigo Janot bradou inocência. Outros procuradores surgiram com alegações cartesianas sobre a razão do vazamento não interessar a eles.

O procurador Deltan Dallagnol divulgou em seu Facebook artigo da procuradora de Justiça Luciana Asper, analisando os vazamentos de delações premiadas. É uma boa maneira de apurar como o MPF monta suas narrativas de defesa, depois de se saber, à exaustão, como monta suas narrativas condenatórias. E um bom exemplo da profundidade da lógica que impressiona Dallagnol.

Vamos comparar o artigo da procuradora com o vazamento da delação de Marcelo Odebrecht, segundo a Folha de São Paulo (https://goo.gl/fOLplp).

A matéria é um cozidão de fatos conhecidos com obviedades ao alcance de todos. Mas descreve, com todas as letras, uma informação que diz constar da delação de Marcelo Odebrecht (que está em curso): “O ex-presidente e herdeiro do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, relatou a procuradores da Lava Jato que uma espécie de conta que a empresa mantinha em nome de Luiz Inácio Lula da Silva tinha o objetivo de manter o petista influente depois que saísse da Presidência da República”.

A reportagem é de repórteres com amplo acesso aos procuradores. Além de informações de conhecimento geral, traz um pouco do estilo Lava Jato: diz que três delatores afirmaram que a Odebrecht pagou R$ 12 milhões pela nova sede do Instituto Lula. “Um ponto a ser esclarecido nas apurações é o fato de a sede do instituto não ter sido instalada no terreno da rua Dr. Haberbeck Brandão, na zona sul, mas em um edifício no bairro do Ipiranga”. Mas isso é um mero detalhe.

Vamos ver como essa reportagem se insere no teste “a quem interessa” proposto pela promotora:

“A quem interessa vazar colaborações premiadas?

1.      Ao Ministério Público?

– Há um número restrito de colegas trabalhando na operação lava jato, já que todos os outros jurisdicionados também precisam de sua atuação e os prazos correm. 
– Há uma dedicação árdua de muitos meses de negociação para se fechar os termos de uma colaboração premiada e são centenas de investigados procurando celebrar o acordo. 
– Quando se consegue fechar o termo, dali saem importantes linhas de investigação: quem serão os próximos investigados?; quais serão as próximas buscas e apreensões, escutas e diversas diligências que, para terem resultado, dependem do SIGILO?

Uma vez vazadas, estas estratégias caem por terra porque os investigados vão destruir ou ocultar indícios e provas. Qual seria o interesse em se colocar todo este trabalho e linha de investigação no lixo? Qual seria a vantagem de destruir o caminho necessário para a responsabilização dos culpados?

Respostacomo bem detalhado no trabalho de Sérgio Moro sobre a Operação Mãos Limpas, a vantagem seria criar um movimento de opinião pública que consolide a presunção de culpa do réu. Muitas vezes, para contornar a falta de provas objetivas.

OU 2. Aos que insistem em buscar uma terceira via para a lava jato?

Hoje os envolvidos na lava jato vislumbram em regra duas opções: 

A)     submeter-se ao curso normal do processo, devolver o dinheiro identificado como desviado e suportar anos e anos de cadeia; ou

B)     colaborar trazendo informações que elucidem ainda mais os crimes de corrupção, devolver 100% do dinheiro roubado e ainda assim ir pra a cadeia, mesmo que por um tempo menor – a cadeia ainda é regra.

Para quem estava acostumado com a certeza da impunidade nenhuma destas duas opções parece muito interessante, de modo que poderiam, pelo menos hipoteticamente, estar buscando, com muita criatividade, uma TERCEIRA VIA: a tão almejada IMPUNIDADE. Poderia ter a ideia de se apresentar como “colaborador”, vazar para grandes veículos da imprensa o teor da colaboração, imputar aos investigadores os vazamentos e com isso tentar minar o imenso apoio popular e credibilidade da força tarefa, criando um espaço de menos resistência para aprovação de leis de “abuso de autoridade” que poderiam inviabilizar a continuidade dos trabalhos de investigação, impor “práticas impróprias” agora aos investigadores e quem sabe conseguir as tão almejadas anulações pontuais das investigações ou condenações na Justiça, renascendo o que já parecia uma opção distante: IMPUNIDADE.

(…) O que parece um “truque de mestre” para uns, pode ser “subestimar a inteligência” para outros. Nas suas rodas de conversa, perguntem: “a quem interessa vazar as colaborações premiadas?” e deixe que cada um tire suas próprias conclusões.”

Resposta – segundo o juiz Sérgio Moro, em discurso nos Estados Unidos, é o apoio da opinião pública que protege a Lava Jato de sabotagens (https://goo.gl/JHD9SB). E os vazamentos se constituem no ponto central da estratégia de ganhar a opinião pública. Logo, interesse diretamente ao MPF.

Conclusão

Basta conferir o vazamento da delação de Marcelo Odebrecht. Interessaria a ele, depois de tanto custo imposto à Odebrecht, correr o risco de melar a delação por conta de vazamentos?

Os vazamentos são peças essenciais da Operação Lava Jato. Há procuradores sinceramente convencidos de seus malefícios sobre a corporação. E aqueles que, tendo o “complexo de vira-latas” apelam para a velha malandragem brasileira, de culpar a vítima.

Ao Procurador Geral, como não dispõe de nenhum ascendência mais sobre a tropa, resta lamentar e culpar os outros. É a maneira de se livrar da responsabilidade de não dar contas dos seus.

Afinal, foi o próprio Janot que permitiu a midiatização do trabalho do Ministério Público, criando poços de vaidade – como Deltan Dallagnol – que, já hoje em dia, conspiram contra a seriedade do trabalho de toda a corporação.

Aliás, o álibi do vazamento para anular delação foi utilizado apenas uma vez: um vazamento sem a menor relevância para a revista Veja, que foi utilizado como álibi por Janot suspender o acordo com o presidente da OAS, cuja delação ameaçava comprometer próceres tucanos e a não confirmar a novela da venda do tríplex para Lula.

 

Luis Nassif

62 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As renas do Papai Noel fariam

    As renas do Papai Noel fariam um grande serviço ao país se deixassem pra aliviar suas entranhas no momento em que estivessem sobrevoando Brasília, mais especificamente as sedes dos poderes golpistas.

  2. Os vazamentos pelo MP servem

    Os vazamentos pelo MP servem de veículo, meio, tática, estratagema, método de “pressão” sobre os Juízes. A sim tem sido ao longo dos tempos nas lides jurídicas…

    Alguns Juízes resistem as pressões; outros juizes sucumbem a pressão; e, outros, ainda, dela se utilizam (cmo moro) para agirem e validarem seus atos…

  3. Nassif, genial seu

    Nassif, genial seu xadrez

    Mas, resumindo a ópera, findou-se defenitivamente qualquer rasquício de seriedade do mpf sob o comando desse crocodilo do janó. E digo isso porque se houver alguém sério entre os procuradores que não concorde com todas as barbaridades cometidas por esse sabotador que comandoa o mpf deve juntar-se ao Aragão e, por obrigação pátria, usar a mesma mídia tão usada pelo janó e denunciá-lo como tal, ou seja, um esntreguista parceiro dos golpistas.

    Com todas as ressalvas que criaram as contrariedades e decepções em mim  ao ver tantas injustiças cometidades contra os que realmente querem um Brasil melhor, digo aos camaradas parceiros de comentários desse blog super bacana, Feliz natal a todos e que o aniversariante do dia de amanhã faça justiça aos homens verdadeiramente de bem da nossa tão sofrida nação.

  4. “Informação” e crença

    Quem pretende ser informado assistindo apenas aos jornais de TV e a programas de rádio, além da leitura dos jornais e revistas do mesmo oligopólio de comunicação, já corre um sério risco de alienação. Quem, fazendo isso, acredita piamente no que vê, ouve e lê, já atingiu um grau de midiotia tal que é, também, capaz de acreditar na tentativa de ilusionismo por parte desses procuradores. Sobretudo porque o oligopólio ou vai publicar acriticamente a conversa mole ou vai até defendê-la.

  5. O problema é que o tempo vai

    O problema é que o tempo vai passando e,com as inevitáveis exceções,os golpistas já começam a ser tratados,mesmo pela opopsição,como governo.

    É preciso tratá-los como o que são: GOLPISTAS!

  6. Nassif desmascara a Fraude a Jato

    Prezados,

    Dah gosto ler anahlises contundentes e objetivas como esta. Nassif esfrega na cara dos procuradores da Farde a Jato- Hipohcritas. E desmonta, linha por linha, toda a falsa argumentacao com que o MPF tenta manipulara a opiniao puhblica. Nem foi preciso construir raciocinios sofisticados. Nassif se valeu do que escreveu e disse o criminoso juiz sergio moro. Xeque-mate na Fraude a Jato.

  7. Com seu histerismo, Moro confessa que não tem razão, só força
     

    Ao Camarada Dimitrov, quando lutou diante do Tribunal fascista em Leipzig

    (Bertolt Brecht)

    Camarada Dimitrov!
    Desde o dia em que lutastes diante do tribunal fascista
    a voz do comunismo, cercada pelos bandos de matadores e bandidos da SA
    através do ruído dos chicotes e cassetetes,
    fala bem alto e nítido
    no centro da Alemanha.
    Voz que pode ser ouvida em todas as nações da Europa,
    que através das fronteiras ouvem o que vem
    do escuro, elas mesmas no escuro,
    mas também pode ser ouvida
    por todos os explorados e espancados e
    incorrigíveis lutadores
    na Alemanha.
    Com avareza utilizas, camarada Dimitrov, cada minuto
    que te é dado, e o pequeno lugar que
    ainda é público, utiliza-o
    para todos nós.
    Mal dominando a língua que não é a tua
    sempre advertido aos gritos,
    várias vezes arrastado para fora,
    enfraquecido com as algemas,
    fazes repetidamente as perguntas temidas.
    Incriminas os criminosos e
    LEVA-OS A GRITAR E TE ARRASTAR E ASSIM
    CONFESSAR QUE NÃO TÊM RAZÃO, APENAS FORÇA.
    Embora não tão visíveis
    milhares de combatentes, mesmo os
    ensangüentados em suas celas
    que podem ser abatidos
    mas nunca vencidos.
    Assim como tu, suspeitos de combater a fome,
    acusados de revolta contra os exploradores,
    incriminados por lutar contra a opressão,
    convictos da causa mais justa.

  8. Porque o Moro indeferiu metade das perguntas do Cunha ao Temer?

    “A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras”. – Sérgio Moro

    “É estranho que numa democracia as pessoas reclamem de uma revelação como essa. Desde o início das investigações decidimos que não iríamos esconder nenhuma informação do público”. – Sérgio Moro

    Em sendo assim, porque o Sérgio Moro indeferiu a metade das perguntas feitas pelo Eduardo Cunha ao Michel Temer?

     

    .

  9. primeiramente Bom Natal para todo mundo…

    em toda largada para a perseguição política praticada por canalhas, golpistas e traidores,

    vazamento é o pedágio da grande mídia para se criar um sistema ou literatura de nexos

  10. Estamos em pleno Natal,época
    Estamos em pleno Natal,época das concessões,e Nassif quê tem tido para comigo paciência de Jo,continuara a ter.Me dei quarenta,estou focado no “Lula vem aí”.Quem me acompanha mesmo a contragosto,sempre coloquei á condição de que não se deve dá político nenhum como morto,quando mais em se tratando de uma liderança como Luís Inácio.Lula foi o maior político que o Brasil produziu em toda sua história.A figura humana extraordinária de Lula me encanta da mesma forma que me encanta a de Papai.Nesse Natal de solidão e incertezas,a possível volta de Lula ao tabuleiro político é fator de celebração e soa como um bálsamo para minha alma.Lula ontem,hoje,sempre,eternamente.

  11. Ontem deixei a TV ligada na

    Ontem deixei a TV ligada na Globo no JN. É impressionante a técnica da narrativa para incriminar Lula. Primeiro solta a manchete aparentemente bombástica: Oldebrecht tinha uma conta especial para manter influência de Lula. Depois monta uma historia longa demais com vários personagens sem que a gente possa saber quem pertence a que núcleo da novela golpista  global. No final de alguns minutos sob aquele vomitório formal da globo, você não consegue repetir a historinha. E não sabe como Lula aproveitava tanta influência, sobre quem, onde, de que maneira. Impressionante!

  12. Pensando bem…

    Se os procuradores colocaram a Justiça Americana na brincadeira…

    Talvez seja possível que advogados e juízes americanos estejam dentro do pacote…

    Quem sabe não tenha um juiz americano que ache que divulgar falas de presidente e pessoais em horário nobre em rede nacional seja crime?

    Ou que power point pode anular acusações?

    Nem todos juízes americanos concordariam com golpes mundo a fora…

    Muitos deles foram contra guantanamo…

    E sai mais econômico demitir TODOS os juizes e desembargadores e ficarmos lutando em tribunais americanos, vai sair mais barato para o país…

    E ai Trump, vai bancar ou desbancar isso?

  13. Em nome do antipetismo!…

    Essa Operação tornou-se ilegal, uma esculhambação quebra-Brasil, e, seus operadores são obsolutamente irresponsáveis  polizados contra o PT e os petistas!….

  14. Nassif as distorções do

    Nassif as distorções do Brasil são coisa antiquíssima,veja a carta de Luiz Gama datada de 02/12/1869 com o

    título “Pela última vez”,reproduzo só as últmas linhas desta carta;

    Enquanto os sábios e os aristocratas zombam prazenteiros a miséria do povo,os ricos banqueiros capitalizam o sangue e o suor do escravo;enquanto os sacerdotes de Cristo santificam o roubo do Calvário;enquanto a VENALIDADE TOGADA MERCADEJA IMPUNE SOBRE AS ARAS DA JUSTIÇA,este filho dileto da desgraça escreve o magnífico poema de agonia imperial.

    Obs: não tem exemplo melhor(ou pior) q a “justissa” da época da escravidão e o seu “fechar de olhos” a toda a situação dos escravos no Brasil,isso é algo histórico e pouco divulgado em nosso País,agora está se repetindo a história em circunstâncias diferentes as atitudes destes IMPOLUTOS DA MORALIDADE,kkkk!! VIVA O BRASIL !!!!!

  15. os vazamentos e a pós-verdade

    A expressão utilizada como justificativa para suspender a delação do Sr. Léo Pinheiro, parece adequada a chantagistas – “ameaçava!”. Penso que o texto ganharia em credibilidade se o texto afirmasse que o Sr. Léo Pinheiro “delatava” os tucanos. 

  16. Pago adiantado ao delator

    É paradoxal que tenham sido o Juiz Moro e o doleiro Youssef os protagonistas do caso BANESTADO. Youssef faz delação premiada e ganha o “prêmio” mesmo sem nenhum graúdo preso e sem recuperar os bilhões que saíram para paraísos fiscais. O assunto esfria quando aparecem tucanos na jogada. Na Lava-Jato, mais uma vez, a dupla entre o delator profissional Youssef e o Juiz Moro não consegue cumprir a missão (contra Lula) e já os caciques tucanos começam a aparecer embaixo dos detritos. É hora de acabar e fugir para Miami. Novamente o Youssef, junto com outros delatores, recebe o pagamento adiantado da delação, enquanto, na prática, não há nenhuma certeza de condenação efetiva dos graúdos, cuja delação o fez merecer o tal do “prêmio”. 

    1. Em outras palavras, Yousseff não fez jus à sua impunidade

      Quer dizer que a impunidade e o branqueamento do dinheiro sujo do Yousseff foram gratuitos?

  17. É natal, mas está dificil. O

    É natal, mas está dificil. O máximo que eu consigo alimentar de espírito natalino em relação a essa cambada da lava a jato é segurar minha onda e xingá-los apenas aqui ente eu meus botões. 

    Mas não garanto nada. Quanto mais leio, agora sobre o acordo da lava a jato com os EUA, mais o sangue ferve. O texto da Teresa Cruvinel dando mais detalhes, inclusive coloca na roda o “falecido” Zé Cardoso. O maior omisso da história da república, que deixou os “meninos” serelepes da MP fazer os “acordos” nos Estates por conta própria.

    E esse acordo, entre o Brasil e os EUA, por conta própria do Janot e seus Dellagnois pode ser descrito em bom português, assim: O Brasil fica de quatro, os EUA monta em cima e …….

  18. BLOG Nassif

       Nassif, seu blog é o que há de melhor no jornalismo brasileiro. Pelo conteúdo, mas, também pelo formato.

    Para Smartphone foi dados uns 3 passos atrás quanto às mudanças no formato.

    Uso Winphone e Android. Em ambos os assuntos em destaque não aparecem mais…

  19. Dúvidas sobre processo penal

    Li hoje uma análise de que as informações fornecidas pela NSA e pelo governo dos EUA a procuradores não teria seguido o rito legal, ou seja, o fluxo de informações não teria passado pelo Ministério da Justiça, órgão central do tratado respectivo. A dúvida que nós leigos ficamos é se seria isso, caso comprovado, aplicável à teoria dos frutos da árvore venenosa, para o que a investigação tem o dever de ser transparente. Num caso, o juiz até proibiu perguntas que dissessem respeito ao esclarecimento da colaboração de réus com os EUA, ou seja, algo ocorrido num país estrangeiro. Algumas pessoas entenderam que não se poderia vedar essa pergunta, que diz respeito à própria validade de atos invetigatórios antecedentes.

    *

    A minha primeira pergunta para o Nassif é essa: se o Congresso aprovar a “validade de provas ilícitas, desde que obtidas de boa fé”, cuja urgência tem sido proclamada por alguns procuradores, isso serviria para impedir a aplicação da teoria dos frutos a árvore envenenada num caso anterior à sua vigência, tornando válidas provas que anteriormente seriam ilícitas ou valeria só para a frente?

    A segunda é: pode o processo penal brasileiro, na perspectiva do Ministério Público, omitir aos acusados e réus as fontes primárias de suas provas, quando por vício de forma isso poderia gerar nulidades absolutas e se constitui matéria de ordem pública? Em que medida e como um acusado ou réu pode pesquisar esse direito de informação? Li no livro do advogado estadunidense John Grishan, “O Inocente”, a respeito de delações premiadas, que o MP nos EUA tem de mostrar todas as provas judiciais e extrajudiciais que possui, sob pena de ser processado por crime de abuso de autoridade e fraude.

    *

    Acho que no caso da Satiagraha a nulidade no STJ foi admitida justamente porque fora a ABIN, na época do delegado Paulo Lacerda, que coletara provas materiais, repassando para a PF, e não pelos próprios agentes da PF. Dá a impressão de que as situações são semelhantes e talvez tudo termine sendo anulado depois de anos de trabalho, em prejuízo dos inegáveis méritos da Operação Lava Jato. Nassif, pode pesquisar essas coisas com os entendidos da área? Todas as pessoas estão se fazendo essas perguntas. Obrigado.

     

    1. A ABIN coletou “provas

      A ABIN coletou “provas  materiais” no caso Satiagraha? Quais?

      Pelo que eu me lembro do que saiu a respeito, apenas atuou em transcrição do coletado pela PF.

      ________

      Quanto ao Protogenes, de quem vc não falou:

      http://oglobo.globo.com/brasil/protogenes-se-compara-moro-pede-revisao-de-pena-retorno-pf

      seu advogado, segundo a matéria acima-  tem prefacio da Joice, que já lançou livro para Moro  :

      http://www.candidonobrega.com.br/artigo/4059/2016/09/26/criminalista-adib-abdouni-lanca-livro-operacao-lava-lula

       

       

       

  20. Os vazamentos e a pós-verdade da Lava Jato

    quais são os interesses de Marcelo Odebrecht? qual o projeto de país de Marcelo Odebrecht?

    alguma empresa brasileira pode se internacionalizar sem o suporte de uma política de Estado? a internacionalização não é acompanhada de inevitáveis conflitos de interesses, não apenas com empresas estrangeiras, mas principalmente envolvendo as grandes questões da geopolítica mundial?

    por que Marcelo Odebrecht, mesmo condenado a mais de 19 anos, preso desde junho de 2015, com a própria empresa Odebrecht sendo penalizada, não divulga a única “delação premiada” que lhe caberia: expor a Lava Jato e o impeachment como uma intrincada luta política contra os interesses do Brasil, de suas grandes empresas e de sua população?

    porque simplesmente não existe nenhuma “burguesia nacional”. os grandes empresários jamais romperão com a lógica do sistema, mesmo com o encarceramento de seus pares e o aniquilamento de suas empresas.

    por que Lula e Dilma não expõe a Lava Jato como uma operação umbilicalmente conectada aos interesses geopolíticos das corporações transnacionais, dentro do escopo de uma guerra mundial híbrida, apresentando a este respeito provas abundantes fornecidas pelas agências de inteligência dos demais membros do BRICS?

    porque simplesmente não existe nenhuma intenção de Lula, Dilma, e toda a Esquerda da qual fazem parte, em romper com a lógica do sistema.

    mesmo sob os escombros do Estado Democrático de Direito, com um Executivo em estado terminal, um Legislativo irremediavelmente degradado, um Judiciário e um MP eivados pela venalidade, corporativismo, seletividade e classismo.

    mesmo com a completa ruína das instituições, nenhuma garantia da manutenção do calendário eleitoral, sem qualquer perspectiva de recuperação da economia e o país à beira da convulsão social.

    em sua entrevista à Al Jazeera, em 16/12/2016, Dilma Roussef demonstra como foi o Lulismo a via de pavimentação para o sucesso do golpe da plutocracia contra o povo. com suas vãs e entediantes tentativas de explicação, sempre num burocrático tom professoral, a Presidenta afastada se esquiva vergonhosamente de todas a perguntas.

    porém, mesmo a mais convicta prepotência finda por se desmascarar ao ser confrontada com a inegável realidade dos fatos:

    “- Se você realmente acredita ter sido um golpe de Estado, por que você não está nas ruas, liderando uma resistência popular não-violenta contra o governo ilegítimo?”, questiona o entrevistador. (2’30’’)

    o que Dilma tem a dizer? o que Lula tem a dizer? o que o Lulismo tem a dizer?

    afinal que tipo de “luta” é esta, resumindo-se a duas limitadas variantes de um mesmo repetido slogan eleitoral: “Lula 2018” ou ”Lula Já”.

    Lula, sempre Lula! mas nunca Lula nas ruas liderando uma resistência popular não-violenta contra o governo ilegítimo…

    Dilma – entrevista à Al Jazeera (LEGENDADO)

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=DRij3q6po8%5D

    .

    1. Que comentário lastimável,

      Que comentário lastimável, sopa de letrinhas, você pode fazer melhor.

      A propósito, por que a “verdadeira esquerda” não está nas ruas – ou em qualquer outro lugar – fazendo o que você sugeriu? Por que o PSol, maior força política de esquerda do RJ não está liderando um levante popular contra o governo do Estado que sequer os salários está pagando?

      A alternativa seria uma luta armada contra o Império do Caos?  Ou uma revoluçãozinha interna já daria conta do recado?

       

      1. Os vazamentos e a pós-verdade da Lava Jato

        cara Sra.,

        em nome dos bons espíritos natalinos, seria correto de sua parte reconhecer que há de fato um “levante popular” nas ruas do Rio de Janeiro contra o pacote de maldades do Pezão. e também é forçoso reconhecer que a bancado do PSOL teve uma importante participação na luta contra as medidas.

        também inspirado pelo clima de Ano Novo, seria recomendável uma profunda renovação de instrumentos de análise política. em sua réplica fica patente seu desconhecimento acerca do foto que postei. trata-se de foto tornada célebre, sobre os conflitos em Atenas, com os sucessivos austerícidios que em nome da “estabilidade” do Euro desestabilizaram completamente a Grécia. uma situação com alto grau de analogia com que ocorre (e continuará acontecendo em 2017) no Brasil. inclusive no que tange ao “levante popular”. mais informações a respeito, em leitura imprescindível para se compreender e agir na atual crise, podem ser encontradas na publicação: “Aos Nossos Amigos”.

        já sobre ‘luta armada” e “revolução” que tal dar uma olhada em textos como:

        PORQUE É QUE HOJE NENHUMA REVOLUÇÃO É POSSÍVEL?, por BYUNG-CHUL HAN 

        A REVOLUÇÃO COMO PROBLEMA TÉCNICO AMADOR FERNÁNDEZ-SAVATER

        por que ficar perdendo tanto tempo e energia apenas por conta de uma reação emocional defensiva ao se deparar com críticas a Lula e ao Lulismo?

        existe todo um quase inexplorado oceano além dos exíguos limites que o Lulismo aprisionou a discussão política no Brasil. é sobre estes assuntos que deveríamos estar investindo nosso tempo e nossa energia.

        atenciosamente, com a devida consideração dos espíritos dos Natais passados

        Rio de Janeiro: Fora Temer, Fora Pezão – 06/12/2016

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=lGk4l-YY2G0%5D

        .

        1. Amigo a esquerda grega teve

          Amigo a esquerda grega teve de se arreganhar para a direita. Qual o exemplo grego a se seguir?

          Quem vaia acabar coma esquerda é a classe média festiva.

          1. Os vazamentos e a pós-verdade da Lava Jato

            -> Amigo a esquerda grega teve de se arreganhar para a direita. Qual o exemplo grego a se seguir?

            o exemplo grego a se considerar, e não a ser seguido, é a destruição de um país através de sucessivos austericídios, dos quais a Ex-querda grega foi cúmplice ativa.

            Tsipras é o Lula grego – também pode ser vice-versa: Lula é o Tsipras brasileiro.

            não é verdade que a capitulação do Syriza era inevitável. ao contrário, após a vitória do NÃO no plebiscito, acovardar-se foi uma decisão unilateral de Tsipras e sua gangue de rendidos à Troika.

            a proposta da equipe de Varoufakis foi declarar default ANTES das negociações, devolvendo o problema para quem o criou: a Troika. nisto se encaixa a auditoria da dívida (contribuição da brasileira Maria Lucia Fatorelli). como a situação das dívidas dos países Europeus é insustentável, assim como um Euro mantido como padrão fixo (sem mecanismo de absorção de choques e reciclagem de superávits), esta estratégia levaria necessariamente a um rearranjo financeiro da EU, sob pena de colapso do Euro.

            “Varoufakis fala também pela primeira vez da derrota política que o levou a sair do governo. Segundo a versão do ex-ministro, propôs ao governo um plano com três ações caso o BCE obrigasse ao encerramento dos bancos: a emissão (ou o anúncio) de uma moeda paralela (uma promessa de dívida conhecida como IOU), o corte na dívida detida pelo BCE desde 2012 e tomar o controlo do Banco da Grécia. “Perdi por seis contra dois”, diz Varoufakis, que voltou a insistir no plano na noite da vitória do OXI.”

            http://www.infogrecia.net/2015/07/varoufakis-abre-o-livro-voce-ate-tem-razao-mas-vamos-esmagar-vos-a-mesma/

            o Plano B incluía até mesmo a tomada de assalto do sistema que controlava as finanças gregas, gerido pela Troika:

            “So we decided to hack into my ministry’s own software program in order to be able break it up to just copy just to copy the code of the tax systems website onto a large computer in his office so that he can work out how to design and implement this parallel payment system.”

            http://www.infogrecia.net/2015/07/planos-b-de-lafazanis-e-varoufakis-animam-a-imprensa-grega/

            http://www.zerohedge.com/news/2015-07-26/reports-secret-drachma-plots-leave-tsipras-facing-fresh-crisis

            O infoGrécia publica a gravação da intervenção de Varoufakis para uma platéia de investidores em Londres, onde descreve a preparação do plano alternativo para o caso de o país ser empurrado para fora do euro. Depois da polêmica criada com artigos na imprensa grega a atacá-lo, o ex-ministro das Finanças da Grécia autorizou a divulgação pública desta gravação.

            http://www.infogrecia.net/2015/07/ouca-aqui-o-plano-b-de-varoufakis-explicado-a-investidores-estrangeiros/

            http://www.omfif.org/media/1067578/omfif-telephone-briefing-greece-and-europe-after-the-brussels-debt-agreement-yanis-varoufakis-16-july.mp4

             “Entrei exultante no gabinete do Primeiro Ministro. Eu flutuava numa bonita nuvem empurrada pelo entusiasmo popular com a vitória da Democracia Grega no referendo. E no momento em que adentrei no gabinete, senti imediatamente um certo ar de resignação – uma atmosfera negativamente carregada. Eu me deparei com um ar de derrota, que era completamente inverso ao que ocorria do lado de fora, nas ruas. Naquele momento, tive que dizer ao Primeiro Ministro: “Se você deseja usar todo este clamor por democracia que ouvimos do lado de fora das portas deste prédio, conte comigo. Mas se, por outro lado, você sente que não pode usar este majestoso “Não” contra uma proposta irracional de nossos parceiros Europeus, eu simplesmente desapareço no meio da noite”.

            Yanis Varoufakis – 13/07/2015

            http://www.abc.net.au/radionational/programs/latenightlive/greek-bailout-deal-a-new-versailles-treaty-yanis-varoufakis/6616532

            em “A Modest Proposal for Transforming Europe”, Varoufakis apresenta quatro linhas de ação para superar uma crise global que se desdobra em quatro frentes: crise bancária, crise da dívida, crise de investimentos e crise social. através de engenharia financeira clara e precisa, define o que fazer, porque fazer, como fazer e indica qual a fonte dos recursos.

            http://yanisvaroufakis.eu/euro-crisis/modest-proposal/4-the-modest-proposal-four-crises-four-policies

            a  proposta nos diz respeito. pois aborda como reciclar aplicações financeiras, redirecionando-as para investimentos produtivos, e  reequilibrar fluxos financeiros assimétricos como suporte para programas sociais. exemplo: o superávit comercial retorna como investimento aos países deficitários e a remuneração do fluxo de capital vindo destes países é usada para neles financiar programas sociais.

            abraços

            .

    2. Mas do que você está reclamando?

      Se não fosse a vitória do Lula em 2002 tudo isto que ocorre hoje provavelmente aconteceria naquela época. Serra continuaria a política neoliberal do FHC concluindo o sucateamento das empresas brasileiras, acabando com previdência e CLT e aprovando uma PEC semelhante a 55!   Então, foi graças ao Lula e ao PT que adiamos o que ocorre hoje. Mas se formos contar com o PSOL para reverter isto, estaremos com os burros n’água! Um partido de esquerda bala de festim, pipoca e não morde que nunca produziu nada. A inveja cancerosa de vocês pelo Lula e tudo que o PT fez de bom ao Brasil se traduziu em apoio descarado ao golpe e a Farsa a Jato. Luciana Genro está aí de prova! Em tempos de procurar agregação dos partidos com ideais de esquerdas vocês continuam com este discurso intragável. O discurso de freixo depois da derrota humilhante para os neo pentecostais resumiu o caráter do PSOL.

          1. Os vazamentos e a pós-verdade da Lava Jato

            p.s.:

            pronto. agora é oficial!

            o espírito do Natal presente faz com que o óbvio ainda fique mais escancarado: a própria Dilma assume em entrevista ao The Guardian a argumentação de que “tudo já poderia estar muito pior antes”.

            Dilma também revela a reação do grande líder Lula após a votação da admissibilidade do impeachment, conduzida por Eduardo Cunha: “Ela também recorda a reação do ex-presidente Lula, que estava junto com ela no momento. “Ele chorou e me abraçou. Ele disse ‘chore, Dilma, chore!’.

            se Dilma realmente acredita ter sido um golpe de Estado, por que não está nas ruas, junto com Lula, liderando uma resistência popular não-violenta contra o governo ilegítimo?

            porque a bandeira de luta do Lulismo se resume a: “chorem, chorem!”.

            o espírito dos Natais futuros alerta: “ou a Esquerda se livra do Lulismo, ou não haverá qualquer futuro para a Esquerda brasileira”.

            .

             

      1. Os vazamentos e a pós-verdade da Lava Jato

        vamos ao seu argumento, atendendo a um dos espíritos dos Natais passados aqui e agora presentes.

        mas antes, saiba que os espíritos dos Natais passados deram boas gargalhadas com sua afirmação que:

        -> Se não fosse a vitória do Lula em 2002 tudo isto que ocorre hoje provavelmente aconteceria naquela época.

        um dos espíritos até precisou ser exorcizado, pois não conseguia mais parar de rir.

        é claro que você não tem a menor idéia da pérola que vc forjou. sua afirmação é um exemplo antológico do mal que o Lulismo causou ao Brasil, pauperizando a inteligência e interditando o debate político.

        em primeiro lugar, não é um fatalismo inevitável nem o golpe do impeahcment, muito menos o ataque neoliberal. trata-se, ao contrário, de uma guerra. a célebre “luta de classes”. em qualquer guerra nada está definido de ante-mão. é preciso lutar. mas lutar é algo que o Lulismo nunca quis fazer, nem antes nem agora.

        depois, seu argumento carece não apenas de coerência política, mas até da mais primária lógica. vamos aplicá-lo para o caso de uma barragem.  a barragem corre o risco de romper, ameaçando a população da cidade abaixo. o que se deve fazer? ficar por 13 longos anos com o dedo no furo da barragem, apenas adiando um desastre previsível? ou evacuar a população, reconstruir a barragem, tomar todas as medidas para que não haja mais risco e que não se repita tal situação no futuro?

         (neste momento, mais alguns espíritos dos Natais passados me assolam, ferozmente me inquirindo por que ainda perco tanto tempo e energia com pessoas os adoradores do mito Lula. sei que eles estão com a razão. mas vou insistir, por enquanto…)

        agora vamos aos meus argumentos.

        como o artigo do Nassif é sobre a delação premiada da Odebrecht (vazamentos e a quem interessa melar a delação), preferi fazer uma argumentação quanto ao que, no meu entender, é o cerne da questão:

        alguma empresa brasileira pode se internacionalizar sem o suporte de uma política de Estado? a internacionalização não é acompanhada de inevitáveis conflitos de interesses, não apenas com empresas estrangeiras, mas principalmente envolvendo as grandes questões da geopolítica mundial?

        por que Marcelo Odebrecht, mesmo condenado a mais de 19 anos, preso desde junho de 2015, com a própria empresa Odebrecht sendo penalizada, não divulga a única “delação premiada” que lhe caberia: expor a Lava Jato e o impeachment como uma intrincada luta política contra os interesses do Brasil, de suas grandes empresas e de sua população?

        qual sua opinião sobre isto? quais seus argumentos? nenhum! porque a única argumentação dos guardiões do Lulismo é defender o “chefe”…

        e então chegamos a argumentação definitiva que expõe o Lulismo como a grande arma que a Direita e a plutocracia brasileira usaram para neutralizar os movimentos sociais:

        se Dilma realmente acredita ter sido um golpe de Estado, por que não está nas ruas, junto com Lula, liderando uma resistência popular não-violenta contra o governo ilegítimo?”

        o que Dilma tem a dizer? o que Lula tem a dizer? o que o Lulismo tem a dizer? o que vc tem a dizer?

         

    3. Falta mostrar os X passos para enfrentar a lógica do sistema

       

      Arkx (sábado, 24/12/2016 às 16:26),

      Eu não acredito que Lula foi ou tem sido um traidor ou um inepto como você faz crer ao atacar o que você chama de lulismo. Agora a realidade mundial é muito difícil de ser escarafunchada para se ter certeza sobre alguma coisa. O que resta é tentar entender cada realidade e ver quais são as possibilidades e o que as várias realidades com as quais convivemos e que são criticadas ou elogiadas oferecem de provas da efetividade das ideias e das ações que resultaram nas várias realidades analisadas.

      A entrevista da ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff ao jornalista Mehdi Hasan da televisão Al Jazera do Catar e para a qual você traz o link e que veio com o título “Dilma é enquadrada por jornalista d . . .” e que também pode ser vista em parte que interessa publicada sexta-feira, 16/12/2016 às 10p4, no site da Veja, com o título “Vídeo: Dilma se irrita em entrevista à ‘Al Jazeera’” não me parece ser desfavorável a presidenta Dilma Rousseff como os dois títulos dão a entender. O link para o artigo na Veja “Vídeo: Dilma se irrita em entrevista à ‘Al Jazeera’” é:

      http://veja.abril.com.br/politica/video-dilma-se-irrita-em-entrevista-a-al-jazeera/

      Quanto à questão do jornalista Mehdi Hasan à ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff que gerou matéria da Veja e que de certo modo completa o seu entendimento sobre o lulismo e que consiste em perguntar se a ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff é corrupta ou inepta, eu diria que talvez por desconhecimento por parte da ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff da forma mais pertinente de responder ou talvez para não parecer pedante e crítica ao jornalista, a pergunta em tom acusatório não foi respondida como seria de praxe em discussão entre dois iguais. A pergunta em si corresponde a um desconhecimento da realidade. Só os de capacidade reduzida conseguem imaginar só aquelas duas opções como as únicas possíveis.

      Lembrando Montaigne que dizia que o grande mal da mentira é que, tendo mil faces, o seu oposto não é a verdade, diria quer acreditar nessas duas possibilidades que o jornalista Mehdi Hasan aventou, a menos como uma característica do jornalismo que sobrevive de polêmica, não dignifica quem a faz a pergunta ou quem acredita na possibilidade restrita às duas alternativas. Uma análise mais exaustiva do governo da ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff e os dados que a história permitir revelar vão levar a conclusão que as duas alternativas são falsas.

      Em meu entendimento, o defeito da ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff é não acreditar, diferentemente de mim que, pelo menos como sistema a caminho da superação, acredito, no sistema capitalista. Isso mais o fato de que Eros Grau havia feito um parecer contrário à Cláusula Marlin nos contratos com o setor público por dar ensejo ao que ele considerava enriquecimento sem causa era mais que suficiente para que a presidenta Dilma Rousseff não apoiasse a compra da refinaria de Pasadena que eu considero como tendo sido um bom negócio capitalista. E assim é minha avaliação que seja por se tratar de corrupção ou seja por se tratar de um bom negócio, houve a tentativa de se evitar que a presidenta Dilma Rousseff soubesse dessa cláusula.

      Agora ainda que não acredite no capitalismo a ex-presidenta às custas do golpe Dilma Rousseff parece aceitar os conselhos dos teóricos keynesianos que põem fé no uso do Estado para fazer o capitalismo ser mais produtivo. Provavelmente, se entre eles há os que sejam contra o capitalismo, eles são a favor de se lutar para acabar com o capitalismo não pelo destruição do capitalismo, mas pela superação do capitalismo via o aumento da quantidade e qualidade dentro do sistema.

      Sobre essa questão da superação do capitalismo, eu faço remissão a comentário meu enviado sábado, 19/11/2016 às 13:12, lá no post “O Xadrez da teoria que produziu 12 milhões de desempregados” de segunda-feira, 14/11/2016 às 06:51, aqui no blog de Luis Nassif e de autoria dele e que pode ser visto no seguinte endereço:

      https://jornalggn.com.br/noticia/o-xadrez-da-teoria-que-produziu-12-milhoes-de-desempregados

      Era minha intenção levar o meu comentário que fora endereçado para Ingrid Mariana para junto do comentário dela enviado sexta-feira, 18/11/2016 às 11:22. Por uma distração minha o comentário ficou fora do lugar. A minha ideia é que dentro da democracia o sistema capitalismo é o mais produtivo. E, sendo o aumento da produção, o elemento necessário dentro de uma democracia para obter mais desenvolvimento, o que se tem que priorizar é o aumento da produção ao mesmo tempo que se combate à desigualdade uma vez que a democracia é quanto mais disfuncional mais é a desigualdade dentro de uma sociedade.

      Desigualdade se combate com moradias, distribuição de renda, melhora do saneamento e do atendimento a saúde e maior inclusão do ensino e subsequente melhora de qualidade. E a realidade do Brasil mostra uma melhora no índice de Geni, e no atendimento da educação e os demais dados que mostram que houve efetivo combate a desigualdade e melhara na distribuição de renda e nas condições de vida do Brasileiro nos últimos anos.

      Então não me parece que Lula fosse um traidor ou um inepto como você faz crer. Ele me parece ser alguém que realmente acreditava que se pudesse amenizar ou minorar os efeitos perversos do que você chama de “lógica do sistema”. Aliás, se ele for um traidor ou um inepto o melhor que os que são contra a “lógica do sistema” devem fazer é lutar em defesa do Sérgio Moro para que ele possa destruir o mais rápido possível Lula e o lulismo.

      Assim, penso que esse entendimento de Lula como traidor ou inepto é um atentado aos dados da realidade tal como ela é hoje 13 anos após os governos petistas. Aliás isso fica claro com a dificuldade que você teve em argumentar contra o que dissera Ulisses S em comentário de sábado, 24/12/2016 às 17:34, quando ele afirmara que se o lulismo não tivesse ascendido ao cetro presidencial em 2002, o que ocorre agora ocorreria 14 anos antes.

      Na sua resposta enviada domingo, 25/12/2016 às 13:36, depois de acusar o argumento de Ulisses S de carecer de coerência política e da mais primária lógica, você diz o seguinte, utilizando a metáfora de um furo na barragem:

      “a barragem corre o risco de romper, ameaçando a população da cidade abaixo. o que se deve fazer? ficar por 13 longos anos com o dedo no furo da barragem, apenas adiando um desastre previsível? ou evacuar a população, reconstruir a barragem, tomar todas as medidas para que não haja mais risco e que não se repita tal situação no futuro?”

      Não vi incoerência política na afirmação de Ulisses S, e não dá para aceitar que a pergunta dele não a mais primária lógica. Como o jornalista Mehdi Hasan, você não percebera no seu exemplo exatamente aquilo que Ulisses S tentara dizer, isto é, que existia a possibilidade de segurar o furo enquanto se vai melhorando a distribuição de renda da população, construindo moradias mais firmes e dando uma educação em mais quantidade dentro do princípio que quantidade gera qualidade de tal modo que quando o rompimento do furo vier ou mesmo quando ocorrer algum transbordamento a população esteja mais bem preparada para aquela calamidade e possa sofrer menos dados ou ter mais capacidade de enfrentar os danos que porventura sofrer que seriam evidentemente maiores se o rompimento tivesse ocorrido 14 anos antes.

      Agora talvez você pudesse mostrar alguns passos que ensinasse de modo bem concreto como fazer para enfrentar a lógica do sistema e que conseguira obter resultados concretos em 13 anos se não mais efetivos pelo menos igual ao que o lulismo conseguiu. E valeria a pena também que você mostrasse se esses passos deveriam ser tomados no passado ou se eles podem ser tomados agora, ou se eles precisam que primeiro o lulismo seja destruído ou se há outro fator além do lulismo que os impede de serem tomados de modo mais imediato. Agora mesmo que eles só possam ser tomados em um futuro longínquos é preciso esclarecer quais são esses passos.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 25/12/2016

      1. Os vazamentos e a pós-verdade da Lava Jato

        Clever,

        em inúmeras troca de mensagens, já ficou patente, e enfadonho, que você não tem a menor intenção de dialogar. seu único interesse é defender o indefensável: o Lulismo, Lula e Dilma.

        vejamos:

        em 18/05/2015 você fez uma réplica a um comentário meu no post do Nassif intitulado: A miopia da política econômica de prioridades conflitantes. em seu comentário vc se refere tb a um outro texto meu meu de 21/05/2009 (não há link atualizado no GGN atual).

        e o que arkx escreveu no agora remoto ano de 2009, consultemos os arkivos x:

        “Não mais podemos deixar de reconhecer a contradição fundamental que bloqueia o desenvolvimento brasileiro: o BC de Meirelles.

        Não mais podemos nos omitir frente ao crime organizado que se imiscuiu nos três poderes e é hoje o principal fator de desigualdade e injustiça neste país, tão obscenamente simbolizado pelo STF de Gilmar Mendes.

        Nossa chance está em nossas mãos. cabe a nós não deixar que ela se perca por entre nossos dedos”.

        e o que arkx ainda se referia no agora já distante ano de 2015, tb uma cortesia dos arkivos x:

        “ou seja: num Brasil de economia com baixo crescimento, estagnada ou em recessão (com FHC, Lula ou Dilma a média é deprimente) os bancos exibem aumento recorde de lucro líquido declarado.

        o segmento produtivo, seja na ponta do trabalho ou do capital, é drenado para alimentar os ganhos absurdos do setor financeiro.

        se o governo, a sociedade, os empresários e os trabalhadores não enfrentarem esta questão, tudo o mais será muito barulho por irrelevâncias. 

        confesso: não tenho esperança. os cegos falam de uma saída. vejo. após os erros terem sido usados como última companhia, à nossa frente senta-se o Nada..”

        e qual foi minha resposta a vc, propondo-lhe um desafio. tb extraído dos arkivos x:

        “além do mais, note como todo o cenário e desdobramentos colocados por mim em 2009 se

        confirmaram, algo que não me deixa nem um pouco gratificado.

        ainda dá tempo de superar o Alzheimer político, só que nem o Governo, nem o PT e nem os que se auto-iludiram com o Lulismo irão fazer isto. vai ser preciso ainda descermos mais fundo no poço.

        arquivemos este comentário: 19/05/2015. faço votos que desta vez eu me surpreenda e esteja equivocado.”

        e o que aconteceu? continuou o Alzheimer político e descemos ainda mais fundo no poço, com o golpeachment e a temerária usurpação. ninguém precisa concordar com minha argumentação, mas o que não dá é para negar a realidade dos fatos!

        e agora vc é capaz de novamente escrever uma réplica com diversos e longos parágrafos sem sequer tocar no ponto principal. uma simples pergunta para a qual nenhum dos adoradores do mito Lula tem qualquer resposta razoável:

        se Dilma e Lula realmente acreditam ter sido um golpe de Estado, por que não estão nas ruas liderando uma resistência popular não-violenta contra o governo ilegítimo?

        .

    4. Concordo plenamente com a

      Concordo plenamente com a observação de que nosso maior problema é não termos uma burguesia nacional, que defenda seus proprios interesses. Gostria de ler uma analise sua sobre este tema, seria incrivel.

      Essa constante reclamação sobre a Dilma e o Lula é o pior que você escreve. É quando você larga as boas criticas e cai no opnismo internautico.

       

       

       

      1. Os vazamentos e a pós-verdade da Lava Jato

        -> nosso maior problema é não termos uma burguesia nacional, que defenda seus proprios interesses.

        caro Vagalume,

        já que estamos todos juntos no mesmo brejo, vamos tentar jogar alguma luz nesta lama na qual nos afundamos:

        1. nada tenho de pessoal contra Lula, Dilma, etc… ao contrário, considero Lula a maior liderança gerada por nossa sociedade. e, portanto, trata-se de “patrimônio nacional”, apesar, e sobretudo, das imensas contradições de sua atuação política. agora, o que não dá é compactuar com Lula repetindo os mesmos velhos e deploráveis erros – desde 1989, e cada vez pior;

        2. caso Lula estivesse nas ruas liderando um movimento contra o golpe, Temer já teria caído e os integrantes da Lava Jato & Associados já teriam fugido do Brasil para se alojarem lá no país deles: USA Incorporation;

        3. não é que a lumpenburguesia brasileira não defenda seus interesses. ela defende e muito bem! o único objetivo dela, desde sua origem, é pilhar o Brasil, considerando a população como mão-de-obra semi-escrava. o projeto é este mesmo. por isto, não dá para fazer qualquer tipo de acordo com eles. são traidores por um vício de nascimento. a traição está no DNA deles. o Brasil já nasce como um empresa voltada para fora, para atender interesses de fora, comandada de fora;

        4. enquanto perdermos tempo e energia defendendo o Lulismo (um tipo de opção política), nem Lula, e muito menos o PT, farão qualquer giro à Esquerda;

        5. Lula tal qual o viemos a conhecer (a grande liderança dos trabalhadores brasileiros) nasce no Estádio da Vila Euclides, na gloriosa greve dos metalúrgicos do ABCD em 1979. após a intervenção nos sindicatos, Lula estava pronto a retornar ao seu emprego na Villares (sempre recuando, sempre foi assim, sempre chorando). mas a greve prosseguiu. depois de dois dias sumido, Lula reapareceu num estádio lotado. foram os peões do chão de fábrica que seguraram a greve. sempre foram eles, os peões do chão de fábrica!  foi assim que a multidão de anônimos metalúrgicos transformou um obscuro dirigente da burocracia sindical na maior liderança dos trabalhadores brasileiros. foi assim que começou a gestação do único partido no Brasil nascido dos movimentos sociais. foi assim também que a Ditadura começou a ruir;

        6. sempre foram as bases que fizeram a História se mover! por que agora seria diferente?

        abraços

        .

  21. Qualquer juízo emitido,

    Qualquer juízo emitido, poderia em tese, ser rebatido em solo americano resultando em processo lá nos EUA…

    Não é possível que a justiça de um outro pais acuse a honra de pessoas de outra nacionalidade baseado em suas investigações, na qual só a palavra dele será expressa.

    O contraditório será essencial…

    Então isso vai gerar processos lá, ou se ele nada falarem, já que há no Brasil quem falou isso em rede nacional…

    Quem sabe então quem falou isso possa então ser processado lá?

    1. Eu tambem nao recebi nenhum

      Eu tambem nao recebi nenhum aviso dessa campanha.

      Colaborei com a da Dilma e achei estranho o prazo curto, principalmente devido a epoca do ano.

      Tentei colaborar, mas nao foi possivel por conta do prazo ter acabado.

      Grata por partilhar, Romulus.

      Aproveito para desejar a voce e a todos do blog Feliz Celebracoes!

      1. nao tem como reabrirem esse negocio nao??

        Se serve de consolo, a nossa divugação (minha e dos demais) fez o valor subir 8 mil da hora em q subi o post ate o fechamento (5h depois).

        Pergunto:

        – nao tem como reabrirem esse negocio nao??

        Pelo numero de acessos ao post, vejo que há um GRANDE interesse.

        E muita gente, como vc, dizendo que queria doar e nao conseguiu mais.

  22. A Lava Jato é a extesão do

    A Lava Jato é a extesão do mensalão e seu objetivo é mais uma tentativa de mostrar ao PT,quem manda e tem o poder de fato, desde que este permitiu a deflagração da operação Banestado, na tentativa de punir os crimes de colarinho brancó, em função disso os vazamentos e delações premiadas, em sua maioria, fazem parte do objetivo.

  23. primeiramente, feliz natal! A

    primeiramente, feliz natal! A lava jato quer investigar o mundo todo enquanto toma distância de FURNAS! Será por que depois de tantas referências desde o mensalão até os gloriosos dias a jato, FURNAS permanece intocável ? 

  24. primeiramente, feliz natal! A

    primeiramente, feliz natal! A lava jato quer investigar o mundo todo enquanto toma distância de FURNAS! Será por que depois de tantas referências desde o mensalão até os gloriosos dias a jato, FURNAS permanece intocável ? 

  25. Cabe à LJ apurar os vazamentos.

    Cabe à própria “força-tarefa” da Lava-Jato apurar a autoria dos vazamentos, já que se constituem em crimes.

    Alguém conhece uma pessoa punida por vazar ?

    Se o próprio juiz que conduz (é a palavra certa) a operação vazou conversas ao telefone do Lula, crime definido na lei que regula as interceptações, e não aconteceu nada.

    A Farsa a jato deve achar que todo mundo é idiota.

  26. Crime de traição ao país

    O MP tenta jogar todos os tipos possíveis de cortina de fumaça sobre a revelação mais importante da organização criminosa apelidada de Farsa a Jato: a traição de agentes públicos ao próprio país fazendo tratativas de forma ilegal com autoridades de outro país e impedindo a participação da AGU que é o órgão governamental competente para questões desta ordem.

    Não apenas o festival de ilegalidades cometidas pela Farsa nas prisões ilegais, conduções coercitivas, obtenção de delações sob ameaças e tortura psicológica, cerceamento da defesa dos acusados, etc. mas agora tornou-se importante saber exatamente o que fizeram o “juiz” que comanda a operação quanto procuradores do MPF passando informações sensíveis a autoridades estrangeiras. Isso é o que mais interessa agora.

  27. Poder absoluto

    ” é o apoio da opinião pública que protege a Lava Jato de sabotagens ” , como também protege as sabotagens feitas pela Lava Jato .  Duplamente blindada , poder absoluto para atacar e não ser atacada …….

  28. O Pau que nasce Torto, Não tem jeito…

    Destrinchar as entranhas da Lava-Jato é necessário, com as devidas cautelas, pois conhecemos a absurda falta de honestidade deste movimento. De nada adianta buscar o fio da meada deste processo, como se fosse uma atividade ética, moral e corretora de hábitos arraigados, há muito tempo, na nossa cultura política empresarial. Não é! Não quer corrigir nada!

    Descaradamente é direcionado para atingir o partido preferido pelas urnas. Por tabela golpearam mortalmente todas as possibilidades democráticas e de desenvolvimento do País. Buscam apenas o poder. Ou pelo menos retirar o poder federativo dos que o detinham pela legitimidade das urnas. Pois os que exerciam o poder estadual, oriundos de outras facções políticas, e adotam os mesmos hábitos da boca torta pelo uso do cachimbo da promiscuidade na distribuição das obras públicas pelas poucas empresas com porte de realiza-las, não foram incomodados. Não interessa. Não vem ao caso

    Portanto, esperar desta trupe alguma coerência e honestidade nos seus atos, foge à realidade. Só resta expô-los para mostrar a sem-vergonhice destes pseudos salvadores da pátria.

  29. O ralo

    A questão crucial que não é mais deveria ser discutida pela esquerda refere-se à corrupção avassaladora que destrói o potencial de  desenvolvimento do país. Nos últimos 20 anos alguém poderia dizer quantos bilhões de reais foram surrupiados  pela ação dos corruptos e corruptores que infestam todas as instituições do Estado brasileiro?

  30. Singelas perguntinhas :

    Já descobriram e não quiseram divulgar os grampos encontrados na cela do Yousseff, tempos atrás ? Ou ainda estão decifrando o grampo?

    Ou não interessava ao Ilmo Juiz da LJ ?. Ou estarão em “sigilo”

    Os fatos são tantos e tão rápidos que ficamos pensando, será que perdi ? Não tinham “relevância”, segundo o moro gosta tanto  de dizer ?

    Quem souber, favor me avisar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador