Todo dia é dia de combate à homofobia, como é de combate ao racismo e ao sexismo machista.
Mas hoje é o Dia Nacional & Internacional Contra a Homofobia e pensei no seguinte: uma coletânea de MPB onde a homoafetividade apareça, mesmo que às vezes só por indiretas ou sutilezas.
Acho que podemos considerar que o ambiente artístico-musical é muito mais simpatizante do que não, por isso muito das canções são compostas e/ou interpretadas por héteros mesmo. Não é o caso, também, de ficar pensando em quem, enquanto artista, saiu ou não do armário, porque aí a discussão vai ser longa… O foco são as músicas mesmo.
Para esta pesquisa usei músicas que lembrava, mais outras que conheci nos artigos de Iuri Palma (http://saoasvozesquemandam.blogspot.com.br/2012/06/mpb-gls-primeira-parte.html) e http://musicaepoliticanaditadura.blogspot.com.br/2010/05/pederastas-maconheiros-e-prostitutas.html
O artista citado é o intérprete, infelizmente não é tão fácil pesquisar compositor ou letrista. Note-se a concentração nos anos 1970/começo dos anos 1980, em torno do fim da censura.
Bárbara (1973) / Chico Buarque & Caetano; Maria Bethânia
Seu Waldir (1974) / Ave Sangria [composta originalmente para personagem feminina de uma peça, mas interpretada erroneamente pela censura da época por ser cantada por um homem]
De Pés no Chão (1974) / Rita Lee [a interpretação é muito ao gosto do freguês, claro, já o clipe de Márcia Castro (2012) é divertido, de qualquer modo]
A Galeria do Amor (1975) / Agnaldo Timóteo [referência à Galeria Alaska]
Cordas e Correntes (1977) / Maria Creuza [de Martinho da Vila]
Ombro Amigo (1978) / Leci Brandão [demais…]
Emoções (1978) / Wando
Geni e o Zepelim (1978) / Chico Buarque [sabemos que Geni é travesti em função da peça, não da letra em si]
Essa tal Criatura (1980) / Leci Brandão
Mar e Lua (1980) / Chico Buarque
Homem com H (1981) / Ney Matogrosso
Vira de Lado (1982) / Roupa Nova
Calúnias (1983) / Ney Matogrosso [também conhecida como “Telma, eu não sou gay”]
Masculino e Feminino (1983) / Pepeu Gomes
Vale Tudo (1983) / Tim Maia & Sandra de Sá
Close (1984) / Erasmo Carlos
Rubens (1986) / Premê
Toda Forma de Amor (1988) / Lulu Santos [não é LGBT, por óbvio, mas tem a ver]
Meninos e Meninas (1989) / Renato Russo
Não Estou bem Certa (1991) / Marina Lima
Eles (1992) / Cássia Eller
Esse Mundo (1992) / Vange Leonel
Final Feliz (1999) / Jorge Vercillo & Djavan
Avesso (1999) / Jorge Vercillo [das minhas favoritas, letra aqui http://letras.mus.br/jorge-vercillo/46655/]
Hino à Diversidade (2000) / Laura Finocchiaro
De Qualquer Maneira (2003) / Isabella Taviani
Homens e Mulheres (2006) / Ana Carolina
Armário (2010) / Zeca Baleiro
Sou Gay (2012) / Valesca Popozuda
(Gostaria de encontrar YTs para “Forma de Sentir”, de Odair José; “Leão da Lua”, de Adil Tescatti; “Preconceito”, de Paulo Adriano; “Meu Jeito de Amar”, de Nelson Ned; e, “Rabo de Sereia”, de Vange Leonel)
Iuri
16 de dezembro de 2023 9:31 amParabéns pelo texto e obrigado por citar meu blog. Estou agora desenvolvendo uma dissertação de mestrado sobre música lésbica brasileira onde trago diversas vozes e canções sobre o tema. Abraço. Iuri Palma