Por que é impossível ser indiferente ao PT?, por Arnóbio Rocha

A defesa de Lula é fundamental não para o PT, mas para Democracia, para Política, pelo Estado de Direito

PT e Lula, a importância política deles se reafirma na atual conjuntura.

Por que é impossível ser indiferente ao PT?

por Arnóbio Rocha

em seu blog

A primeira questão é bem simples: O PT é a organização política mais relevante da história do Brasil.

É uma marca, um símbolo, uma construção que veio de baixo, que nasceu de momento único na história. Sua importância é tão grande que serve de paradigma à Direita e à Esquerda, que, ao não conseguir superá-lo, exigem que ele mude de acordo com às suas réguas, políticas, morais ou éticas.

Parece ser impossível a qualquer dos lado não querer pautar o PT. Mas por quê?

A luta política impõe o embate diário, nem sempre amistoso, muitas vezes sectário, mas é na dinâmica política e no enfrentamento que se cresce ou, por vezes, não se estabelece. A exigência de que o PT deve se submeter à lógica das demais correntes, na esquerda em especial, revela uma incapacidade política delas de o suplantar, então, melhor tentar aprisionar o PT aos seus limites.

Na Direita, o embate ideológico é direto, sem qualquer sutileza, como o proposto pelo Bolsonaro, o que parece mais franco e mostra a real preocupação do Kapital. O Alckmin, Serra, Ciro, todos usam do mesmo discurso de opor-se ao PT, como forma de se sustentar politicamente, ser alternativa ao PT é uma saída sempre usada, qual o problema do PT se reafirmar, de ser o que é?

O PT e sua política venceram quatro eleições gerais, foi ao segundo turno num momento terrível, com Lula preso, e mesmo assim teve 45% dos votos. Antes tinha enfrentado um segundo em 1989 e chegou em segundo lugar em 1994 e em 1998.

Lembremos, que a bandeira maior, brandida pela Direita era o desespero de  “tudo menos o PT”, o que por si só diz muito sobre a importância política no imaginário nacional, que um partido passa a ser sinônimo de uma posição ideológica.

Alguns embates, mais filosóficos, internos inclusive, aqueles em que se pede autocrítica em toda esquina, também é uma forma de empurrar o PT para uma paralisia sem fim, diante dos cruéis ataques, criminalização imposta. Alguns se reuniram para um franco processo de liquidação, de querer a dissolução dessa poderosa ferramenta de classe, a maior expressão da consciência de esquerda no país.

O PT por sua grandeza, pelo espaço que ocupa, acaba sendo alvo de debates irrelevantes, sem muita qualificação, quase para “tirar casquinha”, uns 15 segundos de fama, o que é parte do cenário, melhor ignorar e não responder, é se rebaixar ao nada. Comediantes da Direita, como Reinaldo Azevedo, tiveram no PT meio de vida, por que não a Esquerda, usaria do mesmo expediente?

A defesa de Lula é fundamental não para o PT, mas para Democracia, para Política, pelo Estado de Direito, desprezar isso em nome de uma formulação falsa de construção de alternativa, não Bolsonaro, mas ao PT, é subestimar a inteligência alheia, por que o PT acompanharia uma formação que visa a sua destruição, ou, no melhor dos casos, sua superação? Em nome de quê ou de quem? Ciro, Tabata, FHC et caverna.

Por fim, o PT foi se remodelando aos vários cenários políticos, não é pedir muito que se tenha um respeito pela organização que abriga homens e mulheres, na luta, as mais variadas, nesses 40 anos. A pista é grande, tem espaço para todos celebrarem, por que impedir os bons dançarinos de bailarem?

Abraços, de um amigo do PT.

O GGN prepara uma série de vídeos explicando a interferência dos EUA na Lava Jato. Quer apoiar esse projeto? Acesse www.catarse.me/LavaJatoLadoB e saiba mais.

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Corretíssimo.
    A direita teme o PT por seus méritos, não por seus erros.
    A esquerda, por não conseguir eco nas massas, consideram o PT um partido de direita.
    Todos cobram fot PT autocrítica por erros cometidos pelo partido durante sua gestão no Governo Federal. Nenhum deles fazem sua autocrítica.

  2. “O PT é o único partido do Brasil. O resto são siglas” (Lula em entrevista à CartaCapital).
    “A defesa de Lula é fundamental ao Estado Democrático de Direito” (Arnóbio no artigo acima).
    A afirmação de Lula desqualifica todos os partidos que historicamente lutam e lutaram pela emancipação do povo brasileiro. Com relação à afirmação de Arnóbio, pergunto: não é o contrário ? O Estado Democrático de Direito é que é fundamental pra defesa de Lula (e de todos nós) ?
    A polarização imposta pelo PT ganhou intensidade e está explícito que do outro lado não está apenas a Direita. Mas também os não petistas que estão no campo da Esquerda.
    O PT optou pelo solipsismo político.

    1. Você poderia explicar melhor como o PT impôs essa dita polarização. Seria quando ele, no governo, compôs um amplo arco de alianças, inclusive com partidos de direita? Ou seria quando o partido convidou Ciro, que participou de seus governos, para compor a última chapa presidencial, e este recusou proferindo todo tipo de impropério contra a legenda, oferecendo então espaço ao PCdoB de Manuela d’Ávila? Ahhh, já sei: deve ter sido quando Haddad levantava a bola para o Boulos cortar nos debates da última eleição, quem sabe… Realmente, o PT é o diabo da polarização!

      1. ANDRÉ: quem defende a polarização é o próprio Lula, na mesma entrevista dada à CartaCapital. Está no Youtube pra você conferir.
        Você deve saber que o PCO, por intermédio de Rui Pimenta, tem contribuído com idéias e a militância do PCO junto ao PT. Rui defende que deve ser intensificada a Polarização, como forma de concentrar força em ambos os pólos, eliminando o centro. Isto também está no Youtube pra você conferir.
        Você está mal informado sobre Ciro e Manuela. Uma pergunta pra ajudá-lo a descobrir a verdade: por que após a eleição de 2018, o PCdoB formou aliança parlamentar com o PDT e com o PSB, e se afastou do PT ?

        1. Então somos dois mal-informados: https://pcdob.org.br/noticias/pcdob-compoe-segundo-maior-bloco-na-camara-dos-deputados/

          Segundo a nota do partido, PSB não compôs com eles, mas com o PT.

          Eu assisti a entrevista assim que ela foi publicada. Não ouvi Lula falar em “intensificar a polarização”. Mas concordo que “Rui defende que deve ser intensificada a Polarização”. Veja: Rui não é Lula, e o PCO não é o PT.

          Finalmente, uma pergunta para vc, nao para encontrar a verdade (conheça a verdade e ela vos libertará?), mas para que vc pense aí sobre essas suas certezas: os partidos que vc se refere formaram uma imensa base parlamentar, mas qual é mesmo a sua base social? Eu fecho com o Xixo: https://jornalggn.com.br/opiniao/frente-ampla-por-wilson-ramos-filho-xixo/

          1. ANDRÉ: (1) Lula concorda com a polarização. Vá até o minuto 52 da entrevista à CartaCapital e você verá Sérgio Lirio fazendo uma pergunta com base em afirmação de Gleisi, que quer repetir 2018 em 2022. Quando o PT coloca num pólo o Bolsonaro e diz que os outros partidos são apenas “siglas”, o que você acha que isso significa ? (2) Você tem razão quanto à aliança do PSB com o PT. Mas essa não é a questão principal. A pergunta é: por que o PCdoB (Manuela) formou aliança com o PDT (Ciro) e se afastou do PT ?

  3. O PT é o SBT. Quando faltar SS, o que restará? O Produto da Vitimização de um Sindicalismo Pelego é apenas obra da cumplicidade de um Governo Fascista de GV e Forças Socialistas, que foram compradas pelo seu Governo. Surge então as Contribuições Ditatoriais Sindicais Obrigatórias, a Justiça do Trabalho, Juízes Classistas e o Sindicalismo Político. Ode ao Fascista e sua Obra. A Consolidação da CLT é uma delas dentro da Estruturação do Estado Fascista. ‘Mussolini e sua Carta Del Lavoro’ se sentem homenageados. Lula é apenas o epílogo deste Estado. Mesmo com sua liberdade, o que prometerá? Estas mesmas 9 décadas de Estado Absolutista e suas Elites?

  4. O PT deve se manter fiel ao PT.
    O sindicato é a garantia do trabalhador.
    #lulalivre é sim pré-requisito para o estado de direito.
    Mas PT não morre com Lula pois idéias nao morrem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador