10 de junho de 2026

Cessar-fogo entre Israel e Hamas pode estar próximo, segundo negociadores do Catar

Uma autoridade palestina informou que, pela primeira vez desde o início do conflito, delegações de Israel e do Hamas participam, indiretamente, de negociações em um mesmo prédio
Israel fez vários bombardeios em Gaza matando dezenas de Palestinos. Foto: RS/Fotos Públicas

A Guerra em Gaza pode estar perto do fim. A expectativa de negociadores do Catar é de que um acordo para a libertação dos reféns israelenses em Gaza seja fechado ainda nesta terça-feira (14), uma vez que muitos obstáculos nas negociações foram eliminados.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Uma autoridade palestina informou à BBC News que, pela primeira vez desde o início do conflito, delegações de Israel e do Hamas participam, indiretamente, de negociações em um mesmo prédio.

Ainda que o Hamas tenha retirado condições facilitar um acordo pelo fim do conflito, Majed Al-Ansari, do Ministério das Relações Exteriores do Catar acredita que o anúncio de paz não deve ser feito ainda nesta terça-feira.

Para Al-Ansari, é difícil estabelecer um prazo para por fim à guerra, porém as negociações estão o mais perto possível de um acordo.

Entre os palestinos em Gaza, a sensação é a mistura de um otimismo e um ceticismo profundo, de acordo com a reportagem da Al Jazeera. Isso porque, nas últimas 24 horas, 61 pessoas foram mortas e outras 281 ficaram feridas em ataques israelenses, de acordo com o Ministério da Saúde local.

Desde o início do conflito, em 7 de outubro de 2023, mais de 46,6 mil palestinos foram mortos e 110 mil ficaram feridos pelas tropas de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense.

Condições

Fontes revelaram à BBC algumas das condições para que Israel e Hamas cheguem a um acordo. neste caso, logo no primeiro dia de paz três reféns israelenses seriam libertados, enquanto Israel daria início à retirada das tropas aéreas de Gaza.

Depois de uma semana, outros quatro reféns israelenses seriam liberados. Já do lado israelense, haveria a permissão para que os palestinos pudessem retornar à região norte da Faixa de Gaza.

Compõe o acordo ainda a libertação de mil prisioneiros palestinos, em troca de outros 34 reféns israelense.

Estados Unidos

Segundo o atual secretário de estado norte-americano, Antony Blinken, os Estados Unidos têm um plano para Gaza após o fim da guerra. Para o diplomata do governo Joe Biden, os parceiros internacionais ajudariam a Autoridade Palestiniana (AP) a estabelecer uma administração provisória para supervisionar os assuntos civis em Gaza, incluindo água, energia, cuidados de saúde e bancos.

A administração interina seria responsável ainda pela entrega do controle total de Gaza a uma AP reformada, além de conviver com tropas de nações parcerias, que teriam como objetivo “criar um ambiente seguro para os esforços humanitários e de reconstrução” na Faixa e evitar contrabando de armas para o Hamas.

Os Estados Unidos assumiriam, ainda, a tarefa de treinar a força de segurança palestina, até que a AP possa assumir a administração provisória da Palestina e reestabelecer a lei e a ordem no território.

No entanto, o governo de Israel informou que não vai permitir que a Autoridade Palestina assuma o controle de Gaza. Já o Hamas não informou se aceitaria que forças armadas estrangeiras supervisionem o território.

*Com informações da Al Jazeera.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É repórter do GGN desde 2022.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados