Bolsonaro diz a estudantes que cunhado de deputada é estuprador

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 

Jornal GGN – “Você sabe por que ela [a deputada Maria do Rosário, do PT] me chamou de estuprador? Não foi só por causa do Champinha [menor de idade acusado de estuprar e matar uma adolescente] não. Foi por causa do cunhado dela também, que havia acabado de estuprar uma menor, de 11 anos de idade, 10 dias antes. Ela deveria ter pedido aqui [na Câmara] a punição do cunhado dela. Ela abafou de toda maneira o estupro do cunhado dela, do dia 30 de outubro de 2003. Ou você acha que sair com uma menina de 11 anos não é estupro de vulnerável?”

A sentença acima foi disparada pelo deputado Jair Bolsonaro (PP) nesta quarta-feira (13), na Câmara, enquanto o parlamentar era entrevista por um grupo de estudantes que, cumprindo exigências de uma atividades escolar, o questionaram sobre questões de gênero, como a participação do segmento feminino na política e o episódio em que o pepista disse que não estupraria a deputada Maria do Rosário “porque ela não merece”.

Bolsonaro relembrou, em dezembro de 2014, numa discussão sobre Ditadura com Maria do Rosário, a briga que aconteceu nos corredores da Câmara, em 2003. Na ocasião, ambos discordavam sobre o papel dos movimentos que defendem os Direitos Humanos e ele entendeu que a petista o acusou de estuprador. Bolsonaro revidou dizendo que só não a estuprava porque ela “não merece”, empurrou Maria do Rosário e ameaçou lhe dar um tapa no rosto. Posteriormente, em entrevista sobre a discussão, o deputado acrescentou que a ex-ministra “não merece” ser estuprada porque é “feia” e não faz seu tipo.

Discutindo a polêmica com as jovens “feministas, Bolsonaro repetiu, inúmeras vezes, que “ela a deputada] que me chamou de estuprador!”. “Você me chama de estuprador três vezes e quer que eu faça o que? Diga ‘por favor, não sou’?”, questionou a uma das estudantes.

Segundo relato do deputado Jean Wyllys (PSOL), que também foi sabatinado por grupo de estudantes que visitaram a Câmara na quarta-feira, as meninas o procuraram “visivelmente assustadas e uma delas com lágrimas nos olhos” após o encontro com Bolsonaro.

“Na sequência desta entrevista, um outro grupo, formado em sua maioria por alunos, chegou para entrevistá-lo e, por curiosidade, perguntou como havia sido a conversa anterior. O deputado fascista [Jean não cita nominalmente Bolsonaro em seu relato] teria dito, a esse grupo, que suas colegas eram ‘umas chatas’ e que ‘feministas não servem nem pra fazer boquete’”.

Após o atrito com Maria do Rosário em 2014, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara foi acionado, mas nada fez a respeito do caso. A vice-procuradora-geral da República Ela Wiecko apresentou denúncia ao Supremo Tribunal contra o pepista, por incitação ao crime de estupro. A petição foi apresentada à Procuradoria Geral da República pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos.

Em defesa apresentada em fevereiro passado, Bolsonaro disse que as ações que tramitam contra ele no STF foram protocoladas por birra e segundas intenções de “cunha político”, e sustentou que ele não pode ser punido porque falou na condição de parlamentar e a Constituição lhe dá imunidade em relação a suas opiniões.

Caberá agora ao ministro Luiz Fux analisar o caso e, junto com Primeira Turma do STF, decidir se será aberta ação penal contra o parlamentar. Caso condenado, Bolsonaro pode ser punido com opena de 3 a 6 meses de prisão, mais multa.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Frangote esta cacarejando

    O Frangote esta cacarejando que é galo mais uma vez!

    Até sua mãe ja te deu um pito!

    Para de ser moleque e vira homem o Boça!

  2. Como tratar um sujeito como Bolsonaro numa sociedade civilizada?

    O problema é que ele está indo além do discurso.

    Além da violência física Bolsonaro está se aproveitando da imunidade parlamentar para caluniar, injuriar e difamar.

    Quando um sujeito extapola tando assim é por que existe algo de muito grave que ainda não conseguimos detectar.

    Bolsonaro tem algum problema reprimido. E muito sério.

    Ele sente necessidade de compensar essa repressão. Ou reagir a ela.

    E o faz atacando a todos que ele identifica como causa ou ligado de alguma forma ao seu problema. 

    Só um especialista poderia explicar Bolsonaro.

     

  3. Os caras.

    Esses caras, esses manés, encontraram uma maneira eficaz para manter-se na mídia em tempo integral: o discurso ultra reacionário. Falar o maior número de asneiras possível diariamente. E mesmo assim em torno de um ou dois assuntos, porque nem pra ser reaça os caras tem repertório intelectual suficiente.

  4. Sempre que vejo ou ouço o

    Sempre que vejo ou ouço o Bolsorano, eu fico muito triste em ver que os militares brasileiros consideram esta a pessoa que melhor lhes reepresenta.

    1. Quem disse que os militares

      Quem disse que os militares brasileiros consideram esta pessoa que melhor lhes representa? Já em 2011, o falecido Jarbas Passarinho falava que ele “irritava a maior parte do exército” e não acredito que alguém que já foi processado por “indisciplina e imoralidade”, mesmo tendo sido absolvido pelo  Superior Tribunal Militar, goze de simpatia das forças armadas.

  5. O Bolsonaro representa uma expressiva parcela da população…

    O Bolsonaro representa uma expressiva parcela da população brasileira. No nosso dia a dia quantos Bolsonaros nós encontramos. Pessoas perturbadas e doentes como o Bolsonaro tem se proliferado no país, uma endemia que assola o Brasil.

    Mesmo assim, devemos parabenizar essas meninas pela coragem e ousadia de enfrentar esse monstro. Elas deram uma lição não só ao Bolsonaro mas também a todo país.

    1. Sempre existiram, nada de novidade.

      Personalidades como a citada, sempre existiram, porém os partidos usavam como puxadores de votos e depois isolavam dentro da própria estrutura partidária. Com o advento da Internet estas personalidades conseguem uma sobrevida fora dos partidos e principalmente quando outras pessoas do meio político dão uma sobrevida ao seu discurso.

      Se personalidades que estão fora do normal, fossem totalmente ignoradas eles teriam que radicalizar ainda mais o seu discurso para aparecer mais e cairíam por completo fora da curva da normalidade, porém artigos como este que são verdadeiramente sem pé nem cabeça, chamam a atenção a figura, e no lugar de colocá-lo no ostracismo onde merece, dão palco para suas bobagens.

  6. Blindagem

    Eu só queria q algum dos universitários me explicasse pq afinal esse cara é blindado? Claro q se respeita a liberdade de expressão, de opinião e etc, mas “só não estupro pq ela não merece” foi além de tudo isso. Como foi o episódio da Preta Gil e outros vários! Mas nada acontece a ele. Nunca. Pq?

  7. a bem da verdade nao ocorreu

    a bem da verdade nao ocorreu o estupro de fato, como algo consumado…(nao estou a defender o tal cunhado, apenas trazendo os fatos como noticiados na epoca)

     

    http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI206346-EI306,00-Relatora+de+CPI+flagra+cunhado+em+blitz+no+RS.html

     

    quem estiver interessado que leia a materia. Nao houve por parte da deputada tentaiva de abafar o caso.

     

    Bolsonaro exagera em tudo que diz, e sempre com o vies acusatorio.

  8. Bolsonaros sempre existiram.

    Pessoas como Bolsonaro sempre existiram na política, geralmente ficavam na posição de vereadores ou no máximo deputado estadual. A pergunta que se deve fazer é o que mudou nos dias atuais. Para mim é simples, a capacidade da Internet de agrupar qualquer tipo de distorção de personalidade o pior, a visibilidade que os próprios adversários dão para mentalidades patológicas.

    Maria do Rosário, a vítima-algoz do deputado,e outras pessoas no lugar de dar a este o devido tratamento, ou seja, a indiferença, magnificam a importância de personalidades como esta através, me desculpem os mais sensíveis, verdadeiros chiliques por atos imbecis que em situação normal seriam mais motivo de riso do que de protestos.

    Para Trolls na Internet, as pessoas mais experientes sabem que há somente uma arma, ignorá-los, pois estes não tem vida própria.

    Os 6% de votos recebidos por Bolsonaro no Rio é mais um voto do tipo Cacareco ou do Macaco Tião sendo que o último recebeu proporcionalmente mais votos do que Bolsonaro.

    Achar que este deputado representa a corporação militar ou outro grupo social é subestimar a capacidade das pessoas, com as mesmas razões que o Macaco Tião deve ter recebido em torno de 400.000 votos do eleitorado carioca em 1988 Bolsonaro recebeu 464 mil votos em 2014.

    A grande diferença é que o Macaco Tião está no livro dos recordes como o macaco mais votado do mundo, e Bolsonaro por mais que tente nunca conseguirá obter este título.

    Não alimentem os TROLLS.

    1. Perfeito seu comentário, é

      Perfeito seu comentário, é isso mesmo.

      E o pessoal fica dando trela para essa figura bizarra e exdrúxula.

      Enquanto isso ele ja empregou toda a família na política.

       

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador