Xadrez dos primeiros dias do governo interino

Atualizado às 8:30

Castello Branco foi um interino com agenda. Havia um enorme acervo de projetos de reformas que não avançavam devido à crise política; e um receituário liberal engasgado na visão mais intervencionista de Jango.

Superado o nó político – à custa das baionetas -, as reformas foram destravadas. Criou-se o Banco Central, reformou-se o mercado de capitais, seguiram-se as reformas fiscal e trabalhista, o sistema de minidesvalorizações cambiais e até o Estatuto da Terra, que acabou abandonado mais à frente.

Michel Temer assume um interinato sem projeto. E, pelo visto, sem noção mais clara sobre as características de cada Ministério e dos programas em andamento. A redefinição administrativa visou muito mais distribuir o botim para os vitoriosos do que atender a uma lógica administrativa eficiente.

Para um interinato eficaz, seriam necessárias duas pré-condições:

1.     Um plano de ação amplo, com visão clara de país e da função de cada Ministério, inclusive com análise prévia dos projetos que se pretende manter e daqueles para se implementar.

2.     Um mapeamento das inter-relações entre Estado e grupos sociais e econômicos representados na máquina pública, de minorias, movimentos sociais a segmentos empresariais.

A partir daí, montar uma estratégia para reduzir o desgaste político tanto interna quanto internacionalmente decorrentes do processo de impeachment.

Pelo aperitivo da primeira semana, o grupo que tomou o poder é jejuno em políticas públicas, desinformado sobre a estrutura do Estado e, mais ainda, sobre a nova estrutura social brasileira e sobre o papel da opinião pública globalizada.

Não possui a retaguarda de intelectuais capazes de fornecer a narrativa básica para, a partir dela, detalhar as propostas de cada Ministério.

A frente internacional

O mais influente jornal do mundo, o New York Times, condenou o golpe. Há uma imagem de truculência nos conquistadores. Um comando racional definiria uma estratégia de distensão visando a opinião pública internacional.

A consolidação da imagem de truculência trará consequências ruins para o governo interino e, pior, para o país.

No entanto, no seu primeiro ato como Chanceler, José Serra emite uma nota sem o menor verniz diplomático, contra vizinhos que condenaram o golpe. E, pelas informações divulgadas, a nota foi endossada e completada pelo próprio presidente interino.

Será que não havia um conselheiro diplomático para opinar?

A diplomacia exige conhecimento prévio, tato, cuidado para se inserir nos grandes temas internacionais, estilo sóbrio nas notas diplomáticas. Há uma disputa entre países para conquistar cargos e funções nos grandes organismos multilaterais.

O grande trunfo brasileiro foi apresentar-se como líder do Mercosul, articular o grupo dos 20, avançar na OMC (Organização Mundial do Comércio), junto aos BRICs, à China. O país saiu da crise de 2008 com um protagonismo internacional inédito.

Esse protagonismo se deveu a uma política de não-alinhamento com nenhuma das potências, visando tirar o melhor proveito da disputa entre elas – o que Getúlio Vargas fez magistralmente nos anos 30 e 40 – e da capacidade de se comportar civilizadamente nos fóruns internacionais e nas relações bilaterais.

Hoje em dia, há um conjunto de temas aguardando definições, as relações com a China, as novas relações com os Estados Unidos, o banco dos BRICs. Internamente, uma questão explosiva: a tentativa de alguns setores de criminalizar estrangeiros que tenham atuação política – e incluíram nessa categoria a mera participação em passeatas e em redes sociais. Além do despautério de confundir manifestação de opinião com militância partidária, arrisca-se a penalizar um segmento de altíssima qualidade intelectual que veio melhorar a inteligência média brasileira.

Serra preferiu estrear mostrando altivez contra… Bolívia e Venezuela e definindo como temas prioritários a vigilância das fronteiras e o combate ao narcotráfico.

As frentes sociais e econômicas

Até então, o país estava dividido entre petistas, democratas (defensores da democracia não necessariamente alinhados com o PT) e anti-petistas, estes compondo uma frente única.

Nas mudanças ministeriais, foram atingidos diversos segmentos de classe média, ampliando a frente crítica ao governo interino.

  • Não foram escolhidas mulheres, indispondo o governo interino com amplos segmentos militantes. Abriu mão, inclusive, da lealdade, idoneidade intelectual e coerência política da aliada de primeira hora, Martha Suplicy.
  • Acabou com o Ministério da Cultura, ampliando a oposição dos artistas em geral e não levando em conta a enorme importância da indústria cultural na nova economia.
  • Retribuiu o enorme apoio empresarial recebido abrindo mão de Armando Monteiro no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) por um Ministro totalmente jejuno em questões industriais.
  • Indispôs-se com o setor de educação, não apenas o público como as ONGs bancadas pelo setor privado, rompendo com uma política de anos de interlocução entre ambos visando o aprimoramento da educação para abrigar um aliado político sem familiaridade com o tema.
  • Juntou Comunicações com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ambos tratando de temas distintos. Desconsiderou não apenas o meio acadêmico, a relevância dos programas em andamento, e todas as associações empresariais e grandes grupos integrados em programas de inovação.
  • Jogou o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), ambos tratando de temas totalmente distintos. Além disso, colocou no MDS um notório crítico do Bolsa Família.
  • ·      Rebaixou todas as Secretarias ligadas a grupos sociais, inclusive a de Pessoas Com Deficiência e outras, sem nenhum viés ideológico.
  • Juntou a área de benefícios e atestados da Previdência com o Ministério da Fazenda e o INSS para o MDS. Qual a lógica?
  • A entrevista do novo Ministro da Justiça Alexandre de Moraes anunciando a intenção de não acatar mais a lista tríplice na escolha do Procurador Geral da República é outra demonstração cabal de amadorismo. Antecipou em um ano e tanto – a duração do mandato do atual PGR – a disputa política com o Ministério Pùblico.

Esses movimentos induziram a uma nova distribuição da opinião pública, com um forte segmento de classe média moderna nos grandes centros – em geral refratárias ao PT, sendo a base do público da grande mídia – alinhando-se à frente anti-Temer. Com a explicitação de posições em relação à PGR, abre-se uma comporta de consequências imprevisíveis.

Muito mais rapidamente do que sugeriria a prudência, vai-se definindo um perfil restrito de governo, ligado aos grotões e aos movimentos religiosos conservadores.

A estratégia econômica

Na sua primeira coletiva, o Ministro da Fazenda Henrique Meirelles deu uma estupenda aula de generalidades e irrelevâncias.

Chegou a defender até a imposição do orçamento público nominal (sem correção dos valores pela inflação média).

No que interessa, anunciou as seguintes intenções:

Recriação da CPMF – não se tem saída fiscal imediata sem a CPMF. Mas como ficarão todos os setores que deblateraram contra a CPMF e utilizaram a proposta como álibi para a desestabilização do governo Dilma?

Idade máxima para aposentadoria – vale como sinalização de longo prazo. Abriu-se mão da discussão no conselho de capital e trabalho que já vinha discutindo o tema. E a proposta é apresentada pelo Ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Imediatamente foi torpedeada pelo único representante de trabalhadores na frente pró-Temer: Paulinho da Força.

Enfim, a primeira semana mostrou ampla descoordenação do governo interino. Não há um fio condutor das ações.

Nas próximas semanas pode ser que se aparem as arestas e se acertem os ponteiros. Mais provável que não.

Luis Nassif

102 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bem, dizem que o impedimento

    Bem, dizem que o impedimento não é o final da crise, e sim o início. Pelo andar da carruagem, temos um interino vacilante e com uma equipe amadora. Quanto tempo dura isso é a pergunta que começa à ser tornar comum. E quanto tempo para a insatisfação popular explordir, incluindo petistas, democratas (os verdadeiros) e até os que queriam mudanças de qualquer forma. Um potencial explosivo vai se tornando possível

  2. panelaço gigante no centro de

    panelaço gigante no centro de São Paulo agora há pouco durante a entrevista dos golpistas na Rede Golpe.

  3. “Abriu mão, inclusive, da

    “Abriu mão, inclusive, da lealdade, idoneidade intelectual e coerência política da aliada de primeira hora, Martha Suplicy.”

    Perfeito.

  4. >>> Recriação da CPMF – não

    >>> Recriação da CPMF – não se tem saída fiscal imediata sem a CPMF. Mas como ficarão todos os setores que deblateraram contra a CPMF e utilizaram a proposta como álibi para a desestabilização do governo Dilma?

    Idade máxima para aposentadoria – vale como sinalização de longo prazo. Abriu-se mão da discussão no conselho de capital e trabalho que já vinha discutindo o tema. E a proposta é apresentada pelo Ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Imediatamente foi torpedeada pelo único representante de trabalhadores na frente pró-Temer: Paulinho da Força. <<<

    * * *

    É divertido – se ignorarmos por um momento o tragico pano de fundo – ver os interlocutores dos grupos sociais que se aliaram ao golpe tendo que fazer encenaçao de supresa frente ao “saco de maldades” de Temer diante de suas bases.

    Entao Paulo Skaff achava mesmo que havia saida sem a CPMF? Evidente que nao.

    Entao Paulinho achava mesmo que Temer nao tentaria impor a idade minima para aposentadoria? Evidente que nao tampouco.

    Os dois terao um ganho pessoal, por serem aliados de primeira hora do golpe, em detrimento de suas bases.

    Como os dois se mantem onde estao por distorçoes nas representaçoes sindicais – patronais e de trabalhadores – tem pouco a TEMER em relaçao à desilusão das bases.

    Mas agora terao que fazer essa encenaçao.

    (Manque de) noblesse oblige! 

    * * *

    Muito mais palatavel para o todo da sociedade – e essa com resultado imediato para as contas publicas e nao em decadas – seria a aprovaçao do aumento da contribuiçao dos inativos com pensões do setor publico acima do teto do INSS.

    Ate pouco tempo atras, quando havia quase pleno emprego e maior formalizaçao do mercado de trabalho, o INSS urbano (tirando da conta trabalhadores rurais) era superavitario.

    Trata-se de algo a se esperar dada a estrutura demografica do Brasil atual.

    As distorçoes estao (1) na aposentadoria rural – opçao politica nos anos 80; e (2) nas super-pensoes do setor publico – em todos os niveis da federaçao. O poder cada vez maior das corporaçoes de colocar a faca no pescoço de Executivos e Legislativos so aumentou o problema, pois arrancam aumentos insustentaveis diante das restriçoes orçamentarias, com vencimentos muito superiores aos da iniciativa privada.

    Esse nao era o caso quando la atras se instituiu a aposentadoria com o salario integral.

    Como explicar, com nossa atual demografia, que um Estado como o RJ gaste já mais de 55% de sua folha com aposentados e pensionistas?

    Com a mudança na demografia isso so tende a piorar…

    A soluçao que vejo – como mais justa inclusive no dialogo intergeracional – é ajustar a idade de acordo com a demografia (seja por formulas 85/95, fator previdenciario ou idade minima), mas sem calibrar para cima por conta da distorçao atual.

    Ou seja, a partir do teto do INSS, ajuste-se tambem, escalonadamente, a constribuiçao dos inativos em faixas de salario, num paralelo ao IR, tirando mais de quem ganha mais.

    Problema: quem vai botar o guizo no gato?

    Nao tem as corporaçoes – as dos super salarios – todo o poder na realidade atual?

    Situaçao dificil…

    Quem vai acabar pagando a conta é o conjunto dos trabalhadores, sem representaçao organizada e sem a alavancagem das corporaçoes publicas.

      1. Em que sentido? Vc sugere,

        Em que sentido? Vc sugere, como Temer, uma idade minima geral, que castigue os trabalhadores do regime geral mesmo sem causarem deficit? E que castigue mais os pobres, que começam a trabalhar antes?

        Ha dois problemas distintos:

        (1) o deficit de hoje, coberto pelo tesouro, fruto das distorçoes na previdencia.

        (2) os deficits futuros, resultado da combinaçao de distorçoes e mudanças demograficas. 

        Mesmo a idade minima so se propoe a resolver o problema futuro. Muda a expectativa. O rombo atual, que amarra o orçamento, permanece.

    1. a ração diária dos banqueiros

      1. a previdência NÃO é deficitária, tem superávit. este é um dos grandes engodos da jabuticaba do neoliberalimo brasileiro.

      “Sistema financeiro vê no superávit da previdência social oportunidade para extrair ainda mais recursos públicos do país”, Gisella Colares

      2. o coração das trevas da financeirização do Brasil dorme nas operações compromissadas do mercado com o BC (http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=153&idioma=P&idpai=GLOSSARIO). em março de 2016, “As operações overnight corresponderam a 98,4% do total das operações compromissadas, com médias diárias de R$949,5 bilhões e de 5.982 operações.” (http://www.bcb.gov.br/htms/infecon/demab/ma201603/index.asp).

      para derrubar o tripé macro econômico é preciso desmascarar que ele só existe para sustentar os operações compromissadas. isto seria assunto para uma grande campanha nacional, nas mídias, nas associações, nos sindicatos, nos coletivos, nas escolas. esta é a primeira tarefa de um governo que de fato queira promover desenvolvimento com inclusão social.

      os neoliberais brasileiros comem da jabuticaba que nunca plantaram, mas deixam os caroços para o Brasil se engasgar.

      abraços

      .

  5. Caro Nassif, eu gostaria de

    Caro Nassif, eu gostaria de reforçar dois pontos do seu texto:

    – Você acertou, é uma divisão de butim ao invés de algo organizado por um plano de ação. Para mim é claro que as únicas preocupações do grupo de conspiradores eram sabotar o governo, dar o golpe e então eliminar completamente a esquerda “aparelhando” a máquina do governo exclusivamente com participantes do golpe. Mas como é comum em golpes em países de terceiro mundo não há preocupação com o “depois” por normalmente não terem a competência necessária;

    – As escolhas dos cargos importantes foram feitas puramente pelo critério de lealdade e não pelo de competência e eu também estou surpreso com a total incompetência em decidir quem assumiria qual cargo. Apontar um religioso para comandar o ministério da ciência e tecnologia? Parece piada! Mas eu notei também a tentativa de convidar pessoas que entendiam dos cargos mas estes cientes da natureza ilegítima do governo recusaram, os conspiradores aparentemente não contavam com o fato de que apenas eles acreditam que o governo deles seja legítimo.

    Na minha franca opinião, é mais um típico golpe de estado de terceiro mundo. Tudo o que impede o Brasil de se tornar novamente uma ditadura agora é o quanto os conspiradores estão dispostos a enfrentar a revolta da população. Que a oligarquia brasileira sempre estará disposta a subjugar e matar a população (na estreita visão de mundo deles povo é escravo e como escravo deve ser tratado), mas os conspiradores parecem saber que se a bomba explodir eles estão em menor número.

  6. Tudo de novo!

    Sem projeto? É claro que há projeto. E dois estratégicos para ser mais exato: restauração do status quo anterior à agenda social lulista (até com a concordância de quem muito lucrou com ela) e reinserção plena do Brasil no sistema capitalista comandado pelos EUA  (teoricamente alicerçada num Teoria da Dependência 2.0). Correções de rumos para consolidação da interinidade? Isso é fácil, pois agora entraram em cena profissionais em governos de coalizão. Com Judiciário, velha mídia, senadores, PF, TRE, Tribunal de Contas, etc. amansados e movimentos sociais criminalizados, o resto vem por inércia. 

    1. Realmente, Olinto…

      … de pleno acordo. É projeto estratégico de desmonte total (da esfera que for, da sociedade, do Estado, das relações internacionais…) de tudo destes últimos 13 anos, e que começou a ser executado no dia mesmo da vitória eleitoral de Dilma em 2014.

      E que me desculpem os analistas, os profissionais e os de ocasião, de esquerda aos verdadeiros democratas, mas… se não se atentarem a esse “fio condutor” total, se se apegarem a respostas de desvio de curso apenas cosmético e diversionista, será de uma baita ingenuidade, e extremamente imobilizante.

      Todos os sinais desse projeto “maquiavélico” já foram dados logo de saída, a olhos vistos, só não quer ver quem não quer ver. 

       

      1. Concordo integralmente. É

        Concordo integralmente. É desmonte completo, terra arrasada. A imagem do país no chão. Tudo conforme programação, de execução bem anterior a posse da Dilma em 2015. Chego até a pensar que o 7 x 1 fez parte do “pacote”.

        1. Aliás, Jaide…

          … grande lembrança ao final do seu comentário acima, aquilo de “um grande passado pela frente”. Que é do Mário Sérgio Cortella, né? Tive aulas com ele na PUC umas, putz, umas três décadas atrás. Grande figura.

          Agora, quanto ao “desmonte completo, terra arrasada” e mesmo quanto ao 7 a 1… acho que não há tempo a perder. Por exemplo: a nossa intelligentsia progressista que tem contatos com a “gente graúda” (alô, Nassif?) precisa entender de imediato que o jogo do golpe não é o xadrez, está mais pra: com uma mão lançando os dados do Monopólio e com a outra, War.

          E acho mesmo que, pra “desgolpear”, nem é pra entrar nesse jogo duplo (em ambos os sentidos), não. Contra o golpe, e as cabeças pensantes do país que verdadeiramente pensam (n)o país não podem se furtar disso, é só virando a mesa e esses tabuleiros. 

          1. Intelligentsia e xadrez

            É por aí. Mas o xadrez que o Nassif está usando tb tem sentido didático pois instiga discussões sobre os fatos que estamos passando em linguagem acessível. Intelligentsia progressista há, mas traduzir os fatos atuais em termos de hybrid warfare, agenda setting theory, bombas semióticas, etc. em linguagem mastigada (como eu gosto!) não é para qualquer um.

      2. “Pequenas” empresas grandes negócios

        Quer outra prova de que há esses dois projetos (que se retroalimentam)? O grupo Globo (pasmem!) contratou uma consultoria do escritório Gesner Oliveira (justo dele!) para avaliar o valor do ativos a serem privatizados! O jogo é pesado. Por exemplo, comprar ativos na baixa (aí o BNDES é bom!) para vender na alta. E é tudo ativos do tipo Vale do Rio Doce! Obviamente o Serra e o Dantas em especiais estão nesse projeto.

    2. Exatamente.É a mesma

      Exatamente.

      É a mesma conversa… Diziam que o governo deposto “não tinha projeto”. Ora, reduzir desigualdades, aumentar salarios, ampliar Direitos, política externa independente, defesa do patrimônio e do conteúdo nacional, etc. não é projeto?

      Quem é contra tudo isso, quer entregar o que puder, atropelar a diversidade, etc, também não tem projeto?

      O tal “fio condutor” tá mais do que nítido: tá na mão do Moreira Franco, que vai liquidar o que puder o mis rápido possível; e do Meireles, que vai garantir o lado dos rentistas com a outra mão. O resto, política social, essa coisa chata, de “comunista”, se ajeita à medida que forem aprendendo de onde podem tirar mais unzinho.

  7. Democracia, Justiça e Direito

    Esse governo aponta para uma síntese deplorável: Quebra de obrigações do governo com a consequente quebra de direitos do povo. Aliás, as palavras Direito e Justiça, que já foram vilipendiadas para se chegar ao golpe, serão esquecidas por esse governo golpista. O que nasce ilegítimo, morre ilegítimo. Não será possível a esse balaio de gatos conseguir legitimidade em seu transcurso. Vê-se, portanto, que a Democracia não é apenas uma palavra entre outras, é um estado de ser, um modo de agir. No século XXI, ou se é democrata, ou se é fascista. Essas palavras já foram muito testadas durante a História e aportam no atual século dilapidadas pelas experiências históricas ocorridas durante toda a Humanidade.

    Só os idiotas ainda não perceberam isso.

  8. A felicidade deles vai durar pouco

    Sabe quando ganhar significa perder? Não vejo como esta gente não botar os pés pelas mãos… a “eficiência” deles se limita a conspirar e trair.

    E agora cons as eleições nos EUA, percam as esperanças dos gringos quererem ter a imagem deles associada ao grupo político mais esculhanbado na mídia internacional.. Putz, correram tanto para cumprir a “agenda” que se esqueceram da agenda dos principais apoiadores. Até para ser golpista precisa ter um mínimo de inteligência.

  9. A midia é uma porcaria

    A midia é uma porcaria mesmo… vc pega os 3 primeiros dias do brasil temeroso e consegue juntar fatos suficientes para 15 anos de manchetes monstruosas no JN!!!

    É, em 3 dias essa quadrilha produziu mais fatos horrendos dq o PT em 13 anos no governo!!! 

     

  10. DESGOVERNO TEMER UMA LONGA NOITE SE APROXIMA

    QUE A VANGUARDA DO ATRASO A BURGUESIA LIDERADA PELO SETOR PAULISTA

    RESPONDA POR SUA IRRESPONSABILIDADE EDEONESTIDADE AO DAR UM GOLPE PARA

    COLOCAR UM GOVERNO CUJO SEUS MEMBROS ENVOLVDOS EM MAL FEITOS.

     

    Aquela foto da ocupação do palácio do planalto supera as fotos dos mafiosos quando reunidos.

     

    Alguém precisa dete-los.

     

     

     

     

  11. DESGOVERNO TEMER UMA LONGA NOITE SE APROXIMA

    QUE A VANGUARDA DO ATRASO A BURGUESIA LIDERADA PELO SETOR PAULISTA

    RESPONDA POR SUA IRRESPONSABILIDADE EDEONESTIDADE AO DAR UM GOLPE PARA

    COLOCAR UM GOVERNO CUJO SEUS MEMBROS ENVOLVDOS EM MAL FEITOS.

     

    Aquela foto da ocupação do palácio do planalto supera as fotos dos mafiosos quando reunidos.

     

    Alguém precisa dete-los.

     

     

     

     

  12. Há um potencial enorme de

    Há um potencial enorme de reação ao golpe, é certo, e parece que está ocorrendo, mas será que não é exatamente isso que se deseja para justificar Alexandre de Moraes? Os golpistas continuam a ter pelo menos 350 deputados, 55 senadores e 8 ou 9 ministros do STF, além da Globo, é claro. De outro lado, há um programa dos golpistas, sim, centrado em privatização selvagem de todas as empresas estatais e de todos os serviços públicos, incluindo o desmonte do SUS. Pela primeira vez desde Collor, é provável, tem-se um ministro da saúde contrário ao SUS. Mesmo Serra, no governo FHC, não tinha essa posição naquele momento. Na Educação, o ministro é um completo neófito e, ao que parece, já desmontou as equipes técnicas, demitindo as equipes da SETEC, por exemplo. No caso da Previdência, a fiscalização já está na fazenda (receita federal), mas o objetivo nada tem a ver com isso. O grande interesse é o projeto de terceirização, que pode retirar completamente recursos do sistema e quebrá-lo, aí sim, de fato. 

  13. Personagem de Chico City

    Pensei que Temer, constitucionalista e político experimentado, fosse habilidoso, articulado, dentre outros adjetivos. Mas, diante de erros tão grosseiros, me veio a mente o personagem Alberto Roberto. Chico Anísio foium gênio!

  14. Para fazer caixa da forma

    Para fazer caixa da forma mais rápida, entra nos planos do governo privatizar imediatamente, correios, caixa, BB entre outros.

    Como devem se sentir os apoiadores dos golpista que trabalham nessas áreas ?

    Acredito que a revolta contra o Temer e os golpistas só tenndem aumentar, até entre os que apoiaram o golpe.

    Isso pode influenciar decisivamente alguns senadores.

    ////////

  15. As manifestações desde 2013

    As manifestações desde 2013 por qualidade no transporte publico já anunciavam que a politica precisaria passar por mudanças estruturais, o golpe de vingança do Cunha, PMDB, PSDB e grande mídia, vem com o pior do fisiologismo do congresso para anunciar para o povo que nada vai mudar. Assim como em 64 as estruturas que ganham em manter o Brasil como nação subdesenvolvida apelam para o golpe para parar o mudança gradual e desenvolvimento social da ultima década iniciadas por Lula.

  16. Marta

    Discordo que ela tenha coerência política, haja vista seu ingresso no PMDB por “um país sem corrupção”. Ela é coerente apenas com a própria imagem que avidamente busca nos espelhos.

  17. Nassif e sua fina

    Nassif e sua fina ironia:

    “Abriu mão, inclusive, da lealdade, idoneidade intelectual e coerência política da aliada de primeira hora, Martha Suplicy.”

  18. impagável!

    “Não foram escolhidas mulheres, indispondo o governo interino com amplos segmentos militantes. Abriu mão, inclusive, da lealdade, idoneidade intelectual e coerência política da aliada de primeira hora, Martha Suplicy.”

    Ironia fina!

    1. Aie, você foi mais rápido do que eu!

      Parabens!

      O veneno que escorre dos labios de LN deveria ser retirado uma vez por semana no Instituto Butantã.

  19. Caro Nassif
    Engano, há um

    Caro Nassif

    Engano, há um projeto sim.

    A classe média já foi usada, agora pode ser descartada.

    O projeto dos golpistas, é além de entregar as riquezas do Brasil para o titio Sam, e dividir entre os golpistas, é fazer voltar o Brasil, no período Colonial, tipo “você sabe com quem está falando?”

    Quanto ao povo, bem, não pega bem eles usarem o avião, viajarem mais, comprarem mais, terem mais casas, fazerem faculdade, tudo isso e mais coisas, deverão ser diminuido, para agradarem também a classe média.

    Eles terão 177 dias para isso. Os golpistas tem pressa.

    Saudações

     

     

     

    1. Estes trapalhões nem vão conseguir vender o Brasil, ninguém….

      Estes trapalhões nem vão conseguir vender o Brasil, ninguém no exterior vai dar importância a eles, salvo empresas que já tenham experiência de lidar com as máfias (ou sejam mesmo das diversas máfias que existem no mundo).

      1. Sob a ótica de quem pretende

        Sob a ótica de quem pretende comprar o Brasil bem baratinho, tudo segue rigorosamente a programação. Escracho generalizado de um país que ousou um protagonismo internacional inédito, tranformado em piada global pelos executores nativos do golpe e seus apoiadores internos. Mas o que interessa aos abutres está garantido. Se, por interferência do imponderável, esse processo não for detido, o nosso país dificilmente se reerguerá, “um grande passado pela frente”.

    2. Compradores espertos só

      Compradores espertos só compram de vendedores que têm condições de entregar a mercadoria.

      Temer & Cia têm condições de entregar a mercadoria? Ou as vendas a toque de caixa correm o risco de ser anuladas se Dilma for absolvida? Ou por um próximo governo eleito sobre os escombros da aventura Temer?

  20. Como eu gosto de dizer. Viu, eu disse!

    Tem pessoas que dizem “Viu, eu disse!”, mas para não parecer desagradáveis dizem antes: “Eu não gosto de dizer que já havia falado anteriormente”. Como eu não sou mentiroso, adoro dizer – Viu, eu disse.

    Já venho falando há meses que este pessoal é totalmente amador, sabem comer o mingau pelas bordas mas nunca encararam uma feijoada bem quente e temperada, logo na frente do prato nem sabem por onde começar.

    Já há uma semana, pelos primeiríssimos sinais, mesmo antes da posse a minha opinião sobre o amadorismo deste grupo já havia sido montada pelas primeiras ações e escrevi: Tem mesmo coordenação neste golpe? Ou é o Caos mesmo? Agora de forma mais profissional e jornalística nosso caro amigo Luís Nassif descreve o Caos que se avizinha.

    Eu aprofundaria mais um pouco, há reações nos ministros e apoiantes do governo que revelam coisas piores ainda. Ouvi de um destes “intelectuais” golpistas que aparecem na GloboNews uma fraze muito interessante. Que todos os grupos industriais que quiseram fazer companhia ao LuloPetismo sofrerão as consequências dos seus atos. A frase era dura, mas não só a frase, mas a raiva com que ela era dita demonstrava que a caça as bruxas não se dará somente contra os manifestantes, mas sim contra setores industriais que se favoreceram com as políticas dos governos do PT. 

    Outro problema notável, que fica agora explícito, é a pobreza intelectual de Henrique Meirelles, porém como não sou jornalista e não preciso ter o mesmo grau de elegância do nosso Nassif, vou qualificá-lo de forma correta, é burro mesmo. As pessoas escondem muitas vezes as suas limitações através de uma postura senhorial, uma boa aparência e alguma cultura que deve ter sido adquirido a duras penas. Poderia dizer mais, alguém que no sistema financeiro-empresarial entra numa instituição bancária e fica toda a sua vida lá sem por exemplo, tentar a sorte em outra instituição (ou não ser convidado para isto) revela não só falta de iniciativa como também uma limitação intelectual. A atuação de Meirelles no Governo Lula foi na realidade medíocre, girando somente a torneirinha dos juros para aqui e para lá como se a única coisa que um presidente de um banco central pudesse fazer era isto.

    O último parágrafo é extremamente importante, pois segundo boatos o nosso banqueiro, de um posto só, pretende assumir os bancos estatais,o banco central, e mais uma ou duas outras coisas, se fizerem isto será o maior erro que o capitalismo brasileiro já fez, pois uma coisa é dirigir um banco estrangeiro em que as decisões vem de fora, ou assumir um banco central em que suas burradas eram assimiladas pelo Presidente Lula e outra é entrar num Banco do Brasil, em que se ele mexer na carteira agrícola, descobrirá porque a bancada do Boi se dá tão bem com a bancada da Bala.

     

     

    P.S.: Alguém já achou alguma farda nas fotos da posse do Temer?

  21. AFINAL O QUE PODERIA PRODUZIR MASSAS REACIONÁRIAS NAS RUAS?

     

     

    o atual caos. em apenas em alguns dias.

    se não  forem detidos a tempo a catastrofe será irreversível.

     

     

     

     

     

     

     

  22. chapa infeliz

    Que escolha infeliz ter colocado na chapa de 2014 um partido que advoga por um projeto de nação tão diferente. Diferente do PT e diferente do que a maior parte da população votou.

    Temer é ilegítimo não apenas pela forma golpista como entrou, mas, principalmente, por alterar em forma tão radical o voto popular na chapa onde ele mesmo foi eleito.

    Queria saber como dorme o Pimentel com um vice do PMDB no Governo de Minas Gerais. 

    Nunca mais disputar eleições com chapas mistas com a direita! Estas eleições municipais estão aí para marcar novas posições, evitando novos problemas à partir de 2018.

    1. Presidencialismo de coalizao.
      Você tem razão mas veja, ninguém governa sem o PMDB. Nosso sistema tem 3 grandes partidos: PT, PSDB e PMDB. Nenhuma maioria se forma sem que seja com 2 entre estes 3. Este é o no a desatar.

  23. Nassif exagera quando cobra

    Nassif exagera quando cobra do novo governo soluções com menos de 48 horas no poder.

    Chegou a hora desse blog deixar de cavar trincheiras e começar a criar pontes.

    Veja só essa estória de ministério XY. Qual a importância disso? Real importancia? Nenhuma!

    Cortar ministérios, todos sabemos que o buraco que a Dilma deixou é milhares de vezes maior. A medida é apenas para marcar território de que tudo será revisto.

    Acho a atitude desse blog e de seu dono absolutamente antipatriótica.

    Estão torcendo para que o Brasil entre numa crise, já dentro da crise que a Dilma criou.

    Estou esperando que se iniciem os post propondo soluções e e que possamos discutir essas propostas enão essa postura ridícula de crianças birrentas que só querem criticar.

     

    1. Acho que você errou de blog,

      aqui prezamos a Democracia e o Direito (sem ser o dos amigos e dos inimigos).

      Seu tipo de patriotismo deve ter a ver com o dos Marinho, Frias, Civita etc… Vai discutir as fases seguintes do golpe nos blogs destes senhores.

      Passe bem.

    2. As contribuições deste blog para a discussão de assuntos …

      As contribuições deste blog para a discussão de assuntos nacionais relevantes e importantes para a criação de um Estado Nacional forte são inúmeras, logo alguém que chega de paraquedas querendo dar lições de moral sobre o que devamos ou não discutir é totalmente dispensáveis.

      Fóruns e discussões simples sobre aspectos de industrialização organização da república são em tempos normais dominantes nas participação de todos, porém no momento que se vê a entrada de um governo golpista com objetivo simplesmente de ACABAR COM QUALQUER CHANCE DE DESENVOLVIMENTO AUTÔNOMO E NACIONAL, cabe a todos denunciar este governo que simplesmente juntou o que temos de pior na nossa república.

      Se quiseres ver soluções consulte nos últimos anos o que já foi discutido aqui, praticamente tudo o que diz respeito ao desenvolvimento do país e nestes foruns participam pessoas de diversas orientações políticas e ideológicas, logo com todo o respeito lhe digo, VÁ PROCURAR A SUA TURMA.

    3. eu ajudo

      Proponho uma primeira abertura para eu septuagenário e ainda birrento com;

      -Reconheça o Temer que é um governo golpista

      -Reconheça o Temer que o povo, ao menos 54.000.000,00 e muitas bolinhas que não votaram em Aécio apenas contra o PT e Dilma, portanto está sem autoridade.

      -Reconheça o Temer que o desmantelamento que está a propor foi construído e negociado com toda a sociedade.

      -Reconheça o Temer e o Benedito que não passam de testa da cazzo. 

    4. 1) Soluções em menos de 48

      1) Soluções em menos de 48 horas,  impossível. Mostrar o caminho para as soluções, imprescindível. E fica claro que o norte      desse governo é o sul;

      2) Criar um ponte para a “Ponte para o Futuro”?;

      3) A atitude do blog e de seu “dono” (coloquei aspas porque creio que os maiores donos do blog são os leitores) é sim                  absolutamente antipatriótica  porque se posiciona contra a patria golpista comandada por um usurpador e uma quadrilha;

      4) Dilma cometeu erros sim, todos reconhecem, mas ela foi impedida devido seus acertos. Não provocou crise nenhuma, foi      vítima de uma crise fabricada pelos representativos elementos dessa “patria usurpadora”;

      5) Abraço de uma criança birrenta.

       

    5. Agora querem compreensao e contribuição

      Muito interessante esse seu post, é o mesmo de muitos do nosso falido congresso, agora pedem compreensao e dialogo, contribuições ao novo governo, mas quando eram os depostos, so queriam o seu abalo, quase metade dos brasileiros torceram contra uma presidente eleita, e você com certeza era uma dela, e verdade seja dita este Blog foi sim auto critico da era PT, fez execelentes analises e contribuições, mas o que não se pode pedir é complecencia com golpistas e ainda desqualificados intelectualmente e profissionalmente.

      1. É bastante procedente no

        É bastante procedente no atual contexto, a frasde dita por Aland Jones para Carlos Reutteman, que tiveram grande rivalidade nos seus tempos de Willians.

         

        Reutemann ainda tentou manter o tom político ao cumprimentar pela última vez o agora ex-companheiro (que anunciou sua aposentadoria semanas antes). “Que tal enterrarmos o passado, Alan?”. “Enterrar o passado? Só se for no seu rabo, camarada”

        Agora que os golpistas conseguiram o que querem, falam de enterrar as diferenças, de paz, a paz que eles nos negaram nos últimos 3 anos.

         

         

    6. Dilma foi a única responsável pela crise?
      Tivemos uma oposição intransigente desde o resultado das urnas.

      O governo mandava ao Congresso uma proposta de redução de despesas e o Eduardo Cunha & Turma transformava em aumento.

      E a CPMF? Com Dilma era impossível. Com Temer ela virá.

      Esta “crise” tem o DNA da oposição golpista. Agora quem pariu Hércules que o embale.

    7. Esse governo é totalmente

      Esse governo é totalmente ilegítimo, logo, se o blog e os frequentadores cometem algum erro, é elogiar ou criticar qualquer política dele.

      O problema desse governo é um só, e apenas esse problema deve ser criticado, que é ele EXISTIR. O Erro do Governo Temer é existir.

      Acaba-se com esse governo, acaba-se com todos os problems dele. 

       

    8. Você por acaso acha que os

      Você por acaso acha que os brasileiros são todos tapados? Desde a eleição de Dilma que a oposição e a mídia instigaram milhões de brasileiros em uma campanha para derrubar o governo eleito por qualquer meio, incluindo a quebra da democracia, o que de fato acabou acontecendo. Agora você vem com esse papo de pretenso patriota, sugerindo que os brasileiros deveriam dar as mãos para fazer funcionar o governo golpista. Valha-me São Benedito. E o melhor exemplo de criança birrenta quem deu foi o Aécio!    

    9.  
       
      “Acho a atitude desse

       

       

      “Acho a atitude desse blog e de seu dono absolutamente antipatriótica.”

      KKKKKKKKK PqP, que tamanha estultícia. Ou melhor dizendo: tamanha patuscada deve ter sido gerada pelo patusco chanceler interino Xocé Cerra.

      “Uai!…Minha nossa Senhora do Perpétuo Socoooorro! … Ou melhor :   meu Santo Benedito! Patriótico é entregar ao ladrão e entreguista Xocé Cerra a pasta da importância das Relações Exteriores, a um cafajeste como esse capacho da Chevron. Ou, mais patriótico ainda, é colocar na presidência da República através de um golpe sem vergonha, este senhor Temer Silvério dos Reis.Obscuro ex-chefe de polícia sem voto , e informante denunciado pelo WikiLeaks como informante dos USA.  Tratamos de um sub-informante, ou seja, de um quinta-coluna de segundo escalão, acusado de prestar informações sensíveis a funcionário de país estrangeiro.

      Isso é muito grave. Sobretudo quando o traidor Temer é guindado por ampla patranha onde se encontram envolvidos  notórios quinta colunas a serviço do governo americano. Justo a um bando desses,  é entregue o comando.  Até parece as coisas do sistema de sorteio do STF, só caem na mão do jagunço GM.

      Mesmo de maneira interina, o poder de “vender,” entregando o pouco que resta de potencialidades de assegurar a soberania Nacional. Este governo provisório, será capaz de fragilizar em definitivo a autonomia do governo brasileiro, tornado o sistema de defesa Nacional um sub-setor do Departamento de Estado e do Pentágono. Isso sim é terrivelmente impatriótico. As principais empreiteiras do Pais, já foram destruídas. Acreditam os patuscos que a empresa corrupta deve ser extinta. Seus donos e diretores podem ficar com a grana roubada, contanto que façam  uma delação combinada com o juizeco Moro pra ferrar petista.

      E vosmecê meu santo Benedito, me vem falar de atitude impatriótica do Blog?  Pelo visto vosmecê não é tão estúpido como quer fazer crer. Isso é apenas um deboche. Imagino.

      Orlando

  24. Foi impressionante a

    Foi impressionante a manifestação espontânea das pessoas durante a fala do golpista na rede golpista na minha cidade, Porto Alegre, nunva vi um coro tão forte de insultos e acho que não eram só pessoas de esquerda.

    O governo Temer não tem a menor viabilidade, ele já nasceu morto e vai se arrastar por ai como zumbi até ser totalmente destruído.

    1. Esse governo só vai se

      Esse governo só vai se segurar até 2018 com algum tipo de AI-5.

      O problema é que parece que ele está disposto a lançar mão de algo do tipo. 

  25. Eu estou pacientemente esperando com a pipoca na

    mão para ver qual vai ser a primeira cagada do golpista decorativo que vai servir de estopim para as mega manifestações da classe média pedindo sua degola:

    -revogação do marco civil da internet com cobrança por tempo de uso: bomba atômica capaz de levar milhões para a paulista

    -reforma da previdência: até o Paulinho da farsa vai se juntar aos protestos

    -terceirização selvagem: quero ver a classe média babando de ódio quando perceber que é o alvo

    -cancelamento das exportações por parte da Rússia e China: vamos ver quanto dura o bom humor dos produtores de frango depois dessa noticia que já circula

    -cancelamento de isenções fiscais para pequenos e médios empresários: vai sobrar no fiofó de vocês também trouxas paneleiros

    – e eu nem mencionei a prisão do lula que o imbecil do janot tá armando: quero ver o PGR golpista segurar a fúria do povo depois de prender o Lula e manter um governo cheio de bandidos e o Cunha solto

    Enfim, muitas emoções nos aguardam.

     

  26. Patolândia viva o tio sam walt disney

    Estão mostrando o que são:um completo FIASCO!

    Quem sabe não convocam pro ministério dos Patos a Marta e o Paulinho? ou mesmo o Cunha? Aqueles votaram com o dito cujo, não é?

    Isto está me saindo uma verdadeira pataquada.QUÁ,QUÁ,QUÁ.

    Mas agora, papo sério.Parece que escolherão mesmo o tio Patinhas pro tal ministério.

  27. mudanças radicais

    Gostaria que as mentes mais esclarecidas e de raciocínio lógico apurado deste espaço me ajudassem a entender por que motivo o atual governo Temer (que até prova em contrário é INTERINO, ou seja, substituto temporário) pode anunciar reformas profundas, na economia principalmente, como as anunciadas privatizações, sem qualquer consulta popular (essa parte eu entendo) e SEM QUE o PT, as esquerdas  e membros do afastado governo Dilma sequer contestem isso. Já entregamos de vez a rapadura? Não seria o caso de entrar com alguma medida judicial – pelo menos para agitar o problema e de alguma forma responsabilizar o STF  pelo que vem aí – contestando o DIREITO, o PODER e a COMPETÊNCIA (esta no sentido jurídico) paara promover tais medidas do tipo arrasa-quarteirão?

  28. De Temer em setembro passado

    “Hoje, realmente, o índice [de aprovação do governo] é muito baixo. Ninguém vai resistir três anos e meio com esse índice baixo. (…) Se continuar assim, eu vou dizer a você, 7%, 8% de popularidade, de fato, fica difícil”.

    Será que Temer com o índice de aprovação que possui irá resistir os anos restantes?

  29. Adiamento das Olimpíadas já é debatido

    O NY Times até abriu discussão sobre a eventualidade de adiar as Olimpíadas do Rio este ano.

    A instabilidade política que provocou a mudança em cima da hora de Ministros responsáveis com o comprometimento, inclusive, das ações contra a proliferação da Zika alimentam o debate aberto pelo jornal.

    http://www.nytimes.com/roomfordebate/2016/05/16/should-brazil-postpone-the-olympics/postponing-the-olympics-is-the-safe-course-of-action

     

  30. Sobre o Serra

    Não tenho mais dúvidas que o novo ministro, e eterno candidato a tudo, fez curso de como aplicar trambiques durante o Golpe de 64. A sua participação foi de compreender o funcionamento de um regime autoritário para poder aplicar os mecanismos similares no “seu próprio” golpe.

  31. Nassif,precisamos de uma

    Nassif,precisamos de uma CAIXA DE SUGESTÕES no GGN para propor umas

    idéias diferentes,ESSA GALERA AQUÍ É INTELIGENTE e precisa ser explorada!

    OBS:Ñ precisa postar esse comentário,NÃO ESQUENTA NASSIF!!(ou moderação

    GGN ,favor chegar este post ao CHEFE,por favor e OBRIGADO!)

     

  32. E Nassif nem citou a
    E Nassif nem citou a barbeiragem na primeira indicação para Defesa. Uma patacoada que nem um presidente eleito com larga margem de votos arriscaria cometer.

  33. Eu quero mais é que esse

    Eu quero mais é que esse governo afunde na propria lama (pra usar um eufemismo), que os golpistas devorem-se uns aos outros.

  34. Minha Maior Preocupação

    Minha maior preocupação não é nem tanto o andamento deste desgoverno, será um desastre e isso todos concordam, o grande problema é como se fará a retirada desta infâmia do poder. A quadrilha do PMDB instalada nos três poderes máximos, financiados por bancos como Goldman Sachs e mídias como Rede Globo, para a entrada no poder fizeram a mais baixa e nojenta campanha como já está claro, agora, se perguntem: imaginem o que irão fazer para manterem esse modelo de governo? Antes de tentarem instalar o parlamentarimo, imagino, o caus. Quem de nós terá coragem de ir as  ruas manifestar repúdio estando as elas repletas de policiais com ordem para matar e às redes sociais na qual não poderemos falar mal do governo sob pena de reclusão e tortura por conspiração e terrorismo? Não vejo coisa boa, mas também irei resistir de alguma forma. Talvez o pleito eletivo de outubro próximo deverá ser a última vez que utilizemos o santo voto.

  35. Sobre Henrique Meirelles

    “(Henrique Meirelles) Chegou a defender até a imposição do orçamento público nominal (sem correção dos valores pela inflação média).”

    Não demora muito e vai ter banqueiro com saudade de quando ele só brincava com taxa de juros no BC.

  36. O Sindicato dos Ladrões não
    O Sindicato dos Ladrões não está dando uma dentro não é? Os velhos ditos populares sempre mostrando seu valor. Falar é fácil, fazer é que complica.as coisas.

  37. Uma contra ofensiva ao golpe esbarra no problema da classe média

    Uma contra ofensiva ao golpe esbarra no problema da classe média e setores populares  não se sentirem contemplados pela esquerda que orbita em torno do PT. Apesar da rejeição ao governo interino dos golpistas, existe uma grande dificuldade em aglutinar pessoas que não estejam vinculadas a algum movimento social ou partido político. Realmente existe um mal estar generalizado com a composição do governo Temer, no entanto, as forças progressistas ainda não conseguiram ajustar o discurso para que tenha maior amplitude e atinja quem não esteja mobilizado.

    Pessoalmente ainda acho que o PT deveria recuar na indicação de candidato ao Planalto em 2018 e fechar com a campanha presidencial do Ciro Gomes para 2018, indicando um vice. Assim, a retórica em torno da candidatura do Lula acaba e desarma o discurso da direita. O Ciro Gomes tem uma retórica que dialoga muito bem com a classe média e permitiria maior inserção em determinados setores refratários ao PT e a esquerda.

    Enfim, existem muitos setores da sociedade que poderiam estar reagindo a este governo ilegítimo com mais vigor, como, por exemplo, a comunidade artística e científica, mas se sentem incomodados em apoiar o governo da presidenta Dilma. Infelizmente isso é uma realidade e deve ser encarado. Os movimentos sociais e os partidos de esquerda sozinhos não serão capazes de reverter a atual conjuntura de esgarçamento do Congresso Nacional, por isso a necessidade de buscar contemplar a classe média.

    1. Belas Palavras
      Ciro, Requião (o último dos petistas vivos ), Haddad e Lindenberg Farias. Coerência profunda e ecletismo de posturas diante do eleitorado, além de folha de serviços prestados invejáveis, à Nação…

      Vamos bem de esquerda, se Lula não quiser ou puder

    2. Definição? Quais são as características da nossa classe média?

      Antes de se começar a falar sobre a adesão da Classe Média à resistência ao golpe é necessário responder duas perguntas, qual é a definição de classe média e quais as suas características no Brasil.

      Partindo de uma definição da Wikipédia, que apesar de simples (quase simplória) serve para um parâmetro de discussão:

      Classe média é uma classe social presente no capitalismo moderno que se convencionou a tratar como possuidora de um poder aquisitivo e de um padrão de vida e de consumo razoável, de forma a não apenas suprir suas necessidades de sobrevivência como também a permitir-se formas variadas de lazer e cultura, embora sem chegar aos padrões de consumo eventualmente considerados exagerados das classes superiores.

      Por esta definição se coloca nesta classe média todos aqueles que moram numa residência normal, tem um carro (ou até dois) que utiliza para o trabalho e lazer e ao mesmo tempo o seu rendimento permite a aquisição de bens correntes como eletrodomésticos e pode gozar de algum lazer.

      Esta definição que se encaixa na maioria dos países tem sérios problemas quando são transladadas ao Brasil, pois temos aqui características próprias da classe média que não se encaixariam em nada nos padrões norte-americanos, não por renda, mas por comportamento.

      Então vejamos as diferenças que o Império ao tentar trazer para nosso país os padrões de serviços públicos que são exigidos pela nossa classe média.

      A primeira grande diferença está na forma de viver a aposentadoria.

      Nos USA, por imposições da economia, a maioria dos que não estão vinculados aos serviços públicos ou a grandes empresas especiais, a aposentadoria não é feita por regime de solidariedade, mas sim por capitalização. Isto implica que qualquer família norte-americana começa desde cedo a fazer uma poupança prévia para sua aposentadoria, pois não podem contar com sistemas de aposentadoria por solidariedade que são típicos de inúmeros países do mundo, principalmente países com ideologia social democrata.

      A segunda grande diferença é também a realização de um curso superior, e talvez aqui esteja uma das maiores resistências às políticas de cotas no Brasil. A grande parte dos filhos da chamada classe média utilizavam o ensino público superior e gratuito para realizar o ensino superior, isto também diferencia fortemente o nosso país dos USA, enquanto ensino superior gratuito era considerado um “direito” dos filhos da classe média, principalmente se estes procurassem cursos mais caros como medicina, nos USA ou alunos muito brilhantes e notáveis conseguiam bolsas totais ou parciais nas grandes universidades norte americanas os demais precisariam de verdadeiras fortunas para pagarem os seus estudos, restando para quem não tinha este dinheiro as Universidades comunitárias tratadas por todos e principalmente pelo mercado como Universidades de segunda linha.

      A terceira grande diferença era a saúde, a maioria dos norte americanos ou utilizam planos de saúde de seus empregadores, que na maior parte das vezes é limitado a procedimentos mais simples e menos caros, os casos mais complicados simplesmente não eram tratados ou deviam colocar suas casa e todas as suas poupanças para pagar os tratamentos. No Brasil a classe média se vale de planos de saúde que estão cada dia mais caros devido a inclusão de tratamentos mais sofisticados ou em casos extremos todos se valem do SUS (transplantes e outro procedimentos muito caros).

      Estas três características diferenciam em muito que chamamos classe média no Brasil e o que é chamado classe média nos países sem políticas sociais democráticas.

      A diferenciação entre o real status das classes médias é o verdadeiro ERRO que cometem os golpistas quanto a sua base política, pois como os ideólogos do golpe estão fora da realidade brasileira (no estrangeiro) eles raciocinam como ocorre nos USA. Nos Estados Unidos uma diminuição de impostos nas classes de mais alta renda, simplesmente aliviam os encargos com planos de saúde, poupança para a aposentadoria e educação. Porém mesmo naquele país, devido a globalização dos rendimentos, há uma forte perda de receita das famílias, fazendo com que estes padrões de poupança caiam muito.

      A grande maioria do que chamamos classe média são pessoas que de uma forma ou outra dependem dos benefícios sociais do Estado para poder manter o que a definição simplista de classe média acima posta, e redução de impostos resultarão não no aumento da poupança para ensino, saúde e educação.

      Desta forma a grande conclusão que podemos chegar que a chamada classe média brasileira é mais uma classe média ideológica do que econômica, ou seja, pensam que é classe média, porém não o são, logo a preocupação de um discurso sobre como atrair a classe média para evitar o desmonte do embrião do estado social democrata está simplesmente em demonstrar o que estes perderão com este desmonte, e com isto a realidade que deverá ultrapassar a ideologia.

      Também o fator mais importante que deve ser combatido é a falsa ideia de que o EMPREENDEDORISMO é a grande solução para a classe média. Através de intensa propaganda feita pelas organizações liberais e mesmo por pessoas e instituições que até se dizem de centro ou centro-esquerda, que a saída individual é a grande solução para tudo, ou seja, a criação de um Estado em empreendedores. Os próprios liberais sabem claramente que as forças de mercado nivelam por baixo os lucros das pequenas e médias empresas, inviabilizando um universo de bem sucedidos e realizados empreendedores.

      Todos sabem que é impossível ou diríamos que há uma chance de 0,001%de um pequeno empreendimento pessoal consiga se transformar num empreendimento global capaz de competir de igual por igual contra empresas transnacionais que num mercado aberto são as principais concorrentes.

      Esta falsa ideia do empreendedorismo que embala parte da classe média, que não é confirmada por nenhum estudo estatístico ou mesmo teórico, é que deve ser combatida, e vejo que poucas pessoas se levantam contra isto. O discurso corrente dos empreendedores falidos é que o Estado que os abafa com impostos e taxas e ignoram simplesmente que a retirada destes impostos e taxas, que subsidiam o estado de bem estar social, simplesmente levará todos os preços a um patamar mais baixo, inclusive de seus concorrentes, ficando os lucros da mesma ordem, mas aumentando os seus gastos privados.

  38. É no mínimo estranho

    Há menos de dois anos o Brasil tinha o maior portfólio de projetos do mundo. Muita coisa para ser implementada no campo da infraestrutura e faltava apenas um plano governamental, com regras claras que garantissem segurança jurídica para sermos um oásis de investimentos e progresso. 

    Plano governamental este, que a presidente afastada não conseguia implantar devido a seu estilo centralizador que fazia as coisas não andarem.

    Há poucos meses surgiu uma idéia genial de liberar via BNDES o endividamento dos municipios e estados em obras de infraestrutura que fariam mover a economia. 

    A primeira medida do novo governo é editar uma MP dando o ponta-pé inicial no PPI. A MP 727 para quem se deu ao trabalho de ler dá toda a pinta de ser aquilo que já vinha se gestando no Ministério do Planejamento mas não se punha em prática. Não nasceu da noite pro dia. 

    É um MP muito bem elaborada, foi feita por gente que está lá dentro, funcionários de carreira dos Ministérios.

    Mas ela aparentemente não importa mais.

    O que importa agora é se temos um Ministério exclusivamente para a cultura, coisa que os principais países do mundo não tem. A cultura ou está junto com esportes, ou educação ou outros gabinetes.

    Aliás, é preciso diferenciar showbizz de cultura. Em alguns países mais desenvolvidos, o ministério  equivalente se chama Heritage, ou seja, trata da preservação da herança cultural da nação, algo muito mais nobre e importante culturamente falando e que, se deixada sem amparo será trucidada pelos novos entretenimentos.

    Showbizz tem que ser tratado no âmbito de outros ministérios como um produto qualquer, e não na Cultura.

    Não dá prá aceitar que nos USA o Disney on The Ice tenha que correr atrás de patrocínios e venda de ingressos e no Brasil seja subsidiado pelos impostos através de projetos de um tal Ministério da Cultura.

     

    1.   O que não dá para aceitar é

        O que não dá para aceitar é sua “estranha” parcialidade.

        Ainda que fosse para deixar de lado o fato de estarmos sob um governo GOLPISTA, ou seja, ainda que esqueçamos desse “detalhe” – a Democracia, é engraçado que você passe por cima da questão de QUEM toca o projeto; você prefere tratar tudo como mera questão de planejamento. É o mesmo que dizer que a privataria de FHC foi boa, apenas argumentando que o Estado não deve ou não precisa ter monopólio na telefonia.

        Por fim, você vir falar que só faltava “segurança jurídica”, como se isso existisse agora, não chega nem ao patamar de piada.

        Curioso que não lembro de você aqui há até pouco tempo. Nada contra, é um espaço aberto a discussões, mas essa argumentação de “coxinha bom” ou isentão depois dos “coxinhas maus” derrubarem, com base em NADA, um governo legitimamente eleito, simplesmente NÃO COLA.

        Sugiro que tente traficar esses argumentos com gente mais incauta, como os comentaristas do UOL e quejandos.

    2. esquecendo o contexto denovo

      Pela sua devoção ao Temer, demonstrada no blog, você é o 1% que o aprova. Logo é compreensível você buscar uma retórica que force alguma lógica, àquele mais incauto.

      Os outros 99%, pensam diferente de você. O Temer é um interino, traidor, golpista. Não existe lógica em agir, como se a sensação fosse de confiança, como se ele viesse de 3 anos de boa governabilidade (legítima). Na realidade é o oposto, em pouco tempo, ele tá fazendo merda pra caramba. E elas devem sim, ser combatida, ora como não?

      Nos explique melhor, de onde vem toda essa confiança sua no governo dele. De repente podemos observar melhor sua idoneidade, e quem sabe você possa ser melhor ouvido e suas críticas melhor recebidas. 

      1. Vc leu o texto?
        Sinceramente, gostaria de saber onde vc viu esse apoio ao golpista….recomendaria que vc lesse novamente o texto e o blog em geral….

  39. o lugar de Temer no xadrez

    Temer assume como ficha-suja, inelegível por 8 anos, e com documentos revelados pelo WikiLeaks expondo sua atuação como informante dos EUA.

    seu programa é o derrotado 4 vezes nas urnas, o projeto dos 1%, os plutocratas brasileiros, aqueles que correspondem aos 1% de intenção de voto atingidos por Temer nas últimas pesquisas.

    seu Ministério de homens brancos se notabiliza por ter entre os 23 nomeados 9 envolvidos na Lava Jato, além do próprio Temer, também ele citado na Lava Jato.

    logo em seu discurso de posse Temer engasgou e perdeu a voz, foi socorrido com pastilhas, e em sua estréia na mídia golpista, foi obrigado a desautorizar declarações de seus Ministros da Fazenda e da Justiça e Cidadania.

    os primeiros dias da interinidade temerária colocam a nu o projeto de país do setor dominante brasileiro: uma república bananeira, controlada por uma plutocracia literalmente podre de rica, mas desde sempre inapelavelmente jeca e ridiculamente irrelevante na geopolítica global.

    .

  40. Temer já está desmunhecando

    Micher Temer começa a exibir que ele tem um ‘probleminha’ como chefe de nação. As ‘decisões’ deles podem ser quebradas, dependendo da abordagem contrária. Ele chega à conclusões certas, mas não consegue sustentá-las, não consegue se manter impassível às pressões. Tem cara de mau mas para quem sabe como proceder, é macio como um pão doce.  Não é o tipo de cara capaz de soltar um ‘putaquepariu’ em uma reunião ministerial. Logo que descobrirem o caminho vão torná-lo complacente. E o caminho é a insistência terna, a teimosia grupal carinhosa, suave, respeitosa. É preciso somente que aprendam como ‘chegar ao seu coração’ e pronto, o Ogro se transforma em um Poodle, um pet feliz fazendo truques para a imprensa.

    É bom em articulações, disso não há a menor dúvida. O problema é que o sucesso depende daquilo que for oferecido. E todos querem prendas. A cultura política atual viciou o personagem a ser paparicado, comprado, corrompido, subornado. Dar um murro na mesa e dizer “calem a boca porra, quem manda aqui sou eu”? Nem pensar. Temer está mais para uma gueixa do que para um viking. É só apertar que ele peida. Agora, verdade se diga, levantar a bola com ele não é boa ideia, senão ele faz beicinho e vai para sua sala assistir aos teletubbies.

    Ontem, em sua entrevista ‘bombástica’ na tv, quando perguntado o que faria se a pf descobrisse que um dos seus ministros é sujo, disse que “examinaria”. Posso até estar errado mas esta não é a resposta que quase todo mundo esperava, inclusive o Dr Moro. Se ele pensa que fazendo gestos angelicais copiados das pinturas de Michelângelo e adotando o estilo ‘sweet’ Temer vai conseguir segurar a petéca, coitado.

    Não é isso que quereremos ver. Queremos escalpos de petistas balançando na ponta de nossas lanças. Queremos que durante a vigência do PIB negativo as benesses filantrópicas sejam significativamente reduzidas. Queremos o Lula à ferros, incomunicável. Queremos que corte todos os privilégios da Maria Louca. Queremos que a Selic baixe para dez por cento até o final do mês, ou que se cozinhem todos os banqueiros em gordura de porco (para evitar choque anafilático). Queremos um corte de dez por cento na folha do funcionalismo público, fora a demissão dos comissionados. Queremos a significatica queda dos tributos, para ontém. Queremos uma reforma política que elimine privilégios de parlamentares e de executivos. Queremos a privatização imediata da Petrobrás. Queremos poder ilimitado para a operação Lava Jato e queremos que eles façam como na época da Inquisição na idade média. Queremos a probição da atuação das ongs, pois são máquinas de lavar dinheiro sujo. Queremos o fim de propostas vigaristas para a aquisição do direito à aposentadoria. Queremos uma devassa policial na vida dos parlamentares da camara e do senado. Queremos uma propaganda governamental federal anti-comunista. Queremos um verdadeiro governo de transição, mas não do mesmo para o mesmismo, queremos resultados. Chega de procrastinação, de prevaricação e de vagabundagem.

    Isto para começar, já estaria bom. 

  41. Deixando entrever o excremencial
    Parece que o risco do governo do Mordomo do Mal ainda permanece por vir. E de extremo mal gosto. Os cartuchos políticos queimados pela falta de projetos e ao mesmo tempo o real aparecimento de um só projeto só : gatunagem a curtíssimo prazo, a imediatíssimo prazo e correndo como se fosse tirar o pé da força e o pescoço da guilhotina. O dístico parece que é: ‘ roubemos como se não houvesse amanhã ‘.

    Por ser interino, evidencia que sabe roubar como interino. Sem a mínima concatenação do roubo. Ladrões definitivos, bem mais à direita, devem estar magoados.

    Mas toda interinidade ( e aparentemente, esta nem tanto ) tem a fronteira do excremencial. Aquela diante da qual o futuro político dalgum político ou de qualquer político, daí em diante treme: o reino da blsta. Pisou, lascou-se.

    Pois bem: o limite mais cremoso desta aventura será afinal descobrirmos, lascado o tal governo sem povo a lhe apoiar, que nem saiu da propalada e disseminada ‘vingança’ de Cunha. Saiu da incompetência dele em montar ( e urdir) uma sentença de execução para um governo democrático – coisa que o limitava em que vendesse o país – baseado em uma premissa que ninguém nunca sequer inventou ou se atreveu a pensar: impeachment, vendido, receitado e utilizado como se remédio fosse de um regime que pudesse ( fosse ) aparentado com parlamentarismo. E esta não se revela justamente a visão ( e o alcance dela ) prática do seu ( do Cunha ) Mordomo do Mal?

    A tragédia é e será esta: tudo isto, ao final, nem mesmo solução sequer era. Era só mais atrevimento ( e grosseiro) de uma cabeça somente ladra. E farta… em sobrenadante cremoso.

  42. Falência Moral e Ética do Brasil

    Vaza por todos os poros a falência moral e ética do Brasil e seus representantes.

    Não se analisou a motivação da ação do Presidênte da Câmara dos Deputados Federais, Waldir Maranhão, exigindo que lhe pagassem o pau para ele integrar ao script do processo de impedimento que está sendo urdido por ambas as partes, mas que se mostram velhacamente antagônicas. Farsa rocambolesca e circence.

    Só um ingênuo para pensar que num país onde 90% senão 110% dos envolvidos com o governo brasileiro estão enfiados até o pescoço em falcatruas penais e devem satisfações com a justiça não existe uma luta de vida e morte para escapar da punição e da cadeia, assim, mesmo a mídia e a net não falando, fica claro e evidente que o atual processo foi montado para que não desse em condenação a nenhum dos bandidos que assaltaram o povo e a nação, livrando-os de penas e punições.

    O Maranhão pegou o bonde andando e quis receber sua parte para manter a farsa do impeachment que irá absolver a todos, os articuladores não contavam com sua ousadia, e cá entre nós, se você quer vencer é preciso ser ousado, anulando a votação ele conseguiu o seu intento. Agora que já foi devidamente integrado e recompensado pode continuar na presidência.

    O roteiro do Golpe, que é útil para a pizza na esplanada, mas que sucumbe o Brasil nas trevas e liquida de vêz com o povo, esta sendo executado, como se vê, aos trancos e barrancos. Com surpresas de todos os lados, mas com um só intento, passar a conta de forma final e inexorável para o Brasil e sua população.

    O Nassif, dono do espaço colaborativo aqui, deve estar inteirado de alguns destes detalhes que estão sendo omitidos, mas que transparecem nestes momentos singulares, como a anulação de sessões pelo Maranhão e outros, mas colabora para o andamento da farsa. Os dois lados, tanto o governo da dona Dilma, como a oposição, vejam que existem condenados de todas as cores, remam para o mesmo objetivo. A democracia brasileira foi liquidada e enterrada, o que exigirá uma luta imensa para a sua retomada.

    Por outro lado, como a solução para os problemas reais do Brasil e sua população escapa ao alcance intelectual dos bandidos que estão fugindo da cadeia, ou seja, a formulação de política pública que entregue Rumo, Norte e Estrela para o Brasil, quando conseguirem o seu intento de absolvição, já terão destruído todas as condições anteriores de um desenvolvimento saudável e pacífico.

    O Brasil e seu povo não merecem isto, uma injustiça sem tamanho está sendo perpetrada contra nós, a vingança será maligna.

  43. o que esperar de um infame

    o que esperar de um infame governo golpista e fascista

     senão infamias e canalhices contra as conquistas dos governos populares?

  44. faltou citar as propostas

    faltou citar as propostas tenebrosas 

    aterroizantes do ministro da sáude….

    aí é que me veio a expressão  gernocídio, um pouco exagerado,

    mas o medo de que muitas pessoa s morram por irresponsabilidade

    de im governo golpista é muito grande

     

  45. O Brasil não precisa de novas eleições

    Com um governo que dê Rumo, Norte e Estrela o Brasil sai do buraco.

    Mas para isto é preciso que a Presidência da República se concientize disto.

    Temer, acorda!

  46. Acho que deve haver maior resistência, isso não é governo

    É um bando de gangsters que assalataram o estado brasileiro que não tem  CONSTITUIÇÃO, nem judiciário , aliás, nunca teve, agora só esta comprovado esse fato!

  47. Nassif tudo mostra que

    Nassif tudo mostra que caminhamos para uma catástrofe sem precedência na história do Brasil, um golpista ou melhor um ditadorzinho barato(ou seria caro?)apoiado por forças obscuras impõe ao país uma agenda saida diretamente das trevas, onde uma nação já marcada por grotescas diferenças sociais verá sua situação se deteriorar para pior do que na época da escravidão. Imagino que em breve multidões sairão nas ruas para tentarem depor o crápula, e como este reagirá? Com uma espécie de AI-5? com mortes aos milhares, Meu Deus como terminará esta aventura golpista, já que houve imenso investimento para o golpe?

  48. Palpite, talvez, ingênuo:
    Palpite, talvez, ingênuo: deve ser difícil para os interessados o cálculo para a data mais conveniente da votação final contra Dilma pelo Senado. Existem prazos regimentais. Mas isso não é tudo. Por um lado, conviria resolver logo para dar assento efetivo ao governo interino. O Henrique Meireles, da Fazenda, disse algo assim: os agentes econômicos teriam uma incerteza a menos para considerar. Por outro lado, conviria levar o processo ao limite do prazo de 180 dias de afastamento. Porque seria uma janela para a tomada de algumas medidas polêmicas, sem o risco de suscitar reação contrária e concomitante de panelas antiPT e apitos antigolpe. Porque muitos podem ***temer*** que a crítica contra a gestão interina possa viabilizar o retorno de Dilma. Mas se seguirmos com a confusão desses primeiros dias, talvez não consigam respeitar o limite de tolerância de quem apoiou o afastamento de Dilma ou não quis tomar posição. Mais uma para o xadrez, Nassif.

  49. Não tenho nem comentário.

    Desde 2013 vinha alertando para o golpe e como ele se daria. Foi tudo dentro dos conformes, agora só resta ir para o canto e resmungar.

     

    1. Todos sabiam que haveria um golpe, mas nem por isto devemos…

      Todos sabiam que haveria um golpe, mas nem por isto devemos nos esconder.

      Não é momento para covardia.

      1. Não é acovardasse.

        É estar ciente de que o golpe se deu conforme foi planejado e executado a risca, e não irão parar por ai. agora tentaram destrur a legenda e o PT vem colaborando em muito para que isto aconteça.

  50. Projeto tem, e dois

    Projeto tem, e dois estratégicos como já disse em outro post: restabelecer o status quo pré agenda social do lulismo e “satelitizar” o Brasil em torno do sistema capitaneado pela elite financeira mundial. Não por acaso todos os atos do governo confluem para esses projetos. O único calcanhar de Aquiles do Temer são três ou quatro senadores que podem reverter o golpe. E aí é que entram pragmaticamente o Requião e o Nassif ao apontarem a única saída possível para essa reversão: o primeiro praticamente implora à Dilma um projeto capaz de canalizar as vozes discordantes do golpe (coisa que o Nassif e outros cansaram de pedir) e o segundo que ela transformasse o seu palácio não só em bunker de resistência legalista mas também em vitrine do que poderíamos esperar se a reversão acontecesse. Como ambos concordam que a cabeça dura de Dilma é o maior obstáculo à isso, vamo que vamo em defesa da Democracia por outros meios.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador