CPI ignora pedido da OAB e mantém convocação de Beatriz Catta Preta

Da Agência Brasil

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), disse hoje (28), em uma rápida passagem pela Câmara durante o recesso parlamentar, que respeita a manifestação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas vai manter a convocação da advogada Beatriz Catta Preta para depor no colegiado. A convocação foi aprovada no último dia 9 pela comissão e provocou reações dentro e fora da Casa.

“Não acho que houve interferência alguma, mas a convocação está mantida e no momento certo vamos marcar a data [para o depoimento]”, disse ao comentar o ofício do presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que pediu a dispensa do depoimento. Para a entidade, a criminalista não é obrigada a fornecer qualquer informação que viole o sigilo profissional.

A criminalista defendeu vários investigados na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, entre eles, o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, o ex-executivo da Toyo Setal Augusto de Mendonça e o lobista Júlio Camargo que, recentemente, denunciou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de receber US$ 5 milhões para viabilizar um contrato da Petrobras.

Motta explicou que a comissão quer explicações sobre a origem do dinheiro pago pelos acusados. “A nós, cabe seguir o que o plenário decidiu e o plenário decidiu convocá-la para saber de onde está recebendo os recursos de honorários. Dinheiro ilícito é dinheiro ilícito”, avaliou. Motta quer esclarecer se o dinheiro dos honorários é parte dos recursos desviados pelos investigados.

O peemedebista acredita que a CPI conseguirá encontrar a advogada no “tempo certo” para convocá-la e ainda confirmou os depoimentos previstos para a próxima semana, com a volta do recesso parlamentar. No dia 4, a CPI ouve os presidentes da Mitsui, Shinji Tsuchiya, e da Samsung no Brasil, J. W. Kim. Os dois não compareceram à sessão do último dia 15 quando deveriam prestar depoimento para falar sobre o pagamento de propina a Eduardo Cunha em um contrato de aluguel de sondas celebrado com a Petrobras. No dia 6, está marcada a acareação entre o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Leia também:  Bolsonaro critica Maia por aproximação com PT

Além dessas audiências, o colegiado terá que decidir sobre uma série de requerimentos. Motta explicou que vai definir a agenda da CPI em uma reunião de trabalho na primeira semana de agosto. Na lista polêmica, estão os requerimentos apresentados pelo líder do PSC, André Moura (SE), para a acareação entre a presidenta Dilma Rousseff e os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Edinho Silva (Secretaria de Comunicação), a acareação da presidenta com o doleiro Alberto Youssef e dos ministros com o dono da UTC Engenharia,  Ricardo Pessoa. Outro pedido na pauta, foi o apresentado pela deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA), que defende a acareação entre o presidente da Câmara e Júlio Camargo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

9 comentários

  1. Seletividade escancarada e OABisses

    Parece que tá todo mundo muito bem representado, menos o povo brasileiro. Pra esse dá-lhe tratorada na CF88.

  2. Corporativismo

    No meu sentir foi uma decisão correta, pois o abandono da advogada tem que ser devidamente esclarecido. Pois todo aquele que recebe dinheiro ilícito comete, salvo de boa-fé, ilicitude. Portanto, a OAB deveria ser preocupar com a ordem constitucional e parar de ser corporativista. Ademais, quem não deve não teme, se a advogada agiu dentro da lei, nada deveria temer. Não cabe a OAB avocar o seu Estatuto para acobertar pilantragem de advogado. 

    • Já questionei isso, apesar de

      Já questionei isso, apesar de meu post nao ter sido publicado:  qualquer criminalista, por mais desconhecido que seja, ao defender um ladrão, p.ex., òbviamente tem que ser remunerado por seus serviços.  Somos tão ingênuos a ponto de acreditar que a familia do acusado sempre dispõe de numerários para arcar com os honorários advocatícios?

      A pensar…

  3. Esses idiotas farão algumas

    Esses idiotas farão algumas perguntas compatível com cada um, para ver se conseguem chegar no PT/Lula/Dilma.

    Se a tentativa for frustada ela será liberada em seguida.

    E continuarão tentanto … 

     

    • Esses idiotas querem fazer

      Esses idiotas querem fazer perguntas que revelem o que a policia sabe a respeito DELES.

      Sao tao burros e comprometidos que so pensam nisso.

      Ninguem mais alem de mim quer saber o que Catta Preta sabe a respeito da policia federal?

      POH PARAH porque eu nao quero ouvir objecinhas!

      Nao eh essa a razao que ela caiu fora do Brasil?  Ela realmente pensa que os “ilustres” da CPI’dos a saberiam interrogar!  Eles sao mais burros que ela!

      (em tangente, eu sou tao inteligente que escrevi “CPI’dos”, viu?)

      (eu quero um Nobel!  DOIS Nobeis!)

  4. Depois de umas coisas que

    Depois de umas coisas que andei lendo (ela defendia 9 nove pessoas diferetes num mesmo processo e orientou as delações premiadas) a associação dos maestros e regentes também fez alguma manifestação?

  5. Aos amigos TUDO aos inimigos

    Aos amigos TUDO aos inimigos a LEI. Pqq a OAB tao ciente de seus estatutos e leis AGORA, nao ficou indignada e protestou, no injusto e fora das leis nacionais , MENSALAO ficcao cientifica de terror e no uso do exogeno dominio do fato? Pq NUNCA se indignou contra a impunidade tucana nos inumeros processos parados em todas instancias e prescrevendo por falta continuidade do processo? Pq a OAB nao se indignou qdo mentiras foram lancadss contra a candidata do PT  Dilma Roussef na eleicao passada? Pq a OAB nunca protestou contra os desmandos autoritarios do sr Joquim Barbosa no STF? E nos vazamentos “seletivos” do srMoro e seus procuradores? So agora a OAB se lembra por “espirito de porco” de protestar?

    • Defesa de classe no brasil

      Defesa de classe no brasil nunca foi pautada em algum conceito de justica ou de cidadania. Ela sempre almejou a defesa de privilegios de classe, a titulo de exemplo sabemos muito bem que proporcionalmente advogados, medicos e dentistas estao autorizados a pagar muito menos imposto renda que um professor CLT ou professor autonomo.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome