TSE concede direito de resposta por calúnia a Dilma e Lula na Veja

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O Tribunal Superior Eleitoral concedeu na noite de ontem, dia 25, direito de resposta à coligação ‘Com a Força do Povo’, para que sejam reparadas informações inverídicas e caluniosas publicadas pela revista a respeito da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Ingácio Lula da Silva.

A decisão, proferida pelo Ministro Admar Gonzaga, diz que o conteúdo da revista “não ostenta, por si só, caráter absoluto ou de veracidade”, e que a edição impugnada da revista Veja baseia-se “em depoimento do qual não se tem conhecimento sobre o real conteúdo – o que certamente o torna incerto/duvidoso”. Disse ainda que a disponibilização em data não usual para os padrões da publicação, antecipada de domingo para sexta-feira, “sugestiona a ocorrência de manipulação da informação com nítido caráter eleitoral, traduzindo-se em claro abuso do direito de informação”.

Segundo diz ainda a decisão liminar, a revista Veja “desbordou do seu direito de bem informar”, agindo de forma ofensiva e sem qualquer cautela, e que “as circunstâncias demonstram a conduta facciosa do periódico”. O Ministro citou, ainda, a recente providência de abrir seu conteúdo online ao acesso público, que é comumente exclusivo aos assinantes.

A decisão tomou por base o posicionamento da Procuradoria-Geral Eleitoral a respeito do assunto, assinado pelo Vice-Procurador-Geral Eleitoral, Eugênio José Guilherme de Aragão, que em trecho diz que “não se trata de fato verídico, já apurado por autoridades públicas. E são muito graves as colocações efetuadas em tal matéria, dando um viés de certeza a um depoimento cujo teor é desconhecido, e que configura calúnia”.

A decisão liminar determina que a Editora Abril S.A. insira a resposta da Coligação, de imediato, independentemente de eventual recurso, no sítio eletrônico da revista Veja na internet, no mesmo lugar e tamanho em que exibida a capa do periódico, bem como com a utilização de caracteres que permitam a ocupação de todo o espaço indicado.

Confira a íntegra da resposta:

“A democracia brasileira assiste, mais uma vez, a setores que, às vésperas da manifestação da vontade soberana das urnas, tentam influenciar o processo eleitoral por meio de denúncias vazias, que não encontram qualquer respaldo na realidade, em desfavor do PT e de sua candidata.

A Coligação “Com a Força do Povo” vem a público condenar essa atitude e reiterar que o texto repete o método adotado no primeiro turno, igualmente condenado pelos sete ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por terem sido apresentadas acusações sem provas.

A publicação faz referência a um suposto depoimento de Alberto Youssef, no âmbito de um processo de delação premiada ainda em negociação, para tentar implicar a Presidenta Dilma Rousseff e o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em ilicitudes. Ocorre que o próprio advogado do investigado, Antônio Figueiredo Basto, rechaça a veracidade desse relato, uma vez que todos os depoimentos prestados por Yousseff foram acompanhados por Basto e/ou por sua equipe, que jamais presenciaram conversas com esse teor.”

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Brasil precisa se livrar de 3 cânceres

    Os brasileiros que amam o Brasil devem extirpar três cânceres qui corroem o melhor tecido político do país há várias décadas : as organizações Rede Globo, o jornal O Estado de São Paulo e o Grupo Victor Civita e suas publicações, dentre as quais a mais perniciosa, a revista Veja. No dia em que o Brasil estiver livre desses cânceres, ele voltará a ser sadio e a mídia poderá ser realmente imparcial. O que fará as pessoas se conscientizarem melhor politicamente, sobre bases verídicas e não boatos, nem mentiras e nem manipulações.

  2. Lula e Dilma sabiam – revista Veja

    Nassif, faltou o questionamento à PF sobre a existência ou não do tal depoimento da terça-feira. O advogado de Youssef negou. Você não acha que o bom jornalismo deveria ter cobrado uma nota da PF? Assim como a que foi publicada hoje negando o envenenamento do doleiro?

  3. Se a Dilma for reeleita e
    Se a Dilma for reeleita e permitir que qualquer empresa pública ou o próprio governo anunciem em revistas do grupo abril, eu desisto, será masoquismo demais.

  4. VEJA DESACATA TSE

    Porém, a medida reparatório do TSE tornou-se flagrantemente inócua porque até as 2 horas da madrugada de hoje o site da Veja permanecia inalterado. E ainda no meio da madrugada apenas disponibilizou uma parte do direito de resposta em espaço peque e sem muito destaque para a coligação prejudicada. Ou seja: a Veja está peitando os senhores juízes. Mais: elas DESCUMPRIU integralmente a decisão do TSE numa claro, nítido, inequívoco ato de ataque à democracia. Se a Justiça brasileria não punir rigorosamente a Editora Abril, terá perdido a mais importante batalha democratica desde a ditadura.

  5. O PT ganho direito de resposta, MAS

    a veja levou horas para publicá-lo (foi publicado de madrugada), e deveria ter sido feito imediatamente – ou seja, por volta das 19:30 de ontem. O direito de resposta não foi publicado com a destaque que deveria ter tido e a veja ainda se sentiu no direito de publicar um texto contestando, de maneira sarcástica, o juiz. Isso é democracia? Hoje o estadão esta pedindo para votarem no aecio neves para a reconciliação nacional. A estória (é estória mesmo) da veja se espalhou por todos canais de tv/jornais golpista. Eu não sei o que vai ser de nós após essa eleição, nós vivemos um golpe. A única coisa que eu tenho certeza é que, se o aecio neves ganhar, vai pairar sobre ele a suspeita constante de golpe. Parte da população nunca vai aceitá-lo como presidente legitimo e eu me incluo entre essas pessoas. Se era para ele ganhar, que fosse através do voto e sem a ajudinha nefasta da veja/globo. Nenhum candidato a presidente com o minimo de caráter pode aceitar ser eleito com a ajuda de atentados tão baixos contra a democracia.

  6. Além do Ibope, a Vox fará,

    Além do Ibope, a Vox fará, também, boca de urna. Teremos 2 pesquisas de boca de urna para hoje, logo mais após o término da votação. Pelo que entendi no site do TSE, Vox  e  Ibope farão boca de urna. Vamos ficar atentos para essa duas importantes pesquisas de logo mais, após o término da eleição.

  7. Rede Globo: nem o diabo acredita no que ela é capaz

    Rodrigo Lopes: Apreensão de cocaína gerou confronto Globo x Abi-Ackel

    publicado em 24 de outubro de 2014 às 21:44 no Vi o Mundo

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/rodrigo-lopes-biografia-de-ex-ministro-traz-bomba-sobre-globo.html

    Captura de Tela 2014-10-24 às 18.16.58

    por Rodrigo Lopes, especial para o Viomundo

    Um livro a ser lançado nas próximas semanas promete abalar a relação entre o senador Aécio Neves (PSDB) e as Organizações Globo.

    Trata-se da biografia autorizada de Ibrahim Abi-Ackel, ex-ministro da Justiça do governo João Figueiredo. Ele ocupou o cargo entre 1980 e 1985.

    A obra, Ibrahim Abi- Ackel, Uma Biografia, escrita pela jornalista Lígia Maria Leite e prefaciada pelo senador Aécio Neves, diz que malotes da Rede Globo enviados para sucursal no exterior transportavam drogas.

    Sete vezes deputado federal, entre 1975 e 2007, Abi-Ackel sofreu acusações no Jornal Nacional, em 1983, quando era ministro da Justiça, fruto de um confronto nos bastidores com o dono das Organizações Globo.

    O livro dedica 10 páginas ao episódio.

    Na página 359 o livro sustenta que a campanha promovida por Roberto Marinho contra Abi-Ackel nasceu de um engano do empresário, que acreditava que o ex-ministro havia determinado a apreensão de cocaína em malotes da emissora.

    Leia a página:

    Captura de Tela 2014-10-24 às 21.14.21

    O texto atribui ao ditador João Figueiredo a seguinte explicação: “A campanha do Roberto Marinho contra o ministro Ibrahim Abi-Ackel se deveu a um engano do senhor Roberto Marinho. Os malotes da Rede Globo para Nova Iorque serviram de transporte para cocaína. A Polícia Federal apreendeu dois desses malotes e o Roberto Marinho nunca perdoou o Abi-Ackel, porque pensou que foi ele que mandou fazer a apreensão. Esse foi o motivo”.

    Em 1983, depois que o norte-americano Mark Lewis foi preso na alfândega dos Estados Unidos com pedras preciosas brasileiras avaliadas em U$ 10 milhões, os ataques ao ministro no Jornal Nacional começaram.

    Em mais de uma reportagem, a Globo acusou Abi-Ackel de envolvimento com o contrabando de pedras preciosas, o que nunca foi provado.

    A biografia autorizada de Abi-Ackel foi financiada através da lei Rouanet de incentivo fiscal e recebeu patrocínio da estatal de energia elétrica Cemig e do Governo de Minas. No prefácio da obra, Aécio Neves enaltece a vida pública do colega de Câmara dos Deputados.

    Captura de Tela 2014-10-24 às 21.14.08

    “Fomos deputados, ele repetidamente mencionado entre os dez parlamentares mais influentes do Congresso”, diz o texto (leia um trecho acima). Mais adiante, depois de listar as qualidades de Abi-Ackel: “Foram essa qualidades que me fizeram recorrer a ele, como governador, em 2006, para o comando da Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais, onde conduziu um trabalho exemplar”, destaca Aécio.

    Quando Abi-Ackel foi inocentado das acusações que sofreu da Globo, a Folha de São Paulo noticiou:

    Ackel é inocente no caso das turmalinas

    por JOÃO BATISTA NATALI

    Foi na manhã de 29 de março de 1985. A alfândega do aeroporto de Miami apreendeu um carregamento de águas-marinhas, esmeraldas, topázios e turmalinas.

    O portador das pedras, Mark Lewis — cidadão norte-americano, na época morador em Anápolis (GO) — não conseguiu documentar ser dono do carregamento. Foi o estopim do chamado “escândalo do contrabando de pedras preciosas”, em que o ex-ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel (1980-85) teve seu nome envolvido, sem que sua participação seja objeto de qualquer evidência.

    Ainda corre hoje na Câmara pedido para abertura de processo contra o ex-ministro por peculato, por conta de acusação contra seu filho, Paulinho. O filho teria mantido escritório de advocacia em que protelava extradições ou obtinha vistos de residente para estrangeiros que dependiam do arbítrio do gabinete de seu pai.

    “Eu fui o bode expiatório. Não era militar e também não tinha mandato”, disse à Folha o hoje deputado Abi-Ackel (PPB-MG). Sua suposta ligação com as pedras apreendidas é das mais tortuosas.

    Lewis era apenas uma “mula” (portador). As pedras pertenciam em verdade a Antonio Carlos Calvares, dono da Embraima (Empresa Brasileira de Mineração, Importação e Exportação), em Goiânia.

    Calvares procurou o ex-ministro, que voltara a advogar. Pediu que ele intercedesse em sua defesa. Deu-lhe uma procuração, que foi apresentada por um advogado norte-americano, Charles Hayes, como prova de que Calvares e Abi-Ackel eram sócios no contrabando.

    Hayes disse isso em entrevista no “Jornal Nacional”, da Rede Globo. A Folha apurou que na época eram tensas as relações entre a Globo e Abi-Ackel. Hoje, o ex-ministro prefere não falar sobre essa dimensão do assunto. A Folha procurou Hayes, mas não há pistas dele.

    Outro personagem-chave na história foi um delegado da Polícia Federal, Mário Machado Filho, que instruiu o inquérito em Goiânia. Ele se aposentou e hoje mora em Aracaju (SE). Disse à Folha ter tido a impressão de que Calvares, para se dar ares de importância, simulou um grau de familiaridade com o ministro que nunca possuiu. Um caso de mitomania.

    Foi essa uma das conclusões que o delegado remeteu à sede da PF, em Brasília. O inquérito foi arquivado. Sem inquérito, não houve tampouco motivo para processo judicial.

    Calvares destacou para falar com a Folha um dos executivos da Embraima que se apresentou como seu sobrinho. Para este, o caso já rendeu para a família “US$ 150 milhões” em indenizações por difamação, pagas por jornais norte-americanos.

    No plano judicial, o que houve de concreto foi um “grand jury” em novembro de 1986 em Lexinton, Estado de Kentucky, para apurar responsabilidades de norte-americanos e estrangeiros no contrabando de pedras brasileiras.

    Abi-Ackel não foi em nenhum momento citado por dar cobertura ou como responsável direto pelo tráfico.

     

  8. Liber(tinagem)dade de imprensa

    O espaço destinado à resposta foi ridículo.

    O estrago já estava feito e não vai ser reparado, mesmo porque a mídia repercutiu a falsa reportagem.

    Teria que deter toda a circulação da revista, física e no formato digital.

    Quem vai ressarcir a candidata e os eleitores, vítimas deste golpe midiático?

    A demonização do PT, diuturnamente, martelada pela mídia golpista é o pano de fundo para este terrorismo eleitoral.

    Seja qual for o resultado das urnas, vamos ter que encontrar meios, individuais e coletivos, de resistir a este sequestro político-eleitoral.

    Esta mais que na hora de adotar ações de anticonsumo dos produtos de anunciantes desta mídia mentirosa e golpista.

    Quem patrocina este crime também é cumplice.

  9. Nao está sendo cumprido!!!

    Salvo engano meu, a editora NÃO está cumprindo a decisão, visto que a resposta não esta tendo nem de perto o mesmo destaque da capa, no sítio da publicação.

    Esttá pequenina, em um link, sem nenhum atrativo na página.

    Quem vai cuidar disso??

    1. Marcelo

      Meu caro, e você viu o link que consta no direito de resposta, chamado “resposta do direito”? Estou pasmo, a veja me vem com essa de que o ministro que concedeu a liminar era advogado da Dilma. Ou seja, a revista cumpriu descumprindo. Revoltante.

  10. ””’ O Tribunal Superior

    ””’ O Tribunal Superior Eleitoral”…

     Todo T S E? Não.

    Quantos membros? Um 

    Quem é ele?Adnar Gonzaga.

    Qual era sua profissão antes do T S E ?

    Advogado do PT.

      interessante!!Muito interessante!!!!

  11. Definitivamente, após 25 anos

    Definitivamente, após 25 anos votando no PT, vou pensar seriamente no próximo pleito se o governo Dilma ou o PT não diminuir drasticamente ou, o ideal, zerar os gastos com propaganda/publicações nestas corja do PIG.

    Estou muito desapontado com a (não) atuação do ministro da justiça em um momento crucial da vida nacional. Ministro, volte pra SP e comece novamente. Pode ser como vereador, não precisa ser um posto mais baixo (que seria o ideal).

  12. Tribunal desmoralizado.

    Tribunal desmoralizado. Bandidos travestidos de jornalistas sequestram a verdade e querem como resgate a vontade eleitoral do povo brasileiro. Esta revista deveria ser fechada pela justiça e somente ser reaberta depois de ressarcidos todos os prejuízos que causaram. Manter em circulação este esgoto não é liberdade de informar, é iberdade de caluniar  e manipular eleições.

  13. E o parceiro Gilmar Mendes,

    E o parceiro Gilmar Mendes, será que dessa vez não será acionado?

    A liberdade de imprensa virou no Brasil “libertinagem” de imprensa. Tudo pode, se o alvo for o PT e o governo. Não pode uma sociedade dita democrática possuir instâncias quase que livres de qualquer prestação de contas; que atam e desatam sem dar nenhuma pelota para os direitos de outrem. 

    Faz-se urgente a regulamentação do direito de resposta. 

  14. Do jeito que o tse mandou

    Do jeito que o tse mandou “desbordoar” era melhor ter ficado quieto. Amenizou a resposta do PT, mandou colocar até as 21hs, o que foi solenemente ignorado pela revista. Mas temos que considerar que quem tem um tse pra chamar de seu são os tucanos. TSE e adjac~encias ou ramos ou penduricalhos.

    Agora, se Dilma for eleita e levar e der uma entrevista exclusiva a qq um desses veículos de comunicação, sou capaz de dar uma bandeirada nela!

  15. Direito de resposta agora?

    Direito de resposta agora? Depois que o Psdb manchetou a capa no Brasil inteiro. E a Veja, além de tudo, só colocou o direito de resposta de madrugada. É uma pais estranho esse onde tiranetes da imprensa dominam o Judiciário e não se incomodam nem em disfarçar o desprezo por esse poder da República.

    Se não se preocupam com o Poder Judiciário do que mais são capazes essas famiglias arrogantes e lesa pátria.

  16. A eterna ingenuidade do PT…

    Não vai ter direito de resposta algum, a VEJA vai recorrer ou já recorreu. Se tiver, será na própria VEJA, e daí… ??? Quem vai ler ? O fato é que se a Dilma perder por menos de 4% teremos de aguentar a VEJA afirmando em off e a direita vibrando e se gabando da revista ter dado a vitória a Aécio, assim como aconteceu com a Globo em relação a Collor em 1989. E se acontecer será BEM FEITO ! O caso Collor foi há mais de 20 anos. O PT chegou ao poder em 2002, há mais de DEZ anos. E do alto de um governo que chegou a ter mais de 80% de aprovação, não fez nada para colocar mínimas regras e fazer o Congresso votar Leis que prevenissem esse tipo de prática no Brasil pela imprensa. E quando pode jogar a VEJA nas cordas e bater em quem sempre lhe surrou, no episódio da CPI do Cachoeira, não partiu pra cima, pelo contrário, a alta direção do PT ordenou que seus deputados baixassem a guarda e poupassem Civita. Então o PT está colhendo o que plantou…

    1. Concordo! é realmente muito

      Concordo! é realmente muito desgastante a gente ficar aqui na batalha e com o coração saindo pela boca, perdendo amigo, sendo ameaçada na rua. Difícil.

    2. Eu nem sei se digo BEM FEITO

      Eu nem sei se digo BEM FEITO para o PT, porque quem vai sofrer as consequências, se Aécio ganhar, seremos todos nós, o povo brasileiro. Esse partido de bundões estará muito bem na vida, deputados, senadores  e ex-presidentes com suas polpudas  aposentadorias  garantidas.

  17. Este é o espírito da presidenta: Capacidade com humanidade!

    Mensagem da presidenta:

    “Gostaria de escrever sobre o final da jornada, mas estamos longe disso. Sou imensamente grata a todos vocês. Amanhã vista seu melhor sorriso. É preciso irradiar confiança. Amanhã é o Brasil na mente, na alma e no coração. Leve para urna seu adesivo, sua camiseta, seu boton, mas leve principalmente sua alegria. Tudo isso passa serenidade e paz ao nosso eleitor. Como diria Chico Buarque, “não faz sentido odiar quem nos odeia”. Nossa alegria tem que contagiar as pessoas, nossa certeza sobre o futuro do Brasil tem que irradiar, não ao ponto de ser arrogante ou presunçosa, porque não somos assim, mas ao ponto de ofuscar o ódio e fazer com que o povo veja além. Que cada eleitor enxergue vocês como sei que são: homens e mulheres que sonham e lutam para construir um mundo melhor para todos os filhos e filhas desse país. Foram vocês, e o coração valente que carregam no peito, que fizeram com que na hora mais difícil da campanha as ruas estivessem tomadas de alegria e esperança, em uma demonstração de honra e coragem. Façam com que todos enxerguem esse coração justo e valente. Brilhem amanhã. Cabeça erguida, espinha ereta e coração tranquilo.  Mais um dia, um dia por quatro anos.

    A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. Guimarães Rosa.

    De sua companheira de sonhos e esperança, Dilma Rousseff.”

  18. O tiro pode ter saido pela culatra.

    Em tempos passados tipo 1989 que não existia a internet como contra ponto o tiro da Veja seria certeiro e o alvo agonizava sem socorro ate a morte, hoje o buraco é mais embaixo a resposta está sendo a altura conseguindo ate algo impensavel a pouco tempo:a união da esquerda no Brasil,contra o golpe todos de mãos dadas.

  19. Calma pessoal, eleitor não é (mais) zumbi

    Quem decide não é a revista…

    É o eleitor!

    Que já maduro, está mais vacinado, mais cascudo.

    Todo esse episõdio repugnante da Veja serviu (a meu ver) para desmoralizá-la, quiçá definitivamente.

    Hoje a noite saberemos se atirou uma bala de prata ou deu um tiro de rolha nas eleições …

    E um tiro de misericórdia em si mesma.

  20. Desespero, estão espalhando vários boatos …

    Depois de ontem, ouvir de várias pessoas que funcionários da prefeitura de São Paulo estariam pressionando jornaleiros para não vender a veja, hoje estão espalhando que o Youssef morreu, ou foi morto invenenado pelo PT. A birimbinha da veja não fez efeito e eles estão desesperados !

  21. Bom dia, senhores.
    As forças

    Bom dia, senhores.

    As forças das trevas não dormem!

    Recebi uma mensagem pelo WhatsApp, hoje de manhã comunicando que o Alberto Yousseff  havia falecido e que a divulgação da morte havia sido proibida.

    A mensagem também afirmava que se tratava de mais uma queima de arquivo como no caso do caso Celso Daniel, executada pelo PT, o texto acusa que o doleiro foi envenenado, e que teria sido assassinado para não apresentar mais provas contra Dilma (me incomoda tanto a sordidez quanto a burrice).

    Respondi a acéfala que me enviou o texto e pensei em deletar a mensagem, mas não irei fazê-lo, vou manter a mensagem e pedir apuração de crime eleitoral.

    O “texto” é supostamente assinado pelo jornalista Roberto Feldemen – DRT/RJ 0765.

    Gostaria que divulgassem mais esse golpe e quem tiver acesso comunique a direção da campanha.

    NÃO PASSARÃO!

    Luciana Mota.

     

     

  22. Nassif

    estou tentando ler a matéria sobre a resposta podre da veja ao direito de resposta do pt, mas ta dando acesso negado. Tem algum problema com o site ou é sacanagem mesmo?

  23. Gente, calma!
    Não podemos

    Gente, calma!

    Não podemos desistir, é isso que adversário quer. Já recebi msn do lado de lá dizendo que as urnas não são confiáveis, no mínimo, eles estão apreensivos também. Vamos pra rua petralhar com bom humor e elegância!

    Quanto ao governo anunciar ou não nesses veículos, não sejamos ignorantes, esse é o comportamento da direita. Existe uma coisa chamada legislação, esses são veículos de grande circulação, a propaganda não é de Dilma, é do governo, e o governo é de todos. Não fiquemos, aqui, correndo em busca de nossos próprios rabos. Já tem muita gente do lado de lá cobrando. 

    Essa condenação imposta pelo TSE à revista veja abre caminho para que o Governo Dilma tenha o argumento necessário para não anunciar nesssa famigerada revista, visto tratar-se de veículo inidôneo. Então deixe que ela descumpra o direito de resposta, afinal, indecisos de verdade não leem veja, já disse, quem alçou eese panfleto de quinta à categoria de revista séria foi a esquerda.

  24. José Eduardo Cardozo (parente do FH?)

    Alguem sabe me dizer pra que serve um ministro da justiça?

     

    Dilma, pelo amor de Deus, troca essa droga de ministro.

     

  25. o.tse agiu mas demorou.
    a

    o.tse agiu mas demorou.

    a questão esssencial aí é a regulação da mídia.

    enquanto houver essa hegemonia gritante

    da grande mídia dita golpísta fica difícil.

    se não houvesse os blogs sujos, o estelionto eleitoral, o golpe, seria evidente.

    agora, talvez, não se realize, espero.

    mas aceitar que a grande mídia fique 24 horas

    por dia criticando o governo é inadmissível.

     

     

  26. E a rede Globo que abusou do

    E a rede Globo que abusou do direito de mostrar a falsidade da Veja em seus telejornais e mostrando “tristeza” pelo fato de ter sido o prédio da Abril “vítima” da ação de “Vândalos”. Fica por isto mesmo ? AH! a justiça brasileira ou INJUSTIÇA BRASILEIRA ?

    1. O mercado está fechando a

      O mercado está fechando a Veja, assim como já fechou a Primeira Leitura, revistinha do Reinaldo Azevedo que só se sustentava financiada pelo dinheiro público. O Instituto Millenium é um grande reduto desses liberais que só vivem grudados nas tetas do Estado.

      A falência dessas empresas só deixará desolados esses liberais parasitas do dinheiro público e seus cupinchas. Você, por exemplo, que garanto deve ter uma boquinha em algum lugar, sendo pago pelo contribuinte pra ficar postando fanfarronadas reacionárias 24h por dia.

    2. Infelizmente

      Nosso deficiente sistema educacional não estimula a curiosidade, nos acomodamos com o pensamento único difundido por monopólios. Não à-toa, ficamos na ignorância de que existem alternativas (meio escondidas nas bancas de revistas das capitais, num círculo vicioso), como as mensais Forum, a edição brasileira de Le Monde Diplomatique, a Piauí – sim, por esse mesmo hábito de nosso “maravilhoso” sistema educacional, não nos são atraentes pra leitura, quase só têm letras. Até mesmo uma Carta Capital colorida, etc. é pouco conhecida, ou não é lida e não é gostada…Infelizmente, na prática, nem liberais de verdade temos.

      1. “dependendo de sua compreensão desses princípios…”

        “Liberalismo, não se confundindo com liberalidade , é uma filosofia política ou visão do mundo fundada sobre ideais que pretendem ser os da liberdade e da igualdade. Os liberais defendem uma ampla gama de pontos de vista, dependendo de sua compreensão desses princípios, mas geralmente apoiam ideias como eleições democráticas, direitos civis, liberdade de imprensa, liberdade de religião, livre comércio e propriedade privada”. http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo .

  27. A VEJA TEM HISTÓRIA…

    REVISTA VEJA, UMA HISTÓRIA DE COVARDIA E FALTA DE ÉTICA. 
    .
    Relembre o episódio em que VEJA chocou o país, quase matou Cazuza e aniquilou emocionalmente uma família só pra vender revista.


    .
    Em 26 de abril de 1989 a revista Veja chega às bancas com uma matéria sobre o cantor Cazuza, vítima de AIDS.
    Conta Lucinha Araújo, mãe do cantor, no livro “Cazuza, só as mães são felizes”: 
    “Na tarde de domingo, estávamos tomando sol na piscina quando João chegou com sinais de preocupação no rosto e a revista nas mãos. Ele não sabia como entregá-la a Cazuza e sofreu muito ao perceber suas primeiras reações. Ao ver a Veja nas mãos do pai, meu filho a agarrou imediatamente e leu a reportagem inteirinha. Quando acabou, seus olhos estavam cheios de lágrimas. 
    Lucinha prossegue: “O efeito da impiedade de Veja foi devastador. Meu filho não aguentou. As lágrimas tristes se transformaram em choro convulsivo. A pressão baixou quase a zero. Não conseguimos controlar a crise em Petrópolis e decidimos levá-lo imediatamente para o Rio. Na estrada, com a enfermeira e Zélia, nossa caseira de Petrópolis, ao lado, Cazuza passou por momentos críticos. Meu desespero era tanto que temi por sua vida, imaginando que ele não resistisse às curvas da Rio-Petrópolis. Era uma hora da madrugada quando meu filho, já internado e medicado na Clínica São Vicente, saiu da crise e a pressão foi estabilizada.”

  28. youssef virou estrela


    youssef virou estrela global.

    o doleiro virou pp star do sistema globo de anti-jornalismo.

    a cbn dá a todo momento notícias sobre ele.

    nvenenado, doente, não é nada disso,

    o tse se pronuncou obviamente questionado pelo próprio pig golpista.

    tudo isso e fumaça,claro. o objetivo é repetir o escandalo da petrobrtas.

    o aécio aparece de vez em quando

    para falar disso em pleno processo eleitoral.

    claro,  semnehum contraditório,. oouto lado não é ouvido.

    dioma que deveria ter o mesmo tempo, tb não é ouvida.

    faz-m lembrar da eleição de 89 ,

    quando a band ficou o dia inteiro

    reproduzindo a falácia de que o sequestro

    de abílio diniz tinha a ver com o pt de lula.

    deu no que deu.

    o curioso é que a cbn insiste em que  eleição é

    disputadíssima e que há empate técnico,

    depois diz que o ibop dá diferença de seis por cento para dilma

    . força a barra, portanto.

    querem legitimar o golpe?

    espero ainda que a dilma fature essa para comprovar a senectude do pig.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador