
Demarcação de terras indígenas no Pico do Jaraguá alcança repercussão internacional
A demarcação da menor terra indígena do Brasil, no Pico do Jaraguá, alcança grande repercussão na mídia nacional e internacional. A Comissão Guarani Yvyrupa elaborou uma lista de notícias de abril sobre a situação.
(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));
LISTA DE NOTÍCIAS SOBRE O ITAKUPE – O JARAGUÁ É GUARANI!A luta e a resistência da aldeia Itakupe está em todos os…
Posted by Comissão Guarani Yvyrupa – CGY on Quarta, 29 de abril de 2015
Uma vez que a reitegração de posse já foi determinada e autorizada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região de São Paulo, a FUNAI recorreu ao Supremo no último dia 23. Os indígenas depositam as esperanças na caneta de Ricardo Lewandowski. O The Guardian, em matéria publicada dia 23 de abril (link), conta a história da aldeia e faz contraponto com a PEC 215, em discussão no Congresso. A Folha, na matéria “Indios se preparam para resistir a despejo em área da zona norte de SP”, elaborou um histórico do contexto da compra do terreno, da chegada dos índios guaranis e das atuais decisões judiciais.

https://www.youtube.com/watch?v=OUs6gsL81a8 width:700 height:394
Jose Mayo
7 de maio de 2015 11:18 amHá direitos e “direitos”, difícil é conciliar…
Não é preciso muito esforço para encontrar sítios dos índios no Brasil; O Brasil era dos índios.
Só aqui no RJ, e de memória, dá pra listar, indo pra lá, Magé, Niterói, Itaipu, Itaipuaçu, Itacoatiara, Itaboraí, Pendotiba, Pirassununga, Maricá, Saquarema, etc. e, vindo pra cá, Jacarépaguá, Grumari, Guaratiba, Piraquê, Marambaia, Sepetiba, Itacuruçá, Itaguaí, Muriquí, Mangaratiba, Jacareí, Jacuacanga, Itaorna, Tarituba, Paraty… E isso sem sair do litoral.
Pensando bem, e no que temos feito todos esses anos… Talvez fosse melhor devolver, mesmo.