Senado decide aguardar decisão do plenário do Supremo antes de afastar Renan

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Um abaixo assinado feito por senadores da Mesa Diretora, nesta terça (6), mostra que a Casa decidiu “aguardar deliberaão final do pleno do Supremo Tribunal Federal”, antes de cumprir a decisão monocrática do ministro Marco Aurélio Mello, que acolhendo um pedido da Rede, afastou Renan Calheiros da Presidência do Senado no dia anterior.

A nota ainda diz que o Senado ainda concederá a Renan Calheiros prazo para apresentação de defesa, “a fim de viabilizar a deliberação da Mesa sobre as providências necessárias ao cumprimento da decisão monocrática em referência.”

A nota diz que a decisão de Mello “impacta gravemente no funcionamento das atividades legislativas, em seu esforço para deliberação de propostos urgentes, para contornar a grave crise econômica sem precedentes que o país enfrenta”.

Além disso, afirma que a Constituição assegura o direito à ampla defesa, ao contraditório e ao devido processo legal. Além de observar o princípio de independência entre os três poderes.

Nesta terça, o ministro Gilmar Mendes disse que Mello merecia ser alvo de um processo de impeachment por tomar uma decisão que interfere em outro Poder da República sem consultar o plenário do Supremo. Os demais ministros, na visão de Gilmar, devem derrubar a liminar de Mello.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Hehe, agora a tia globo vai

    Hehe, agora a tia globo vai ter que dar mais um puxão de orelha nos palermas do STF; para eles não atrapalharem “a recuperação econômica”…

  2. Total apoio ao Congresso!

    Total apoio ao Congresso! Renan Calheiros foi eleito pelo voto popular e cabe somente ao povo tira-lo do Senado, independente se tem ou não o nosso apoio. O STF abusa de suas prerrogativas e precisa ser contido em seu ímpeto golpista!

  3. Da Dilma Bolada
    “Se eu

    Da Dilma Bolada

    “Se eu soubesse que as coisas iriam se transformar nessa zona, não teria assinado porra nenhuma de notificação sobre o impeachment; mandaria o Oficial de Justiça, o STF e o Congresso pro inferno e estaria na Presidência até hoje. Sou muito trouxa mesmo…”

    Acrescento: devia ter feito igual ao Renan, passado superbonder na cadeira…

  4. Já deve estar no forno

    Já deve estar no forno ….

    Aquela funcionária do Gilmar, que entrou com uma ação para impedir que o Lula assumisse a casa civil, e que por um milagre, por uma destas coincidências inexplicáveis caiu no colo do Gilmar, o mais parcial e hipócrita juiz STF, já deve estar com o pedido prontinho de impeachment do ministro Marco Aurélio de Mello.

    E em tempo absolutamente muito mais rápido que a velocidade da luz vai ser votado pelo plenário do Senado …

    Afinal a serventia do Renam ainda não acabou. Vai acabar no exato momento  que a PEC da morte for aprovada, for enterrado o projeto para coibir abuso de autoridade, aprovação em tempo recorde da volta da Escravidão, aqui singelamente chamada pelo nome generico de reforma da previdência.

    Ai sim ele cai. Antes disso podem tirar o cavalinho da chuva.

    Alegria de pobre dura pouco, e neste caso bem  pouco mesmo.

  5. Aí tem dedo de Gilmar

    Gilmar Mendes conspirando até contra o próprio STF

    Blog do Moreno: Perguntado agora sobre a decisão do ministro Marco Aurélio de afastar o presidente do Senado, Renan Calheiros, o seu colega do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes respondeu ao blog do Moreno que é um caso de reconhecimento de inimputabilidade ou de impeachment de Mello. E acrescentou:”No Nordeste se diz que não se corre atrás de doido porque não se sabe para onde ele vai”.

    http://blogs.oglobo.globo.com/blog-do-moreno/post/gilmar-sugere-inimputabilidade-ou-impeachment-para-marco-aurelio.html

     

  6. Será que a tal interferência

    Será que a tal interferência em outro Poder da República inclui impedir a nomeação de Ministros de Estado.

    Se sim, teremos que abrir dois processos de impeachment de Ministros do Supremo.

  7. Essa manifestação dos

    Essa manifestação dos senadores para com o presidente da casa, mostra que trata-se de um grupo bem coeso e unido, formado em sua mairoria por golpistas mafiosos ditadores do fhc clinton e sua gang demotucanos.

  8. coligação no STF

    A aliança Gilmar Mendes-Toffoli-Lewandowski em favor do Renan no STF reproduz o que acontece no parlamento, unindo ex-inimigos em favor da impunidade corporativa. Nessa história toda, não se deve esquecer do papel nefasto do Toffoli, “sentando em cima” do processo que já poderia ter afastado Renan. A cara de pau do Toffoli se equivale à do Gilmar. Ambos se equivalem e se merecem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador