Documento pedindo cassação de mandato de Cunha tem 1 milhão de assinaturas

Jornal GGN – Abaixo-assinado na internet pedindo a cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, ultrapassou a marca de 1 milhão na apoiadores na tarde desta terça (19). O objetivo é atingir 2 milhões e assinaturas para enviar o pedido ao Conselho de Ética contra a Câmara. O processo contra Cunha está perto de completar seis meses, sendo o mais longo da história da Câmara. 

O presidente da Câmara é acusado de ter mentido à CPI da Petrobras sobre a existência de contas bancárias fora do país. O ritmo das adesões ao abaixo-assinado aumento após a aprovação do processo de impeachment da presidente Dilma na Câmara, onde Cunha foi chamado de “gângster” e “canalha”. O peemedebista também é réu no STF, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.

Do Congresso em Foco

Abaixo-assinado pela cassação de Cunha atinge 1 milhão de apoiadores
 
Grupo no Avaaz quer reunir 2 milhões de assinaturas para entregar documento ao Conselho de Ética da Câmara, onde Cunha responde ao mais longo processo de cassação da história da Casa em meio a denúncias de manobras protelatórias

Um abaixo-assinado na internet que pede a cassação do mandato do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), alcançou, às 14h15 desta terça-feira (19), a marca de 1 milhão de apoiadores. Acampanha, publicada no Avaaz, pretende atingir 2 milhões de assinaturas. Só então o pedido será entregue ao Conselho de Ética da Câmara. O processo contra Cunha é o mais longo da história da Casa e está próximo de completar seis meses, ainda sem perspectiva de votação no Conselho. Ele é acusado de ter mentido à CPI da Petrobras ao negar que tivesse conta bancária fora do país.

“Vamos pressioná-lo para escolher o caminho certo, concluir o processo o quanto antes e colocar na presidência da casa alguém que espelhe melhor o povo brasileiro”, conclama o manifesto. Nas últimas três horas, mais de 58 mil pessoas apoiaram a petição.

Veja o abaixo-assinado pela cassação de Cunha

O ritmo de adesões acelerou após a aprovação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara. Na votação do último domingo, ele foi chamado de “gângster” e “canalha” por parlamentares contrários à abertura de processo conta a presidente.

Réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção e lavagem de dinheiro, Eduardo Cunha é acusado de receber propina do “petrolão” por meio de contas não declaradas no exterior. A denúncia da Procuradoria-Geral da República é baseada em delações premiadas e documentos.

Além da ação penal, ele também é alvo de três inquéritos abertos pela Operação Lava Jato no Supremo. O mais recente deles, autorizado pela corte no mês passado, apura a suspeita de que  o deputado solicitou e recebeu propina do consórcio formado pela Odebrecht, OAS e Carioca Christiani Nielsen Engenharia, que atuava na obra do Porto Maravilha. Os valores chegam a R$ 52 milhões.

Defensores da cassação de Cunha o acusam de adotar medidas protelatórias e manobrar no Conselho de Ética para salvar o mandato. O relator da representação e integrantes do colegiado já foram trocados. O processo contra ele foi aceito em março por diferença de um voto. Deputados do PT e partidos aliados acusam a oposição de ter negociado com Cunha a aprovação do impeachment em troca da sua absolvição no Conselho de Ética.

Veja os argumentos da petição eletrônica pela cassação de Cunha:

“Por que isto é importante

Atualização 14h15, 19 de abril de 2016: Acabamos de passar de 1 milhão de assinaturas — vamos conseguir 2 milhões e entregá-las no Conselho de Ética da Câmara. Compartilhem via Facebook, Twitter e para todos seus contatos.

Eduardo Cunha, o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, que nada mais é que o lugar onde o povo brasileiro é representado, é suspeito de esconder contas bancárias na Suíça e acusado de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras.

Cunha nega, mas a imprensa divulgou cópias de seu passaporte que teriam sido usadas na abertura das contas, assim como documentos contendo sua assinatura.

Sendo assim, foi iniciada uma representação contra Cunha no Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro parlamentar que pode leva à cassação do mandato. No início de março, depois de quatro meses de manobras de Cunha e aliados para adiar a decisão – o que tornou este o mais longo processo de cassação da história do legislativo – o Conselho votou por aceitar o pedido de investigação.

No dia 22 de março, Cunha apresentou sua defesa. Agora, o Conselho tem 40 dias para apresentar o relatório final, que pode recomendar ou não a cassação de Cunha. Vamos pressioná-lo para escolher o caminho certo, concluir o processo o quanto antes e colocar na presidência da casa alguém que espelhe melhor o povo brasileiro. Assine agora e envie para todos.”

 

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Podem juntar até 200 milhões

    Podem juntar até 200 milhões de assinaturas. Cunha (e o congresso que quer “anistiá-lo”) vai dar uma solene banana para essa petição online.

    1. Acho engraçado que só depois

      Acho engraçado que só depois que passou o processo de impeachment na câmara querem caçá-lo agora com esse abaixo assinado. Se tentaram antes e não deu em nada, agora depois de perceber o poder que ele tem na câmara não vai passar mesmo. 

    2. Eu assinei a petição, mas por

      Eu assinei a petição, mas por desencargo de consciência. Tenho a mesma certeza que você tem, pois o Cunha foi eleito e financiado com uma função específica, que ele tem desempenhado com grande competência.

  2. piada-assinada

    Conselho de Ética sofre mais um revés: Cunha não responderá por denúncias da Lava-Jato

    EXTRA | 19/04/16

    http://extra.globo.com/noticias/brasil/conselho-de-etica-sofre-mais-um-reves-cunha-nao-respondera-por-denuncias-da-lava-jato-19128507.html#ixzz46MbnQJAv

    Cunha: agora, somente acusação de mentir na CPI poderá ser alvo de julgamento no Conselho de Ética

    Cunha: agora, somente acusação de mentir na CPI poderá ser alvo de julgamento no Conselho de Ética Foto: Ailton de Freitas / Agência O Globo

    No dia em que quebra o recorde de tempo da Câmara, o Conselho de Ética sofre um duro golpe: o vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão, aprovou questão de ordem favorável a Eduardo Cunha, que o desobriga a responder sobre fatos apurados na Operação Lava-Jato. Maranhão é o responsável por aprovar pedidos do Legislativo em relação ao processo que corre no Conselho de Ética porque, como processado, Cunha não pode decidir. Coube então a Maranhão, que se elegeu com apoio de Cunha em fevereiro.

    O texto legislativo remete a um parecer aprovado de forma preliminar em março, no qual era relatado como delito o fato de Cunha ter omitido à CPI da Petrobras a existência de contas na Suíça.

     

    “Na linha do que é alegado na questão de ordem, as diligências e a instrução probatória a serem promovidas pelo Relator da Representação nº 1/2015 e pelo Conselho de Ética devem se limitar a elucidar os fatos pertinentes à única imputação considerada apta no parecer preliminar, aprovado pelo referido colegiado, em juízo de admissibilidade proferido em 1 de março de 2016, qual seja, a prática de supostos atos incompatíveis com o decoro parlamentar constantes do inciso V do art. 4°”

     

    O processo contra o presidente da Câmara, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), chegou a 168 dias e bateu o recorde do mais longo processo anterior, o do deputado Luiz Argolo, do Solidariedade – que durou 167 dias. Em outubro de 2014, Argolo foi cassado pelo envolvimento em atividades ilícitas com o doleiro Alberto Youssef.

    Deputado José Carlos Araujo (PR-BA): prazo recorde para impeachment e lentidão para Conselho de Ética

    Deputado José Carlos Araujo (PR-BA): prazo recorde para impeachment e lentidão para Conselho de Ética Foto: Ailton de Freitas / Agência O Globo

     

    O presidente do Conselho de Ética, deputado federal José Carlos Araujo (PR-BA), lamentou que esteja esperando há uma semana o pedido feito à mesa diretora da Câmara para pagar as passagens do lobista Fernando Baiano e de seu advogado. A ideia é buscar o depoimento do lobista sobre as acusações de que o presidente da Câmara teria recebido propina.

     

    – Mas até agora não teve resposta. É incrível, mas a votação do impeachment se deu em um mês e nós estamos há mais de quatro meses para decidir sobre o processo do presidente da Câmara – lamenta Araujo.

     

    Entre as testemunhas arroladas pela defesa de Eduardo Cunha estão dois advogados suíços – não por acaso, a acusação que passou a pesar contra o deputado é a de ter mentido sobre a existência de contas na Suíça. Segundo o presidente do Conselho, há testemunhas que não entendem terem sido colocadas na lista,

    – O ex-ministro Francisco Rezek é um deles. Quando contactado, disse que sequer conhece o deputado Eduardo Cunha. Estas checagens de testemunhas atrapalham muito nosso trabalho – lamentou.

     

    Na semana que vem, depois do feriado, enquanto o Senado estiver decidindo pela comissão que vai analisar o pedido de impeachment, o Conselho de Ética terá duas oitivas: na quarta-feira, 27 de abril, os deputados vão a Curitiba pessoalmente para ouvir o lobista João Augusto Henriques, preso na Operação Lava-Jato. Cada deputado será responsável pelas próprias despesas. A outra oitiva é com Fernando Baiano, mas em Brasília – se sair a verba para pagar as passagens do lobista (que está solto) e de seu advogado.

     

    O processo deveria estar se encerrando segunda-feira, dia 25 de abril, pois o prazo é de 90 dias úteis. Com a prorrogação, é possível que o primeiro parecer do conselho seja apresentado no dia 2 de junho. Mas com recursos e idas e vindas ao Supremo Tribunal Federal, o processo pode atravessar o mês de julho e seguir adiante, superando a marca dos 200 dias.

     

    Pela manhã, o deputado Eduardo Cunha fez uma postagem abençoando seus seguidores e usou as hashtags #CamaraIndependente e #DemocraciaForte.

  3. Recall

    Nassif, quando se fala em emenda constituciona convocando eleições gerais para outubro próximo, não seria oportuno se analisar projeto constitucional elaborado pelo Prof. Comparato, faz tempo.

    Nêle ha uma cláusula de mandato impositivo, em todos os níveis, que, em vigor, hoje, teria evitado toda essa lama.

  4. Parece que as jogadas de

    Parece que as jogadas de Cunha são frutos dum meio em que vive e sobrevive. Provávelmente se cassado, outros cunhas virão. Talvez o mais certeiro seja cassar esse meio.

  5. Só uma mega-manifestação com

    Só uma mega-manifestação com umas 200 mil pesssoas em frente a câmara tira esse crápula de lá, abaixo-assianado não adianta tem que pressionar os mercenários parlamentares.

    1. ARQUIVE O PEDIDO DE IMPEACHMENT DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF

      Votei em Dilma. Ela continua sendo nossa melhor opção neste momento.

  6. Caro Nassif
    Esse ilustre

    Caro Nassif

    Esse ilustre canalha, cassou o mandato de 54 milhões.

    1 milhão contra é pouco.

    Aliás, 200 milhões para ele, só em dolares.

    Saudações

  7. Ja foi divulgado e comprovado
    Ja foi divulgado e comprovado que o Deputado Eduardo cunho esta envolvido em diversos esquenas de corrupcao. Isso nao pode ficar impune!! Por isso peço a cassação do seu mandato

  8. Eu já assinei…

    …mas isso vai parar na mesa dele.  (ponto final mesmo):   75% nitrato, 15% carvão vegetal, 10% de enxofre  pode ser um recomeço.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador