Comissão Interamericana de Direitos Humanos diz que democracia vive “desafio” com Bolsonaro

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Informe anual do órgão regional apontou para vários diversos problemas e violações sobre os direitos humanos no país

Bolsonaro fazendo arminha com bandeira da República ao fundo
Foto: Evaristo/Sá/AFP

Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) concluiu que as instituições democráticas no Brasil são “sólidas”, mas vivem um “desafio” frente aos ataques do governo de Jair Bolsonaro (PL) contra o Judiciário. O comunicado foi divulgado nesta quinta-feira (2), de acordo com a coluna de Jamil Chade, no Uol.

“Em termos de institucionalidade democrática, a CIDH destaca a solidez da institucionalidade democrática no Brasil, mas registra a luta entre os diferentes ramos do governo, em particular, os desafios à independência do sistema judiciário, que se refletem nos ataques do atual governo ao Supremo Tribunal”, pontuou o documento. 

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

O informe anual do órgão regional, faz um balanço sobre a situação política de todos os países do hemisfério. Sobre o brasileiro, a Comissão apontou para o aumento da violência policial; a deterioração da situação das mulheres, negros e indígenas; o desmonte de programas de combate à tortura; retrocessos sobre os direitos da crianças; o avanço do negacionismo sobre a ditadura militar; a disseminação de informações falsas por órgãos estatais; aém de diversos outros problemas sobre os direitos humanos no país. 

A CIDH também ressaltou sua preocupação em relação aos “discursos públicos do presidente da república que alegadamente indicaram que ele “poderia cancelar as eleições de 2022” ou “não pode permitir” referindo-se à “manutenção do atual sistema eleitoral”.

Leia também:

Brasil deixou de ser pária para ser ameaça mundial, afirma Jamil Chade ao GGN

Bolsonaro recebe tratamento dado a ditadores e párias, diz Jamil Chade

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador